[OFF] SAL?RIO PROGRAMADOR PLENO / SÊNIOR

DS2T 04/12/2016 18:11:28
Oi, boa noite!

Estou trabalhando a poucos meses numa empresa de automação comercial e softwares de gestão. Aceitei começar como JR, até porque queria poucas responsabilidades e tempo para poder estudar para concursos. Acontece que fiquei muito sobrecarregado, e mesmo aumentando meu salário, eu acabei pedindo pra sair. Os motivos são diversos: Não tem muito para onde crescer, não tem me acrescentado conhecimento, to tentando passar em concursos de engenharia, perco 4 horas em ônibus (contando ida e volta), pedem coisas fora do escopo do trabalho (como verificar porque o computador do cliente está lento, mesmo já tendo provado que o sistema não está o afetando), ter que mexer em projetos completamente gambiarrados (vocês não tem ideia). etc.

Irei assinar minha demissão amanhã, mesmo já tendo comunicado a todos com uns 3 meses de antecedência (para dar tempo dele encontrar outra pessoa e também para terminar a base do sistema deles, porque eles não sabiam nem é que era mapeamento-objeto-relacional, padrões de projeto, etc ) . Acontece que meu chefe tá querendo negociar para eu ficar e falei pra ele que iria pensar durante o final de semana. E por mais que eu pense, não consigo chegar bem numa conclusão, até porque são várias coisas que me desanimam.

Primeiro ponto: Minha ideia inicial é negociar tempo. Quero trabalhar com prazos de entrega. Se tais projetos estão marcados para entregar até data X, eu me proponho em entregar até a data X e programo em casa, e vou lá eventualmente para acertar detalhes do projeto. Assim dá tempo de eu estudar para meus concursos. Porque acordar as 6 e acabar chegando umas 21 em casa, não tá dando pra estudar pra concursos. Fora que sinto que to trabalhando mais do que os outros, porque demoram anos pra entregar projetos...

Segundo ponto: Acredito que haverá uma certa resistência por parte dele no primeiro ponto. Porque pode causar ciúmes nos outros. Então pensei em pesquisar um salário como base pra negociação. Atualmente eu to ganhando 2100 reais (liquido). E sinceramente? Os outros programadores ganham mais ou menos a mesma coisa (só que, sem querer parecer arrogante, eles demoram anos pra desenvolver coisas simples. Eu diria que meu rendimento é pelo menos, 3 vezes maior que o deles... as vezes eu até tenho que dar uma enrolada, porque fico com aquela sensação que to trabalhando mais do que eles, fora que eu preciso ensinar a eles muitas coisas... muito injusto. E olha que eu nem sou tão bom assim...).

Andei pesquisando e vi que o salário varia muito de cidade pra cidade. Empresa pra empresa, etc... Mas queria saber de vocês. Qual seria um bom salário para eu negociar? Meu nível, eu não sei dizer. Talvez eu esteja entre o Pleno e o Sênior... Programo já tem um pouco mais de 10 anos, mas eu sempre preferi me dedicar a coisas um pouco não-convencionais...

Qual seria um bom valor? Lembrando, sou do interior do RJ.

Abraços!
KERPLUNK 04/12/2016 19:55:37
Quanto à seu nível: Já trabalhei como [Ô]avaliador[Ô] de candidatos e com certeza te daria nível Sênior. Quanto à isso não tenha dúvidas.

Quanto ao primeiro ponto: Duvido muitíssimo que o seu empregador vá concordar com isso. Esse cenário é algo [Ô]alienígena[Ô] para a mentalidade do empresário brasileiro. Eles tem a sensação de que se não estão te vendo, você não está trabalhando. Compreensível, dado a mentalidade de 99,99% da população brasileira, que a mídia insiste em chamar de [Ô]trabalhador[Ô], mas cá entre nós, sabemos que não é bem assim. Se você conseguir isso, melhor pra você, mas já advirto que trabalhar em casa não é tão simples. O rendimento tem que ser ainda maior e é difícil se [Ô]reeducar[Ô] à esse regime de trabalho.

Quanto ao salário: Realmente varia bastante de região para região. Nisso, não poderia te ajudar em uma resposta concreta. A minha sugestão é fazer uma aproximação com um valor que você acha justo por hora, calculando como se você fosse receber por hora. Pessoalmente, por menos de R$ 5000,00/mês, nem levanto da cama.

Quanto ao seu rendimento sendo superior aos colegas: Vai de cada um levar em conta esse aspecto. Mas pessoalmente, já trabalhei em mais de um lugar onde o setor de TI eram 5 ou 6 [Ô]programadores[Ô] e em menos de meio ano, só tinha eu. Dava conta tranquilo de fazer o que tinha sido contratado para fazer, além do que os outros todos faziam e me sobravam horas para fazer qualquer outra coisa que quisesse, como estudar, por exemplo. Não tenho a menor pena de tirar o emprego de quem não está capacitado. é uma maneira de [Ô]limpar[Ô] o nosso mercado que está cheio de [Ô]facão[Ô] que mais engana que trabalha. Mas novamente, vai de cada um.
SINCLAIR 04/12/2016 19:58:24
Resposta escolhida
Colega DS2T,

Como você disse, varia de empresa para empresa. Principalmente porte.

Geralmente empresas de porte maior que possuem equipe própria pagam melhor.

Conheço programadores de pequenas softwares houses que ganham R$ 1.400,00 e programadores de uma grande fábrica de tintas aqui da região que ganham R$ 9.000,00 (tem uns 5 na equipe). O analista responsável pela matriz e filiais é um amigo de infância. Pelo padrão de vida creio que seja uns R$ 16.000,00 mensais. Tem que viajar um monte.

O que acontece contigo é que estais no lugar errado, no emprego errado.

Com relação a programar de casa, já nem se considera mais novidade. Home Office já é realidade a muito tempo. Até os tribunais trabalhistas, tão fincados na CLT já estão reconhecendo este modelo como realidade que precisa ser aceita. Se teu atual empregador não entender isto, não entende de novidades e, se não entende de novidades, é questão de tempo até ele fechar as portas.

Quanto ao teu empregador ter [Ô]funcionários sem os ter[Ô] fala para ele do Uber:

A maior empresa de frotas do mundo e não tem 1 único carro e sequer 1 único motorista.

A realidade dos negócios é bem outra, do que era a pouco tempo.

E, de um home office, podes ter vários empregos de R$ 4.000,00 cada um, ao invés de, com tanta experiência, ficar fazendo servicinho de sobrinho do colega do vizinho que [Ô]entende de computador[Ô] e vai ver porque o computador está lento.

Tudo de bom.
KERPLUNK 06/12/2016 22:56:09
E então, o que decidiu?
DS2T 06/12/2016 23:24:06
Oi pessoal.

Agradeço demais as duas respostas. Me fizeram criar coragem pra ir em busca do que eu queria, até porque a profissão anda tão desvalorizada, que as vezes parece que não dou muito valor ao que sei, acabo ficando inseguro e desvalorizando meu valor/hora. E essas palavras vindo de vocês dois, que junto ao Jaba e Ocelot, são os usuários que mais admiro aqui no fórum...

Ontem não conseguimos conversar, mas hoje tivemos esse papo. Sobre o salário, ele disse que precisaria pensar no valor (R$ 4000,00). Em relação ao trabalho voltado à metas, ele disse que será possível fazermos, mas precisaria de um tempo para criar um planejamento. Ele pediu alguns dias para poder fechar o acordo, mas ele deu a entender que as coisas vão acontecer.

Acho que agora é só trabalhar firme, para mostrar que sou merecedor desse voto de confiança. As coisas que me incomodam, ainda vão continuar, mas melhorou já né... E na minha atual posição, confesso que não tá dando pra escolher muito...

Citação:

O que acontece contigo é que estais no lugar errado, no emprego errado.

Sinclair, correndo o risco de parecer gay... Sabe que lembro de você toda semana lá? Num tópico antigo você comentou que acabou sendo arrastado para a Automação Comercial. Toda semana lembro disso, porque toda semana sinto que estou seguindo pelo mesmo caminho. é meio estranho como as coisas fluem de um jeito diferente do que a gente espera né?! Se me lembro bem, pelo menos na sua história, tinha uma loirinha linda. Na minha nem isso tem... hahaha

Vou deixar o tópico aberto mais 2 dias, caso ele me comunique algo e eu falar pra vocês.

Eu estava bem inseguro em relação a tudo e, com certeza, o post de vocês fizeram toda a diferença pra eu tomar minha atitude.

Eu desejo muito sucesso pra vocês. Me ajudaram muito, espero um dia fazer o mesmo por vocês.
SINCLAIR 07/12/2016 08:10:08
Colega DS2T,

Citação:

Sinclair, correndo o risco de parecer gay... Sabe que lembro de você toda semana lá?

Lamento. Já sou comprometido com o PostGreSQL!

Citação:

Eu estava bem inseguro em relação a tudo e, com certeza, o post de vocês fizeram toda a diferença pra eu tomar minha atitude.

Coragem, meu amigo! Veja que após te impor com o que é justo, a situação mudou bastante. Melhor passar fome em casa do que passar fome na empresa dos outros.

Citação:

Sobre o salário, ele disse que precisaria pensar no valor (R$ 4000,00). Em relação ao trabalho voltado à metas, ele disse que será possível fazermos, mas precisaria de um tempo para criar um planejamento. Ele pediu alguns dias para poder fechar o acordo, mas ele deu a entender que as coisas vão acontecer.

Teu atual empregador pode estar querendo alguns dias para achar outro para explorar. Ou pode ser que esteja se preparando para aceitar teus termos. De qualquer forma, na primeira hipótese é você que deixa de ser explorado e na segunda hipótese você passa a ganhar o que merece. Se teu empregador oferecer algo sobre R$ 2.500,00 para trabalhares de casa, mas com metas mais modestas, a balança continuará equilibrada. é um caso que você poderá inverter e pedir uns dias para pensar.

Citação:

Se me lembro bem, pelo menos na sua história, tinha uma loirinha linda. Na minha nem isso tem... hahaha

Tinha mesmo. Se não fosse por este [Ô]item[Ô], o rumo da vida teria sido outro. Mas aprendi uma coisa assistindo ao filme Vanish Point:
Se quiser levar minha mulher, vai ter reclamação.
Se quiser levar meu carro, vai ter porrada.
Mas para levar meu cachorro, vai ter que me matar!

Citação:

Eu desejo muito sucesso pra vocês. Me ajudaram muito, espero um dia fazer o mesmo por vocês.

Já fizeste, colega! Quando auxiliaste outros que pediram ajuda, quando colocou teu patrão [Ô]contra a parede[Ô] (menos um que vai pensar em explorar), quando compartilhou tuas experiências profissionais. Quando estudou e ajudou a termos na profissão pessoas bem capacitadas.

Barco para frente!

Tudo de bom.
MESTRE 07/12/2016 11:15:52
Eu trabalho numa empresa de 150 funcionários, tenho 24 anos, solteiro, entrei a 3 anos atrás ganhando 1.200 R$.. hoje ganho 3.000 R$ e nunca pedi aumento, foram todos dados mas estou bastante insatisfeito devido ao baixo crescimento,tem cara que é [Ô]chefe[Ô] de setor da manutenção que pinta muro, constroi parede e sala e ganha 800~1.000 R$ a mais que eu que ainda quebro o galho em varias situações que não devo me meter por pressão da gerência (engenheiro) ou do dono..

Relativamente não tenho chefe e sou tratado como [Ô]encarregado chefe[Ô] ..

E o pior: o dono abriu outra empresa com outro CNPJ que faz a mesma coisa que a empresa que eu trabalho faz, ele contratou um sistema de uma grande empresa achando que ia ser as mil maravilhas, e não foi.. gastou 170 mil R$ num sistema concorrente direta das grandes TOTVS etc etc e so ouviu reclamação dos funcionarios, gastou uma grana preta e quando andava nos corredores todos os funcionários falavam [Ô]o sistema da outra empresa e muito melhor, mais simples de fazer as coisas etc etc[Ô]..

Bom o dono então cancelou o contrato com essa grande empresa e mandou eu implantar o sistema na outra empresa, porém nao tratamos de valores e sou funcionario CLT da empresa 1 e não da empresa 2 (nova que mandou eu implantar o sistema).. ficou meio implícito que vamos sentar pra conversar la pra janeiro ou até fevereiro para ver a questão dos reajustes... o problema é que no caso aqui tem supervisor de setores que não fazem nada só mandam nos [Ô]peões[Ô] e ganham mais de 7.000 R$ e eu fazendo acontecer ganho 3 e talvez aumente só para 4 no maximo e obs: NÃO tenho chefe, portanto perante a equipe de TI sou tratado como tal..

daí vou primeiro mostrar o serviço implantar e depois marcar uma reunião com os envolvidos, minha vontade era ter um reajuste para meu salário chegar a 5.000 R$ aí ficaria tranquilo pois acho um salário justo.. porém conhecendo os donos Portugueses que atravessam a piscina com enoguarana na mao não vão aumentar meu salario pra esse valor.. e o valor do meu parceiro que me auxilia é 1.700 R$..
F001E 07/12/2016 12:25:13
Eu também ando bem desanimado. Aqui empresa tenho um salário e a noite trabalho home para outra empresa com outro salário e a soma dos dois chega a R$ 8.000,00. Legal ? Legal, mas durmo 3 horas por noite. Em casa começo a trabalhar às 23h00 pois tenho que brincar com minhas filhas (gêmeas) até a hora quando elas dormem e quando dormem vou até as 4h00 da manhã para acordar às 7h00.
SINCLAIR 07/12/2016 13:48:09
Colegas,

A resposta é mobilização.

Quando tem quem ofereça pela metade do preço algo que vendemos, os compradores vão para outro vendedor.

Nós vendemos nosso tempo. E se não colocarmos um valor justo, venderemos nosso tempo e conhecimento por bagatelas.

Quando se pede um determinado valor para desenvolver um site o cidadão diz [Ô]o sobrinho do meu vizinho é fera e faz por R$ 130,00[Ô]. Bem, contrate o filho do vizinho (que está prejudicando toda a sociedade)!

Já viram pré-adolescentes exercendo medicina? E já viram um pré-adolescente fazendo engenharia naval e ser responsável pela flutuabilidade de uma embarcação com 2 mil pessoas a bordo?

Então porque em informática pode alguém, na sua pré-adolescência, que se acha conhecedor ser responsável por um sistema que, dando informações incorretas, pode induzir a erros contábeis, fiscais, de lógica, de contratos e colocar em risco a segurança, vida e salários de 150 pessoas? Nem teve tempo para aprender o que é essencial aos negócios e vai colocar em risco a segurança de centenas de pessoas envolvidas no processo.

Sou completamente a favor da regulamentação das profissões de informática, para nos organizarmos e termos, ao menos, um piso para programadores e para analistas. E este piso não seria inferior a R$ 10.000,00. Dadas as devidas proporções, somos os que mais temos que estudar: mais que médicos, que trabalham com corpos que não se modificam, tanto quanto farmacêuticos que precisam inventar seus remédios e fazer suas pesquisas, nos responsabilizamos pelo funcionamento social desde a emissão de um documento fiscal até o governo receber o dinheiro dos impostos de nossos clientes e fazer, estradas, delegacias, creches, hospitais, saneamento e toda uma gama de necessidades. Sem nós os aviões não voam mais. Sem nós os navios não se acham mais nos oceanos. Os iPhones não serão mais úteis e nem interessantes. Os aparelhos de software embarcado (de CLP de uma indústria de papel até respirador artificial, passando pelo micro ondas da cozinha até a nave espacial)... nada mais funcionaria sem nossas lógicas e códigos.

Temos o poder e não sabemos usar, porque somos um exército de leões governados por ninguém. Teríamos mais força se fôssemos um exército de hienas governados por um tigre.

Tudo de bom.
XLEGENDARY 07/12/2016 14:56:42
Li tudo que os colegas falaram e tenho a acrescentar que :

Por mais duro que seja o caminho, nunca desvie do foco principal, mesmo que o foco seja somente o lucro monetário.
Reclamar do sobrinho que faz mais barato não adianta, temos é que fazer como o kerp disse, capacitar-se mais e [Ô]limpar[Ô] aqueles que tiram as vagas dos capacitados

esse são 2 pontos cruciais que define aquilo que você irá ter no presente e futuro.

Tenho [Ô]colegas[Ô] de profissão que são bem abaixo de meus conhecimentos, que me pedem ajuda diariamente por midias sociais mas que tem emprego melhor que o meu.
Eu não reclamo disso, jamais.

Sobre regulamentação :

Seria bom no que tange os requisitos para se entrar em um emprego.
Você não vê cardiologista mexer com neurologia e vice-versa. Então se você é programador pra linguagem x você tem que trabalhar na linguagem x, o que claro não ocorre atualmente e provavelmente nem ocorrerá.

Lembrem-se :
O [Ô]foreiro[Ô] que vem aqui te pedir um código é o mesmo que te tira do mercado com um sistema feito porcamente.

SINCLAIR 07/12/2016 16:46:25
Colega XLEGENDARY,

Acredito ser mais ou menos pelo caminho que mencionas.

Citação:

capacitar-se mais e [Ô]limpar[Ô] aqueles que tiram as vagas dos capacitados

Neste ponto, penso eu, retirar (limpar) do mercado só por regulamentação.

Citação:

Você não vê cardiologista mexer com neurologia e vice-versa. Então se você é programador pra linguagem x você tem que trabalhar na linguagem x, o que claro não ocorre atualmente e provavelmente nem ocorrerá.

Quase isto. As especialidades são diferentes, mas os 2 são médicos. O que não pode é não ser uma e nem outra coisa e ainda assim exercer a medicina.

Em programação, a [Ô]especialidade[Ô] será entender o funcionamento, lógica, algoritmo. A linguagem propriamente dita é mera conversão de conceito lógico em uma forma escrita, sendo o organismo/objeto o mesmo: computador. Diferente do organismo/objeto coração ou cérebro (bem distintos).

As [Ô]especialidades[Ô] em informática não se daria pela linguagem de programação, mas pela função, como analista, programador, redes, infra estrutura, segurança e demais áreas de conhecimento aprofundado, as [Ô]especialidades[Ô].

Tudo de bom, colegas.
Página 1 de 2 [18 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas