[OFF] ENJOEI DE PROGRAMAR
Citação::
Mestre,
De fato, só alguém com problemas muito sérios de ego diria que sabe tudo (seja em qual área for). Talvez até não seja mentiroso, seja alguém com crise de ego (que nestes casos realmente pensaria saber de tudo).
Você comentou que fazia Engenharia da Computação e passou para Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Na minha época era Bacharelado. Licenciatura tinha apenas em Ciências da Computação. Por mera curiosidade, seu curso é de bacharelado ou tecnólogo?
Tenho visto opções de uma pós, e notei que as Universidades quase todas estão oferecendo aos colouros apenas tecnólogo e não bacharelado. Achei estranho esta mudança de paradigma. Mas certamente tecnólogo é bem mais direcionado que bacharelado, que é mais generalista.
Sai do Bacharelado para o Tecnólogo e sou formado em Técnico de Informática por uma grande instituição em SP.. Muitos falam que é [Ô]técnico[Ô] porém uma pessoa que faz ADS é muito mais bem preparada na faculdade pra desenvolver um software do que um que fez ciência da computação.. Na minha faculdade oferecem tanto bacharelado (Eng Computação, Sistemas da Informação e Ciência da Computação) como também tecnólogos (ADS, Sistemas para Internet, Gestão de TI, Banco de Dados)..
Também sinto isso, são muitas responsabilidades, muitas exigências para um salário baixo..
O mercado vende uma falsa imagem, aà muita gente entra em TI porque [Ô]dá dinheiro[Ô] só que a verdade não é bem assim.. as empresas estão sucateando mão de obra desde que descobriram o Asp.Net C# com MVC.. mais de 60% das vagas são de Asp.Net Mvc, porque? estão sucateando, contrataram um cara e pagava-se 6 mil anos atrás, esse cara saiu da empresa contratou 2 por 3 mil R$, esses dois saÃram da empresa contratou 2 por 1.500 e 3 estagiários..
Digo a verdade, no setor privado tem PEDREIRO (não desmerendo a profissão) que ganha mais que muitos desenvolvedores, mestre de obra então nem se fala.. Eu não sei o que está acontecendo com a área de TI é a falta de regulamentação não sei, anos atrás o profissional de TI ganha bons salarios, eram valorizados, hoje nós que trabalhamos com desenvolvimento já estamos assim, os caras de redes então piorou e muito são explorados até a última pra ganhar uma mixaria.. quando eu tinha meus 16 anos os caras de Redes ganhavam super bem..
tem pessoas que trabalham em TI e que ganham salarios de Ajudante foi-se o tempo em que ser formado em TI te daria um bom salario
Para ter um bom salário com TI, atualmente, precisa empreender. Ou seja, ser empresário e não analista/programador de fato. Se estará mais envolvido com questões bancárias, contábeis, contratos, marketing e menos com [Ô]zeros e uns[Ô].
Dá dinheiro é, verdade, conforme seja bem sucedido, como em qualquer negócio. Mas não trará a satisfação profissional, porque menos analista-programador será e mais empresário vai se tornar.
Dai é que vem o enjôo que o colega falou que sente. Eu, particularmente, acho (conforme disse antes) que o foco do enjôo nem é a programação, mas o que se tem que fazer com ela. Então, para viver [Ô]zeros e uns[Ô] na veia, só sendo pesquisador. Será como o próprio autor do tópico falou em uma de suas respostas: fazer mestrado e seguir carreira púlbica, mas entrando nesta seara, não tem volta. E sempre terá um salário mediano.
Tudo de bom a todos.
Citação:....meu sogro é pedreiro. Veio do nordeste pra trabalhar aqui no RJ, ele é analfabeto completo e ganha de 6 a 8 mil por mês....
Isso que eu fico indignado, não desmerecendo mas é muito injusto você ficar estudando a vida toda sendo cobrado pelos pais para passar no vestibular, se atualizar perante as novas tecnologia, ou seja, vai morrer estudando. Antes de entrar na empresa que estou hoje fiz uma entrevista em uma empresa grande aqui em Bauru que faz caderno, materiais escolares. Pois bem, requisito da vaga Inglês avançado, C#, ASP.NET, NHibernate, Scrum, Método Ãgil, Java Script, SQL Server e Oracle. Mandei o curriculum e fui selecionado para a entrevista. Fiz o teste de passei. Na semana seguinte me chamaram para conversar sobre salários e beneficio e quando falaram quase mandei a analista de RH tnc. Todo aquele requisito por R$ 1.400,00 não aceitei a vaga e fui embora revoltado sendo que na empresa antiga o salario era 3x mais, mas como é uma empresa de grande porte fui arriscar. Hoje nessa nova empresa que estou há 9 meses a história é outra mas não é igual ao pedreiro mencionado acima...
Então cadê a valorização desta área tão presente no mercado?
O que fazer para mudar esse rumo?
Abraços
Sem querer puxar a brasa para nosso lado, mas sem nós o mundo literalmente pára.
Não haveria mais bancos (bancos financeiros mesmo), boletins de ocorrência que são registrados on-line, prontuários médicos, processos de fabricação, comércio, controle governamental, para se ter idéia o respirador artificial em uma uti é controlado por um chip+sensor+software. Não teria GPS, nem carros com multimÃdia, nem smartphones, nem controle eficaz de energia elétrica, nem controle de navios, aviões (transponder), nem desenho assistido por computador.
Todas as demais profissões, como médicos, engenheiros, economistas, publicitários, desingners, policiais, empresários, industriais, advogados, juÃzes (processos digitais), nada mais existiria. Voltaria ao tempo das cavernas.
Mas somos o [Ô]cara de informática que vem uma uma vez por semana aqui na empresa[Ô].
Depois de tanto estudo e esforço, o que nos sobra é piadinha que [Ô]fazemos programa para viver[Ô] e sempre a mesma pergunta [Ô]tens como hackear o face que eu te passar?[Ô]. Sou analista de sistemas e não criminoso! Não hackeio facebook de ninguém. Nem sou trocador de placas queimadas em computador. Nem sou orientador para [Ô]qual computador é melhor para meu filho brincar nuns joguinhos ai?[Ô].
A culpa, lato senso, é nossa. Que não nos valorizamos. Nem os preços de nossos serviços.
O Colega F001E fez correto! Deu de costas para quem lhe quis explorar. Se todos fizessemos isto nas entrevistas de emprego e se valorizássemos a mensalidade de nossos softwares, seria bem diferente.
Não temos nossa profissão regulamentada. Tem a ABES, para empresas de software. Mas representa as empresas e não os profissionais.
E se criássemos uma Assossiação Nacional de Analistas e Programadores, para que façamos fazer valer o peso que temos na sociedade?
Será que teria adesão? Eu participaria, com certeza!
Tudo de bom a todos.
Sobre a desiluçao ao pensar em vida melhor, uma coisa q me ajuda a digerir é assistir videos de Clovis de Barros filho(em especial um que ele fala sobre segredo da felicidade) e tambem de Mario Sergio Cortella.
Quem nao conhece, procurem no youtube. As vezes nos consola ou da forças com um banho de filosofia.
Vale a pena investir 5 minutos. Se conseguir nao ir clicando nosrelacionados.
enquanto houver gente de outras areas na nossa area, sempre ocorrerá absurdos como prazos horriveis pra coisas complexas, entrevistas de emprego com entrevistador que não sabe nem o que ta perguntando etc.
é sofrivel vc ver uma pessoa que fez administração, trabalhar como DBA e quem é de DBA estar fora do mercado e as vezes trabalhando em qualquer coisa só pra se manter
a area de TI do Brasil está de mal a pior, mal da pra se cobrar um valor bacana por um projeto proprio que o [Ô]cliente[Ô] ja vai logo dizendo que fulano fez pra ele por 100 [Ô]conto[Ô]
que se reclama das mesmas coisas, eu com meus 18~19 que não trabalhava achava que até quando eu começasse a trabalhar teria regulamentação mais não
ta uma ZONA...
Em Eng da Computação um professor meu de programação era formado em Eng. Elétrica, agora eu pergunto, o que um cara de Engenharia elétrica
faz sendo professor de programação C pra alunos de Engenharia da Computação? tipo nada a ver, tudo bem ele deve ter tido bastante C, Assembler
no curso dele, más que vivência ele poderia passar pra alguém do setor de TI sendo que ele era de outro setor?? esse professor não me descia..
E Também o que mais me revolta é essas terceirizações, o cara que faz Adm entra no google pesquisa a teoria do negócio, ele como fez Administração
fala melhor que um cara que fez TI, ai o cidadão vai lá promete mundos e fundos, discute n teorias.. O dono da empresa que não sabe de nada acaba
por confiar no cara, afinal a apresentação do que fez Adm é excepcional, ai ele começa a trabalhar não manja nada, o que ele FAZ? entra naqueles sites
de terceirização e começa a contratar..
Dai o cara da ADM por ex cobra 20 mil de instalação do Software + 2 mil R$ de instalação do Banco + 2.000 R$ de manutenção mensal
daà ele entra num site de terceiros contrata um cara pra fazer tudo por 4.000 R$, daà dos 20 MIL que ele cobrou ele ganha 16 MIL + manutenção sem
esquentar a cabeça, e por vez ou outra ainda se aventura em colocar um botão aqui outro ali e fazer uns IF[ô]s
voce pega aquele Workana só tem Freelancer e isso acaba atraindo ainda mais gente que não é da área, uma vez fui fazer uma entrevista numa empresa que
nenhum dos superiores eram de desenvolvimento TI, um era Administrador de empresas e outro formado em Redes, só sugando os desenvolvedores até umas hora
sai de lá nervoso por causa da entrevista quase mandando os caras pra ### porque eu me apresentei falando de desenvolvimento do que eu dominava e os caras viajando na entrevista parecia que eu estava falando árabe, ai eu falando de conceitos MVC e o cara de redes me solta [Ô]você não me contou ainda mais sabe desenvolver em 3 camadas?[Ô], quase dei uma bica nele quando ele disse isso..