[OFF] VALE A PENA DESENVOLVER SEM ENCOMENDA?

DS2T 06/09/2011 14:13:54
#383540
Boa tarde.

Faz alguns meses que estou desenvolvendo um software para gerenciamento/automação de lojas. Com PDV PAF-ECF, Retaguarda, NFe... enfim, estou tentando deixar o sistema rico de funcionalidades...

Mas as vezes começo a pensar se ainda vale a pena desenvolver esse software, já que não o estou desenvolvendo sob encomenda. A idéia é desenvolver o projeto, e depois oferecê-lo para clientes em potenciais... Porém com esse número imenso de softwares para o mesmo segmento, fico um pouco em dúvida se ainda existe mercado para mim.


Gostaria da opinião de vocês.Vale a pena esse tipo de estratégia ou devo concentrar meus esforços apenas para trabalhos sob encomenda? Acham que o mercado já está saturado para programas do tipo?


Obrigado a todos!
FOXMAN 06/09/2011 14:34:37
#383547
Resposta escolhida
DS2T, o seu conceito de deixar o sistema com muitas funcionalidades, é válido, porém se faz necessário que vc tenha ao menos um cliente utilizando o sistema de modo que você vá observando mais funcionalidades ou tirando funcionalidades que não se faz necessário.

Fazendo assim você irá conseguir ter duas opções, por encomenda e pacote basico....

Eu já estou no seguimento comercial(especificamente este em que vc está querendo entrar) Automação comercial, mas confesso, to doidinho para sair para outra área.
Problema é que não sei qual....

Já pensei em diversos seguimentos, mas nada que me agrade.

No entanto o SOL NASCE PARA TODOS.



DS2T 06/09/2011 14:46:29
#383554
FOXMAN,

primeiramente, obrigado pela resposta!

Tô pra te falar que essa área não me agrada muito também... é uma chatice ficar trabalhando com impressora fiscal, NFe... Não tem muitos desafios, só é muito trabalhoso. Além disso, tem a questão de toda hora estar mudando as normas em relação ao PAF, NFe, etc. Realmente, dá um pouco de dor de cabeça.

Mas apesar disso, acredito que essa seja a única área que posso ter algum sucesso. Claro, depois desse software outros virão.. mas ainda não decidi exatamente qual, só que terá a ver com gestão. Eu me interesso mesmo é por segurança, criptografia, softwares [Ô]cientificos[Ô]. na falta de uma melhor hehe (Usar algoritmos como de Huffman, estrutura de dados..) mas infelizmente, não me vejo ganhando dinheiro com isso... Ano que vem, dependendo da aceitação do software que estou desenvolvendo ... irei abrir uma empresa de automação comercial...

Novamente, obrigado pela resposta... Irei seguir suas dicas!
KERPLUNK 06/09/2011 14:56:54
#383558
Mercado, sempre tem. TI é algo que a demanda dificilmente vai ser menor que a oferta. Acho válido investir tempo e esforço em algo para o futuro, pelo menos aprendizado se pode tirar disso. Desenvolver [Ô]por demanda[Ô] vale a pena apenas quando o cliente realmente ofereça um retorno positivo quanto à [Ô]tempo de trabalho vs. $$$[Ô]. Ou seja, investir duas semanas de trabalho para um cliente que vai poder te pagar em acarajé, fica complicado.
Acho que deveria investir um pouco mais de tempo em um mercado que por mais gente que possa ter oferecendo serviços, nunca está saturado: Criação de websites. Hoje em dia, todo mundo quer [Ô]um sitezinho[Ô] e demanda é o que não falta. Entendi que o seu foco são softwares de gestão. Mas fazer site, é algo que geralmente leva dois ou três dias e o retorno pode ser bem alto. Já fiz [Ô]sitezinhos[Ô] em algumas horas que me renderam coisa de 1200 reais, ou seja, bem interessante financeiramente.
Mas enfim, se teus sistemas ficarem bacanas mesmo, vc poderia vender o SOFTWARE mesmo para quem já programa. Tipo vender os fontes. Já vi muita gente aqui no fórum mesmo procurando por isso...
DS2T 06/09/2011 15:08:45
#383565
KERPLUNK,

obrigado pela resposta! Sobre a criação de sites, eu até programo em ASP, ASP.NET e PHP... mas a minha noção do Design em si, é terrível. Em desenvolvimento desktop fica mais fácil arrumar o layout do formulário, deixar bonitinho... Mas em um site, tenho enorme dificuldade em deixá-lo com boa aparência... Mas sempre que posso estou fazendo meus sites [Ô]experimentais[Ô], pois percebi que o mercado web está muito bom mesmo. Valeu pelo toque!

Sobre vender para desenvolvedores, é realmente uma boa idéia! Eu já tinha pensado nisso a um tempo atrás, mas nunca cliquei no botãozinho [Ô]Create Project[Ô], até mesmo porque me faltou idéias na época... Hoje em dia, acho que conseguiria vender facilmente o código do PAF, TEF, etc... Obrigado pela resposta, ajudou muito também!
FEDERHEN 06/09/2011 17:46:55
#383603
Há alguns abrí uma empresa e começamos a desenvolver software contabil, erp, financeiro, fiscal, etc...
Foi um tiro no dedão do pé !!! Muitas coisas que fizemos ninguem chegou a usar e o que o cliente queria, nós ainda não tinhamos.

Resumindo, depois de algum tempo terminou o capital e o retorno dos clientes não era suficiente para sobreviver...
Enfim, fechamos a empresa e fui trabalhar de empregado.

O que quero dizer e que aprendi com minha experiencia é que é bastante complicado desenvolver um software e depois sair por aí para vender.
Você sempre vai perder tempo desenvolvendo coisas que nenguem usa e vai deixar de desenvolver algumas que o cliente gostaria que o software tivesse.

O ideal seria ter um cliente cobaia e desenvolver para ele. Depois pegar esse mesmo produto e começar a vender para outros.

JUNIORISA 06/09/2011 18:53:54
#383607
Otimo Tópico!

Bom depende cara acho que vc tem de estudar um potencial mercado que sua região tem a oferecer site por exemplo ta meio ruim por causa de joomla, wordpress e outros CMS cara estou também projetando um software que não tem clientes mas esta sendo feito a partir de uma potencial necessidade aqui na região aonde ta vindo gente do Rio Grande do Sul vender software e detalhe eu fui as empresas me apresentei como consultor e verifiquei que minha chance de levar algum tava ali os caras vem de fora mas o suporte não é imediato e não tão bom quanto deveria teve gente que vendeu software mixuruca por R$ 60.000 cara então minha sugestão é escolha um foco de atuação de repente vc quer trampar com ECF, TEF mas ai ja tem uma empresa que cuida disso e tem ampla clientela ai mas enquanto isso as escolas particulares precisam de algum tipo de software e por ai vai analise a brecha que existe no mercado.

Vlw
LLAIA 06/09/2011 20:00:14
#383612
O que o FEDERHEN falou já aconteceu comigo. Que perda de tempo!

Não tem jeito. Até empresas com filiais, tem algumas modificações nas versões que rodam em cada uma. Vai depender muito do negócio. Claro que, não se pode atender a qualquer pedido megalomaníaco que comprometa seu produto. Se não, é dor de cabeça até a rescisão do contrato.

Se o produto estiver bem estruturado e maduro para o negócio a que se destina, as alterações podem ser menos complicadas e render um bom retorno desde que seja feito um cronograma decente e o cliente e os funcionários estejam comprometidos em fazer a coisa acontecer fornecendo os requisitos adequados. Tem cliente que acha que temos bola de cristal.
FOXMAN 06/09/2011 20:01:41
#383614
Citação:

:
Há alguns abrí uma empresa e começamos a desenvolver software contabil, erp, financeiro, fiscal, etc...
Foi um tiro no dedão do pé !!! Muitas coisas que fizemos ninguem chegou a usar e o que o cliente queria, nós ainda não tinhamos.

Resumindo, depois de algum tempo terminou o capital e o retorno dos clientes não era suficiente para sobreviver...
Enfim, fechamos a empresa e fui trabalhar de empregado.

O que quero dizer e que aprendi com minha experiencia é que é bastante complicado desenvolver um software e depois sair por aí para vender.
Você sempre vai perder tempo desenvolvendo coisas que nenguem usa e vai deixar de desenvolver algumas que o cliente gostaria que o software tivesse.

O ideal seria ter um cliente cobaia e desenvolver para ele. Depois pegar esse mesmo produto e começar a vender para outros.



BINGOOOOO, isso é tudo....

Eu fiz quase parecido, porém não enxi o sistema de coisa que o cliente nãousaria, fui fazendo na medida em que ele foi necessitando.
O principal é que o [Ô]COBAIA[Ô] foi de imediato, e fui moldando o sistema.

Na medida que foi crescendo o sistema fui ATRAVéS DE INDICAÇÃO, obtendo novos clientes [Ô]COBAIAS[Ô].

Sinceramente, meu sistema em questão de relatórios de 0 a 10 ele é 2, ou seja, relatórios não fazem muita falta.Sendo assim posso concluir que perder tempo desenvolvendo relatórios em [Ô]VÃO[Ô] é uma furada.....

RELATÓRIOS SOMENTE POR ENCOMENDA.....
Página 1 de 2 [13 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas