[OFF] B4A AGORA É GRATIS

FUTURA 17/10/2022 21:08:20
#500610
Pessoal, mas no B4A da pra fazer telas legais ?, Suporte a consumo de API ?, BD SQLite local ?.
MARCELODAVID 17/10/2022 22:11:27
#500611
Citação:

Uma gigante compra a outra ...... e a microsoft pode desaparecer da terra ...... e la se vai o Visual Studio Community ......



Sim, mas aí temos uma empresa já muito bem consolidada, que para desaparecer, vai muitos anos e negociações. Mas ainda há o risco, menor, bem menor...
E é por isso que hoje opto (quando possível) por código aberto, como o flutter (para mobile).
Agora o B4X, está nas mães de uma pessoa... Se ocorrer qualquer coisa com ele, já era, de um dia para noite.

Mas gosto muito do B4A. Algo que no flutter (que já é rápido o desenvolvimento) faria em duas horas, no B4A é possível fazer em 20 minutos ou menos.

A única questão é que a plataforma depende exclusivamente de uma única pessoa... É nisso que faz meu alerta acender. Uma pessoa pode vender
com muito menos resistencia seu sistema e quem comprar pode matar ou evoluir e cobrar (ou não).

Mas confesso que estou muito entusiasmado com a plataforma... Tudo quanto é coisa voce encontra no fórum oficial e o Erel participa ativamente das
discursões e ajuda nas dúvidas da comunidade.
Até hoje não houve necessidade que não foi atendida pelo B4A, pelo menos em meus projetos.

Citação:

Pessoal, mas no B4A da pra fazer telas legais?, Suporte a consumo de API ?, BD SQLite local ?


A tela legal deve sair de sua criatividade. Ele dá suporte para várias e várias customizações, inclusive se não estiver satisfeito com os recursos nativos de
personalização (que já são praticamente infinitos a depender de sua criatividade)
é possível usar CSS... Eu já baixei em algum local um clone no app do Nubank, top.

Quanto a banco de dados, praticamente os conectores para java os JDBCs da vida são compatíveis com ele além de integrações já prontas pela lib SQL nativa...
SQlite é um exemplo que tem suporte nativo.
APIs tranquilamente voce pode consumir e criar (com B4J)...
A suporte para procedimentos assíncronos por exemplo, mas peca em orientação a objetos. Ainda há um caminho a percorrer, mas isso não é um impeditivo.
Também peca em tratamento de exceções... Mas dá para se virar bem, muito bem.
Recursos que ele não tem, podem ser desenvolvidos em java, com o Android Estudio... Enfim, é uma plataforma promissora...
Desanima estar nas mãos de um único dono, rsrsrsrsrsrs...
NILSONTRES 18/10/2022 00:11:29
#500612
FUTURA,
É claro que sim, já até coloquei um exemplo de consumo de API.
Esta acho que na página dois.
NILSONTRES 18/10/2022 00:17:29
#500613
MACELODAVID,
Citação:

Palpito uma resposta: talvez a recente liberação grátis pelo desenvolvedor da plataforma, Erel.


Eu ia responder isso mesmo, e é o que eu acho, eu tenho pesquisado em foruns e B4A esta a um bom tempo.
Li também que tem gigantes utilizando.
Mas eu sou suspeito a dizer, porque só entrei novamente nesse segmento Mobile porque conheci o B4A, com 59 anos não tinha mais paciencia com nisso, tudo muito chato, Emulador, editor etc.
Mas com essa facilidade de desenvolvimento vou criar algumas coisas.
EPISCOPAL 18/10/2022 09:38:19
#500614
Citação:

:MARCELODAVID - E é por isso que hoje opto (quando possível) por código aberto



o que podemos fazer com codigo aberto ..... adaptar coisas? Bom isso só pra quem entende ....... estou de saida depois edito o que ia dizer ....
MARCELODAVID 18/10/2022 09:52:11
#500615
Citação:

o que podemos fazer com codigo aberto ..... adaptar coisas? Bom isso só pra quem entende ....... estou de saida depois edito o que ia dizer ....


Não falo apenas em adaptar coisas, mas de ter uma comunidade por traz, trabalhando em melhorias e correções. Se um membro da comunidade desistir do projeto, há outros que manterão.
Agora se o Erel desistir, se ele adoecer, mudar de ramo? É dependencia de uma única pessoa... Decidiu, está decidido... É dele, não da comunidade...

Mas isso é paranoia minha por achar a ferramenta incrível e ser gratuita, porém código fechado. Apenas um pode "meter a mão".
Como já foi dito aqui ou em outro fórum, não lembro, rsrsrsrs: "quando a esmola é grande, o santo desconfia".

E olha que estou falando isso, mas gosto tanto da plataforma que penso em criar um curso de desenvolvimento mobile com B4A, consumindo API desenvolvidas em B4J e Firebase.

Enfim, pensamento, pensamento...

MARCELODAVID 18/10/2022 09:59:00
#500616
FUTURA,
veja o clone do Nubank, desenvolvido em B4A, acho que nesse mesmo link tem um apk. Instale no seu celular. Vai se surpreender.

https://www.b4x.com/android/forum/threads/competi%C3%A7%C3%A3o-de-layout-b4a-2021.130280/
EPISCOPAL 19/10/2022 09:50:38
#500617
E .... eu sei que comunidade ajuda ...

Mas se for VB6 ...
MARCELODAVID 19/10/2022 11:39:06
#500618
Citação:

Mas se for VB6 ...


Não entendi.
EPISCOPAL 19/10/2022 16:03:27
#500620
uai ..... qualquer postagem em VB6 ..... a resposta é: faz em NET.
Página 3 de 5 [41 registro(s)]
Faça seu login para responder