[OFF] DESABAFO # MAIS DO MESMO

JORGESALES 28/02/2016 17:16:06
#458320
Pessoal estou revoltado com a Devmedia.
Meu filho possui uma assinatura desse site (nem vou deixar o lik pq nem recomendo),
e me passou o login e senha, após assistir mais de 30 aulas sobre C# na tentativa de começar
a aprender essa linguagem eu só vi enrolação, deixe-me explicar melhor:
Como muitos de vocês sabem eu comecei a programar com base nos cursos do
professor Mário Andrade do site www.cursoexcelvba.com.br e ele usa um
método de ensino onde mostra a criação de programas completos onde vai inserindo e explicando cada
código, não tem como não aprender, vejam alguns exemplos:

Controle de pagamento com relatório avançado:
Mais de 50 aulas onde após tê-las assistidas tenho um conhecimento para criar diversos programas.

Cadastro de Alunos com impressão de carteirinhas:
Novamente mais de 50 aulas onde mostra o uso do Active Report, salvar imagens dentro do próprio banco de dados etc.

Cadastro de músicos:
Um programa relativamente simples porém bem funcional.

O motivo da minha revolta é que certa vez precisei criar um site relativamente simples,
isso foi a uns 4 anos atrás, e não sabia nada sobre o dreamweaver a não ser que é um construtor de sites,
pois bem, pesquisei no youtube numa sexta feira e no domingo a noite eu já estava com um site hospedado,
podem acreditar. Já no site DevMedia eu perdi um tempão assistindo cursos completos (só se for completo de enrolação)
e não vi nada que tenha valido a pena ser assinante do site.

O que venho pedi a vocês é que me ajudem a encontrar materiais (vídeos de preferência) que mostrem essas
coisas, criações de pequenos programas passo a passo para que assim eu crie gosto pela linguagem.

Com relação ao que chamo de enrolação do site devmedia é que eles ficam apenas no ConsoleApplication o tempo
inteiro isso para o curso básico, daí você assiste 20 aulas só disso, então você pensa, vou para o intermediário e quando chega
lá é a mesma coisa, então você clica no avançado e adivinhem, ainda no console, daí você avança para a aula 36 do curso avançado
na esperança de ver um mísero formulário com um botãozinho de comando e nada.
O que eles chamam de curso avançado não passa de um monte de teorias e mais teorias, colocam textos na tela sobre a história
disso e daquilo e ficam lendo, gastando o tempo da gente tipo os cursos do professor Gustava Guanabara (se não conhecem não estão perdendo nada).

Entrei em contato com o professor Mário Andrade e perguntei se eles pretedem criar cursos de VB.Net ou
C# e ele falou que por enquanto a empresa vai se manter com Excel VBA e VB6.

ACCIOLLY 28/02/2016 17:38:56
#458323
Resposta escolhida
Cara é complicado mesmo essa situação. Eu mesmo quando comecei a programar no visual studio o pessoal da facu só passava em console. Não via a hora de chegar em windows form. Até que decidi sozinho começar com winforms aproveitando os conhecimentos básicos do console. Aí a coisa começou a andar. No you tube tem muitas coisas pra iniciantes em winforms, mas não mostra a criação de um sistema complexo, apenas coisas simples como uma agenda telefonica com banco em access...
Tem aulas muito boas do Kerplunk sobre winforms. Dá uma olhada lá! Não importa se sejam projetos simples. Só serão conhecimentos a agregar
JORGESALES 28/02/2016 18:14:07
#458325
Uma angeda simples com banco de dados em Acceess!!!??
Isso é tudo que algém como eu precisa, é disso que estou falando
ACCIOLLY, com esse conhecimento ainda que aparentemente pequeno
consigo fazer algo um pouco maior e dessa maneira já crio um cadastro
de clientes com fotos seguindo este exemplo:
https://www.youtube.com/watch?v=mKmp0p8wIAY&list=PLxNM4ef1BpxgRAa5mGXlCoSGyfYau8nZI&index=13
O que preciso é apenas unir os conhecimentos que encontrar a cada vídeo, se possível
gostaria de um curso que ensinasse como os do professor Mário Andrade mas já que não
tem vou me virar, mas foi bom saber que não é só eu quem pensa assim.
Quanto as aulas do Kerplunk, sem comentários, nota 10,
já estou inscrito no canal e assisto todas.

PS: Sei que o uso do console para exemplicar os comandos é de grande importância
mas o DevMedia ta fazendo os alunos de palhaço usando isso até em cursos avançados,
desse jeito a gente assiste 100 aulas e não faz um sisteminha sequer.
XLEGENDARY 28/02/2016 19:04:18
#458329
Recomendo aprender c# e ja usar o WPF, é muito mais amplo.
se vc programa em vb dificilmente saberia c#, ja se começa pelo c# é muito mais tranquilo de usar o vb.

agora c# te levará a outro patamar isso é fato, pois sua sintaxe é muito semelhante a outras linguagens. Aprendi c# depois do vb e nunca mais voltei, ja tinha uma base de java então foi tranquilo de aprender. Veja as video aulas no youtube de pessoas criando sistemas usando POO, leia sobre declaração de variaveis, e leia a documentação da linguagem que tu fica fera..
KERPLUNK 28/02/2016 20:54:54
#458337
JORGESALES, entendo a frustração pelos cursos serem demasiados teóricos e você ter uma necessidade de [Ô]ver resultados[Ô] na prática. Se eu fosse nos meus vídeos explicar certinho todos os [Ô]Porquês[Ô] de cada um dos conceitos aplicados nos projetos, os vídeos teriam no mínimo uma hora cada e simplesmente seriam muito chatos. Entendo a avidez por [Ô]meter a mão na massa[Ô], mas tem muitas coisas que precisam sim de uma base teórica, que pode não parecer mas é indispensável. Nos meus vídeos, eu tento resumir ao máximo e muitas vezes temo que possa estar resumindo até demais. Pois se os conceitos não forem realmente compreendidos, um espectador conseguiria até replicá-los, mas de nenhuma maneira conseguiria recriá-los, ainda mais se fossem com outro design ou com design mais complexo. Mas concordo com você que existem cursos que são teóricos por demais e sim, são frustrantes.

Quanto à essa coisa de [Ô]VB.NET ou C#?[Ô], a resposta é TANTO FAZ. Se você domina esses conceitos de OOP e design de aplicação, a linguagem é o de menos. Se você entende REALMENTE esses conceitos que falo, você iria pegar um requisito de aplicação, com todas as suas necessidades e iria desenvolver até mesmo em uma linguagem que nunca tenha ouvido falar. Se está preso ainda em [Ô]sintaxe[Ô] de linguagem, você tem um LOOOOOOOOOOONGO caminho ainda. E meu conselho é: entenda bem os conceitos sobre OOP, todos eles. Isso vai fazer com que você não tenha nenhuma restrição quanto à linguagem, pois simplesmente [Ô]flui[Ô] da sua cabeça. Acredite, é assim mesmo que acontece. Me usando de exemplo(o que detesto), para mim, tecnologias ou técnicas novas, parecem nem ser tão novas assim, todas são uma cópia ou junção de uma ou mais outras tecnologias/técnicas, simplesmente por que eu domino essas bases teóricas e com isso, não existe mais mistério em nada quanto à programação/design. Acredite, as bases teóricas bem firmes, são um [Ô]estalo[Ô] na sua mente e fazem você ver tudo de forma muito mais simples e não [Ô]como é a sintaxe do comando para limpar uma caixa de texto[Ô].
ACCIOLLY 28/02/2016 21:26:12
#458338
Acrescentando o que o KERPLUNK disse quanto à base teórica, em outro post eu comentei sobre os conhecimentos básicos que todo programador [Ô]pode[Ô] (não é obrigação mas seria interessante) buscar. Um deles é a [Ô]Tabela Verdade[Ô]. Pode ser besteira o que estou falando, mas ela pra mim foi uma baita aliada pra entender qualquer linguagem, que como o KERP falou vai fluir naturalmente! Independente da sintaxe.
Se é VB.Net, C#, Java, PHP, Pyton, Ruby, etc... pouco importa!
JORGESALES sei que você começou a programar com 52 anos, mas você demonstra claramente que nunca é tarde pra se aprender coisas novas! E isso é uma das essencias da vida! Vai fundo meu irmão! Vou te passar por mensagens alguns vídeos blz! E qualquer coisa o fórum está aí!
Tenho orgulho em fazer parte desse fórum, pois sei que não estamos sozinhos, e que podemos ajudar e sermos ajudados! Não somos Massons! Mas somos irmãos! rsrsrs
JORGESALES 28/02/2016 21:28:58
#458339
Concordo com você em parte meu amigo, todavia de que me adianta
saber todo conceito de comandos aprendidos em uma console de comando,
saber os conceitos da orientação ao objeto se não souber como se preenche
uma simples combobox?
Uma aula sobre consoles é muito necessário, mas 30 ou 50 já é demais!
Não é querer meter a mão na massa e sim começar a engantinhar para
depois se escorar nos móveis da casa e dar os primeiros passos.
MARIOANDRADE 28/02/2016 21:40:20
#458340
Prezado Jorge Sales,

Mais uma vez agradecemos por mencionar a nossa empresa de maneira
tão enfática.
Sou suspeito a falar do quão eficientes são os nossos cursos mas o que
tenho a contribuir em relação a isso é ressaltar que muitos dos nossos alunos
que estão na faculdade reclamam que gostaria que na faculdade deveria ser
ensinado do modo como ensinamos.

Quanto aos cursos de C# eu concordo que a parte teórica é muito chata, desanimadora
e cansativa, mas cabe ao professor torna-la mais atrativa.
Tudo que é ensinado via console deveria ser em um Windows Form utilizando controles
simples como Textbox, Labels etc, caso não fosse possível utilizar apenas 5 a 10 aulas
no máximo de Console e partir para pequenas aplicações abordando comandos diversos
de modo que o aluno fosse aprendendo passo a passo a criar uma pequena aplicação e
assim tomar gosto pela linguagem.


JORGESALES 28/02/2016 21:48:56
#458341
[txt-color=#0000f0]ACCIOLLY[/txt-color],
muito obrigado de verdade pelo apoio, não tenho dúvidas de que posso
contar com você e com todos aqui do forum, por isso mesmo resolvi desabafar
com vocês.

[txt-color=#0000f0]XLEGENDARY,[/txt-color]
eu já estava pronto para sair do VB6 para o VB.net mas seguindo o que
o pessoal fala aqui resolvi partir para o C#.

[txt-color=#0000f0]Professor Mário Andrade[/txt-color]
é exatamente isso que penso, eles poderiam explicar conceitos
de códigos como [txt-color=#0000f0]IF, While,Foreach[/txt-color] usando os
controles que o senhor citou e não ficar preso na tela do console, eu assisti mais
de 30 aulas do DevMedia e ao final não sabia fazer nada, só vi conceitos de comandos
que poderia ter visto em poucos minuros de busca no Google.

No mais vou torcer para que encontre aulas de C# que usem a metodologia de vocês
para ensinar.
KERPLUNK 28/02/2016 22:35:25
#458346
Citação:

:
Concordo com você em parte meu amigo, todavia de que me adianta
saber todo conceito de comandos aprendidos em uma console de comando,
saber os conceitos da orientação ao objeto se não souber como se preenche
uma simples combobox?
Uma aula sobre consoles é muito necessário, mas 30 ou 50 já é demais!
Não é querer meter a mão na massa e sim começar a engantinhar para
depois se escorar nos móveis da casa e dar os primeiros passos.


Aí é que está. Se você tem as bases teóricas firmes, você vai saber preencher uma combobox, um grid, serializar dados, usar fontes alternativas de dados, tudo isso sem nem se importar com [Ô]qual a sintaxe de comandos para isso[Ô], com as bases teóricas firmes, fazer isso é a consequência, a parte fácil da coisa. Entendendo OOP, você vai entender que qualquer componente desses, é também um objeto e vai entender por simples intuição como fazer qualquer coisa relativo à ele. Resumindo [Ô]como fazer tal coisa[Ô], é algo que se torna natural ao se ter essas bases teóricas bem estabelecidas e entendidas. Esse arcabouço é essencial para um desenvolvimento realmente produtivo. Senão, você vai ficar eternamente patinando em [Ô]como fazer o comandinho[Ô].
JORGESALES 29/02/2016 00:14:32
#458349
[txt-color=#0000f0]KERPLUNK[/txt-color],
Essa pergunta é para você ou quem possa me dizer por
experiência própria:
Estudando 1:30hs por dia e umas 10 horas nos finais de
semana, enquanto tempo estarei desenvolvendo aplicações
simples?
Página 1 de 2 [18 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas