[OFF] CHEGOU HORA DE ABRIR EMPRESA?

ESLEYSANCHES 16/12/2011 01:31:01
#391475
Olá a todos os amigos.

Estou com uma dúvida muito grande.
Com todo o respeito e sem malicia vou me abrir com vcs.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Bom, trabalho hj como autônomo, tenho apenas 4 clientes, mas são muito bons e fiéis.
Todos são contrato mensal, 1 tenho contrato pois cuido da rede e tenho 1 servidor alugado os outros são contrato com serviços diversos. O Fato é que me organizei de tal forma que consigo me programar para atender a mais 3 ou 4 clientes com espaço de tempo tranquilo e sem afetar a qualidade dos serviços.
Porém estou procurando clientes e quando eles veem que sou simplesmente autonomo, sem empresa aberta mesmo com referencias eles não aceitam até porque tenho apenas 23anos.

Gostaria de saber quem tem experiência nessa area se sai caro abrir uma empresa hj apenas para prestar serviços sem funcionários sem aluguem pois será em casa. Uma contabilidade me cobrou R$ 348,00 a vista sem contar despesas relacioandas a autenticação e reconhecimento de firma.
Vale apena começar isso, vou pagar muitos impostos??

Sei que naõ deve começar pensando assim, mas tenho medo de abrir a empresa e não der certo e ter que fechar.


Vlw abraços a todos !!!!!!!!!!!
MARCELOKROL 16/12/2011 07:57:26
#391478
Ola
Se voce abrir uma empresa não vai mudar o fato de de vc ter 23 anos. Você deve passar confiança para o futuro cliente, mostrar para ele que vc entende do serviço que ele esta requisitando, as vezes uma conversa com ele explicando os problemas e as soluçoes que você oferece ja pode passar mais confiança, pois nao vai adiantar voce ter 30, 40, 50 anos e uma empresa aberta para passar confiança e assumar mais clientes, voce deve entender e passar para o cliente que voce entende e sabe resolver o problema.
No caso da abertura da empresa peça para a sua contabilidade fazer um orçamento, de preferencia no papel, pra voce saber todos os seus gastos mensais. Aí voce põe na balança e faz uma continha assim LUCRO=(RECEITAS - DESPESAS) + (LUCRO COM FUTUROS CLIENTES) e verifica se é viável ou nao abrir.

Abraços e boa sorte ai.
MILTONFILHO 16/12/2011 08:18:28
#391483
Você pode gerar nota fiscal na prefeitura da sua cidade, nota fiscal de serviço. Quanto a confiança certificações creio que resolvam, como falado anteriormente tudo é confiança e nada mais confiante do que uma certificação oficial.
LUIS.HERRERA 16/12/2011 10:30:42
#391492
Esley bom dia.

Vamos lá....

Abrir uma empresa é o caminho natural e em breve a única opção de quem desejar prestar serviços para empresas, pois a cada ano o governo fecha o círculo de fiscalizações e confronto de dados, para impedir a sonegação. Além disso com o avanço da legislação e informatização de todos os controles, será muito difícil uma empresa aceitar um fornecedor sem ser empresa. Essa é a tendência nos próximos anos.

Sobre abrir uma empresa você deve ter em mente 3 coisas básicas:

1- Responsabilidade Compartilhada, isso quer dizer que dependendo do que estiver fazendo seu cliente, sua responsabilidade é compartilhada com ele, um ex: Se você desenvolver algum software de contabilidade fraudolento, será respnsável junto ao seu cliente pelas práticas dele. Se usar um software ilegal (pirata) e fornecer um aplicativo criado nele para seu cliente, e este for pego, os 2 serão autuados pela fiscalização. Etc...

2- Os custos que terá serão proporcionais ao seu negócio, ou seja, além dos impostos normais e taxas do contador, há também taxas anuais + impostos complementares sobre aumento de faturamento. Assim sua receita deve contemplar esses valores bem calculados, ex: Cada prefeitura tem um valor de ISS diferente, este é o imposto que irá variar de uma cidade para outra, pois os demais são federais e iguais.
PIS, Cofins, CSLL, IRPJ (os dois últimos são trimestrais), porém o IRPJ tem parte retida mensalmente se o imposto atingir R$ 10,00. já a CSLL só se a nota for superior a R$ 5 mil reais. o Restante fica no trimestre.

O ISS mais alto é de São Paulo = 5% outras cidades cobram até 1,5%. Porém cada cidade também cobra uma taxa de funcionamento TEF que varia muito, por ex: Em São Paulo o valor mínimo foi R$ 90,00 em 2011 e em Sumaré foi R$ 390.00 veja o absurdo.

Tem o valor mensal do contador, o 13º também do contador no fim do ano, etc....: Além disso há ainda outros custos. Hoje é preciso em muitos seguimentos ter um sócio responsável civil, ou seja, com formação na área de atuação da empresa com registro em órgão competente, ex: CRA, CREA, OAB, etc...estes órgãos também cobram suas taxas anuais de registro da carteira.

Por fim ainda há alguns impostos que são cobrados sobre o aumento do faturamento. O IRPJ por exemplo se ultrapassar um certo valor, há uma alíquota extra de 10% sobre o percentual cobrado dos 32% já calculados no trimestre.

Falei tudo isso só para ter um conhecimento de como funciona uma empresa e isso com base no Lucro Presumido que é mais simples de trabalhar que o Lucro Real.

3- Com o aumento da fiscalização, você deverá ter seus software totalmetne legalizados, bem como ter ciência que precisará de e-CNPJ (certificado digital) e com o novo SPED, haverá envio eletrônico de impostos (PIS, Cofins) que deverá ser feitos em software específico. Isso poderá ser feito pelo contador, mas eles poderão cobrar por este serviço.

Além disso está entrando em vigor a obrigatoriedade de controle digital das notas fiscais eletrônicas, será preciso garantir o armazenamento digital de tais notas, pois o papel impresso não tem valor legal. Assim muitas empresas terão de contratar o serviço de terceiros para esse armazenamento seguro de cada nota, ou desenvolver um sistema próprio e confiável de armazenamento e localiação imediata, se solicitado por fiscal. As multas são pesadas para o descumprimento de tais medidas.

Resumindo está cada dia mais difícil trabalhar sem ser empresa, e mais caro mantê-las, além de mais complexo e burocrático também, pois se faz necessário ter funcionários qualificados ou contratar terceiros para tais serviços. O custo empresa aumenta com o aumento dos controles e obrigações impostas a cada ano pelo governo.

Espero ter ajudado a entender um pouco o cenário. Trabalho desde 1995 nesse ramo e vejo cada vez mais difícil e competitivo o mercado, pois não dá para aumentar a receita só porque os custos aumentam. Se tiver funcionários então, nem se fala.

Abraço e boa sorte.
ANDPAG 17/12/2011 04:55:02
#391553
Cara paguei 400 para abrir, e pago por mes uma media de 300 reais de despesas (contador 150, + 60 de impostos + 60 de pro-labore) isso é baseado na empresa que abir ME (simples). Esse custo vc sempre vai ter todo mes, pq mesmo se vc ficar sem vender nenhum sistema no mes voce é obrigado a emitir uma nota fiscal de no minimo 1200 reais para poder gerar o rendimento minimo do pro-labore entendeu... é como um dono de bar ele nao emite nota de tudo que vende pro pessoal, mas no final do mes ele emite uma nota com o destinatario em branco no valor minido exigido,,,, por isso vc deve ter em mente que seu custo minimo para manter a CNPJ é em torno de 300 reais

abs
GUTOTEC 17/12/2011 08:32:36
#391555
Tenta segurar a barra. até uns 10 clientes.
O clientes que não quiseram seu serviço, pq eles nao quiseram nem de outro tb.



RODOLPHO 17/12/2011 23:54:20
#391578
Cara, abre uma MEI (Micro Empreendedor Individual) que te dá um CNPJ instantaneamente e o que vc tem que pagar é R$ 60 por mês. Tem limite de 3000 por mês, mas ano que vem passa pra 5.000.

Depois quando a empresa crescer mais aí vc pula pro SIMPLES
SAMUKA 18/12/2011 09:34:33
#391582
Ouvi dizer que não tem nada relacionado com desenvolvimento de sistemas no MEI.
MARCELOKROL 18/12/2011 14:47:12
#391587
Sim samuka, eu tambem procurei algo antes de abrir a minha, mais vi que para registrar um software na receita (pelo no parana) tem que ser pelo menos ME.

Mais veja pelo lado bom, agora estou tambem comercializando equipamentos para automação. A abertura da empresa te abre várias portas, um exemplo é a possibilidade de comercializar equipamentos.

Abraços
Página 1 de 2 [19 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas