[OFF] GAMBIARRAR (VB6)

EPISCOPAL 30/01/2015 01:04:00
#444131
Sempre ví aqui no vbmania pessoas falando que vb6 tem muitas gambiarras. Bom o que vem a ser, tecnicamente, gambiarras???

Criar forms, classes com funções, declarações em módulos, etc ... que tem demais para se tornar gambiarras??? Não entend o
TUNUSAT 30/01/2015 07:53:07
#444134
WOLFFIRE,

Acho que este conceito é amplo.

Meu conceito é, por exemplo:
- Você tem um código monolítico com alto acoplamento e baixa coesão, tem redundância na base de dados e também não tem relacionamentos entre as tabelas, tem código em duplicidade sem funções, mal escrito, mal cheiroso e mal documentado. Não tem nem um mísero [Ô]DER[Ô].
Isto eu não considero uma [Ô]gambiarra[Ô], mas sim uma porcaria de sistema.

Gambiarra no meu conceito seria, por exemplo:
- Conceito: Você precisa fazer algo no sistema, mas não sabe como ou não tem como, daí você faz uma [Ô]adaptação[Ô] para enganar o sistema e/ou o usuário e chegar onde você quer alcançar.
- Exemplo prático: Você já viu dentro de sistemas aqueles [Ô]campos escondidos[Ô] que se coloca nos Windows forms e também nos web forms para guardar alguma informação que o usuário não veja, mas que esteja sempre lá para você consultar.

Acho que é mais ou menos isto.

[][ô]s,
Tunusat.
OCELOT 30/01/2015 10:17:27
#444138
Não é o VB6 que tem muitas gambiarras, gambiarra pode ter em qualquer linguagem de programação.

A fama do VB6 ter muita gambiarra vem do fato dele ser uma linguagem mais fácil de se aprender, então é mais comum você ter [Ô]programadores[Ô] menos experientes que acabam fazendo as coisas do jeito mais fácil sem nem mesmo saber quais as consequências que aquilo pode ter.

Já vi coisas do tipo de [Ô]uma função que deveria carregar os dados não funciona direito, mas se chamar ela duas vezes ela sempre carrega os dados[Ô], então nesse caso é claro que o programador foi lá e simplesmente chamou a função duas vezes em seguida já que assim funcionava, ele nem sequer quis saber o porque assim funcionava, ou mais importante ainda, por que não funcionava chamando apenas uma vez.
NILSONTRES 30/01/2015 10:51:58
#444140
TUNUSAT,
Citação:

não tem relacionamentos entre as tabelas


Eu não faço relacionamentos internos, faço consciente por fora, exemplo: codped da pedidos e codped da itens do pedido., acredito ser uma boa pratica, embora requer muita atenção e planejamento e considero menos presa a base de dados.
Uma das gambiarras no vb6 e que faço até hoje no .net, pois achei ruim os cheqbox no .net, é aquele macete de colocar um textbox para digitar no flexgrid(vb6) e datagridview(.net).

OCELOT 30/01/2015 17:23:19
#444147
Citação:

Eu não faço relacionamentos internos, faço consciente por fora, exemplo: codped da pedidos e codped da itens do pedido., acredito ser uma boa pratica, embora requer muita atenção e planejamento e considero menos presa a base de dados.


Sem querer ofender, pode acreditar o que quiser mas boa prática isso não é, os relacionamentos existem nos bancos de dados exatamente para impedir que você possa fazer algo errado, por mais cuidado que você tome pode acabar tendo registros órfãos no seu banco de dados, coisa que nunca aconteceria com os relacionamentos feitos corretamente.

MARCELO.TREZE 30/01/2015 18:58:33
#444153
Eu penso assim o POG (programação orientada a gambiarra) agora faz parte dos dicionários informais, ou seja quem ja não fez ou faz, na maioria dos casos os POG's são originários de necessidades emergenciais das quais os programadores usam, por não conhecerem codificação nativa, sim sempre correndo o risco de isso se tornar um problema futuro.

Eu posso postar vários POG's que criei nestes meus singelos anos de programação, o mais recente foi o de fazer a webcam funcionar no windows 7 e capturar a foto, no referido caso consegui fazer que a web CAM funcionasse no windows 7, e não sei por que cargas d[ô]água a CAM não entrava de primeira na execução do código, então veja só tive de criar um laço para chamar a CAM 2 vezes ao menos, assim funcionou (primeira gambiarra) depois o problema foi o seguinte a CAM roda maravilha porém não é possível capturar sua imagem, e confesso tentei de tudo handle, macumba etc, e nada, e então o que fiz (segunda gambiarra) usei uma função para capturar a imagem da área especifica do picturebox (que lixxxxxxo, rs) porém a principio ajudou muitos colegas que estavam com este problema usando soluções paliativas como tirar a foto com uma câmera digital e salvar no pasta, e digo para os senhores pesquisei em sites americanos, russos, japoneses e indianos, antes de resolver fazer isso, é o certo? não, mas foi a forma que encontrei para necessidades imediatas.

Ps: Galera não sou programador profissional, sou um autodidata que programa por Hobby, então se tiverem solução para o caso citado acima por favor postem, mas sem criticar este humilde ser humano.


enfim o POG as vezes se faz necessários, porém como já dito pelos colegas acima, desde que o conceito não seja tornar o código um lixo. então amigo WOLFFIRE [Ô]Criar forms, classes com funções, declarações em módulos, etc ... [Ô] não são gambiarras e sim parte da programação.



EPISCOPAL 30/01/2015 22:44:11
#444158
A verdade que quando falam que VB6 é orientado a gambiarras, eu fico em primeiro lugar triste, pois sou como vc marcelo, é apenas um hobby. Gosto do vb6 e não conheço outra ferramenta. Mas quando me deparo com as criticas, eu começo a vasculhar os meus programas e começo a caçar as tais [Ô]gambiarras[Ô] e não encontro nada, ao meu ponto de vista.

Vb6 tem suas limitações como todos sabem, mas como é possivel utilizar apis e outras dll criados em c ou c++, eu não vejo que isso é uma gambiarra. Eu tenho costumes de verificar o conteudo de várias framework do net, e outras como o devespress etc, e vejo que algumas referenciam apis do windows e até ocx.

Seria isso a tal cambiarra?
EPISCOPAL 30/01/2015 22:49:48
#444159
Citação:

Uma das gambiarras no vb6 e que faço até hoje no .net, pois achei ruim os cheqbox no .net, é aquele macete de colocar um textbox para digitar no flexgrid(vb6) e datagridview(.net)



Se isto é tecnicamente gambiarra, então criar ocx também é pura gambiarra. Eu sou criador eloquente de ocx. Em meus projetos eu desenvolvo ([Ô]gambireiro[Ô]) meus próprios usercontrols, nunca ou raramente eu uso componentes de terceiro ou controles ocx da microsoft, isso desde flexgrid a outros.

Então muitas empresas como o do DevExpress, entre outros, são verdadeiro gambiarristas ....... isso seguindo a sistemática ...
JABA 31/01/2015 01:42:56
#444161
A gambiarra não tem nada a ver com criação de componentes, e sim, com a maneira que está desenvolvendo o seu projeto. Fazendo uma analogia, é mais ou menos assim. Digamos que a gasolina do seu carro acabou no meio do caminho, e que ele só se comporta bem com uma gasolina aditivada. Qual seria a solução? Parar um carro no meio do caminho e negociar por gasolina. Só que você só encontra carros com gasolina comum. E agora? Como você está com muita pressa, você acaba comprando a gasolina comum apenas por improviso. é assim que funciona a tal da gambiarra. Você simplesmente produz um código que não é o ideal para o seu projeto afim de resolver um problema do momento. Na verdade, quase sempre introduzimos uma gambiarra no inicio da codificação, com o intuito de aplicarmos uma refatoração posteriormente. O problema é que muitas pessoas utilizam-se da gambiarra achando que estão produzindo um bom código.
MOUSER 31/01/2015 14:04:07
#444167
Tirem uma duvida, reciclagem seria uma forma de Gambiarra?
JABA 31/01/2015 15:19:25
#444168
Que tipo de reciclagem está se referindo? Dá um exemplo aí!
Página 1 de 2 [20 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas