[OFF] VIVER SO DE PROGRAMACAO

TECLA 06/04/2010 10:38:48
#338672
Vivo de programação desde 2003.
Assim como os colegas que postaram, trabalho em uma empresa de programação, e também realizo trabalhos externos como FREELA.
Normalmente, vendo a aplicação por valor X, e cobro no mínimo 10% de X à cada atualização.
STRANDOW 06/04/2010 11:09:25
#338681
Ola meus caros, trabalho a 6 anos em programação vb6, trabalhei em empresas, com sócios e hoje estou sozinho. Muitos dizem que não da pra viver assim só com VB6, porem, creio que varia, pois hj tenho sistemas rodando em empresas a mais de 5 anos e mantenham uma mensalidade, que seria de suporte há empresa (manutenção).
Tenho clientes que pagavem um mensal e pararam, assim como o Webmaster falou, chegaram e falaram, viu, não da problema não quero mais ter um vinculo. Hoje me procuram pra desenvolver projetos a parte. Bem há casos e mais casos, uns querem ficar só com o mensal, outros não. Fora isto, tenho a venda de sistemas tambem, vendo, treino, se a pessoa não quer uma acessoria onde paga o mensal, quando precisar, paga a visita, porém, não fica amarrada a isto.

E assim vou caminhando. Hoje tenho empresa aberta, to pondo a cara pra bater, estamos a quase 2 anos com a empresa no mercado e estamos sobrevivendo, que vale ai pra quem quizer pensar em montar algo.

Bem, abraços a todos. t+ galera.
LEANDRO 06/04/2010 12:02:11
#338687
Cara eu vivo hoje somente de programação, sou Analista em uma empresa e faço projetos a parte, não cobro manutenção de Software, cobro por atualizações, é relativo dizer se da ou não para viver somente de programação, acredito que em qualquer area, você fazendo um trabalho bem feito, você sempre tera clientes e indicações.
SAMUKA 06/04/2010 12:10:16
#338689
Olá companheiros de luta

Trabalho numa empresa a mais de 15 anos que não é do setor. Trabalho na administração e financeiro.
Comecei a 10 anos desenvolvendo o sistema da empresa e hoje tenho 4 clientes externo. Não vivo de programação, mas estou dando um passo maior com a NFe. Pretendo ganhar alguns clientes a partir de julho qdo meu sistema estará desenvolvido. (já tenho alguns clientes esperando).
Também tenho compartilho do velho problema de nunca saber ao certo qto e como cobrar. Acredito, como a maioria, que tudo isso dependa dos concorrentes que você tem. (Não deveria ser assim, mas é. O software que uns vendem numa região a um determinado preço, em outra o preço pode chegar a metade ou o dobro).

Um detalhe, o porte do cliente conta muito!!

Abs
PROGRAMADORVB6 06/04/2010 12:49:10
#338691
Citação:

:
Pergunta interessante e ao mesmo tempo leva a gente a pensar...

Muitos vive da cobranca de mensalidades, isso talvez acabe saturando o mercado ou gerando uma movimentaca gradual dos clientes, porque pode ser bom para o profissional mas ruim para o cliente (eu, se tivesse que pagar mensalmente ia desistir do servico com certeza).

Nao quero aqui criar polemica, mas despertar para uma possivel mudanca de comportamento dos clientes. Ah, e so para constar, nunca vivi de programacao e trabalho em tempo integral na mesma empresa ha 17 anos



Isto também me agrada em saber qual o melhor método Webmaster !!
Qual o método que optaria ??
Até+
programadorvb6
SACOFRITO 06/04/2010 14:52:16
#338697
Me intererrou o tópico e procurei saber aqui n empresa o termo correto, e soube que é [Ô]licença mensal de uso do software[Ô]
mais pra o cliente nao confundir depois de pagar a instalaação e tal, nao achar o software é dele etc
mas ta aí uma duvida que eu tenho:
quanto em média voces cobram por um sistema comercial completo?
CAIO.FR.SP 07/04/2010 16:04:15
#338800
um cliente meu pediu para que eu cria-se um projeto de jukebox para ele. criei, ja esta pronto, td certinho, vendi o programa, agora ele quer patentear o programa o que voces acham disso?
DIOGOMUNARIN 07/04/2010 16:33:25
#338802
Cara eu vivo so de programacao, e nao tenho do que reclamar, trabalho para uma empresa e faco uns pf de freelancer... Nos meus sistemas cobro sempre mensalidade nunca vendo nada, melhor mamar a vida inteira do que se esbaldar de uma vez so.
O valor que eu cobro é de 1 salario minimo mensal (isso em media). Acho q se for menos q isso nem compensa.
JCKLUIZ 07/04/2010 17:51:49
#338814
Eu vivo de programação há 7 anos, trabalho uma empresa e só trabalhamos com contratos de manutenção, uma vez que trabalhamos com personalizações em um sistema básico que possuímos.

Você vendeu o software para ele sem o código fonte que o gera, esta é a sua propriedade intelectual, se ele quiser ficar com os lucros sobre isto terás que cobrar dele
A não ser que ele simplesmente queira revender este software e se você não tiver feito um contrato de venda que o proíbas de vender cópias ele pode fazer o que quiser com ele.

Mas é melhor dar uma lida na lei do software.
WEBMASTER 08/04/2010 12:25:31
#338872
Primeiramente em anexo eu encaminho a integra da Lei N.º 9.609, de 19 de fevereiro de 1998 ( a famosa lei de software ).
Vale a pena ler, principalmente no quesito relação entre cliente e fornecedor para fins de legislação e validade da relação negocial.

Citação:

Isto também me agrada em saber qual o melhor método Webmaster !!
Qual o método que optaria ??


Nao eh uma questao de eu optar por outro metodo, por exemplo, talvez eu vendesse o software com seu fonte e o cliente se achar necessario invista em outro profissional para dar manutencao. Apesar de falarmos de sistemas relativamente pequenos é claro que esperamos um minimo de padronzação e metodologia (com .NET isso fica mais evidente).
Logo, se desenvolvo com padrões de projeto, fica mais facil alguem dar continuidade no que desenvolvi. Nao devemos prender nosso ponto de vista ao VB, mas pnsar como desenvolvedores, se amanha surgir uma demanda por java por exemplo, e o cliente cobrar isto de voce, tem que ser algo relativamente natural.
Eu ainda enxergo que essa relacao com o cliente pode tornar-se desgastada em algumas situacoes....

Citação:

vendi o programa, agora ele quer patentear o programa o que voces acham disso?


Eu acho que ele esta se precipitando, na lei de software voce buscar informacoes sobre o que lhe cabe como direito no quesito propriedade intelectual

Citação:

O valor que eu cobro é de 1 salario minimo mensal (isso em media). .


Interessante, nao vou entrar no quesito julgamento aqui. Mas me chama a atencao pensar que efetivamente uma pessoa poderia estar sendo empregada na empresa mas por questos de custo, ela nao estara. E que ao mesmo tempo, eu como desenvolvedor nao estou tendo nenhum esforco (nem de manutencao e nem de desenvolvimento).
Nao vou julgar o que eh certo ou errado
Página 2 de 3 [24 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas