[OFF] POR ONDE COME?AR....

JORGESALES 29/01/2016 22:02:01
Meus amigos, como muitos de vocês já sabem eu comecei a programar
há pouco tempo insentivado pelo meu filho que trabalha muito com a linguagem
Excel VBA, fui encorajado pelo professor Mário Andrade do site
www.cursoexcelvba.com.br a mudar
para o VB6 pois se tratava da mesma linguagem, realmente ele tinha razão, a linguagem
é a mesma mas o VB6 é incomparavelmente melhor do que o Excel.

Todavia alguns amigos do meu filho e até aqui mesmo no forum muita gente fala
em VB.Net , C# e outras linguagens de programação, gostaria da opinião de vocês
sobre qual dessas linguagens eu teria menos problema de adaptação, em outras palavras
qual delas é a mais paracida com o VB6.

Aceito links de vídeos ou tutoriais para iniciantes também.
Mais uma vez muito obrigado a todos que me ajudam semrpe aqui.
KURTGU 29/01/2016 22:47:32
Resposta escolhida
Canal do KerpLuck Pra comecar pelo certo...
KERPLUNK 29/01/2016 23:10:53
A primeira coisa à fazer é quebrar o paradigma de linguagem. é bastante difícil explicar, mas o que deve ser feito não é decorar comandos e sim entender o que está fazendo e o que quer fazer. é um erro grande pensar que existe uma evolução como por exemplo VBA(Excel) para VB6 e depois VB.NET. Como você mesmo pôde constatar, VB6 é um paradigma completamente diferente do VBA e com exceção da sintaxe, todo o resto é bastante diferente. A sensação de familiaridade se dá somente pela sintaxe do código e nada mais. Com o VB.NET até mesmo isso é meio que quebrado. Pois o paradigma é completamente diferente entre VB6 e VB.NET. Ao contrário do que muitos pensam, não se trata de um [Ô]upgrade[Ô] tão somente. O que deve ser feito então? Bem, em primeiro lugar(como já mencionei) entender o que está fazendo e o que quer fazer. Vamos à um exemplo prático:

O que preciso fazer?
Consultar numa tabela do access os dados de um cliente.

Isso é a idéia abstrata do objetivo do seu código. Agora vem o pulo do gato: A maioria vai pensar em código. Criar as variáveis, executar o SQL, pegar o resultado, enfim, vai mentalizar o código para se fazer isso e esse é o problema. Pensar somente no código limita sua mente e você só vai conseguir pensar no código na linguagem que você já tem familiaridade. E é aqui que entra a parte do [Ô]saber o que fazer[Ô]. Você deve mentalizar uma sequência sim, mas de ações e objetos e não já em uma determinada linguagem, mais ou menos assim:
1 - Abrir a conexão
2 - Executar o comando
3 - Pegar o resultado
4 - Exibir na tela
Você pode até mesmo pensar em [Ô]pseudo-código[Ô], desde que entenda que o que você quer fazer deve ser feito dessa maneira.

À partir daí, você vai conseguir programar indiferente de linguagem, se entender como isso é feito, a sintaxe é a parte fácil.

E não querendo puxar brasa pro meu assado, mas sim, no meu canal tem um bom começo. Estou atrasado do que eu queria de vídeos, mas loguinho boto em dia.
JORGESALES 29/01/2016 23:53:09
Obrigado, vou aguardar mais opiniões....
NILSONTRES 30/01/2016 03:11:08
JORGESALES,
Agora gostei !!!!
Na minha opinião, mais fácil de aprender e mais parecido com o vb6 é o vb.net, mas esse canal do KERPLUNK é uma boa pedida.
Como ele mesmo disse a linguagem não diferencia muito se vc aprender da forma correta.
Eu meti as caras peguei o visual studio e comecei a trabalhar, tive mais dificuldade pois na época não tinha tanto material como tem hoje.
Hoje não suporte vb6, sou grato a ele, mas não suporto, dificulta demais o trabalho.
JORGESALES 30/01/2016 08:46:24
Citação:

:
Hoje não suporte vb6, sou grato a ele, mas não suporto, dificulta demais o trabalho.

Sei exatamente o que quer dizer, eu sinto o mesmo pelo Excel VBA (no meu caso é por causa dos erros que dava).
ACCIOLLY 30/01/2016 09:35:30
Com muito esforço e vontade de aprender eu saí do vb6 e fui direto pro c#. Isso abriu meus horizontes pra outras linguagens com sintaxe parecida como o Java, o php e o c++.
O .Net é uma framework. Quando você compila um projeto a IDE gera um executável que só vai rodar se a máquina tiver ela. Em outras palavras, a linguagem pra máquina pouco importa. Nós deveríamos pensar como a maquina e não nos preocuparmos com qual linguagem fazer tal software. Mas pra todos nós existe uma inicialização. Eu sugiro que instale o visual Studio 2015 comunity e comece a criar coisas simples em todas as linguagens. Depois pergunte a si mesmo qual das linguagens mais se identificou. Quando você estiver com um nível elevado de conhecimento vai perceber que tudo é a mesma coisa! Então vai poder fazer o mesmo projeto em vb, c#, c++, etc...
NICKOSOFT 30/01/2016 09:49:42
o kerplunk disse tudo....
seja vb, seja java, seja C puro, seja qq linguagem, vc tem um SE alguma coisa faça isso SENAO faca isso, e so muda a forma de escrever (sintaxe) vc precisa saber pensar e não ter decorado como florir um IF em qq linguagem...
programar 90% é apenas logica, então a linguagem vc escolhe até por afinidade, mas jamais ficar engessado nessa ou naquela, pq so sabe programar nela, isso é um erro até de pensamento....por isso qq faculdade q se faça envolvida com programação antes de qq linguagem mostram a programação em portugol, onde vc escreve pensando....
se chove for verdadeiro
rua = molhada
senão
rua = seca
o pensamento sera o mesmo, so vai mudar a sintaxe conforme a linguagem q usar.....se vai percorrer uma lista em qq linguagem, algo parecido com um for precisa ser usado, mas sera com algo assim em qq linguagem...faca enquanto não acabar, faca do inicio ao fim, o segredo esta no pensar.....
JORGESALES 30/01/2016 11:48:52
Pessoal, obrigado a todos, está resolvido, por enquanto vou seguir a dica do Acciolly :
Citação:

:
Eu sugiro que instale o visual Studio 2015 comunity e comece a criar coisas simples em todas as linguagens.

Mas eu ainda tenho uma dúvida, faz-se realmente necessário abandonar o VB6?
Vale apena [Ô]gastar[Ô] esse tempo aprendendo uma nova linguagem ou devo aperfeiçoar
o que sei em VB6 (uma vez que já me considero um programador intermediário)?

Desde já agradeço pelo bate papo e paciência que vocês tem comigo.
JORGESALES 30/01/2016 11:54:05
Outra coisa, andei fazendo outras pesquisas e fui recomendado
a iniciar pelo Visual Studio 2012, será que é correto?
NICKOSOFT 30/01/2016 12:17:52
visual studio em qq das suas versões é apenas a interface, cada um tem um negocinho a mais, mas o q realmente muda é o framework por tras, vc pode usar o vs2015 c o framework 3.5 q vai te permitir os mesmos recursos de usar nativamente o visual studio 2010 ou 2008....va além e comece com o 2015, lhe permite desenvolver pra dispositivos moveis....
Página 1 de 3 [25 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas