[OFF] PROPOSTA DE FUNCIONALIDADE PARA TODOS
Muita gente aqui, faz softwares que são vendidos para várias empresas e isso gera uma certa dificuldade de configuração, visto que em muitos casos, vários valores de variáveis são diferentes para cada cliente.
Pensando nisso, tive uma idéia. E se existisse uma maneira de de gravar os valores das suas variáveis em algum lugar na web e através de um pequeno componente acessar essas variáveis? Bem, eu tenho uma maneira de fazer isso.
Você pode estar meio confuso com a utilidade disso, mas imagine a situação:
Seu sistema precisa de uma validação de login, se o usuário está em dia com os pagamentos, você libera acesso ao sistema, senão, bloqueia. Fazer um sistema que rode no cliente, que seja bem difÃcil de burlar, e que faça essa validação corretamente, é bastante trabalhoso. Não seria muito mais fácil, simplesmente adicionar um componente OCX no seu form onde nesse componente, você simplesmente faz algo como:
If MeuComonente.Valor([Ô]Empresa do zezinho Pagamento[Ô]) = False Then
MsgBox([Ô]Você não pagou... não posso deixar usar o sistema[Ô])
End
End If
Então, não seria muito mais simples? Esse valor de variável, estaria na web e pode guardar qualquer coisa.
O mais bacana, é que você não precisaria entender de SOAP, Conexões HTTP, nem nada disso, simplesmente adicionar o componente e sair usando.
Quem iria gostar de ter algo assim? Se a demanda for boa, eu faço...
1
Se a mensalidade ou a parcela não for dada baixa, o sistema refuga e da a msg na tela..
Nos meus sistemas ja utilizo algo proprio para realizar tal [Ô]façanha[Ô], eu ate consigo derrubar o sistema do cara se ele coneçar a demorar muito para pagar (nunca fiz isso, mais ja tive vontade de fazer), tudo pelo meu site.
Mais se prescisar de ajuda estamos ai.
Eu já tive a pachorra..que colocar dentro do exe mesmo..uma data de [Ô]expiração[Ô] 4 dias após o vencimento.
Dava tipo uma msg de erro, o cliente me liga e eu cobro heuah uah ueueaeaheuah
Se ele pagar certinho, mando uma atualização com a nova data ou tiro tudo
Ainda esta semana minha empresa ficou um dia inteiro sem acesso a internet e os sistemas puderam ser usados normalmente.
Com a solução proposta, ficaria sem sistema.
Prefiro o uso de uma chave de acesso que precisa ser renovada de tempos em tempos.
Citação:Maior problema que vejo nesta solução é quando o cliente fica sem internet e o sistema precisa rodar...
Ainda esta semana minha empresa ficou um dia inteiro sem acesso a internet e os sistemas puderam ser usados normalmente.
Prefiro o uso de uma chave de acesso que precisa ser renovada de tempos em tempos.
Bem o que proponho não é nenhum milagre, mas pode ajudar muita gente...
Eu topo!
E estarei aqui para ajudar.
é só entrar em contato no e-mail eric.beltrame@gmail.com.
Citação::
Maior problema que vejo nesta solução é quando o cliente fica sem internet e o sistema precisa rodar...
Quanto a situação do nosso colega, a OCX poderia prever isto e dar uma liberação temporária gerando, por exemplo, um arquivo dat marcando a exceção e o tempo que ela vai durar .
Esclente ideia, pois tem vários usuarios com essa necessidade.
Nos meus sistemas ja utilizo algo proprio para realizar tal [Ô]façanha[Ô], eu ate consigo derrubar o sistema do cara se ele coneçar a demorar muito para pagar (nunca fiz isso, mais ja tive vontade de fazer), tudo pelo meu site.
Mais se prescisar de ajuda estamos ai.
Eu também sou dessa turma da [Ô]façanha[Ô], e eu derrubo sim o sistema, basta acessar minha conta de email e marcar o email relativo ao cliente como LIDO.
Atualmente meu sistema é controlado através de uma conta de email. Sim uma simples conta de email.
Posso bloquear o liberar o cliente onde quer que eu esteja.
O funcionamento é simples e objetivo.
Nessa conta de email envio as as chaves de libração e quaisquer outra configuração que se julgue necessário.
A chave é formada por diversas informações como : CNPJ, DATA, SISTEMA, ETC...ETC...
Eis um exemplo de chave de acesso : sdMRW+v+NTOd9bDz4SUQwuDgo/mkXgdYr0ka60AXQ8DwIH2BzGCb/Y5ntOZiXJKqXgWPwN57H7/BbrffbBGpvw==
Para conseguir Burlar, tem que ser bom o suficiente para hackear contas de email do GOOGLE ACCOUNTS, sendo assim toda a parte de criptografia e segurança eu não preciso me preocupar.
O email tem validade de 30 dias(ou enquanto eu não marcar como LIDO).
Maior problema que vejo nesta solução é quando o cliente fica sem internet e o sistema precisa rodar...
Realmente seria algo terrÃvel, mas eu me atentei a isso. O sistema grava a chave de liberação e a usa na ausência de internet. Lembrando que nessa chave de liberação está incluida o prazo de uso do sistema dentro do mes(que é até o 5º dia útil ), faltando uma semana para o fim da validade da chave o sistema mostra uma mensagem no formulário principal com os dados para depósito. Não adianta o cliente mudar a data(para frente ou para trás) tenho mecanismo para combater isso.
A única coisa que ainda não implementei é o uso restrito de um computador por chave.Atualmente é possÃvel utilizar o sistema em vários computadores ao mesmo tempo.
Um dos motivos é que não fecho sistema por quantidade de máquina.
Estou pensando em criar uma DLL desse projeto e comercializar, pois bastaria coloca-la no formulario principal do projeto com as devidas configurações.
Tenho um programa de liberação que ao gerar a chave, ele envia um arquivo para um ftp, onde o nome do arquivo é o cnpj do cliente e também tenho a opção de gerar uma chave, a partir de uma contra senha informada pelo cliente, para o caso de não estar com conexão com a internet.
No sistema que roda no cliente, ele acessa a url onde esta o arquivo com o nome do cnpj do proprio cliente e faz as verificações de data de validade etc..
Após expirar o prazo de liberação do cliente, ao entrar no sistema, ele sempre verifica na internet, caso não obtenha sucesso, ele solicita a chave de liberação, funcionando assim das duas formas.