[OFF] VIVER SO DE PROGRAMACAO

FRACELO 08/04/2010 17:04:59
#338889

Trabalho a mais de 8 anos em empresas de software.

Sou programador de fim de semana, e nas empresas antes fazia administração e agora faço comercial

Sempre trabalhei por mensalidade, cobrando um valor por estação/termnial de 50 a 70 reais por unidade. Como tenho clientes com 1 estação e me pagam 70,00 por mês, tenho clientes com 80 estações que me pagam 4.000,00 por mes. Incluo nesses valores suporte e atualizações aos clientes sem custos.

Em ambas as empresas que trabalhei, e cresceram razoavelmente, ambas hoje tem mais de 30 funcionários, se a receita fosse somente da venda do sistema e depois vender atualizações, hoje elas ainda não teriam mais do que 3 funcionários. A possibilidade de manter um quadro de funcionários estáveis, depende de uma receita estável.
Se eu ficar 6 meses ou mais sem conseguir mais nenhum cliente, sem problemas. Vamos ainda continuar a manter e dar suporte aos clientes.
Se não tivesse as mensalidades, o valor de venda do software deveria ser alto para [Ô]armazenar gordura para o inverno[Ô], ficando muito dificil se maner no mercado. Se por outro lado for barato, o valor não me permitira [Ô]armazenar gordura[Ô] para o futuro ( nos períodos em que eu nada venderia.)

Portanto, por mais que me digam, minha experiência prática me diz que mensalidade é o melhor para o futuro da sua empresa.
JEAN.JEDSON 08/04/2010 17:24:44
#338894
certamente a forma mais fácil de se manter é com cobrança de manutenção.
venda o software por um valor baixo (mas não muito), mas cobre a instalação e treinamento. a venda deve ser pelo numero de licenças adquiridas, preferencialmente... e no caso da manutenção, cobre um valor relativamente baixo - novamente, de preferência, pelo numero de licenças adquiridas ou um percentual sobre o valor do software - considerando sempre, é claro, o reajuste anual.

mas como sempre... gosto é gosto, e não se discute. eu particularmente trabalhava desta forma - até resolver abandonar o mercado e [Ô]doar[Ô] o fonte dos programas para os meus clientes (apesar de para alguns ainda manter uma manutenção [Ô]sob demanda[Ô]) :)
MARCELOFAZAN 08/04/2010 17:43:54
#338898
Amigo , antigamente falavam que médicos engenheiros ganhavam muito
porem o unico segmento a qual ganha mais que médico é sistemas
tanto pra CLT como parcialmente trabalhando por conta.

a questao é ter que clientes grandes e bastante , um sistema pra um bom Ramo

a questao seria ... qdo vc é contratado pra fazer um sistema num novo segmento ,
tente pegar esse cliente na sua cidade, e vai recebendo picado por mês e atulizando até encaixar as regras de negocio

depois que esse sistema desse segmento estiver bom pronto com as regras de negocio ai fica mais facil . vender em venda integral pra receber de 1 vez.

o interesse vai da criatividade do cliente ....
um cliente quer comprar .........
pergunte se ele é uma pessoa inovadora , que tem sempre vontade de estar retocando ou cobrando por coisas novas
alterando uma coisa aqui uma coisa ali

ai voce acaba fechando como mensalidade

depois que esse sistema estiver pronto com as regras de negocio fica mais facil pacotear , vender a vista, mais mesmo assim tera q ter um bom material de apoio ou suporte

o ramo cada vez satura mais os que fizerem o melhor serviço por menor valor é os ficam no mercado.

banco de dados , linguaguem é muito importante., precisa ser agil e preciso com alteraçoes

pois eu mesmo vo de nootbook nos lugares ...... e do manutencao gravo no pen drive e atualizo o que a pessoa quer no mesmo momento , caso for algu mais demorado , acaba fazendo da noite pro dia e depois levo no outro dia ...

sim dá pra voce ficar rico com programacao se essa é a pergunta mais precisa ser paciente e persistente para com essa profissao

Abs
Marcelo Fazan


KERPLUNK 09/04/2010 13:18:11
#338942
Eu, à exemplo da maioria, trabalho em uma empresa como programador em tempo integral.
Página 3 de 3 [24 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas