[OFF] TECNOLÓGO OU BACHAREL
Venho pedir a opinião dos colegas sobre a melhor modalidade de graduação da atualidade.
Na minha época, o curso de Tecnólogo era parte do curso de Bacharelado Analista de Sistemas.
Lá nos idos de 1995 que tive a formação de Bacharel. Tecnólogo era coisa quase inexistente (só se parasse no 3o. ano do curso de Análise).
Não tenho acompanhado a evolução, mas quando meu sobrinho e meu filho conversavam sobre as carreiras que vão seguir agora, meu sobrinho me questionou sobre tecnólogo e suas atribuições.
Eu fiquei em conflito entre o que aprendi e o que parece existir hoje, porque, salvo engano, o curso de Análise de Sistemas pode ser na modalidade tecnólogo.
Enfim, eu não soube responder de pronto, ontem quando estavam aqui.
Para meu esclarecimento e atualização, peço opinião dos colegas se, atualmente, Tecnólogo tem realmente o encaixe de Analista de Sistemas e se este curso é bem visto no mercado de trabalho, incluindo permissão em concursos públicos, ou se para bem efeito prático precisa ser Bacharel,como antigamente era.
Tudo de bom.
Fica ai minha opinião.
Pelo melhor entendimento e facilidade de aprendizados dos alunos na faculdade, eu voto Tecnólogo primeiro Depois bacharel... kkk!
Obrigado por compartilhar sua opinião.
Mas, me resta uma dúvida: por ser um curso tão curto, de apenas 2 anos, teria validade para o caso de meu sobrinho, futuramente, desejar investir na carreira pública, como INSS, PolÃcia Federal (depto. de tecnologia) e afins? E quanto à carreira privada, por ser um curso tão curto, não se fica mal visto, algo como considerarem mal preparado por ter feito um curso tão curto?
Eu, realmente, estou desatualizado quanto à s formações acadêmicas.
Obrigado, mais uma vez.
O Curso de Bacharel tem mais enfase teórica, enquanto o Tecnólogo tem mais enfase na prática, basicamente esta é a diferença.
é claro, um profissional formado em Bacharel tem mais [Ô]Curriculum[Ô] do que o profissional tecnólogo, mas isto não é motivo para se calcular o grau de conhecimento, porém, depende muito de pessoa para pessoa.
Para a carreira privada, acredito que tanto faz, talvez algumas empresas nem exijam cursos superiores, apenas o conhecimento já é válido.
Sobre a questão dos concursos públicos, depende muito da exigência do concurso, então seria interessante fazer uma pesquisa de mercado para avaliar e escolher o curso certo.
Na dúvida, Bacharel será sempre aceito em concurso.
Grato pelos seus esclarecimentos.
Fiz várias pesquisas e conclui que o curso de Tecnólogo tem o mesmo valor jurÃdico que o Bacharelado. Salvo em casos especÃficos de concursos públicos que exijam licenciatura/bacharelado, quando se menciona [Ô]curso superior[Ô], tecnólogo é totalmente aceito.
ExtraÃdo de http://www.concursosnobrasil.com.br/blogs/guia-do-concurseiro/curso-de-tecnologo-e-considerado-de-nivel-superior.html
[Ô]Tanto é assim que, após ter concluÃdo o curso de Tecnólogo (conhecido também como [Ô]curso superior de tecnologia[Ô]), o formado poderá optar por uma especialização, mestrado ou doutorado na área de sua preferência. Isto está garantido na própria LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Lei 9394/1996). [Ô]
convém ressaltar que nos casos de tecnologia, até o momento nenhum editar de concurso público exigiu Bacharelado (ao menos não nos vários editais que baixei e li).
Em complemento, acredito que o MEC tenha esclarecido toda a questão:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=15698
Só fiquei em dúvida sobre cursos sequencias, que são de nÃvel superior, mas não tem graduação (não entendi como pode ser uma coisa sem ser outra).
O curso de tecnólogo, no entanto, não deve ser confundido com os cursos sequenciais, que não são graduações, ainda que sejam de nÃvel superior.
Tudo de bom.
Até onde eu sei cara, existe apenas uma única diferença para um curso sequencial e tecnólogo: o tÃtulo. No curso de tecnólogo você obtém um diploma certificando que você ao Nivel Superior de Tecnologia, no sequencial não tem isso.
Sobre as diferenças do Tecnológo para Ciência da Computação, ou uma graduação na área de TI... Tecnólogo é muito mais prático, o cara pode até sair programando de lá, mas sem base teórica alguma. E o programador que não estudar muito por fora, acaba virando o famoso programador CRUD.
Como você sabe, não sou formado na área... mas acompanhei muitas video aulas de CC... te dá uma base muito mais generalista, você vai saber um pouco de tudo.
Como já mencionei num outro tópico, a função da faculdade não é ensinar o cara a programar, não é ensinar o engenheiro a consertar o motor. A faculdade serve pra te dar uma base generalista de forma que você com um pouco de força de vontade, pode acabar achando seu caminho e se desenvolvendo sozinho.
O que eu recomendo para seu sobrinho é: Fazer um curso de graduação e desde o primeiro perÃodo arrumar um estágio. Porque aà ele não fica super chateado como tantos os outros que vão pro curso de CC e não programam de verdade.
Eu sei bem isso... porque me formei em Engenharia e tenho a base teórica, mas não me sinto a vontade pra falar que sou realmente Engenheiro... porque minha base prática foi apenas de 2 anos.
O bom é sempre unir os dois.
Boa sorte aà pra ele!
Muito obrigado pela participação.
Para me inteirar melhor como o mundo acadêmico está, na atualidade, enviei um e-mail para a Universidade na qual me formei e agora me resta esperar por resposta, que penso irá elucidar as diferenças curriculares, se as cadeiras de uma graduação podem ser reaproveitadas na outra graduação, se tecnólogo (tem Nivel Superior) está apto à participar de concursos públicos.
Meu filho já se direcionou para Força Aérea, então o concurso público que ele participa é de ingresso na EPCAR (quase 70 candidatos por vaga!!!), a formação superior é dentro da própria AFA (Academia da Força Aérea), isto quem me respondeu foi o próprio Serviço de Comunicação Social da FAB, afirmando inclusive que, se futuramente, o militar der baixa, a formação superior é válida para exercÃcio profissional na vida civil. Mas pensei se um dia meu sobrinho quisesse ingressar no INSS, RFB, PolÃcia Federal e afins.
Vou aguardar resposta da Universidade e, recebendo, posto aqui o retorno que me derem.
Tudo de bom.
Citação:Sobre as diferenças do Tecnológo para Ciência da Computação, ou uma graduação na área de TI... Tecnólogo é muito mais prático, o cara pode até sair programando de lá, mas sem base teórica alguma. E o programador que não estudar muito por fora, acaba virando o famoso programador CRUD.
Como você sabe, não sou formado na área... mas acompanhei muitas video aulas de CC... te dá uma base muito mais generalista, você vai saber um pouco de tudo.
Eles dão bastante teoria antes de aplicar a parte prática não é assim..
Bom vamos lá, eu fiz o caminho inverso, comecei no bacharelado em Engenharia da Computação e mudei para Análise e Desenvolvimento e tenho um colega que mudou de Ciencia da Computação tbm para ADS .. Enquanto no bacharelado tinha toda aquele teoria não utilizada, o pessoal de ADS já tava a kilometros a frente de materia e conteudo, conteudo em Ciencia da Computação que iria ter a partir do 3 ano em ADS ja se tem no primeiro ano..
Agora eu pergunto a vocês qual a diferença de fazer um Tecnologo que desde o primeiro ano ja trabalha Orientação a Objetos, Documentação UML, Banco de Dados e Desenvolvimento Web que é o que realmente nós utilizamos no dia-a-dia para um curso Bacharelado que fica ENROLANDO e começa a dar as matérias de verdade a partir do terceiro ano e voce acaba fazendo 2 anos com as materias ditas anteriormente..
Cheguei num momento que o Curso de Engenharia da computação estava se tornando mais uma Engenharia de Automação (que apesar de eu ter gostado bastante e adorado a parte de softwares embarcados meu foco é desenvolvimento de software)..
Acho que rola muito preconceito com Tecnologo pelo curto periodo de tempo, é corrido ? sim.. más não deixam de dar base teórica por ser tecnologo, eles enchugam todas as matérias Encheção de linguiça e dão apenas o primordial.. Pra mim o Curso é perfeito!
Citação:Desenvolver e fazer manutenção de sistemas em Java (JSE, JEE, JME) e Microsoft .NET/C#, utilizando análise orientada a objetos (UML), banco de dados relacionais (Oracle, DB2, PostGreSQL, SQL Server e MySQL. Criar aplicações para internet utilizando padrões, frameworks e linguagem para desenvolvimento WEB (JSF, JSP, JSTL, HTML, xHTML, XML, JavaScript e jQuery).
Ser um gestor com competências de liderança, negociação e gestão de projetos utilizando as melhores práticas do mercado (PMI®, SCRUM, XP, Cobit, SixSigma, SOX, ITIL e CMMI).
Administrar, analisar e implantar soluções envolvendo componentes avançados em servidores de aplicação (JBoss, Tomcat, WebSphere e Oracle Application Server).
Citação:Acho que rola muito preconceito com Tecnologo pelo curto periodo de tempo,
Também penso isto.
Por isto minha preocupação em orientar bem meu sobrinho neste momento, para não sofrer o preconceito futuro.
Tudo de bom.
Depende do foco de cada pessoa, do que o seu sobrinho quer.
Eu não vejo vantagem mesmo do cara fazer um curso de CC, que é demorado, se a intenção dele é trampar com automação comercial.
Do mesmo jeito, que penso que não é vantagem nenhuma fazer ADS se o cara quer realizar softwares complexos e participar da parte de pesquisa.
No fim, independentemente do curso... vai depender mais do seu sobrinho do que o curso, propriamente.
Abraços!