[OFF] DIFICULDADES E MANIAS

PEGUDO 28/01/2015 10:57:24
#444073
TUNUSAT 28/01/2015 12:39:31
#444075
PEGUDO,

Bacanudo, mas ....
... fiquei triste pois o autor só vê tudo pelo lado que interessa as empresas colocando a culpa SEMPRE no funcionário (o elo mais fraco). Pura corrupção e distorção total dos valores. O autor claramente está vendido.

Gostaria de opinar em alguns pontos ...

(AVISO - Texto extenso):

- [Ô]Autodidata[Ô] -> A empresas hoje em dia não estão pagando nem o cafezinho, quanto mais cursos e salários compatíveis com profissões de nível superior. Exemplos de profissões: Advogado, Médico, Dentista, veterinário, Engenheiro, Arquiteto ... todas estas no nível Sênior ganham o dobro que de TI no mesmo nível, salvo algumas exceções. Então se quiser trabalhar em informática, precisa ser autodidata sim e em nível [Ô]hard[Ô] e sem esperar ser reconhecido por isto.

- [Ô]... dificuldade de comunicação, ...[Ô]
Procuro combater isto nas equipes que passo, mas já encontrei muita resistência por pessoas ignorantes pensando que quero tomar a posição delas. A comunicação é importante em qualquer área da VIDA, não importa se relacionamento familiar e particular ou profissional.

- [Ô]... desprezo por opiniões divergentes e ... [Ô]
Também tento, quando tenho uma opinião divergente, [Ô]andar pisando em ovos[Ô] com muito cuidado com as palavras para não ofender ninguém, já perdi e já vi pessoas perderem empregos por opiniões mais acaloradas que nem tinha a intenção de ofender.

- [Ô]... atritos no relacionamento com superiores. ...[Ô]
Bom, este ponto é complicadíssimo, pois muitos chefes realmente pensam que tem [Ô]o rei na barriga[Ô]. Segue o aplicado no item anterior. Muitos chefes e gerentes nem são da área de T.I. o que torna tudo mais desgastante. Segue o próprio texto que é extremamente autoritário, arrogante e bairrista.

- [Ô]... Na melhor das hipóteses, o aprendiz reconhece que ele deve ficar quieto, ouvir e obedecer. ...[Ô]
[Ô]NA MELHOR DA HIPÓTESES[Ô]? Coloca um robô no meu lugar, então!
- Resposta das empresas: Exatamente! é isto que queremos! Um robô para diminuir os gastos!
Ahhhhnnnnn tá!!

- [Ô]... Falta de padronização na codificação ...[Ô]
Mas as empresas tem padronização? Raras tem! E a padronização é BEM particular de cada uma.

- [Ô]... Apesar de muitos materiais didáticos, cursos, vídeos e outros recursos de ensino de programação recomendarem o uso de padrões de codificação, ...[Ô]
Do jeito que o autor coloca parece que é culpa nossa a falta de padronização, odeio quando os autores fazem isto!
Resposta das empresas: Temos PRAZOS para cumprir! O nome do jogo é [Ô]RAD[Ô] (Rapid Application Development) irmão! Não dá tempo de analisar e nem documentar. Tempo é dinheiro!
Eu sou contra isto, mas as empresas não estão mas nem colocando papel para enxugar as mãos no banheiro quanto mais se preocupando com uma coisa que NUNCA elas se preocuparam.

VACINA PARA ISTO: Formar Gerentes e Diretores menos gananciosos e mais preocupados com o bem estar de seus colaboradores! Empresas menos focadas somente em lucro. Pessoas mais humanas. Empresas que se preocupam com seus colaboradores. Diminuir o giro de profissionais no mercado de trabalho.

[Ô]... Falta de conhecimento de ferramentas do mercado ... [Ô]
Antigamente, questão de 25 anos atrás as empresas PAGAVAM treinamento, cursos e até a faculdade para seus funcionários. Agora elas apontam o dedo na sua cara e dizem: - [Ô]Você não é qualificado!!![Ô] ... assim fica fácil, né Mister [Ô]M[Ô]?

[Ô]... , phanton records ... [Ô]
Detesto esta [Ô]marketing[Ô] que fazem toda hora na nossa área, adora mudar os termos a todo momento! Fala [Ô]registros órfãos[Ô]!!! Ele não acabou de falar em padronização?

O restante o cara simplesmente repete o que ele já falou ...

Agora vejamos o [Ô]naipe[Ô] da figura...

[Ô]Mauro Pichiliani é bacharel em Ciência da Computação, Mestre e doutorando em computação pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica). Trabalha há mais de 10 anos utilizando diversos bancos de dados e ferramentas de programação. Pode ser contatato no twitter como @pichiliani e no e-mail pichiliani@gmail.com[Ô]

ITA? Acho que $ei de que ladoE$ ele e$tá...
é ... acho que ele não trabalhou em empresas do tipo: [Ô]botecos[Ô], [Ô]bocas-de-porco[Ô], [Ô]muquifos[Ô] e [Ô]gigantes abobalhados[Ô]... ele nunca trabalhou no Bra$il.

Todos tem o direito de ofertar sua opinião, mesmo que seja péssima, sofrível.
Veja alguns comentários na própria iMaster.

=======================================
Este artigo é extremamente parcial e preconceituoso...
=======================================
bom, bom, bom, bom, ...
=======================================
Entendo sua opinião, mas acho um pouco tentenciosa e beirando a falácia. ...
=======================================
Um artigo escrito na base do achismo e experiência pessoal e não global
=======================================
Nunca li tanta besteira em tão pouco espaço. Só faltou as propagandas das escolas no final.
=======================================
Esse artigo é totalmente preconceituoso e não entendo o que ele pode agregar nesse site
=======================================
Artigo de quinta categoria.
=======================================
Pior artigo que já li no imasters. Desculpe, leio diariamente e gosto de 99% dos artigos. Mas esse em especial foi lamentável.
=======================================

[][ô]s,
Tunusat.
JABA 28/01/2015 12:59:22
#444076
Bom, eu particularmente concordo com praticamente tudo o que o autor colocou. Excelente artigo!!!
PEGUDO 28/01/2015 14:05:01
#444078
TUNUSAT,
Também concordo em com sua perspectiva sobre o artigo e fico feliz de ver as pessoas se interessarem.

Também concordo com sua análise a respeito do naipe do cara.
Vale lembrar que eu coloquei este artigo mais pelo conteúdo e pelo tipo de assunto abordado. Concordo com 60% das linhas do autor. Sinceramente suas definições supriram em 1000% das questões que o autor colocou no artigo dele.

Pelo menos valeu saber que foi proveitoso para as pessoas que leram.

Aqui vai um outro artigo que achei que, talvez, explique melhor um programador e não apontar erros:
[txt-color=#0000f0]Os 5 principais requisitos para ser um bom programador[/txt-color]
JABA 28/01/2015 14:40:50
#444079
Pegudo, a introdução do artigo já demonstra qual é a intenção do autor. Analisar os outros pontos sem levar em consideração isso, pra mi já é um grave erro.

A questão do artigo não é avaliar as empresas, e sim, as atitudes daquelas pessoas que aprenderam sozinhas e que por ventura começaram a trabalhar em equipe. Uma boa parte se tornam orgulhosas, e se fecham em seu mundo.
PEGUDO 28/01/2015 14:49:41
#444080
Na verdade JABA,
Meu foco foi naqueles colegas que, infelizmente, vemos aqui no VbMania mesmo: Os que querem que façamos o código todinho para eles.

Essa questão é muito ampla e não vai dar para chegar a um ponto simplesmente lendo, refletindo e comentando aqui. é preciso um debate entre diversas pessoas, de diversas áreas da TI, programação para expor suas ideias e soluções.

Torno a comentar que, estes artigos, eu os coloquei aqui porque achei uma leitura interessante e que seus conteúdos não reproduzem totalmente minha opinião. Também tenho divergência do que os autores escreveram. Mas enquanto pudermos manter diálogo sadio e esclarecedor sobre o que trabalhamos, nunca estaremos sozinhos.
TUNUSAT 28/01/2015 15:19:49
#444081
Mas PEGUDO e JABA,

O tema do artigo é bom, mas o desenvolvimento é tendencioso, por isto fiquei revoltado com este artigo.

O artigo está péssimo, pois está super parcial. O cara só fica de um lado da questão, só fica defendendo as empresas e culpando os funcionários, vocês entendem a gravidade disto?
Ele não analisa a posição das empresas que não investem em pessoas, não investe em documentação e nem ao menos em código melhor. Isto é um absurdo! Não podemos enfiar o dedo na cara do programador e dizer:
[Ô]- Só o programador é o culpado por tudo![Ô].
As empresas tem parcela pelo menos de 50% de culpa também!!! Não dão treinamento, incentivos e nem ferramentas melhores!

Vejo empresas contratando empresas [Ô]terceirizadas[Ô] para o setor de T.I. que simplesmente falam:
- [Ô]Quero TODOS os funcionários terceirizados no nível sênior![Ô].
Isto é uma ridícula brutalidade, é pensar a curtíssimo prazo, pois depois de um 2 ou 3 anos o que será dos Trainees, dos Júniors, dos Plenos? Não tem mais mercado? E depois que os Sêniors se aposentarem? Fica sem ninguém?!?

Mil perdões se ofendi alguém!!!

[][ô]s,
Tunusat.
PEGUDO 28/01/2015 15:26:22
#444082
Ao contrário TUNUSAT,
Como eu falei, concordo com o que você diz em sua réplica e afirmo novamente: Coloquei o artigo porque achei o assunto interessante e as opiniões do autor não reproduzem as minhas.

A mim você não ofendeu, defendo sua maneira de pensar e também passo pela questão do [Ô]tem um mês pro programa beta ficar pronto[Ô]. Por isso as suas opiniões e as do JABA foram super importantes.
TUNUSAT 28/01/2015 15:31:06
#444083
Valew PEGUDO!

Sim, o assunto é interessante! Eu achei interessante. Mas o desenvolvimento do assunto foi tirânico, ditadura pura.
Ao ler esse artigo fiquei com muita raiva. Muita mesmo! Ainda bem que passou ... KKKKK!

[][ô]s,
Tunusat.
PEGUDO 28/01/2015 15:44:08
#444084
Eu, particularmente, sempre que posso, leio muito sobre a programação, seja .NET, Phyton, Java, etc.

Muitos artigos, como este: [txt-color=#0000f0]Como não ser um bom programador[/txt-color] causam muita polêmica e opiniões. Mas estou sempre atento ao que os outros têm a dizer.
JABA 28/01/2015 16:27:43
#444085
TUNUSAT,

Respeito a sua opinião, mas acho que você está direcionando o foco do artigo para um lado que, ao meu ver, não tem muito a ver. O autor está focando apenas no efeito colateral que os programadores obtiveram a vida toda aprendendo a programar sozinho. Não é à toa que o título do artigo é: [Ô]Vícios e manias de quem aprende a programar sozinho[Ô]. Compreende?

Pra você ter uma ideia, comece a refletir um pouco naqueles programadores de Delphi e VB que passaram mais de 10 anos desenvolvendo seus softwares por conta própria, daí por uma acaso, resolveram trabalhar numa empresa. Você acha mesmo que eles não ficarão na defensiva em muitos casos? Lhe digo com extrema convicção de que boa parte dessa turma não aceitarão dicas e conselhos de programadores mais jovens. O orgulho muitas vezes fala mais alto.
Página 1 de 2 [13 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas