[OFF] CONCURSO ... SER?...?

DS2T 06/02/2016 09:11:15
#457241
hahahahaha
Cara, não me leve a mal. Não precisa ficar com esse ódio todo no coração não.
Como eu falei ali em cima, eu sou recém-formado em Engenharia Mecânica, não sou doutor.
Acho que existe muita coisa que não precisava ser cobrado da forma que é hoje, inclusive já expus isso em posts acima.
Já falei e reforcei que não conheço bem a parte teórica (inclusive, foi o que originou a pergunta sobre o concurso... perguntando se estou muito defasado). Mas com certeza, um cara que tem um embasamento teórico, tem minha admiração.

Na área acadêmica tem sim muito nego enrolão, mas também tem muita gente boa. E não querendo desmerecer linguagens de alto nível, porque eu sempre me dediquei mais a elas... Mas programar hoje é muito fácil. Você tem namespaces com implementação de algoritmos de ordenação, algoritmos de compressão, algoritmos de criptografia, biblioteca de algoritmos OCR... e a maioria não tem a mínima ideia do funcionamento interno.
Ainda mais aqui no Brasil, nego só quer fazer funcionar hahahaha

Tem pessoas que se preocupam mais com tecnologias, eu dou mais valor a lógica. Se você pega a compressão de um arquivo mp3, é simplesmente lindo. Aquele negócio que você aprendeu em Cálculo 3 (Equações diferenciais, Transformadas de Laplace) é tudo usado. Da mesma forma que uma compressão de arquivo imagem com perdas, usa um algoritmo baseado na Transformada Discreta do Cosseno... é como ver um motor funcionando, você fica pensando [Ô]Como o cara inventou isso do nada? Que foda[Ô]. Tem pessoas que ficam felizes só em saber usar um carro, outros precisam descobrir como eles são feitos. Do mesmo jeito que existem programadores que ficam felizes em usar bibliotecas prontas, e outros precisam saber como foram feitas. E para isso, aquelas matérias de algebra, cálculo, etc... são fundamentais.

Mas como disse, a realidade no Brasil é outra. Realidade do Brasil é nego fazendo sistema de gestão, NFe, Sintegra, CTe... etc. O que pra mim, é algo extremamente chato. E esse foi o principal motivo pra fazer Engenharia Mecânica. Não quero ser um programador de regra de negócio fiscal... não quero ser o programador que fica criando sisteminhas ERP...
Não diminuindo quem faz isso, mas eu realmente não vejo graça.

E eu acho engraçado, porque eu já ouvi muito isso. [Ô]Você tem perfil acadêmico[Ô]. Não é questão de ter perfil acadêmico, é só pensar um pouco fora da casinha. é querer fazer a diferença. Aqui no Brasil não tem muitas empresas de pesquisa, mas isso tá melhorando. Você já vê algumas vagas para pesquisa em inteligência artificial, Data mining, etc. Eu não acredito que pra você querer fazer algo desse gênero, você tenha que seguir área acadêmica. Mas é algo que eu gosto de fazer no meu tempo livre, me faz sentir bem.

Peço desculpas se te ofendi com algo, tava criticando o sistema educacional de uma forma global.
Não pense que sou completamente contra o que você disse. Eu estudei muita coisa que nunca vou usar na vida profissional, mas ao mesmo tempo, isso muda sua forma de ver algumas coisas. Se você tentar mexer na biblioteca do Direct3D sem algebra linear, você vai se ferrar todo. Porque é basicamente manipulação de objetos com operações matriciais, exatamente como você aprende lá na faculdade.
Eu acredito que a faculdade te dá um pouco de tudo... isso por um lado é bom, porque você vai saber um pouco de tudo. Mas por outro lado, você não foca em nada. Daí surgiu minha sugestão para cursos específicos (seja faculdade ou um técnico).
Eu acredito que pra realidade de mercado que temos hoje, um curso técnico de 1 ano é mais do que necessário para o cara conseguir desempenhar a função de programador numa empresa. (Focar em conceitos de lógica, orientação a objetos e banco de dados).

E você pode reparar, os melhores programadores aqui do VBMania, além de conhecer bem a parte prática, também tem um embasamento teórico muito forte: Ocelot, Kerplunk e Lampiao...
SINCLAIR 06/02/2016 09:33:53
#457242
Resposta escolhida
Colega DS2T

Sobre os concursos (no plural, porque desejo me referir a todos) nada posso dizer, pois nunca participei e nem desejo.

Quanto à você, te acho um sujeito bastante inteligente. E sábio. Deu valor à cultura e sabe usar; cito como exemplo suas pontuações e usos de vírgula; ainda que pese escrever quando já cansado e sem a notória preocupação que se teria quando se tratasse de texto para ambiente formal, é bem escrito e pontuado.

Estudou e faz uso do objeto adquirido, o conhecimento. Isto recebe o nome de sabedoria.

és um tanto temeroso (usaste outro termo... risos) quanto à estabilidade. Isto não é bom por um lado, é favorável por outro. Citas fazer a diferença, mas a diferença não se faria de forma pusilânime.

Em reposta a seu tópico, sua questão inicial, eu diria, por fim, que nada tens a te preocupar. Não vais aprender ADS em 2 meses. Eu precisei de 4 anos e meio de faculdade e 20 anos de exercício profissional para saber que preciso continuar aprendendo. Mas os conceitos para prova teórica, até por teu histórico de programador, terás facilidade de absorver e aplicar nas provas.

Serás um forte concorrente para os demais.

Quanto ao teu texto...

Citação:

Tem pessoas que se preocupam mais com tecnologias, eu dou mais valor a lógica. Se você pega a compressão de um arquivo mp3, é simplesmente lindo. Aquele negócio que você aprendeu em Cálculo 3 (Equações diferenciais, Transformadas de Laplace) é tudo usado. Da mesma forma que uma compressão de arquivo imagem com perdas, usa um algoritmo baseado na Transformada Discreta do Cosseno... é como ver um motor funcionando, você fica pensando [Ô]Como o cara inventou isso do nada? Que foda[Ô]. Tem pessoas que ficam felizes só em saber usar um carro, outros precisam descobrir como eles são feitos. Do mesmo jeito que existem programadores que ficam felizes em usar bibliotecas prontas, e outros precisam saber como foram feitas. E para isso, aquelas matérias de algebra, cálculo, etc... são fundamentais.



Parabéns!

Eu, particularmente, gostaria muito de trabalhar em Pesquisa e Desenvolvimento e não em Automação Comercial.

Automação comercial é lugar ideal para usar bibliotecas prontas, porque precisa de rapidez em desenvolvimento, dada a concorrência e necessidade financeira de se manter ativo (e diria até vivo).

Pesquisa e desenvolvimento é lugar para aplicar o que aprendemos em Cálculo I, Cálculo II e Cálculo III. é onde podemos ver o quão lindo é um algoritmo.

Acho que você se sairá bem na prova. Caso não consiga aprovação, então você se saiu bem consigo mesmo tendo enfrentado as provas (isto já diminui o lado temeroso).

Como diria um certo personagem de Toy Story: [Ô]ao infinito e além![Ô]

Como eu disse antes, serás um forte concorrente para os demais.

Ainda citando uma outra [Ô]figura[Ô] conhecida (por seus bordões e até chatice): vai que é sua, DS2T!

Tudo de bom.
NICKOSOFT 06/02/2016 12:47:36
#457249
relaxa q não tenho ódio não, não guardo ressentimentos de forma alguma, basta lembrar q dou aula, e o q escuto de alunos, entra por um lado e sai pelo outro......
mas fico inconformado com o sistema de ensino no geral....principalmente qnd desde q entra na escola a criança já tem uma ideia fixa de ter determina profissão, ou nenhuma determinação nem pra vir a escola, e vai passar a vida engolindo matérias completamente fora da casinha....se não tiver um professor um mestre ou doutor com o seu feeling pra orientar e mostrar q aquilo é útil na vida, realmente a criança so vai engolir isso, e passar nas provas raspando, como foi minha vida toda qnd a matéria não era matemática ou envolvendo números.....consegui realmente identificar e separar o q era interpretação e compreensão de texto, já bem tarde na minha vida, e por conta própria....
mas hj vejo alunos muito parecidos comigo....na sua grande maioria odeiam matemática....crio problemas usando a realidade deles, pra mostrar q a matemática esta próxima deles.....tento não escorregar tanto no português mesmo estando longe de ser algo q eu compreenda e esteja na media....mas ainda fico feliz qnd ouço algum colega soltar q vai subir la em cima, vejo q não to muito ruim, mas vejo q a própria classe professor esta mais q sucateada, o professor passou a vida com esses hábitos e vai repassa-los aos alunos, como vc tira algo q o professor ensinou......
e veja bem, como eu já conseguia desenrolar de forma pratica e logica as coisas desde pequeno, pq português eu não sabia o q era compreensão e nem interpretação, e no meu tempo, os probleminhas matemáticos era aqueles de ler, entender, montar os cálculos e resolver....de alguma forma pratica q nem eu me lembro mais eu fazia sem os principais conceitos do português......

continuo achando q deveria investir na busca por um doutorado mas sem esquecer de aplicar a pratica até la, pra vir com a teoria e a pratica juntas pros seus futuros alunos
DS2T 07/02/2016 03:00:57
#457268
ZEUZEBIO3

Oi Zeuzebio3, tudo bem cara?
Obrigado pelas palavras gentis, amigo! Me incentivou bastante, obrigadão!
Sobre projetos de pesquisa e desenvolvimento, não sei se ainda tem interesse em participar de projetos assim (ou se tem tempo). Mas eu to criando um software para identificação de objetos e palavras em imagens. Já estou bem adiantado, comecei do zero. Se tiver interesse interesse, posso te passar, ou a gente trabalha juntos nele... já tava pensando em deixar ele Open Source mesmo... Pode ser uma forma de você exercitar esse lado que sempre quis. Ou ainda, podemos iniciar algo novo juntos.
Já faz tempo que tenho acompanhado alguns posts seus aqui no fórum, é um cara confiável e honesto, então acho que nos daríamos bem fazendo algo juntos. Mesmo que não tenhamos intuito de fazer algo para ganhar dinheiro, acho que pode ser um grande aprendizado e desafio!


NICKOSOFT

O nível aqui no Brasil tá bem triste mesmo. Lembrei de um caso.
A uns 3 anos atrás. quando eu tava deprê por conta de uma ex namorada... eu tinha costume de entrar no Chat Uol (Sim, pode me zoar hahaha)
E sempre rolava aquela de perguntar a idade. A pessoa falava [Ô]Tenho 20[Ô].
E eu brincava: [Ô]Se você pegar o quadrado da diferença das nossas idades, o resultado será 16. Detalhe: sou mais velho que você[Ô].

Cara, lembro que ninguém respondia hahahaha Coisa bem simples. E todo mundo [Ô]mas eu sou de humanas[Ô]. Poxa, mas é matemática da quinta série! hahahaha

Minha mãe é professora também, de ensino fundamental. Talvez por ver a luta diária dela, é que desanimei com essa de ir pra área acadêmica, virar professor.
Já cogitei em dar aulas, mas eu confesso que gosto daquela pressão de precisar terminar um trabalho urgente, ou de saber que pode dar merda se eu fizer algo errado.

Sobre o estudo, eu já fui mais entusiasta nesse aspecto. Sempre considerei o conhecimento a maior riqueza do ser humano, capaz de prover seu sustento, de obter ganhos. Mas grande parte dos cargos exercidos hoje no Brasil (seja de engenharia, técnico ou até mesmo programador) qualquer um com treinamento pode fazer. Lembro de uma vez que o Kerplunk comentou quando contratava alguém na empresa que ele trabalhou [Ô]é mais fácil contratar alguém que saiba inglês e não sabe programar, do que contratar alguém que saiba programar e não sabe inglês[Ô]. Pra você ver que qualquer profissão pode ser aprendida com um pouco de experiência.

Isso abre o conceito de QI (Quem indica). Se muitas vagas, qualquer um pode exercer com um pouco de treinamento... por que não contratar um amigo?
Sempre fui um cara que não senti necessidade de ter muitos amigos ou ser muito sociável. Hoje vejo pessoas que não estudaram tanto, bem melhores do que eu (financeiramente e profissionalmente). Principalmente na área industrial, vejo que isso é o que importa. Então me sinto até bobo de ter me esforçado tanto, ter estudado, corrido atrás... ou até fazer uma faculdade pública integral que ocupou muito do meu tempo nos primeiros anos de curso. Talvez por causa disso, um concurso público seja melhor pra mim. Acredito que a meritocracia é a forma mais justa de ser empregado.
Detalhe: Não que eu discorde da postura de quem é indicado. Se eu fosse indicado, eu aceitaria tranquilo também hahaha Mas é bem frustrante essa situação.
ACCIOLLY 07/02/2016 11:34:46
#457282
Ultimamente concurso é uma boa alternativa. A maioria das empresas que enviei currículo pagam um valor absurdamente inferior ao concurso Federal pra nível médio! Rsrsrs
Minha última tentativa foi pra programador do TRE. Fui bem nas específicas que tinha 40 questões. Mas fui mal nas de conhecimentos Gerais que tinha 20. Acho que fui bem também na prova dissertativa. Pra falar a verdade acho que todos se deram bem nessa última porquê o tema era sobre desenvolvimento responsivo!
No fim não fiquei entre os primeiros. Três vagas pra programador, uma vaga pra analista, e dez vagas pra administrativo foi muito pouca pra mais de quinze mil inscritos! Rsrsrs
Mas não vou desistir! Vou continuar tentando. Assim vou adquirindo novas experiências. Até porque ter um salário de oito mil, fazendo o que gosta e com estabilidade é muito recompensador! Rsrsrs
NICKOSOFT 07/02/2016 12:57:33
#457286
esses QI sempre vao estar presentes, vc entrando em algo publico vai se revoltar c essa questão, e vai pensar muito em não aceitar os convites....
um amigo q trabalha comigo simplificou bem, aceitar um convite pra esses cargos é vender a alma ao diabo, e ainda perder os poucos chegados q tinha viu....
isso pq vemos pouco ou quase nada, vemos professores serem levados pra cargos de direção de escola, assistente pedagógico, qnd voltam estão queimados com os amigos q tinham, pq estão la so de fantoches e os grandes por tras mandam e desmandam, vc não pode nem exercer a real função do cargo q esta se não for de acordo com a ideologia de quem te colocou, e sempre é algo passageiro, trocou prefeito, esses cargos trocam de donos....
esse ano teremos eleições, já tem muita gente abrindo mao desses cargos pra não se queimar com o próximo prefeito q entrar, principalmente pq é quase certo a troca de partido aqui.....
eu imagino pra cargos maiores, cargos de maior visibilidade como não deve ser irritante pra quem quer trabalhar e desenvolver um bom serviço.....

tenho tantas historias de alunos q terminam o quinto ano aqui na rede q mal escrevem o nome....imagina resolver suas equações de idade kkkkk, acredito q sua mae ainda deve ter pego uma época menos ruim, iniciar hj, não recomendo a ninguém....como disse q entra por um lado e sai pelo outro, é assim, vários desacatos....já vi o diretor de onde estou apanhar de aluno, não aquela surra, mas já deu abertura pra coisa pior pq não fez nada....ai ficamos de mãos atadas tmb, pq vai mandar o aluno q ta causando pra diretoria? não vai acontecer nada.....

já trabalhei de remendador, não era programador....vc fica totalmente frustrado tmb, toda essa teoria q chega a ver na faculdade não se aplica de forma alguma, programa q existe faz muito tempo q foi feito, querem mudança, vc procura uma documentação, não existe, vc passa uma semana procurando o fonte, qnd encontra e vai olhando, da medo, pq qq mudança q pedem, quem faz, entra no fonte, poe la sem ver qq coisa, se rodou sem erro ta feito e acabou...vc ve código replicado até dentro da mesma rotina....e so querem remendo, vc não pode fazer direito como deveria ter sido feito desde o inicio....a massa não quer q a coisa va pra frente.....

faça como disse, senta a bundinha e arrepia lendo essas teorias pra guardar o máximo das informações possíveis, e mostra na prova o qnt guardou disso, será o único momento q vai usar tudo isso.....so não tenha pressa, os 2 q eu passei e estou aguardando em janeiro agora faz 1 ano q foi feita a prova objetiva, já passei pelas outras etapas, e o primeiro o resultado deve sair so la pra junho ou julho, o segundo ainda esta em andamento as etapas....existem boatos q as primeiras convocações serão somente pra janeiro ou fevereiro de 2017...isso pq em um deles pela prova objetiva fiquei um pouco acima da posição 200....
SINCLAIR 07/02/2016 20:55:32
#457318
Colega DS2T,

Será uma honra trabalhar em algum projeto contigo.

Como estou em meio à ampliação do meu sistema, no quesito Automação Comercial, então realmente não tenho tempo no momento. é bem disto que eu me referia (até criei um tópico sobre isto, faz algum tempo), ou seja, passa-se a ser uma espécie de funcionário do governo sem qualquer benefício, porque mudam regras a todo momento e aos programadores cabe mudar os sistemas para atender leis que são criadas para atender unicamente interesses políticos. Um exemplo é o DIFAL, a diferença de alíquota entre estados. Em um emaranhado de leis, temos que nos achar. Agora me encontro lutando para homologação do sistema para cartões de crédito para TEF discado. é um horror. Uma máfia entre bancos, bandeiras de cartões e exigência que o sistema tenha comunicação com o software de outra empresa por eles apontada como [Ô]credenciadora[Ô]. Ou seja, tenho que ser vendedor de uma empresa que não conheço e nem tenho qualquer vínculo ou parceria.

Por isto admiro tanto o trabalho da Universidade de Beckerley. Lá, software ainda é para ser uma ciência e não um objeto político.

Mas em breve vou terminar isto e terei prazer (realmente, me será prazeroso) contar com um colega tão inteligente que tanto pode me ensinar e desenvolver junto comigo.

Tudo de bom.
Página 2 de 2 [17 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas