[OFF] PORQUE APENAS LETRAS MAIÊSCULAS?

MARCELODAVID 09/11/2015 19:38:50
#453666
Boa noite companheiros!
Questão de gosto não se discute! Mas eu gostaria de saber se há alguma
regra, conceito, estilo em se aplicar apenas letras maiúsculas em formulários.

Com muita sinceridade eu não sei se há alguma razão que leve um programador
a permitir apenas letras maiúsculas em seus formulário e por isso estou aqui com
este tópico para descobrir e não julgar...

Eu particularmente acho [Ô]feio[Ô] um formulário apenas com letras maiúsculas, mas [Ô]vira e mexe[Ô]
entrono sistema por aí (e por aqui também, rsrsrs) que seus formulário são preenchidos apenas com
letras maiúsculas...

Quero deixar claro que não se trata de uma crítica, mas de uma dúvida sincera que tenho...

A alguma razão além do gosto do desenvolvedor?


Respeitosamente,

Marcelo David
KERPLUNK 09/11/2015 20:38:28
#453667
é uma [Ô]herança[Ô] dos tempos de linguagens caractere, como clipper e cobol. Letras minúsculas eram [Ô]menos legíveis[Ô] na tela e por isso se usava tudo em maiúsculo mesmo. Eu acho horroroso, mas tem muita gente que ainda pede, que tudo seja em maiúsculo.
OCELOT 09/11/2015 21:47:55
#453668
Acho que em parte vem do legado de sistemas antigos, parte do fato dos usuários não saberem usar Shift.

Eu geralmente não obrigo, mas já fui obrigado várias vezes na hora de exibir os dados a transformar tudo em maiúscula pelo fato de um usuário escrever corretamente, outro escrever tudo em maiúscula, outro tudo em minúscula, fazendo com que ficasse muito feito na hora de exibir, então acabo tendo que normalizar tudo da forma mais simples, transformando tudo em maiúscula.
RACEMAN 09/11/2015 22:01:55
#453669
Desculpem a todos mas, nao e apenas questao de ser ou nao legivel. E uma questao de validacao tambem. Tendo em vista que mySQL e muitos bancos de dados são case sensitive. Logo, para organizar e, tambem, evitar erros de logins, quando o usuario coloca o nome dele como:raceman seria diferente de Raceman, RACEMAN e assim vai....
Imagina a dor de cabeça de se logar em uma sistema assim!!! Portanto, seja o que ele colocar, da um ucase() em vb6 ou um strtoupper() em php.Pelo menos e o que eu sempre faço e nunca tive problemas!
OCELOT 09/11/2015 22:39:50
#453670
Descordo desse argumento, tanto o MySQL como praticamente qualquer outro banco de dados disponibilizam collations que são case insensitive, e se não me engano na maioria, se não todos, vem configurado por padrão um collation case insensitive.
ACCIOLLY 09/11/2015 23:02:05
#453671
Como alguns colegas já falaram, os desenvolvedores mais antigos vieram de costumes de linguagens mais antigas.
No meu caso, a preferencia final é do meu cliente! rsrsrsrs.
Mas já que estamos nesse assunto tão complicado de se dizer o que é certo ou errado, até porque não existe nenhuma padronização ISO ou ABNT quanto a isso (que eu saiba! rsrsrs). O que nós desenvolvedores devemos fazer pela ergonomia de nossos sistemas?
Espero que não levem a mau meu questionamento, a questão é que existem usuários que tem problema de visão e não conseguem enxergar letras minúsculas. por mais que o tamanho da fonte seja aumentada. e é claro que quanto maior a fonte, mais espaço será ocupado no formulário.
também tá certo que se o usuário chega a uma situação dessas, ele tá feio na foto! rsrsrsrs
mas as vezes o cara esquece de digitar um caracter e não o localiza se houver letras maiusculas e minusculas ao mesmo tempo!
é meio complicado esse tema sabe! rsrsrsrs
SINCLAIR 10/11/2015 09:02:15
#453673
Colegas,

é, realmente, uma questão de herança.

Mas porque herdar? Ainda que vários SGBD tenham função de case insentive, a ordenação de dados (no passado) levava muito em conta o caracter na tabela ASCII, ordenando apenas pelo número representavivo na tabela. Logo o nome [Ô] ZéLIO[Ô] (vejam que tem um espaço antes do [Ô]Z[Ô]) apareceria no começo de um relatório e não no final, como era o esperado. Acontece ainda hoje tal fato, com certeza. Mas assim como existe o case insentive existe a opção de retirar caracteres vazios/nulos do começo e fim de strings. Além do fato de transformar tudo em maíúsculo não nos campos, mas apenas para fins de ordenação, algo como (em VBA/VB6, para ser mais genérico e simplista)

if ltrim(rtrim(ucase(me.txt_Nome.text))) > ucase ltrim(rtrim((me.txt_Outro_Nome.text))) then ......

No final, resta a herança. Mas um herança, por enquanto, justificável (penso eu).

Tudo de bom.
MOUSER 10/11/2015 10:10:13
#453676
Vou escrever de um jeito bem [Ô]caipira[Ô] de escrever: Eu aprendi assim, meu professor aprendeu assim e o professor do meu professor também aprendeu assim, e assim vou ensinar aos meus aprendizes... kkk. Em muitos aspectos, por questão de organização ou apenas por costumes, somos muito tradicionais. Se antes faziam de uma forma e nos ensinaram encucando desta maneira, normalmente acabamos seguindo a tradição com receio de futuros erros, por mais que não gostemos de determinadas formas, o medo de ter que refazer deste o inicio para encontrar determinado erro, as vezes (Muitas das vezes), seguimos a tradição, quantas vezes a gente deixou de seguir um caminho mais rápido e alternativo, por estarmos acostumados a seguir pela principal aonde a gente sempre andou?
NICKOSOFT 10/11/2015 10:47:11
#453678
qnd fiz um sistema de boletos, na verdade obtive os dados de um antigo programa q já tinham, todos os dados eram maiúsculas, foi a única vez q apelei pra manter tudo maiúsculo mesmo por questão de padrão...
no mais, apenas se o cliente pede dessa forma, mas não q eu goste....
FOXMAN 10/11/2015 11:26:42
#453680
Eu Utilizo CamelCase Nos Labels Para Exibição E Nome Dos Formulários, Salvo Se Algum Label Tiver Que Chamar A Atenção Do Usuário, Já Nos Campos De Digitação(TextBox) Fica A Critério Do Usuário.

TUNUSAT 10/11/2015 11:46:00
#453683
MARCELODAVID,

Muita gente comentou, mas não sei se a minha visão é diferente em um ponto ... espero que ninguém ache ruim o que vou escrever...

Eu forço letras maiúsculas, porque algumas empresas tem várias pessoas (digitadores, operadores e usuário) fazendo entrada de dados. Daí você olha dentro do conteúdo do banco de dados, dentro da tabela, por exemplo, no campo [Ô]endereco[Ô] e vejo (com SELECT) vários registros em formatos diferentes! Alguns somente alguns registros com a primeira letra de todo o texto no campo na maiúscula, outros registros com todas minúsculas, outras com só a primeira letra do campo inteiro na maiúscula e por último ultimo tudo na maiúscula! Resumindo: Zona total...

Dai vou montar um relatório e sai uma bagunçarada (cada digitador, operador e usuário teve um pensamento diferente na hora de inserir os dados) ... tenho que forçar o relatório a seguir um padrão de tudo em maiúsculas ou tudo em minúsculas.
Vou mostrar vários registros em uma grid simples e ocorre o mesmo problema da visualização dos dados.
Mesmo se o registro foi completo e sozinho dentro de um único form ... quando o gerente passa para o próximo registro dentro do form eu tenho que escutar as mesmas besteiras...

[][ô]s,
Tunusat.
Página 1 de 2 [14 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas