[OFF] TECNOLÓGO OU BACHAREL

SINCLAIR 22/04/2016 09:08:48
#461214
Prezados,

Venho pedir a opinião dos colegas sobre a melhor modalidade de graduação da atualidade.

Na minha época, o curso de Tecnólogo era parte do curso de Bacharelado Analista de Sistemas.

Lá nos idos de 1995 que tive a formação de Bacharel. Tecnólogo era coisa quase inexistente (só se parasse no 3o. ano do curso de Análise).

Não tenho acompanhado a evolução, mas quando meu sobrinho e meu filho conversavam sobre as carreiras que vão seguir agora, meu sobrinho me questionou sobre tecnólogo e suas atribuições.

Eu fiquei em conflito entre o que aprendi e o que parece existir hoje, porque, salvo engano, o curso de Análise de Sistemas pode ser na modalidade tecnólogo.

Enfim, eu não soube responder de pronto, ontem quando estavam aqui.

Para meu esclarecimento e atualização, peço opinião dos colegas se, atualmente, Tecnólogo tem realmente o encaixe de Analista de Sistemas e se este curso é bem visto no mercado de trabalho, incluindo permissão em concursos públicos, ou se para bem efeito prático precisa ser Bacharel,como antigamente era.

Tudo de bom.
MOUSER 22/04/2016 09:27:57
#461217
Eu fiz Tecnólogo e te digo, no primeiro ano do Bacharel, eu já estava alguns [Ô]Anos Luz[Ô] na frente de alguns alunos, Enquanto uns estavam admirados ao criar scripts HTML cheia de tags, eu já criava aplicativos em VB.NET que fazia as paginas HTML parecer pequeno, claro que nunca cheguei a mostrar isso para os novatos para não desanima-los mas para os que já tinham uma pequena ou minuscula bagagem, eu mostrava algumas coisas e desenvolvia alguns aplicativos mostrando o que realmente deve ser observado. Para um programador, o produto final é interessante, mas o relevante é entender como que foi possível chegar a esse produto final e no tecnólogo, por mais que seja algo muito rápido (Em torno de 1 ano e meio de Tecnólogo), pra mim foi mais útil do que ter entrado de cabeça no bacharel.
Fica ai minha opinião.
Pelo melhor entendimento e facilidade de aprendizados dos alunos na faculdade, eu voto Tecnólogo primeiro Depois bacharel... kkk!
SINCLAIR 22/04/2016 10:49:45
#461224
Colega MOUSER,

Obrigado por compartilhar sua opinião.

Mas, me resta uma dúvida: por ser um curso tão curto, de apenas 2 anos, teria validade para o caso de meu sobrinho, futuramente, desejar investir na carreira pública, como INSS, Polícia Federal (depto. de tecnologia) e afins? E quanto à carreira privada, por ser um curso tão curto, não se fica mal visto, algo como considerarem mal preparado por ter feito um curso tão curto?

Eu, realmente, estou desatualizado quanto às formações acadêmicas.

Obrigado, mais uma vez.
GUIMORAES 22/04/2016 11:10:06
#461226
SINCLAIR,

O Curso de Bacharel tem mais enfase teórica, enquanto o Tecnólogo tem mais enfase na prática, basicamente esta é a diferença.
é claro, um profissional formado em Bacharel tem mais [Ô]Curriculum[Ô] do que o profissional tecnólogo, mas isto não é motivo para se calcular o grau de conhecimento, porém, depende muito de pessoa para pessoa.
Para a carreira privada, acredito que tanto faz, talvez algumas empresas nem exijam cursos superiores, apenas o conhecimento já é válido.
Sobre a questão dos concursos públicos, depende muito da exigência do concurso, então seria interessante fazer uma pesquisa de mercado para avaliar e escolher o curso certo.
Na dúvida, Bacharel será sempre aceito em concurso.
MOUSER 22/04/2016 11:17:26
#461229
Por ser rapido, é visto de forma contraria, mas tem que deixar seu sobrinho com a seguinte mentalidade, vou fazer o tecnólogo para conhecer as linguagens base (Seja ela VB.NET, C# com SQL ou outro tipo, JAVA e por ai vai), no meu caso, logo quando tinha terminado o segundo modulo do Tecnólogo, já me chamaram para 3 entrevistas, sendo um deles para Bradesco e outro para o Boticario, isso em uma escola conhecida aqui na região de Barueri (ITB - Instituto Tecnólogo de Barueri), e não é conhecida em outros lugares, muito menos fora de são paulo, e empresas conhecidas no Brasil inteiro, que atende aquela região buscando alunos ali? Provavelmente fazer tecnólogo vale a pena, e repito, deixe ele crescer e invista na faculdade depois do Tecnólogo, não vou negar e avisa seu sobrinho, não é fácil aprender em curto tempo e muito menos conseguir emprego em curto tempo, eu consegui o meu no ultimo ano do tecnólogo, mesmo assim ainda preferi trabalhar autônomo por motivos pessoais. Outras Escolas reconhecidas por grandes empresas é o SENAI, algumas escolas estão investindo em alunos que estão estudando o ensino Médio, no minimo o 3º ano, outra escola que tem os cursos de Programação, Etec e Fatec, imagino que ele esteja estudando o ensino medio, o mais recomendado para ele, eu o colocaria na Etec. Não é pelo ensino em si, pois todas as escolas existem profissionais do ensino que são bons e ruins como também em todas as empresas. Mas o nome da escola é que existe uma procura maior, no caso da oficina do meu pai, a gente procura pessoas do SENAI, já um outro amigo meu que é fotografo e editor, procura na ETEC e SENAI, ambos autônomos, mas que trabalham perante a lei. No caso do Bradesco que me procurou no ITB (ITB SIGLA DO INSTITUTO, infelizmente meu perfil social acabou não atendendo as expectativas do banco). Quando cheguei na faculdade, eu só precisei estudar Direito, Filosofia Social e Teorias sobre Circuitos elétricos. A parte de Matemática (estatística), Português, Inglês (Técnico), Programação (VB.NET/JAVA/SQL) e linguagem HTML, Hardware, História (deste o inicio do computador, Inicio dos softwares), Analise de sistemas, aprendi tudo no Tecnólogo, e essas escolas que mencionei, tentam trabalhar um conteúdo aproximado a das faculdades.
SINCLAIR 22/04/2016 11:24:08
#461231
Colega GUIMORAES123,

Grato pelos seus esclarecimentos.

Fiz várias pesquisas e conclui que o curso de Tecnólogo tem o mesmo valor jurídico que o Bacharelado. Salvo em casos específicos de concursos públicos que exijam licenciatura/bacharelado, quando se menciona [Ô]curso superior[Ô], tecnólogo é totalmente aceito.

Extraído de http://www.concursosnobrasil.com.br/blogs/guia-do-concurseiro/curso-de-tecnologo-e-considerado-de-nivel-superior.html

[Ô]Tanto é assim que, após ter concluído o curso de Tecnólogo (conhecido também como [Ô]curso superior de tecnologia[Ô]), o formado poderá optar por uma especialização, mestrado ou doutorado na área de sua preferência. Isto está garantido na própria LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Lei 9394/1996). [Ô]

convém ressaltar que nos casos de tecnologia, até o momento nenhum editar de concurso público exigiu Bacharelado (ao menos não nos vários editais que baixei e li).

Em complemento, acredito que o MEC tenha esclarecido toda a questão:

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=15698


Só fiquei em dúvida sobre cursos sequencias, que são de nível superior, mas não tem graduação (não entendi como pode ser uma coisa sem ser outra).

O curso de tecnólogo, no entanto, não deve ser confundido com os cursos sequenciais, que não são graduações, ainda que sejam de nível superior.

Tudo de bom.
DS2T 22/04/2016 13:03:01
#461238
Olá Sinclair, tudo bem cara?

Até onde eu sei cara, existe apenas uma única diferença para um curso sequencial e tecnólogo: o título. No curso de tecnólogo você obtém um diploma certificando que você ao Nivel Superior de Tecnologia, no sequencial não tem isso.

Sobre as diferenças do Tecnológo para Ciência da Computação, ou uma graduação na área de TI... Tecnólogo é muito mais prático, o cara pode até sair programando de lá, mas sem base teórica alguma. E o programador que não estudar muito por fora, acaba virando o famoso programador CRUD.
Como você sabe, não sou formado na área... mas acompanhei muitas video aulas de CC... te dá uma base muito mais generalista, você vai saber um pouco de tudo.

Como já mencionei num outro tópico, a função da faculdade não é ensinar o cara a programar, não é ensinar o engenheiro a consertar o motor. A faculdade serve pra te dar uma base generalista de forma que você com um pouco de força de vontade, pode acabar achando seu caminho e se desenvolvendo sozinho.

O que eu recomendo para seu sobrinho é: Fazer um curso de graduação e desde o primeiro período arrumar um estágio. Porque aí ele não fica super chateado como tantos os outros que vão pro curso de CC e não programam de verdade.
Eu sei bem isso... porque me formei em Engenharia e tenho a base teórica, mas não me sinto a vontade pra falar que sou realmente Engenheiro... porque minha base prática foi apenas de 2 anos.
O bom é sempre unir os dois.

Boa sorte aí pra ele!
SINCLAIR 22/04/2016 15:30:45
#461249
Colega DS2T,

Muito obrigado pela participação.

Para me inteirar melhor como o mundo acadêmico está, na atualidade, enviei um e-mail para a Universidade na qual me formei e agora me resta esperar por resposta, que penso irá elucidar as diferenças curriculares, se as cadeiras de uma graduação podem ser reaproveitadas na outra graduação, se tecnólogo (tem Nivel Superior) está apto à participar de concursos públicos.

Meu filho já se direcionou para Força Aérea, então o concurso público que ele participa é de ingresso na EPCAR (quase 70 candidatos por vaga!!!), a formação superior é dentro da própria AFA (Academia da Força Aérea), isto quem me respondeu foi o próprio Serviço de Comunicação Social da FAB, afirmando inclusive que, se futuramente, o militar der baixa, a formação superior é válida para exercício profissional na vida civil. Mas pensei se um dia meu sobrinho quisesse ingressar no INSS, RFB, Polícia Federal e afins.

Vou aguardar resposta da Universidade e, recebendo, posto aqui o retorno que me derem.

Tudo de bom.
MESTRE 23/04/2016 10:46:03
#461282
Citação:

Sobre as diferenças do Tecnológo para Ciência da Computação, ou uma graduação na área de TI... Tecnólogo é muito mais prático, o cara pode até sair programando de lá, mas sem base teórica alguma. E o programador que não estudar muito por fora, acaba virando o famoso programador CRUD.
Como você sabe, não sou formado na área... mas acompanhei muitas video aulas de CC... te dá uma base muito mais generalista, você vai saber um pouco de tudo.


Eles dão bastante teoria antes de aplicar a parte prática não é assim..

Bom vamos lá, eu fiz o caminho inverso, comecei no bacharelado em Engenharia da Computação e mudei para Análise e Desenvolvimento e tenho um colega que mudou de Ciencia da Computação tbm para ADS .. Enquanto no bacharelado tinha toda aquele teoria não utilizada, o pessoal de ADS já tava a kilometros a frente de materia e conteudo, conteudo em Ciencia da Computação que iria ter a partir do 3 ano em ADS ja se tem no primeiro ano..

Agora eu pergunto a vocês qual a diferença de fazer um Tecnologo que desde o primeiro ano ja trabalha Orientação a Objetos, Documentação UML, Banco de Dados e Desenvolvimento Web que é o que realmente nós utilizamos no dia-a-dia para um curso Bacharelado que fica ENROLANDO e começa a dar as matérias de verdade a partir do terceiro ano e voce acaba fazendo 2 anos com as materias ditas anteriormente..

Cheguei num momento que o Curso de Engenharia da computação estava se tornando mais uma Engenharia de Automação (que apesar de eu ter gostado bastante e adorado a parte de softwares embarcados meu foco é desenvolvimento de software)..

Acho que rola muito preconceito com Tecnologo pelo curto periodo de tempo, é corrido ? sim.. más não deixam de dar base teórica por ser tecnologo, eles enchugam todas as matérias Encheção de linguiça e dão apenas o primordial.. Pra mim o Curso é perfeito!

Citação:

Desenvolver e fazer manutenção de sistemas em Java (JSE, JEE, JME) e Microsoft .NET/C#, utilizando análise orientada a objetos (UML), banco de dados relacionais (Oracle, DB2, PostGreSQL, SQL Server e MySQL. Criar aplicações para internet utilizando padrões, frameworks e linguagem para desenvolvimento WEB (JSF, JSP, JSTL, HTML, xHTML, XML, JavaScript e jQuery).
Ser um gestor com competências de liderança, negociação e gestão de projetos utilizando as melhores práticas do mercado (PMI®, SCRUM, XP, Cobit, SixSigma, SOX, ITIL e CMMI).
Administrar, analisar e implantar soluções envolvendo componentes avançados em servidores de aplicação (JBoss, Tomcat, WebSphere e Oracle Application Server).

SINCLAIR 23/04/2016 11:09:14
#461283
Colega MESTRE,

Citação:

Acho que rola muito preconceito com Tecnologo pelo curto periodo de tempo,



Também penso isto.

Por isto minha preocupação em orientar bem meu sobrinho neste momento, para não sofrer o preconceito futuro.

Tudo de bom.

DS2T 24/04/2016 17:14:24
#461330
Talvez tenham me entendido errado. Só quis dizer que perto de um curso de CC, a base teórica do tecnologo é fraca. Acredito que você não tenha aprendido sobre calcular complexidade do software, qual é o melhor método de ordenação para cada situação, como funciona os métodos de criptografia (e não apenas usar do framework só pronto), automatos, inteligência artificial, métodos heurísticos, métodos de compressão... O que você chama de enrolação, eu chamo de base generalista. Sem algebra linear e cálculo númerico, eu não conseguiria fazer meu OCR, sem algebra linear e geometria analítica eu não conseguiria entender Direct3D, sem a displina de cálculo 3 com todas suas derivadas parciais e transformadas não existiria arquivo .mp3 nem compressão de imagens/videos com tamanha eficiência.

Depende do foco de cada pessoa, do que o seu sobrinho quer.
Eu não vejo vantagem mesmo do cara fazer um curso de CC, que é demorado, se a intenção dele é trampar com automação comercial.
Do mesmo jeito, que penso que não é vantagem nenhuma fazer ADS se o cara quer realizar softwares complexos e participar da parte de pesquisa.

No fim, independentemente do curso... vai depender mais do seu sobrinho do que o curso, propriamente.
Abraços!
Página 1 de 2 [17 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas