[OFF] B4A AGORA É GRATIS

MARCELODAVID 20/10/2022 09:45:51
#500623
Citação:

uai ..... qualquer postagem em VB6 ..... a resposta é: faz em NET.


Ah sim... Sendo VB6 e eu sabendo ajudar, ajudo e sugiro (acho que não ofende) outra tecnologia quando faz sentido.
Acredito que faz parte da comunidade querer que todos evoluam, mas não com imposição.
Por exemplo: quero que meu sistema em VB6 persista dados no firebase...
Não conseguiria ajudar, pois não consigo fazer isso usando o VB6... Mas poderia sugerir usar C# para isso... Criar uma OCX/DLL
com tal funcionalidade e consumir no VB6... Mas avisaria: "se fosse em C#, já seria uma dependencia a menos no seu sistema".

E sobre os meus receios do B4X ser apenas de uma pessoa, vamos a uma situação que presenciei aqui mesmo no Brasil...
Um cara chamado Eleusmário Mariano Rabelo, acho que no ano de 2000, criou/publicou uma linguagem de programão + IDE e Banco de dados.
A linguagem é o Logic Basic, com sintaxe em portugues e banco de dados nativo, ou seja, voce tem a IDE, a linguagem e o banco...
Tinha uma comunidade bastante ativa. O Eleusmário, participava ativamente da comunidade... Muitos projetos foram iniciados nessa linguagem e tudo estava
indo bem (pelo menos para os usuários, não sei para o desenvolvedor da linguagem). Porém, sem maiores explicações, o Eleusmário começou a ficar menos
visível, pouca participação no fórum oficial... Até que resolveu acabar com o fórum... Já não existe... O site da ferramenta também foi descontinuado e migrado para
outro site do proprietário. Sintaxe em portugues, até onde vi, foi descontinuada e migrado tudo para sintaxe em ingles... Parece que por um tempo ele apostou no publico
de língua inglesa, porém por pouco tempo também... Hoje ainda existe, mas desde 2019 não recebe atualizações nem de correções...
Muitos colegas do fórum, migraram de cobol, clipper e vb6 para o logic basic... Já sabem como estão hoje ...? Projetos em produção, inacabados e muito trabalho para
reescrever o que já estava funcionando em logic basic...
O Logic Basic precisa de um runtime e agora está sem suporte.
É um risco muito alto quando voce compromete seu cliente em razão de sua paixão por uma ou outra tecnologia...
Claro, estou falando isso para quem tem o tempo por precioso. Agora quem já domina muitos paradigmas de programação e tem tempo, qualquer linguagem é válida... Se der
errado alguma, ele muda e tudo está bem. Mas para nós, meros mortais e trabalhadores que com muito suor ganhamos alguns clientes, é complicado arrumar tempo para refazer
um sistema (tendo que aprender outra linguagem) e já pÃ'r em produção.

O Eleusmário não sei dele mais... Não sei como está com saúde (espero que muito bem), se está atuante se irá continuar/retomar o desenvolvimento da linguem... Enfim, muitos filhos órfãos o logic basic deixou...

Enfim, B4X é incrível mesmo e lamento não ter a notoriedade pelo o que oferece, mas não deixo de ter medo de seu futuro, que está a uma "monodecisão...".
Volto a repetir, eu opto por B4A quando o APP não é algo muito complexo... Não pela falta de capacidade dele, pois ele é muito capaz,
mas pelos receios que mencionei anteriormente.


EPISCOPAL 20/10/2022 20:41:31
#500630
Citação:

:Ah sim... Sendo VB6 e eu sabendo ajudar, ajudo e sugiro (acho que não ofende) outra tecnologia quando faz sentido.
Acredito que faz parte da comunidade querer que todos evoluam, mas não com imposição.



A questão não é saber novas tecnologias ..... e sim manutenção em programa legados .....

Em outros fóruns, tem uns caras que programam em C#, Java, Python, etc etc etc etc etc ...... mas quando essa pessoa pede ajuda em uma linguagem acredito eu que a pessoa quer fazer manutenção em seu sistema ...... todo mundo sabe que temos que evoluir, aprender várias plataformas de trabalho ..... mas se eu perguntei como que faz uma sopa, não adianta responder que o fogão "A" cozinha mais rápido do que o fogão "B" .....

Não quero ser grosseiro ..... mas se eu postei uma dúvida em VB6 não quero saber de Out System, C#, etc. ..... há não ser que a pessoa poste o código em uma linguagem para voce traduzir para a sua.

Eu estava trabalhando com a richedit20.dll e achei na internet um problema identico ao meu, porém estava em C# ..... aí eu traduzi para VB6 e resolvi o meu problema .....

Ja vi pessoas por aqui falando que o carro chefe é um programa feito em VB6 .... e por aí vai ......

Eu postei aqui sobre o B4A é para o pessoal aproveitar a oportunidade de aprender novas plataformas (eu entendo que de código aberto é melhor) ......... eu até estou vendo sobre a linguagem Python e R para o geoprocessamento de dados orbitais, pois este é o meu verdadeiro ramo de trabalho .....
ALVAROVB2009 08/03/2023 20:01:02
#501123
Vlw o aviso, entrei no site ingles e tem até um fórum lá e tem membro que falou que trabalhou com vb6 e ajudou bastante para poder criar um projeto

Criei minha conta e agora é ver como que funciona, me parece que realmente é uma plataforma bem sólida , pois pelos comentários que vi lá, tem gente desde 2014
NILSONTRES 09/03/2023 08:00:24
#501124
Citação:

Criei minha conta e agora é ver como que funciona, me parece que realmente é uma plataforma bem sólida , pois pelos comentários que vi lá, tem gente desde 2014


Muito bom, gostando muito dessa plataforma, pratico e sem bugs. quase como programar no visual Studio.
ANDPAG 11/04/2023 17:21:16
#501283
Eu uso o B4A desde quando a licença era paga, já faz uns 7 anos. A ferramenta é muito poderosa. Eu desenvolvi App para gaçom tirar Pedidos pelo celular, App para o cliente acompanhar caixa e estoque da empresa, vendedores externos, etc. Com o B4A é possível desenvolver qualquer aplicativo para Android, é só estudar que é excelente ferramenta. Ah, e tem também o B4i que é para App Iphone iOS, este ainda é pago mas também vale a pena. Para quem não quer ficar perdendo tempo em aprender Java, ou ficar usando plugin em C#, Vb.Net, bla bla bla, podem usar o B4A que ele não perde em nada em relação a desenvolvimento para App Mobile. Inclusive no site do B4A há um tempo teve exposição de telas feitas no B4A pela comunidade de desenvolvedores, uma melhor que a outra. O B4A usa o a linguagem VB6 como plataforma, mas não é 100% igual, é uma espécie de "dialeto" Vb6 orientado a objeto, quem manja de Vb6 já vai ter uma otima base para utliza-lo. Não precisa ter conhecimento em Vb.Net, nem C# nem nenhuma outra linguagem a base é Vb6. Eu tenho App que conecta direto com a base do SQL Server em um servidor local como também tenho aplicação que conecta em Servidor SQL online que eu assino. Dá para fazer tudo nele. Um exemplo, para o meu app de tirar os pedidos das mesas, eles são montado todos no celular via SQLlite e quando o garcom grava e manda para a produção ele atualiza no banco SQL Server que fica no servidor windows que tem o sistema principal. Valeu pessoal!
EPISCOPAL 13/04/2023 12:57:21
#501300
Citação:

:
Eu uso o B4A desde quando a licença era paga, já faz uns 7 anos. A ferramenta é muito poderosa. Eu desenvolvi App para gaçom tirar Pedidos pelo celular, App para o cliente acompanhar caixa e estoque da empresa, vendedores externos, etc. Com o B4A é possível desenvolver qualquer aplicativo para Android, é só estudar que é excelente ferramenta. Ah, e tem também o B4i que é para App Iphone iOS, este ainda é pago mas também vale a pena. Para quem não quer ficar perdendo tempo em aprender Java, ou ficar usando plugin em C#, Vb.Net, bla bla bla, podem usar o B4A que ele não perde em nada em relação a desenvolvimento para App Mobile. Inclusive no site do B4A há um tempo teve exposição de telas feitas no B4A pela comunidade de desenvolvedores, uma melhor que a outra. O B4A usa o a linguagem VB6 como plataforma, mas não é 100% igual, é uma espécie de "dialeto" Vb6 orientado a objeto, quem manja de Vb6 já vai ter uma otima base para utliza-lo. Não precisa ter conhecimento em Vb.Net, nem C# nem nenhuma outra linguagem a base é Vb6. Eu tenho App que conecta direto com a base do SQL Server em um servidor local como também tenho aplicação que conecta em Servidor SQL online que eu assino. Dá para fazer tudo nele. Um exemplo, para o meu app de tirar os pedidos das mesas, eles são montado todos no celular via SQLlite e quando o garcom grava e manda para a produção ele atualiza no banco SQL Server que fica no servidor windows que tem o sistema principal. Valeu pessoal!



Muito boa noticia ..... vou correr atrás ...
FUTURA 13/04/2023 16:38:11
#501301
Citação:

:
Eu uso o B4A desde quando a licença era paga, já faz uns 7 anos. A ferramenta é muito poderosa. Eu desenvolvi App para gaçom tirar Pedidos pelo celular, App para o cliente acompanhar caixa e estoque da empresa, vendedores externos, etc. Com o B4A é possível desenvolver qualquer aplicativo para Android, é só estudar que é excelente ferramenta. Ah, e tem também o B4i que é para App Iphone iOS, este ainda é pago mas também vale a pena. Para quem não quer ficar perdendo tempo em aprender Java, ou ficar usando plugin em C#, Vb.Net, bla bla bla, podem usar o B4A que ele não perde em nada em relação a desenvolvimento para App Mobile. Inclusive no site do B4A há um tempo teve exposição de telas feitas no B4A pela comunidade de desenvolvedores, uma melhor que a outra. O B4A usa o a linguagem VB6 como plataforma, mas não é 100% igual, é uma espécie de "dialeto" Vb6 orientado a objeto, quem manja de Vb6 já vai ter uma otima base para utliza-lo. Não precisa ter conhecimento em Vb.Net, nem C# nem nenhuma outra linguagem a base é Vb6. Eu tenho App que conecta direto com a base do SQL Server em um servidor local como também tenho aplicação que conecta em Servidor SQL online que eu assino. Dá para fazer tudo nele. Um exemplo, para o meu app de tirar os pedidos das mesas, eles são montado todos no celular via SQLlite e quando o garcom grava e manda para a produção ele atualiza no banco SQL Server que fica no servidor windows que tem o sistema principal. Valeu pessoal!



Interessante, voce pode passar um print ou código da conexão direta com sql server ?
NILSONTRES 13/04/2023 18:19:29
#501302
Citação:

Interessante, voce pode passar um print ou código da conexão direta com sql server ?


Não consulto base de dados direto, eu fiz via API que é muito mais simples.
Postei um exemplo na página 2 se te interessar.
ANDPAG 14/04/2023 15:12:51
#501304
Aqui é uma Sub Simples para listar Observações em uma ListView

========================================================
Sub ListarObs
Dim vsSQL As String
Dim vsObs() As String

lstobs.Clear

vsSQL = "SELECT O.ID, O.DESCRICAO "
vsSQL = vsSQL & "FROM VSoftR.dbo.COBS O, VSoftR.dbo.CSUBGRUPO S, VSoftR.dbo.COBSREL R, VsoftR.dbo.CPRODUTO P "
vsSQL = vsSQL & "WHERE 0=0 "
vsSQL = vsSQL & "AND P.ID = " & Starter.plIdProduto & " "
vsSQL = vsSQL & "AND P.IDSUBGRUPO = S.ID "
vsSQL = vsSQL & "AND O.ID = R.IDOBS "
vsSQL = vsSQL & "AND R.IDSUBGRUPO = S.ID "
vsSQL = vsSQL & "AND O.DESCRICAO LIKE "" & txtfiltro.Text & "%" "
vsSQL = vsSQL & "ORDER BY P.DESCRICAO "

Try
Geral.osql.setDatabase(Geral.gsServer,Geral.gsDataBase ,"sa","sa")
Geral.l=Geral.osql.Query(vsSQL)

"Ajusta layout das linhas
lstobs.SingleLineLayout.ItemHeight = 80dip
lstobs.SingleLineLayout.Label.TextSize= 30

For i = 1 To Geral.l.Size -1
vsObs= Regex.Split(",", Geral.l.Get(i))
vsObs(0) = Geral.RCR(vsObs(0))
vsObs(1) = Geral.RCR(vsObs(1))

lstobs.AddSingleLine(vsObs(1))
Next
Catch
MsgboxAsync(LastException,"Erro...FrmObs ListarObs")
End Try
End Sub
=============================================================================

**Aqui é onde eu defino oobjeto osql que faz parte da biblioteca MSSQL que é a biblioteca que faz conexão direta com o SQL EXPRESS 2008 que esta em um computador como servidor.
**Esta variavel publics é definida em um bloco específico do B4A ele fica no inicio do modulo.
Public osql As MSSQL

Em um modulo GLobal eu tbm crio esta variaveis
Public gsIp As String ** NEste Variavel é onde carrega o IP da Rede local
Public gsServer As String = ";instance=SQLEXPRESS" *** Nesta Variavel é onde define e instância do SQL EXPRESS do computador
Public gsDataBase As String = "VSoftF" *** Nesta eu defino o nome do Banco de dados que esta no SQL EXPRESS do computador.

Este é um exemplo simples, com conexão direta mas dependendo a movimentação pode ficar muito lento, então oque eu faço é quando o App é carregado ele acessa o banco de dados local, atualiza as tabelas do SQLite que é o banco do celular e tudo que é feito no App é usado a tabela do SQLlite. Isso é que vai deixar o App rapido. Somente quando é gravado alguma coisa que o App conecta no servidor local e atualiza o banco local. Se o Ip da rede local mudar o App Android pede o novo Ip. Para conexão Online o esquema é outro.

" Nesta linha da Sub é quando eu seto a conexão dele e carrego os dados para descarregar na ListView.
Geral.osql.setDatabase(Geral.gsServer,Geral.gsDataBase ,"sa","sa")
Geral.l=Geral.osql.Query(vsSQL)

FUTURA 07/08/2023 20:11:45
#501643
E aí pessoal, como estão com essa ferramenta?. Comecei a mexer, estou gostando, em um teste de conexão com driver jdbcsql, velocidade incrível. Pelo que vi no fórum oficial, continua sendo atualizado.
Página 4 de 5 [41 registro(s)]
Faça seu login para responder