[OFF] POR ONDE COME?AR....
O Visual Studio, é uma ferramenta de interação entre programador e o .NET Framework. Funciona assim, você desenvolve seu programa em uma linguagem amigável(seja C#, VB.NET, F#, J# e uma série de outras à sua escolha). Cada uma dessas linguagens, possuem um compilador correspondente, que traduz essa linguagem amigável para uma linguagem comumente chamada de IL(Intermediate Language) e em seguida entra o compilador do .NET mesmo, transformando o objeto criado em IL para a aplicação desejada, seja um executável ou uma aplicação web ou biblioteca de classes ou qualquer outra coisa suportada. Essa compilação depende do que foi usado para se transformar a linguagem amigável em IL, pois cada versão do .NET Framework possui uma determinada série de recursos, então se tentar usar um recurso inexistente, você terá um erro e vai ser necessário usar uma versão que suporte o recurso que você quer. Por exemplo, suponha que uma versão [Ô]ABC[Ô] do .NET Framework, não possua [Ô]Textbox[Ô] para serem incluÃdas nos formulários. Então você usa um Visual Studio que suporte a versão [Ô]XYZ[Ô] do .NET Framework que permite a inclusão de Textbox e tenta compilar na versão anterior. Você não vai conseguir. O que quero dizer é que o importante é a versão do .NET Framework e não necessariamente do Visual Studio em si, porque o Visual Studio, possui retrocompatibilidade(eita palavra ruim de digitar), o que quer dizer que quanto mais recente a versão do Visual Studio melhor. O que me leva à um outro assunto que também rende um monte de texto e você pode conferir neste tópico, que vale a leitura.
Instalar o Visual Studio e sair mexendo é bacana, mas vai te criar mais dúvidas ainda e confundir um pouco. Por isso, recomendo que antes entenda alguns conceitos sobre programação avançada, principalmente o conceito de OOP(Orientação à objeto).
E não se acanhe de perguntar, estamos aqui para tentar ajudar o melhor possÃvel, o que nem sempre se traduz em exemplos de códigos, muitas vezes, vai ser uma pá de texto como este aqui, mas que vai ajudar muito mais que um simples [Ô]exemplo de código[Ô].
Muito obrigado, ajudou muito.
Citação:Vale apena [Ô]gastar[Ô] esse tempo aprendendo uma nova linguagem ou devo aperfeiçoar
o que sei em VB6 (uma vez que já me considero um programador intermediário)?
VB6 é da década de 90. 98 mais ou menos. Será que vale a pena não se atualizar? Não que linguagens antigas sejam ruins, mas se vc começar com coisas novas vai ver muito mais recursos. Comece criando coisas simples. Melhor ainda crie uma calculadora simples numa console pra ter conceitos sobre classes, atributos, herança, vetores unidimensionais e bidimensionais, etc...
Faça essa calculadora em vb.net, depois faça a mesma em c#, e depois em c++. de cara vai perceber a semelhança em todas elas. Depois começe criando algo mais complicado na linguagem que considerar melhor. Eu particularmente gosto muito de c#, mas se alguém me pedir pra fazer em vb não tem problema nenhum.
é muito melhor a gente postar umas 50msgs aqui pra alguém q vemos realmente interessado em aprender passando a ideia do q deve ser feito e acontece pra ele desenvolver, do q postar um código pronto pra se livrar dessa nova leva de [Ô]programadores[Ô] ctrlc ctrlv q aparecem.....
a forma q esta logo aparece um q nunca escreveu uma linha de código querendo copiar código pra criar um Windows revolucionário dentro de um form.....
raramente posto alguma linha de código, so qnd é alguém q eu vejo q já tem histórico de estar sempre tentando e mostra entendimento no q esta fazendo.....
Citação:Eu sugiro que instale o visual Studio 2015 comunity e comece a criar coisas simples em todas as linguagens. Depois pergunte a si mesmo qual das linguagens mais se identificou.
Na minha opinião eu acho melhor partir pra ultima versão ..... se a versão 2008 fosse igual a versão 2015 .... então não haveria necessidade da microsoft investir em uma IDE mais avançada. Eu aprendi como próprio kerplunk que a partir das versões 2013 (se não me engano) as duas linguagens vb.net e c# tinham o mesmo poder. Até então o C# estava na frente nas versões anteriores. Tinha coisa que não funcionava no vb.net na versão anterior a esta.
Eu também decidi migrar e abandonar meus projetos em vb6 ... pelo simples fato de que eu tenha que registrar meu software eu terei que ter licença do meu compilador .... nas versões net tem as famosas versões express.
Citação:nas versões net tem as famosas versões express
Na versão 2015 não achei a express, mas a comunity também é gratuita. Muitos usuários tem problemas com ela porque simplesmente não registra essa versão com a sua conta da microsoft (hotmail, outlook...)
Isso pode significar que a express foi substituida pela comunity, mas querendo ou não, foi uma evolução! principalmente pelo fato da possibilidade pra desenvolvimento móvel. Outra coisa bacana que a microsoft lançou foi o visual studio code. Uma espécie de [Ô]Notepad++[Ô] bem mais avançada. E que é possÃvel rodar em LÃnux! Ótima pra quem está desenvolvendo pra WEB (PHP, Pyton, etc...)
Citação::
Eu sugiro que instale o visual Studio 2015 comunity e comece a criar coisas simples em todas as linguagens. Depois pergunte a si mesmo qual das linguagens mais se identificou.
Na minha opinião eu acho melhor partir pra ultima versão ..... se a versão 2008 fosse igual a versão 2015 .... então não haveria necessidade da microsoft investir em uma IDE mais avançada. Eu aprendi como próprio kerplunk que a partir das versões 2013 (se não me engano) as duas linguagens vb.net e c# tinham o mesmo poder. Até então o C# estava na frente nas versões anteriores. Tinha coisa que não funcionava no vb.net na versão anterior a esta.
Eu também decidi migrar e abandonar meus projetos em vb6 ... pelo simples fato de que eu tenha que registrar meu software eu terei que ter licença do meu compilador .... nas versões net tem as famosas versões express.
muda a carinha, mas coloca q vai usar o framework 2.0 no seu projeto pra ver como vai acontecer uma limpa até nos componentes disponÃveis........
se não fosse preciso tantas manobras pra por frameworks superiores no VS2010 ainda estaria com ele, super leve na minha opinião.....
O maior erro que as pessoas cometem quando entram nesta área é se conectar a uma linguagem, a um grupo de interesse comum e esquecem do ponto central da coisa toda : a lógica
Dar os comandos ?
- Um fórum te ajuda
Desenvolver o pensamento cognitivo para chegar em boas soluções é que precisa de alguém para criticar, sugerir e te abrir horizontes para soluções que realmente sejam simples, não se trata de certo ou errado mas de pensar sobre e achar um caminho menor ou mais seguro.
Da uma pesquisada no Sesi/Senai/Senac de sua cidade, eu fiz há muitos anos em Ribeirão Preto , não dava por aquilo quando entrei mas và o quanto realmente me abriu os olhos muito tempo depois (na época com 20 anos de idade). Para você ter uma idéia eu fui ver VB3 na época depois de passar por pelo menos uns 5 meses de curso no papel e com desafios lógicos sensacionais.
Aqui tem um exemplo de livro nesta linha, mas com alguem experiente voce entende melhor o conteúdo
Pelo seu perfil, acredito que se encaixe na mesma situação minha, vc pretende aprender para programar para você mesmo(como autônomo).
Nesse caso eu aconselho o vb.net que é bem mais fácil para quem já vem do vb6, agora se o caso for o mercado de trabalho, aconselho c#, porque é muito mais requisitado, mas vc pode fazer tudo o que faz c# em vb.