[OFF] CLIENTES E EVOLUCAO DA INFORMATICA

EPISCOPAL 04/03/2013 13:59:47
#419871
OLÁ VBMANIACOS ...

MINHA QUESTÃO é A SEGUINTE EU JA VI MUITOS DEBATES AQUI SOBRE EVOLUÇÃO DE SOFTWARE E PROGRAMAÇÃO, VB6 PRA NET E AFINS ...
POR ESSES DIAS ANDEI OLHANDO E PERCEBI QUE ALGUMAS LOJAS, FARMACIAS ENTRE OUTROS RAMOS, EM CUIABA-MT ... POSSUEM SISTEMA OPERACIONAL COM XP, WIN 2000 .... E QUE INCRIVEL QUE PAREÇA PROGRAMAS ELABORADOS EM CLIPPER OU OUTRO VIA MS-DOS.

AGORA MINHA DÚVIDA E A SEGUINTE, TEM CLIENTES QUE NÃO ESTÁ ATUALIZANDO SEU SISTEMAS OPERACIONAIS E SEUS SISTEMAS, E COMO PERCEBERAM COMO FICA PARA OS PROGRAMADORES COMO SUAS ATUALIZAÇÕES?

EXEMPLO PRÁTICO:
DIGAMOS QUE EU ELABORE UM SISTEMA EM VB2012 E DIGAMOS QUE MEU CLIENTE TENHA UMA REDE EM CIMA DE UM WIN2000 E DIGAMOS TAMBEM QUE IPOTETICAMENTE O VB2012 NAO RODE BEM NO WIN2000 ENTÃO COMO JUSTIFICAR O ABANDONO TOTAL DA PROGRAMAÇÃO EM VB6???

NÃO QUERO GERAR POLEMICA

NÃO SEI SE FUI CLARO!!!
NILSONTRES 04/03/2013 14:18:18
#419874
Não existe, até agora, nenhum tipo de rejeição a SO. Existe sim, a Hardware, com possível lentidão.
Salve win98, que eu nunca testei.
LLAIA 04/03/2013 15:27:49
#419883
é simples cara. Mantenha seus produtos atuais por enquanto no VB6 e vai por fora atualizando uma nova versão. E se pintar um cliente novo com máquinas e Windows 8?
EPISCOPAL 05/03/2013 10:58:33
#419925
Citação:

E se pintar um cliente novo com máquinas e Windows 8?



Sua resposta e a sua resposta:

Citação:

Mantenha seus produtos atuais por enquanto no VB6 e vai por fora atualizando uma nova versão




Citação:

Não existe, até agora, nenhum tipo de rejeição a SO



Me lembro que fui instalar um programa CAD que foi desenvolvido em C# ou Lisp(ea acho) usando recursos do framework 2.0 ..... eeste software nao instalava de maneira nenhuma on XP
ANTONIOBSJ 05/03/2013 13:17:17
#419932
Na boa, as vezes é melhor rejeitar um cliente desses. Acreditem ou não a alguns meses, [Ô]achei[Ô] um cliente com máquinas K6II 500. Como fazer algum sistema moderno funcionar nisso? Gentilmente recusei o projeto.
OCELOT 05/03/2013 15:38:42
#419948
Se não me engano até o .Net Framework 4.0 ainda é possível instalar no XP, só que podem existir recursos que não estão disponíveis no XP, você tem sempre que testar seu programa para ter certeza que não esbarrou em nada que não vai funcionar nele, se usar API então nem se fala, eu fiz duas versões de uma classe que faz algumas operações com arquivos, uma para o XP e outra para o Vista em diante, então detecto a versão do SO e uso a correta.

Quanto a máquina antiga não tem o que fazer, só dizer que não tem como rodar o programa nelas por serem muito lerdas, e com os piores computadores Positivo da vida hoje em dia já se pode rodar o Windows 7, alguns inclusive já estão vindo com o Windows 8, e você chega a encontrar alguns por menos de 900 reais, isso com monitor e tudo mais não tem muita desculpa para manter PCs velhos.
AJSO 05/03/2013 17:31:03
#419967
Caro WOLFFIRE

A evolução é inevitável principalmente se for utilizar sistemas para tratamento fiscal.........

Nós ainda utilizamos em alguns de nossos produtos em VB 6.0 mas já estamos substituindo por versões atualizadas em Framework. 98% de nossos produtos e serviços já utiliza o Framework.................

Por causa da evolução nosso principal produto e serviço já em framework e em plataforma webserver funcionando em todos os sistemas operacionais possíveis x86 e x64.

Windows XP/7/8 x86 e x64
Windows server 2003 x86 x64 e 2008/2012 x64

Pode ser acessado em MAc IOS, Androide, Windows CE.

Arquiterura para Desktop, Mobile e Tablets.

Visual Basico 6.0 não tem suporte a x64, ADO.Net não tem ferramentas ou recursos adequados para consumo de webserver entre outras coisas que ficou no passado.......

O principal termômetro dessa necessidade é seu e de seus clientes, se vão evoluir é uma questão de custo e benefício, quanto mais tempo demorar para que utilize ou aprenda sobre .Net com VB.Net, C# ou C++ maior será sua curva de aprendizagem...................

Boa sorte
EPISCOPAL 08/03/2013 14:22:19
#420172
Citação:

Gentilmente recusei o projeto.




O problema é esse recusar .... dependendo do movimento .... uns $$$ a mais no bolso é bom .... principalmente quem vive de [Ô]programinhas[Ô] ...

Por enquanto fico com a opnião de LLAIA ...
PROFESSOR 09/03/2013 00:56:33
#420214
Opinião pessoal, ok?

De fato, os projetos em VB6, desde que não usem porcariadas externas (Dlls, OCXs e demais maravilhas cujos criadores já estão tão [Ô]extintos[Ô] quanto as criaturas), rodam sem problemas em sistemas de 64 bits, e mesmo em Windows 8, pois são aplicativos 32 bits e como tal são executados em modo de compatibilidade. Há a questão do acesso á pastas, á arquivos e á rede, que eventualmente podem apresentar problemas de permissão, mas que são resolvidos com algum ajuste manual (leia-se [Ô][txt-size=4][txt-color=#0000f0]The Ancient and Mistic Way of Gambiarra[ô]s Based Development Methodology[/txt-color][/txt-size][Ô], ou somente Amwgbadem, que ainda não é um palavrão em alemão), como, por exemplo, desabilitar UAC do O.S. e compartilhar sem restrições pastas/arquivos/rede/impressoras até com a sogra do tio da amiga do vizinho do faxineiro da empresa etc. Assim, não há muito com o que se preocupar enquanto os OleDb de 32 bits continuarem sendo distribuídos. Lembrando que OleDb de 64 bits não existe, claro.

Se o S.O. está mudando, evoluindo, e seu software não, provavelmente se seus clientes já estão acostumados á ele, não reclamam da [Ô]cara[Ô] nem da [Ô]lentidão[Ô], então não vão mudar tão cedo, talvêz nem mais tarde. Mantenha tudo como está para os clientes atuais. Como se diz, ou ainda, deixando o ditado mais poético, [Ô]em time que ganha, quem mexe, apanha[Ô].

Ainda hoje se vê aplicativos em MS-Access 97 usados por algumas empresas.
O motivo ? Opa, podem ser vários, por exemplo o principal, eles funcionam, ou ainda, os proprietários das empresas não querem equipamento novo, menos ainda software, estão contentes em pagar entre R$ 30.00 e R$ 50,00 / mês e nem ver a sua cara, e mais ainda, é ótimo que eles não precisem treinar a funcionária octagenária que faz a conciliação bancária, a faxina, o cafezinho, redige os contratos da empresa e eventualmente engraxa uns pares de sapatos para mexer com Windows 8, nem celular, credo! Além disso, oras, eles estão perto de se aposentar, os filhos não querem trabalhar, é mais fácil deixar assim mesmo...

Tem muito Windows 98 no mercado, tem Windows 95, tem DOS com Windows 3.11 em 286 e até em PC-XT 8086, e, vejam bem, tem até Linux (brincadeirinha), ou seja, tem de tudo. E portanto tem mercado para quem quer desenvolver em PROGRESS, ou usando BASICA com BASCOM, ou Delphi 3, e até para quem desenvolve jogos de Genesis (para quem não conhece, um console com nome de Mega Drive). Não é um mercado muito grande, nem muito fácil de encontrar, mas como a demanda é sempre maior do que a oferta, é MUITO mais caro para o usuário final manter a paixão (ou o pão-durismo) funcionando.

Já para novos clientes, pense que eles estarão provavelmente com equipamentos mais novos. Além disso, provavelmente, possuem vários softwares além do seu, com interfaces mais modernas e com funcionalidades que seu software hoje só sonha em ter.

Assim, o tempo [Ô]mata[Ô] um software, não por que ele seja ruim, mas porquê é velho mesmo. Nada mais rápido de executar no Windows 7 do que um Ashton Tate dBase III interpretado. Para imprimir, então, dá de lavada. Mesmo assim, não há nenhum site em dBase III, ok? Usando o Harbour, herdeiro do Clipper, ou o herdeiro do dBase 7, o dBase 2.8, até tem, mas é outro assunto...

Se o produto é bom, você já pode se orgulhar, pois daqui há dez anos, seus clientes lembrarão dele com saudades, como hoje alguns de nós ainda lembram do Zelda, do Atari, do Ki-Chute e dos Walkman. Mas será sempre só isso: Memories...

Bom, uma vez exposto que produto velho é sempre produto velho, por melhor que seja seu destino é o museu ou o asilo, assim reserve algumas horas por dia para migrar seus aplicativos, e após migrar, procure clientes novos. Sobre isso, aproveitando a deixa do WOLLFIRE...

   O problema é esse recusar .... dependendo do movimento .... uns $$$ a mais no bolso é bom  


Verdade plena, e nada de mais, também. Se a oportunidade aparece, e ainda, se você não é bobo, não deixa passar.

Mas deixe claro que o software, ainda que perfeitamente funcional e completo, está em processo de transição para uma tecnologia bem mais moderna (afinal, manter o original o tornaria ele muito caro), que terá uma interface mais funcional e intuitiva, que por questão de recursos (que estão direcionados á migração, para não perder tempo) não será feita qualquer customização no produto original e que, quando totalmente migrado e homologado, seu novo cliente receberá a versão atualizada, sem custos ou com uma pequena taxa de atualização, depende de você.

Assim, venda, sempre que possível, deixe claro que é um [Ô]as is[Ô] e, principalmente, atualize-se.
ANTONIOBSJ 11/03/2013 13:35:06
#420253
Sim,

Um $$$ a mais no bolso é bom, mas vamos pensar em São Paulo, aonde para se leva mais de hora para se deslocar no bairro as vezes e se perde no minimo meio dia em uma visita.

Como convencer o cliente que a culpa é da porcaria das máquinas dele (lembram do caso dos K6II?????)???? Cheguei a conclusão que nesses casos o custo de manter um cliente desses é maior que o lucro que posso ter.

Vamos lá: carro, gasolina, estacionamento, aporrinhação de cliente, meio dia de serviço e você ainda passa por incompetente por causa de defeito no equipamento do cara?

Eu sei que em cidades menores, você não tem muita escolha, tem que pegar o que aparece e se morasse em uma cidade pequena, provavelmente faria isso. Mas São Paulo é uma cidade cara e se não tomar cuidado, acabo virando programador, técnico de suporte e principalmente psicólogo.
LLAIA 11/03/2013 14:43:43
#420258
Muitos que ficam relutando, só acham que é uma questão de trocar 6 por meia dúzia tirando o fato do upgrade hardware. Tem muito mais do que apenas ser capaz de rodar em hardware atual.
Página 1 de 2 [14 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas