[OFF] CONCURSO ... SER?...?

DS2T 05/02/2016 01:27:12
#457108
Boa noite a todos (bom dia aos que lerão de dia e boa tarde para os que lerão a tarde)!

Não sei se ficaram sabendo, mas abriu concurso do IBGE para Analista de Desenvolvimento. Sendo completamente sincero, não é o que eu gostaria de fazer após me formar em Engenharia. Queria curtir a vibe na parte mecânica, de processo... mas enfim, sempre fui muito cagão por estabilidade, e essa pode ser uma boa oportunidade.

A parte de matemática, lógica, português e inglês, tá tranquilo, tá favorável hahaha
O que tá me preocupando bastante é a parte específica. Eu programo já tem um bom tempo, mas eu sou o tipo de cara que lê alguns artigos e já vai pra prática. Livros eu lia bastante a uns 9 anos atrás, quando precisava pegar base. E não tenho nenhuma formação na área de computação.

A questão é: Estou realmente muito atrás das pessoas que tem formação na área? Isso tem me dado uma desanimada monstro, ainda mais tendo em vista que só tenho mais 2 meses pra estudar. Sinto que não terei chance.

To vendo muita questão conceitual, teórica... E isso tá me deixando bem inseguro.

Irei colocar abaixo os assuntos que já tive alguma experiência ou conheço relativamente bem em vermelho, e o que eu não tenho ideia, deixarei em preto.



Bancos de dados:
[txt-color=#e80000]Modelagem conceitual de dados (Modelo de Entidades e Relacionamentos).
Modelo relacional: normalização, integridade;
Projeto e implementação de uma base de dados relacional: Linguagens de Definição de Dados (DDL), Manipulação de Dados (DML) e Controle de Dados (DCL); Linguagem SQL Padrão ANSI 2006; Transações: Recuperação e concorrência; Segurança; Otimização de Consultas. Conce
itos de Bancos de dados distribuídos, arquitetura em múltiplas camadas. SGBD: ORACLE, SQLServer, PostGreSql e MySQL. SGBD Oracle: Programação PL/SQL (stored procedures, triggers, functions, packages). SGBD PostGreSql: Programação PL/pgSQL (stored procedures, triggers, functions).[/txt-color] Conceitos de Data Warehouse, OLAP e OLTP.


Linguagens de Programação:
[txt-color=#e80000]Estrutura de Dados e algoritmos: algoritmos de pesquisa e de ordenação; estrutura de dados básica (arrays, pilhas, listas e filas); Conceito de Compilação e ligação de programas; Tipos abstratos de dados; Programação orientada a objetos. Tratamentos de exceções. Linguagens de programação: C# e Java (declarações de variáveis, acesso à banco de dados, definição de formulários, tratamento de erros, depuração de programas e estruturas básicas de programação - sequência, repetição e seleção). Desenvolvimento de aplicativos com ferramentas Visual Studio .Net (com ênfase em C#), J2EE, Java (Eclipse); [/txt-color][txt-color=#007100]Desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis utilizando a IDE Android Studio - esse eu comecei um projeto tem pouco tempo, mas nao to muito seguro não.[/txt-color] e Windows phone com Visual Studio; [txt-color=#e80000]Construção e uso de componentes e bibliotecas. [/txt-color]


Engenharia de software: (AQUI O BICHO COMEÇA A PEGAR PRO MEU LADO)
Conceitos Gerais; Ciclo de vida de Software; Análise e gerência de Requisitos; Qualidade de Processo de Software; Qualidade do Produto; Processo de Software; Design Patterns; Padrões de Arquitetura de Aplicações Corporativas, Implementação; Testes; Técnicas de Estimativa de Projetos: APF (Análise por pontos de função); [txt-color=#e80000]Padrões de projetos (MVC -Model-ViewControl). Análise Orientada a Objetos: principais conceitos: abstração, classes, subclasses, herança e composição, polimorfismo; identificação de classes primárias; classes derivadas; mensagens e seus tratadores;[/txt-color] representação; linguagem de modelagem UML. Teste de software(unitário, Integração, Funcional, Aceitação, Desempenho e Carga).


Arquitetura:
SAAS(Software as a Service). Projeto de sistemas de informação: Conceitos fundamentais; Planejamento das atividades de análise; projeto de entrada e de saída; controle de sistemas; implementação de sistemas.Arquitetura: Service-Oriented Architecture (SOA); [txt-color=#e80000] camadas de acesso a dados (OLEDB, ODBC, JDBC);[/txt-color] Monitores de processos e transações (TP monitors), gerência e protocolos de transações distribuídas; [txt-color=#e80000]Conceito de servidor de aplicação. [/txt-color]


Aplicações Móveis (tablets, celulares, PDA e netbook):
Acessibilidade e Engenharia de Usabilidade: Conceitos básicos de engenharia de usabilidade; Critérios, recomendações e guias de estilo; Análise de requisitos de usabilidade; Concepção, projeto e implementação de interfaces. [txt-color=#e80000]Mapeamento Objeto Relacional[/txt-color], Refatoração, inversão de controle, Injeção de dependência. Redes de Computadores e Internet: [txt-color=#e80000]Conceitos básicos em comunicação de dados. Protocolo TCP/IP[/txt-color]; Serviços: telnet, FTP, SFTP, SSH; Segurança: [txt-color=#e80000]firewalls[/txt-color], mecanismos de autenticação, [txt-color=#e80000]criptografia, certificados digitais e vírus[/txt-color]. [txt-color=#e80000]Aplicações web: Servidores web (Apache e IIS), SOAP e REST[/txt-color]; [txt-color=#e80000]Linguagem XML, HTML, [/txt-color]XHTML, DHTML, Web Standards, [txt-color=#e80000]CSS, Ajax.[/txt-color]



Tecnologias: (NEM IMAGINO... EU OUÇO MÚSICA, SERÁ QUE CONTA?)
multimídia e hipermídia.

Então pessoal, vocês que estão cursando ou são formados em TI... Será que estou muito atrás pra prova? Será que nesses 2 meses estudando umas 5 horas por dia, dá pra conseguir pegar tudo?

Agradeço a todos!
NICKOSOFT 05/02/2016 06:18:33
#457122
cara, esses concursos do conhecimento especifico nem precisa ser pra quem chegou a fazer o superior na área, mas é pra quem já leu sobre tudo isso e absorve muito os conceitos.....concurso assim pede a teoria ao pé da letra....

já fez algum concurso q tenha a parte de legislação? aquela coisa básica q vc ve e pensa fácil so pede uma lei, vc procura a lei e são paginas e mais paginas, vc tem q guardar exatamente o q diz em todo o texto pq dali vai tirar 1 ou 2 questões....não é saber na pratica o q diz a lei, é saber exatamente o q rege o texto da lei....

de qq forma eu faria, pq vc precisa ver como é, adquirir experiência na coisa, sou concursado em algo q não tem nada com a minha área, ou quase não em nada....estou aguardando mais 2 concursos q fui aprovado, completamente fora da área....
MESTRE 05/02/2016 07:22:49
#457123
Por essas e outras que sai da Engenharia da Computação e mudei pra Análise e Desenvolvimento.. no meu curso de ADS tem praticamente mais de 90% do
conhecimento requerido aí, óbvio que algumas coisas devem ser mais aprofundadas.. fazia Engenharia da Computação fiz 2 anos e comecei a perceber que
seria muito mais difícil me tornar um Analista fazendo engenharia do que um Analista fazendo Análise e Desenvolvimento, sem contar que percebi que o curso
estava tomando um caminho distante do meu pretendido e a cada dia mais estava ligado com Engenharia Mecatrônica com matérias de TI do que um Analista
ou desenvolvedor de Software.

E só agora depois de ter saido da EC e estar fazendo ADS vejo o quanto mais quem faz ADS (analise) tem uma bagagem maior pra se tornar um analista de sistemas do que alguém que faz Engenharia.. lógico que não estou dizendo que quem faz EC não consiga porém o caminho é muito mais trabalhoso pois ADS tem matérias como essas onde a EC acaba deixando um pouco de lado. larguei o Dev C e CodeBlocks pra utilizar Eclipse (Java) uma diferença tremenda não?

Más acho que custa tentar e arriscar sim.
EPISCOPAL 05/02/2016 08:02:09
#457126
Eu tava de olho .... na área de geoprocessamento .......... mas como o concurso vai ter que ser em outra cidade, digo, em outro estado, acabei por desistir ....
KURTGU 05/02/2016 08:30:01
#457130
Eu irei participar...Trabalho na prefeitura de sao paulo mais na area da saude e ja cansei desta area..
DS2T 05/02/2016 08:53:34
#457134
NICKOSOFT

Nem me fale cara. Tá decoreba pura isso aqui hahahaha E o foda é que eles pedem definição segundo [Ô]algum orgão específico[Ô] hahahaha.
Eu fico lendo, vou ali no banheiro dar uma urinada (tentando parecer educado)... quando eu volto, já esqueci o nome do termo hahahaha
Principalmente essa parte de [Ô]Engenharia de Software[Ô]... parte de UML, Teste de Software... os caras querem só definição.


MESTRE:

Quando disse que fiz Engenharia, não tava falando da Engenharia de Computação não hahaha Nem isso eu fiz, sou da Mecânica.
Obviamente, para quem quer ser programador, o curso mais indicado não seria Engenharia da Computação. Eu vejo o curso de Ciência da Computação como o supra-sumo pro programador. Te dá uma base muito grande sobre tudo e evita de formar pessoas como eu, que sabem programar mas não tem um conhecimento legal do que está rolando internamente. Obviamente, não vai te ensinar a programar. Até porque isso é algo que você faz na prática, sozinho.. bebendo aquela Coca Cola geladinha de madrugada.
Se você se interessa em programar só em linguagens de alto nível (Delphi, VB, Java) realmente um curso como Analista de Desenvolvimento pode ser o melhor caminho. Mas obviamente você não vai pegar conceitos primitivos que, apesar de eu não conhecer bem, eu julgo importantíssimos.

Acho que tudo depende do seu foco Quando você programa em linguagens como C++, isso te dá uma visão completamente diferenciada... Eu programei anos em VB sem saber o que era um Ponteiro, até o momento, nunca tinha precisado. Só aí corri atrás pra ver como funcionava de fato a memória hahaha

A Engenharia da Computação te dá uma visão mais ampla: hardware, softwares, redes, um pouco de eletrônica digital... etc. Acho que á uma formação mais gerencial...


Seja como for, o conceito de faculdade aqui no Brasil é completamente errado, no meu ponto de vista.
Pegando como exemplo dois segmentos: Engenharia Mecânica e Ciência da Computação.

Eu acho foda CC. O conhecimento ali é importante demais, tem muita coisa interessante. Mas isso é o que o Brasil realmente precisa? Em 99% dos casos, não. Os caras querem que você saiba uns padrões de projeto, saiba programar em algumas linguagens, saber usar algumas bibliotecas, etc. Simplesmente porque o país não é de primeiro mundo. Não é um país que investe em tecnologia. Se o cara quiser desenvolver algo do tipo, deverá ir pra área acadêmica na USP. Que lá sim, eu concordo. Sempre tão lançando alguma coisa que está intimamente ligada com conceitos primitivos de CC.

Engenharia Mecânica. Curso realmente da hora. Estuda transferência de calor pra caramba. Equipamentos térmicos, cálculos estruturais, máquinas hidraulicas. E isso tudo, começando desde a lei básica de Fourrier, Stefan-Boltzman, Resfriamento de Newton... Derivada e Integral a vera. Mas realmente existe necessidade disso? Sendo que muitos engenheiros acabam indo pra parte administrativa, outros vão pra parte de desenvolvimento de produto e tudo que precisam é de um Catia ou SolidWorks, outros vão pra área como projetista de AutoCad, outro pra parte de Soldagem, outros pra Usinagem...

Resumindo: Existe realmente a necessidade de estudar isso tudo? Eu acho que a realidade do Brasil não é essa. Exigir curso superior pra virar projetista? Poxa, qualquer um pode virar projetista. Basta estudar um software e conhecer desenho técnico. Realmente é necessário o cara ter estudado tanta derivada e integral assim?

Eu acho que no mundo ideal, existiria uma faculdade para cada profissão: Quero trabalhar analisando soldas. Então tem [Ô]Faculdade de Análise de Solda[Ô]. E o cara vai focar só nisso. Porque fazer uma Engenharia inteira, só pra pegar 3 semestres com processos de fabricação é tenso. Obviamente, para isso acontecer, o tipo de ensino no Brasil deveria ser diferente. Eu acredito que iremos chegar num dia, onde não existirá mais faculdade presencial. Apenas aulas via internet e os professores serão responsáveis apenas por tirar dúvidas, fazer provas e corrigi-las. Aí a gente pode criar grades específicas sem ficar pensando em recursos.

[Ô]Ah, quer dizer que sua Engenharia não te ensinou nada?[Ô] Obviamente, abre sua mente pra caramba. Fisicamente, matematicamente falando. Criei um OCR baseado no que estudei na minha aula de Cálculo Numérico e Algebra Linear. To fazendo um site agora que usa lógica de Fuzzy... etc. Mas realmente esse sistema de ensino vale a pena? é a nossa realidade?

EPISCOPAL
Esse ano tá complicado. Pouquíssimas vagas. Para desenvolvedor que tem mais... o resto tá com 1 ou 2 vagas. Pena que foi em outro estado. Eu também vou ter que pegar umas 3 horinhas no busão pra chegar na prova.
XLEGENDARY 05/02/2016 10:19:07
#457137
eu vou fazer o concurso pra suporte e operação. A parte de desenvolvimento a FGV ( conheço bem a banca de outros concursos que ja fiz ) cobra a prova pratica e é até tranquilo de fazer desde que manje do que estiver no edital.
A FGV na prova objetiva em conhecimentos especificos cobra muito teoria, só que é uma teoria do que apararece muito na prática, como querys, algoritmos, muita coisa de ULA, UCP, Registradores. A FGV tem a banca mediana pra avançado, espere um concurso bastante concorrido, porém uma prova mediana no nivel de dificuldade.
O inglês é a nivel de fluente, interpretações de texto aos montes. o Português da FGV está entre os mais faceis, pois está tem a mania de colocar trechos do texto logo antes da questão o que facilita de não precisar reler muito o conteudo. Logica cai muito tabela verdade, e muitas questões com probabilidade, media, mediana e claro as questões classicas que toda banca tem daquelas que se fulano fez isso e sicrano fez aquilo então quem é beltrano? rs
Um amigo meu entrou pro DETRAN e segundo ele foi a melhor coisa que ele ja fez na vida, ganha bem, tem estabilidade e não tem a metade da [Ô]apurrinhação[Ô] que teria em uma empresa privada
NICKOSOFT 05/02/2016 21:30:08
#457206
eu tava lendo e já parei na parte q vc disse sobre ciências da computação formar programadores, muito longe disso, na verdade tao longe q nem da pra supor.....
minha primeira facul foi de ciências da computação, tinha 1 aula na semana q era de programação......como fez engenharia vai conhecer e entender...tive calculo 1 a 4 , estatística, contabilidade e por ai segue....
qnd terminei nem eu sabia q &¨%$¨&* eu tinha virado....na verdade era _)()(*&*&¨%$¨nenhuma mesmo.....depois fim um de analise e desenvolvimento de sistema, q ai sim eu gostei......e até mesmo qnd tive as mesmas linguagens de programação, a coisa foi muito mais profunda isso em 2,5 anos de curso contra 4 de ciências da computação, ai vc ve o qnt na verdade é superficial a coisa, e o qnt tem matérias de enrolação....o calculo q tive em ADS não foi profundo, mas abrangeu os 4 semestres em CC....

sei q terminei CC e estava tao P da vida, q fui em busca de outra paixão, fiz automobilista no senai, ai sim eu pirei, algo q eu gosto, e se ve a teoria e desce pra pratica, uma forma show de aprender e realmente impregnar o conhecimento.....nunca exerci, faço serviços pra mim mesmo, dependendo do caso, pq as vezes prefiro identificar o problema e levar ao mecânico.....
DS2T 06/02/2016 01:50:41
#457229
Não disse que Ciência da Computação forma programadores para o mercado. Como eu disse, a proposta da faculdade hoje em dia, não é te ensinar uma profissão.
Eu vejo a grade da USP (https://uspdigital.usp.br/jupiterweb/listarGradeCurricular?codcg=55&codcur=55041&codhab=0&tipo=N) e acho uma boa grade. Que pode expandir bastante sua mente. Eu não tive a chance de cursar, mas o melhor programador que conheço, fez CC. Obviamente não foi a faculdade que transformou ele num ótimo programador, mas muitos conceitos ele diz ter pego de lá.

Se você quer aprender a programar, vai me desculpar... mas você não tem que fazer uma faculdade. Você tem que sentar a bunda na cadeira, ler e programar hehehehe
Vejo muitas pessoas esperando a faculdade ensinar a programar. Aí se fode mesmo. E o pessoal de TI deveria agradecer muito por qualquer notebook de 1000 reais rodar as principais IDEs de desenvolvimento. Quem é engenheiro, como que vai trabalhar com um trocador de calor? Vai comprar um por milhares de doláres?! hahaha Só projetando tudo na teoria, muitos colegas meus nem viram um de perto durante a graduação.

O pessoal confunde muito faculdade com o conceito de aprender uma profissão. Por isso que o conceito de faculdade no Brasil é furada.
A faculdade é para aquele cara que quer entender o que ocorre de maneira profunda. Se quer prática, faça um técnico.
Ou você acha que numa faculdade de engenharia vão te ensinar a consertar motores? Eles te ensinam os componentes, como funciona cada um. Te ensina sobre a diferença de entalpia nos processos de ciclo Otto, Diesel... Se quer consertar, o lance é fazer um curso de mecânica no SENAI ou um técnico.

Faculdade é pra quem quer pensar. Técnico é pra quem quer fazer. (Sem ofensas, eu sou técnico em eletrônica também). E esse é outro motivo da faculdade ser furada aqui. O Brasil é subdesenvolvido, sua demanda deveria ser por profissionais técnicos. Por isso tem tanta gente frustrada falando [Ô]poxa, nunca usei integral e derivada no trabalho[Ô].
As pessoas estão buscando coisas no lugar errado. Se você entrar num curso de CC com o intuito de aprender a programar, vai se fuder mesmo.
NICKOSOFT 06/02/2016 06:37:37
#457237
não ensina, mas não precisa enrolar 4 nos, ou 5 como na usp com matérias q ao meu ver mais uma vez nem são ligadas ao caso, mas vai de cada um ter uma visão do q quer fazer da vida.....
eu programava desde o fim do meu ensino médio, então não foi nenhum curso [Ô]superior[Ô] q me fez programador ou criou espirito de [Ô]pensador[Ô]......so querer programar, vc sozinho se vira sim....90% ou mais depende de vc e de ter logica so isso, e é o q falo pros preguiças ctrlC ctrlV, ainda falo q a internet não vai faze-los programadores pq nem sempre vao achar tudo pronto e mastigado como querem....mas como já disse no paragrafo anterior, vai da visão de cada um, com coisas de apenas enrolação so desanima o aluno, não sou um professor top mega ultra blaster, mas tenho as minhas técnicas de passar essas teorias cansativas o mais na pratica possível as crianças, e parece ter dado muito certo.....ao contrario de um xarope de contabilidade q eu perguntei onde eu vou usar isso na vida, e ele disse q se eu fosse fazer um programa pra um contador eu teria q saber, ai perguntei pra ele qnd começariam as aulas de odonto q era o prédio ao lado, pq eu precisaria fazer odonto tmb pra um programa para um dentista....na verdade, o cliente q tem q saber te pedir as coisas e explicar....senão vc vai cair nessa conversar e vai fazer todas as faculdades do mundo, e vai ter teorias como mesmo disse e não a pratica de como a coisa flui, q pode ser resumida e 5 min de conversa em vez de alguns semestres cansativos
mas tranquilo, vejo a sua visão igual ao pessoal q fez o curso comigo q de 80 q começaram menos de 20 terminaram, e diziam q adoravam q era isso ótimo assim mesmo, um amigo q terminou continua na mesma profissão e carga onde ele estava antes de começar (nada a ver com informática, so sei desse pq virou amigo mesmo), e ele me fala q não sabe nem pq e nem pra q teve as matérias la...
mas se quer passar no concurso, é como disse, senta a bundinha e decora a teoria dos tópicos q pedem, vc so vai usar isso pra entrar......
NICKOSOFT 06/02/2016 07:44:55
#457239
fiquei pensando, o DS2T, tu é doutor em q área? serio cara, so vi os professores q eram mestres e doutores apoiarem e defenderem tanto a ladainha eterna da teoria, mas eu gostava de prestar muita atenção pra bater de frente trazendo pra pratica essas coisas q pregavam q tinha q ir buscar e usar a teoria mais purista e por ai vai.....a parte mais legal era qnd dava certo pq esses caras ficavam P da vida comigo, pq passaram a vida inteira nessa ai sentadinhos lendo doutrinas e nunca nem viram o alvo do q tao falando eu acho q nem sabem na verdade do q tao falando, podem já ter passado e nem saber o q era, eles queriam morrer qnd conseguia de forma pratica resolver muito mais fácil os problemas pitorescos q iam de todas as formas mostrar q so por essas teorias chegavam em algum lugar.....

de qq forma é direito seu, e se não é doutor em alguma área, eu vi um caminho pra vc....valeria vc investir nisso pq vc já defende com unhas e dentes essa historia....qnd se tornar se ainda não for, ai vai ter um horizonte de argumentos pra expor aos alunos....eu acho bacana qnd o professor tem um puta de um estudo desse, mas q tenha tido algum tempo de sair das doutrinas e ver na pratica a coisa q ele ta falando....ele conseguir fazer um meio campo disso, mostrar junto a teoria e pratica sem ficar bitolado na teoria da teoria, nessas conversas........
Página 1 de 2 [17 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas