[OFF] GAMBIARRAR (VB6)

XAVIER 31/01/2015 18:02:07
#444170
Gambiarras...Gambiarras...

O que realmente importa em um projeto, pessoal ?

Simples: Planejamento.

Como o sistema vai se comportar, dependerá de um planejamento criterioso com relação aos requisitos para o qual será concebido.
Pergunto: Qual sistema é 100% perfeito e que não tenha que implementar ou aperfeiçoar uma coisa ou outra ? Se existe, posta aí a receita.
Não conheço outra forma de desenvolver um sistema, por mais simples ou complexo que seja, sem o devido e tão esquecido PLANEJAMENTO. Tem [Ô]programador[Ô] que quer desenvolver uma solução sem uma boa análise, sem um bom planejamento, mas principalmente, sem ouvir a real necessidade do cliente. Ouça o cliente, discuta e busque o caminho mais simplificado para desenvolver um bom sistema.
Eu também enchia meus forms de labels implicitos, invisíveis como auxílio. Depois percebí que podia transformar tudo isso em variáveis dinâmicas , as quais inicializam e se redimensionam. Os arrays são uma forma poderosa de evitar as tais gambiarras. Estas variáveis aliadas à uma consulta a dados torna qualquer sistema leve e rápido. Pronto. Foi-se a gambiarra.
Não sou expert, tenho apenas 2 estrelinhas no meu status aqui no fórum e me considero um aprendiz.
é esse o meu parecer.
SINCLAIR 31/01/2015 21:31:41
#444173
Colega...

POG: Programação Orientada à Gambiarra

Exemplo: você precisa escrever 5 vezes [Ô]Hello World[Ô], mas não sabe usar um contador e nem um loop, então faz:

#include <stdio.h>
int main (void) {
printf([Ô]Hello world![Ô]);
printf([Ô]Hello world![Ô]);
printf([Ô]Hello world![Ô]);
printf([Ô]Hello world![Ô]);
printf([Ô]Hello world![Ô]);

return 0;
}



Alguns dos principais princípios da POG são, principalmente:

Citação:


  • Se funciona, então tá certo – Acoplado ou não, mil funções ou 10, padrões de projeto… Nada disso tem valor para o usuário, que só precisa de um software funcional. O termo “escalável” é falacioso.

  • Murphy – Para lidar com Murphy e seu exército só com POG. Murphy é sagaz e ligeiro, tá só esperando você dar mole. Nada mais rápido do que uma gambiarrazinha pra acertar o que Murphy destrói.
    Comentários são para amadores – Um desenvolvedor deve ser treinado para ser fluente na linguagem de programação usada sem precisar de comentários, independente da conseqüente ruína de sua vida social. Isso também é conhecido como sétimo sentido.

  • Fé em Deus – A informática é levianamente definida como ciência exata, quando esta é na verdade uma ciência holística.

  • Quanto menos legível, mais respeitado o código é. Conseqüentemente menos alterado ele é, e mais estável o sistema fica, garantindo a empregabilidade do gambiarrizador.

  • Capacidade de Abstração – Este conceito se baseia em focar-se no problema e desconsiderar conceitos e dados desnecessários para atingir o objetivo, ou seja, o Programador deve abstrair tudo que lhe faça perder tempo como regras de negócio desnecessárias ou tratamentos de erros.

    .




  • [txt-color=#e80000]Fontes: [/txt-color]
    http://desciclopedia.org/wiki/POG#Certifica.C3.A7.C3.A3o_Pessoal

    [txt-color=#e80000]Link [Ô]sério[Ô]
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Gambiarra[/txt-color]

    Citação:


  • Corrigir todos os problemas em 2 minutos!
    Você após colocar em comentário todas as linhas que estavam com problemas

  • ERRO! PASSEI POR AKI!!
    Maker sobre POG.

  • Esta é a solução ótima, não temos tempo para isso. Faça a solução boa! O maior inimigo do bom é o ótimo.
    Líder de Projeto sobre POG

  • A culpa é do Hardware!
    desenvolvedor de software sobre POG

  • A culpa é do Software!
    técnico de manutenção de hardware sobre POG

  • A culpa é da rede!
    vendedor de PC

  • POG atrai POG na razão direta de suas merdas e na razão inversa do quadrado de sua clareza.
    Isaac Newton sobre POG
    .
    .
    .

  • EPISCOPAL 31/01/2015 22:13:24
    #444175
    Citação:

    http://desciclopedia.org/wiki/POG#Certifica.C3.A7.C3.A3o_Pessoal



    kkkkkkkkkk essa foi muito boa ............

    mas gambiarra é só em código? e a questão de colocar um textbox em um grid, só pra dizer que é uma grid editável?
    EPISCOPAL 31/01/2015 22:18:22
    #444176
    o que dá uma cambiarra
    NILSONTRES 31/01/2015 23:07:16
    #444184
    WOLFFIRE
    Citação:

    mas gambiarra é só em código? e a questão de colocar um textbox em um grid, só pra dizer que é uma grid editável?


    Quando citei isso, não quis dizer que não era bom negocio, muito pelo contrario no meu caso, meus sistemas ficaram nota 10 nesse quesito, sempre funcionou sem nenhum bug. Mas considero gambiarra, que na minha opinião pode ser também uma improvisação.
    MOUSER 02/02/2015 08:08:53
    #444198
    Reciclagem por exemplo, que eu normalmente uso, é pegar a ideia de alguém, criar ao meu modo, e ir adaptando algumas coisas, enxugando alguns códigos repetitivos. Melhorando algumas coisas, dando um complemento visual e técnico (facilitar tanto para o USUÁRIO como também PROGRAMADOR). Esse tipo de ideia de [Ô]Reciclagem[Ô] pode ser considerado um meio de Gambiarra? (digo pelo fato de ter muita adaptação nos códigos originais pelo fato de não conhecer o código original mas sim criando o próprio baseado em um).
    MOUSER 02/02/2015 08:17:46
    #444199
    Citação:

    :
    Gambiarras...Gambiarras...

    O que realmente importa em um projeto, pessoal ?

    Simples: Planejamento.

    Como o sistema vai se comportar, dependerá de um planejamento criterioso com relação aos requisitos para o qual será concebido.
    Pergunto: Qual sistema é 100% perfeito e que não tenha que implementar ou aperfeiçoar uma coisa ou outra ? Se existe, posta aí a receita.
    Não conheço outra forma de desenvolver um sistema, por mais simples ou complexo que seja, sem o devido e tão esquecido PLANEJAMENTO. Tem [Ô]programador[Ô] que quer desenvolver uma solução sem uma boa análise, sem um bom planejamento, mas principalmente, sem ouvir a real necessidade do cliente. Ouça o cliente, discuta e busque o caminho mais simplificado para desenvolver um bom sistema.
    Eu também enchia meus forms de labels implicitos, invisíveis como auxílio. Depois percebí que podia transformar tudo isso em variáveis dinâmicas , as quais inicializam e se redimensionam. Os arrays são uma forma poderosa de evitar as tais gambiarras. Estas variáveis aliadas à uma consulta a dados torna qualquer sistema leve e rápido. Pronto. Foi-se a gambiarra.
    Não sou expert, tenho apenas 2 estrelinhas no meu status aqui no fórum e me considero um aprendiz.
    é esse o meu parecer.



    Concordo com sua tese XAVIER, Muitos de nós (incluindo eu), começa um projeto, mas não planeja como ira iniciar e como ira terminar, na época de escola era uma das materias mais chatas, mas necessarias, (as vezes quando estudamos não enxergamos o quanto é importante). Em relação a instruções, dizer quem sabe mais ou menos Xavier, vejo todos nós como aprendiz, a unica diferença entre eu e você e muitos aqui, é que alguns tem mais informações que nós, outros as mesmas informações. e muitas das vezes aprendemos com nós mesmos.
    F001E 02/02/2015 08:56:08
    #444206
    Hum....
    Sexta-feira passada dia 30/01/2015, peguei um projeto em VB6 para dar manutenção e olhando os Forms tem um chamado frmGambiarra e fiquei com medo de ver seu Code Behind.
    Hoje dia 02/02/2015 ainda estou com medo para ver o Code Behind desse form frmGambiarra.
    MOUSER 02/02/2015 09:07:19
    #444207
    Citação:

    :
    Hum....
    Sexta-feira passada dia 30/01/2015, peguei um projeto em VB6 para dar manutenção e olhando os Forms tem um chamado frmGambiarra e fiquei com medo de ver seu Code Behind.
    Hoje dia 02/02/2015 ainda estou com medo para ver o Code Behind desse form frmGambiarra.


    F001E, Coragem Programador, Você conseguira desvendar os mistérios do pergaminho perdido deste form. rsrsrs!
    MOUSER 02/02/2015 09:30:25
    #444210
    aproveitar o assunto, trazer um pouco de humor.
    Página 2 de 2 [20 registro(s)]
    Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas