[OFF] TECNOLÓGO OU BACHAREL

SINCLAIR 24/04/2016 18:08:23
#461331
Colega DS2T,

Citação:

No fim, independentemente do curso... vai depender mais do seu sobrinho do que o curso, propriamente.



Isto resume a questão.

Eu já disse em outros tópicos que minha intenção era trabalhar com Pesquisa e Desenvolvimento, por isto fiz o Bacharelado, ou seja, na época fiz 3 anos a mais do curso de Análise de Sistemas.

Acabei por [Ô]cair[Ô] em automação comercial, pelo jogo da vida.

Vou aconselhar o Bacharelado de início e, posteriormente, em pós graduação estudos sobre ADS mais propriamente dita.

Grato.

Tudo de bom.

DS2T 24/04/2016 18:22:10
#461332
Inicialmente, vai parecer um pouco gay o que irei comentar agora, mas tenho pensado constantementemente em você hahahaha
Ou melhor, na sua situação... porque estou nessa também.

Acredito que eu esteja indo pelo mesmo caminho, por mais que eu nade contra a correnteza. To lutando pra entrar na área de engenharia, até me oferecendo de graça como Trainee para ganhar experiência... também estou fazendo alguns concursos ... Mas adivinha que entrevista eu terei amanhã? Na área de automação comercial... tentei muito lutar pra não trabalhar com isso, mas o lado financeiro tá falando mais alto...

Complicado cara... complicado demais... to me sentindo impotente... parece que o destino já tá escrito ... (viajando um pouco hehe)

Abração aí, boa sorte pro seu sobrinho!

SINCLAIR 24/04/2016 22:10:53
#461336
Colega DS2T...

Citação:

Inicialmente, vai parecer um pouco gay o que irei comentar agora, mas tenho pensado constantementemente em você hahahaha
Ou melhor, na sua situação... porque estou nessa também.



Opa! Me inclua fora desta! Risos.

Citação:

automação comercial... tentei muito lutar pra não trabalhar com isso, mas o lado financeiro tá falando mais alto...



Na época que eu começava a vida, namorada engravidou (porque quis!) e eu formando família (que anos depois decidi que não era família para mim, exceto o filho), tive que entrar na automação comercial. Motivo: o mesmo que o seu, ou seja, dinheiro.

Financeiramente vale a pena? Certamente que sim. Não posso reclamar da vida confortável que sempre tive. Bom automóvel, sempre viajei bastante, reserva guardada, um bom apartamento. Tranquilidade (apenas no quesito financeiro).

No quesito realização, fracasso total. Não fazia pesquisa, nem desenvolvimento, e o dinheiro que ganhava sustentava gente que nem conheço.

Bem, meu sobrinho já está encaminhado. Meu filho também. Já têm idade para [Ô]se virarem[Ô].

Quanto a mim, vou terminar de adquirir algumas coisas que me faltam (como uma caderneta de poupança mais razoável para os tempos de velhice) e depois, finalmente, trabalhar menos com automação comercial e me dedicar à pesquisas, nem que seja apenas em casa, na [Ô]ofcina de software caseira[Ô].

Boa sorte na tua entrevista!
ACCIOLLY 24/04/2016 23:24:50
#461338
Colega SINCLAIR
Tenho um tecnólogo em análise e desenvolvimento de sistemas. Meu professor era formado em ciência da computação. Ele nos falou no primeiro dia de aula sobre as diferenças de uma graduação tecnólogo e bacharel. A primeira é que muitas matérias não tinham. Ex: matemática, português, inglês, etc...
Isso nos poupou muito tempo por isso conseguimos concluir em tres anos. Kkkk.
Ninguém da nossa turma teve dificuldades porque todos já eram entendidos e só estavamos lá porque sabíamos que precisavamos do canúdo! Kkkkkk
Acho que se o cara já tem conhecimento prévio tanto faz se é bacharel ou tecnólogo. O importante é ter logo um nível superior de preferencia da area q gosta e atua. E ainda poder se especializar com pós, mestrado, doutorado, phd...
SINCLAIR 25/04/2016 00:10:07
#461341
Olá, Colega ACCIOLLY

Citação:

Ninguém da nossa turma teve dificuldades porque todos já eram entendidos e só estavamos lá porque sabíamos que precisavamos do canúdo!



Pois então! Foi esta a dúvida que fiquei ao dar algum conselho para meu sobrinho: se o [Ô]canudo[Ô] de Tecnólogo serviria para o futuro, em concursos por exemplo (ao menos a maioria).

Ainda aguardo um parecer oficial da Universidade, mas me parece que tem (mercadologicamente falando) o mesmo valor do bacharel.

Tudo de bom!
ACCIOLLY 25/04/2016 08:30:42
#461346
Pelo menos de todos os concursos que fiz pra analista serviu. Até mesmo quem fez ciencia da computação pode assumir concurso de analista, porque em cada edital fala que tem que ter qualquer formação superior em informática. E querendo ou não nível tecnólogo também é nível superior, só que com um foco maior no que realmente interessa, deixando de lado matérias que num bacharelado servem apenas pra aumentar a carga horária do curso. E geralmente num certificado de formação não aparece carga horária.
Na questão de concursos, por nossa área não ter nenhum órgão regulador, não existem dificuldades em assumir, contanto que tenha alguma formação superior na área. Entre no PCI Concursos. Depois pesquise por concursos realizados em que teve vaga pra analista de sistemas, e depois leia os editais que você mesmo irá tirar essa dúvida.
té mais.
SINCLAIR 28/04/2016 16:59:39
#461626
Colega ACCIOLLY,

Muito obrigado por seus esclarecimentos.

Eu demorei a responder porque, conforme falei no post anterior, aguardava o retorno da Universidade.

O retorno dado é que Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, por ser curso superior, habilita o graduado a cursar mestrado e doutorado, além de participar de todos os concursos públicos, salvo os que anunciarem diretamente em seus editais que a formação precisa ser de bacharelado (mas com a ressalva que tal exigência praticamente não existe). Enfim, anunciaram exatamente o que você falou.

Vou encerrar o tópico, deixando meus agradecimentos a todos que colaboraram.

Tudo de bom.
Página 2 de 2 [17 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas