[OFF] ENJOEI DE PROGRAMAR

KERPLUNK 18/08/2015 14:46:50
Convenhamos, TI é um dos setores menos valorizados, apesar de presente em praticamente todos os outros ramos. As pessoas, em geral, por pura ignorância, não conseguem mensurar a importância do nosso trabalho, nem o quanto são dependentes dele. Isso é extremamente frustrante, porque excluindo pessoas ligadas ao ramo, não entendem o quanto é trabalhoso construir um sistema e se manter atualizado para poder construir outros. Estudamos todos os dias, aprendemos coisas novas todos os dias, coisa que é muito raro de se ver em outro ramo, não que não ocorra, mas com certeza a frequência é menor.
Passei por essa fase também. Fiquei muito cansado de ver pessoas, até mesmo programadores, não entendendo quase nada sobre a importância do meu trabalho. Essa falta de reconhecimento é realmente desanimadora. Sendo realmente muito franco, eu também não gosto de programar, detesto isso, mas é o que faço de melhor e é com isso que consigo ter o pão de cada dia. Gostaria mesmo era de ser músico, tocar por aí, sabem como é. Mas nisso eu não sou bom o suficiente, então tenho que me conformar que programar é o que terei que fazer para o resto da vida. Mas como me manter animado e motivado, fazendo o que não gosto(ou enjoei de fazer)? O que funcionou para mim é participar de projetos colaborativos. No GitHub, existem muitos desses onde qualquer um pode ajudar, claro, sem remuneração, mas os desafios que são apresentados lá, esses sim são coisas [Ô]cascudas[Ô]. Claro que isso pode não funcionar pra você, no entanto, só se perde uma batalha quando se desiste dela. Enquanto tiver forças, é dever dos fortes lutar ou ao menos servir de exemplo.
Por incrível que pareça, aprendi mais com os projetos que colaborei no GitHub do que qualquer outra coisa. O formato de aprendizado é diferente quando se está colaborando em um projeto. Você não faz perguntas, você é apresentado com novidades. Fazer perguntas, ter dúvidas é uma das formas de se aprender. Ser apresentado com coisas que você ainda não conhece é outro, e, na minha opinião, muito mais eficaz, porque além de aprender algo novo, ainda é possível ser o caminho para sanar dúvidas em relação à outras coisas.
TUNUSAT 18/08/2015 16:18:33
Resposta escolhida
DS2T,

Cara, você despertou uma vontade em mim (nada sexual, fica tranquilo). Até porque eu sou técnico em eletrônica também. Depois que li seu comentário até pesquisei sobre Pós Graduação em Automação Comercial. Vai ser bom mudar um pouco, mas sem mudar completamente também. E ainda unir a minha formação mecânica com minha experiência profissional em programação. Fico meio rendido por causa de vagas. Hoje em dia pessoal tá se acotovelando pra conseguir vagas nesse tipo de área. Pesquisei o número de engenheiros desempregados e é algo de dar medo. Mas obrigado pela dica, vou correr atrás disso daí. 
Realmente, foi uma ótima idéia. Obrigado pelo conselho cara, foi muito valioso!

Legal!
Espero que você consiga um diferencial que destaque seu CV (Curriculum Vitae) em comparação aos outros formados e possa descolar alguma vaga legal e com sorte ganhar um bom salário (no Brasil é muito difícil para quem é de informática, mas e quem é mecatrônica?).
Outro caminho é fora do Brasil. Canadá e Austrália são boas pedidas, apesar dos impostos altos eles tem serviços públicos que realmente funcionam... mas precisa saber inglês e francês (Canadá). Assista alguns depoimentos no [Ô]YouTube[Ô] de brasileiros que moram lá. No Canadá não tem possiblidade de subir de cargo, pois se existir uma vaga, ela vai para um canadense, mesmo que esse não tenha nem o 1º grau completo!
Se ficar no Brasil pode pleitear no futuro uma vaga de supervisor, gerente e até diretor, mas precisa estudar administração e técnicas de gerenciamento... não tem jeito.
Só tem uma [ô]falhinha[ô] nos planos acima. Precisar ralar para caramba!!! Mas você ainda tem muita energia para queimar ainda! Aproveita!. Quando chegar aos 50 como a maioria do pessoal aqui, vai entender realmente o que quer dizer ficar velho ... mas até lá você vai estar bem e isso é que é mais importante.
Sucesso aê!

[][ô]s,
Tunusat.
FOXMAN 18/08/2015 17:31:30
Ahhhh, chegaaaa....
Vou montar um puteiro....
Assim , se eu falir eu como(do verbo comer) todo o estoque.......

FBGSYSTEMS 18/08/2015 17:56:47
Foxman, quer sociedade?
MARIOANDRADE 19/08/2015 00:27:37
Citação:

:
Tudo se resume em férias sem computador de pelo menos 30 dias por ano, isso tem que ser regra! Nas ferias não programar nada esquece tudo!
Depois mudar de plataforma, conhecer novas linguagens! Java, Mobile (IPhone, Android, Windows), Só mexe com desktop muda ara Web!

Tudo o que é repetitivo ao exceder o normal faz mal. Isso vale para qualquer coisa a vida!

Concordo em quase tudo que o [txt-color=#0000f0]FILMAN[/txt-color] disse,
só não sei se mudar de linguagem iria ajudar uma vez que aquilo
que ele já sabe fazer já está chato e cansativo imagine conhecer algo
novo?
Acho que seria viável se ele só programasse por hobby aí sim
poderia traçar esse novo desafio.
NICKOSOFT 19/08/2015 06:44:11
Citação:

:
:
Tudo se resume em férias sem computador de pelo menos 30 dias por ano, isso tem que ser regra! Nas ferias não programar nada esquece tudo!
Depois mudar de plataforma, conhecer novas linguagens! Java, Mobile (IPhone, Android, Windows), Só mexe com desktop muda ara Web!

Tudo o que é repetitivo ao exceder o normal faz mal. Isso vale para qualquer coisa a vida!
Concordo em quase tudo que o [txt-color=#0000f0]FILMAN[/txt-color] disse,
só não sei se mudar de linguagem iria ajudar uma vez que aquilo
que ele já sabe fazer já está chato e cansativo imagine conhecer algo
novo?
Acho que seria viável se ele só programasse por hobby aí sim
poderia traçar esse novo desafio.

algo parecido comigo.....
tenho meu serviço q não gosto, e qnd estou em algum projeto até o levo ao serviço pra entre uma aula e outra ir adiantando, fico muito bem assim....
qnd não tenho nada de clientes, fico estudando alguma coisa, mas até o aprendizado é complicado, tem coisas q tenho e até hj não entendi e nem consegue por em pratica....
Página 4 de 4 [36 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas