[OFF]DESISTIR DA ?REA DE TI

XLEGENDARY 03/11/2015 19:33:13
#453366
Boa noite pessoal, aqui quero so fazer um desabafo sobre essa nossa área que hora é tão prazerosa e hora é tão [Ô]dificil.[Ô]
Estou pensando seriamente em fazer outra coisa da vida cada dia que passa parece que pioram as coisas.
Recentemente entrei em um emprego como Pleno em uma empresa em que o foco não é desenvolvimento, logo sou eu sozinho em desenvolvimento. tenho que me virar como Analista de Requisitos, DBA, Analista de Sistemas, Programador e Analista de Teste e ainda ouvir meu chefe dizer - que em 3 semanas ( tempo que estou na empresa ) ele faria o que eu fiz em menos de 1 semana ( fiz 80% de um sistema dentre varios que tenho que criar que atualmente são em vba com access ). Chego em casa e mal consigo pensar direito em outra coisa a não ser trabalho, larguei clientes meus e varios projetos pra ir nessa empreitada. Então ja estou pensando em pedir demissão e mudar de vida, ou continuar com meus clientes porque não tem nada pior do que vc fazer o papel de varios colaboradores e ser cobrado por uma coisa absurda, a produção em termos profissionais esvai-se. Ja passaram por isso ?
Mexo com TI desde o final dos anos 90 e ja começo a pensar se quero fazer realmente isso o resto da vida..

Abraços
FUTURA 03/11/2015 19:56:51
#453368
Acho que independente de ser funcionário ou por conta, TI ta difícil mesmo. Com essas novas modalidades de documentos ( nfe, cte, mdfe, nfce, sat, sped, etc. etc..) ta cada vez mais complicado acompanhar, pois precisa trabalhar muito mais ( e para o governo), e o cliente não vai querer pagar mais do que já paga mensal. Conheço programadores que ja desistiram da profissão, mas eu com 18 anos na area, não vejo como mudar..então por enquanto vou tocando.
MOUSER 03/11/2015 22:15:25
#453372
Amigos meus já chegaram para mim, dizendo: [Ô]Por que não muda de linguagem?[Ô], [Ô]Já tentou desenvolver assim para tentar aprender?[Ô] O que fazer quando chegar em você e falar que sua linguagem está ficando ultrapassado? O que dizer quando chegar em você e disser que seu filho não é mais uma criança e que você não tem nenhum registro ou algum momento com ele? Frustrante! é assim que eu me sinto quando vejo minhas criações em VB.NET! Não que nossos projetos sejam ultrapassados mas a compatibilidade deles com as maquinas atuais! A evolução precoce me assusta!
LEANTRONIC 03/11/2015 22:36:33
#453374
Realmente MOUSER, as coisas estão dificeis... toda hora temos novas obrigações, clientes ligando pensando que desenvolvimento é algo magico e instantâneo. Essa semana passada entrei em estado de estresse e quase arrebentei meu celular, o fato é que com a evolução da tecnologia e as exigencias que somos obrigados a acompanhar uma hora ficara impossivel existir um programador autonomo que dÊ conta do recado e sim será necessario equipes pra dar conta do serviço, agora eu digo: O Cliente vai querer pagar por isso?
DS2T 04/11/2015 00:39:44
#453381
Cara, as vezes é só uma fase ruim.
As vezes eu fico pensando se é isso que quero pra minha vida também. Programar é algo legal, mas programar algo que não te dá satisfação... é chato. Quando tem um chefe orelhudo que te joga pra baixo... mais chato ainda.

Uma coisa que eu vejo em muitos programadores é que eles são brilhantes tecnicamente, mas falta criatividade para desenvolver um produto próprio. Com isso, temos como resultado um banco de caras extremamente competentes submetidos a trabalhos que exigem muito e pagam pouco.

Me diz quais outras profissões que exigem tanto estudo técnico quanto um desenvolvedor? Claro, temos muitos programadores que empurram com a barriga e são medíocres... mas temos gente qualificadíssima e que estão sempre em constante estudo. Eu também sou engenheiro e já trabalhei na área. Não é algo tão puxado e extenso. Geralmente um engenheiro se especializa em uma área (soldagem, materiais, pintura, montagem, estampagem, motores), isso quando não fica só como supervisor de operador. é fácil? Não... mas as reações químicas e físicas a gente conhece a tempos, o processo de pintura e eletrodeposição (que foi onde trabalhei) não mudou nada desde os 80 praticamente.Muitos livros que eu lia sobre o assunto, era de antes dos anos 90. Mas e programação que tem sempre uma coisa nova a cada ano?

Mas não é uma profissão valorizada. Isso é muito ruim.
Pra ser sincero contigo cara. Até maio do ano que vem, eu to com previsão para lançar 3 produtos no mercado: Um ICR, um sistema web e estou na expectativa de acabar minha implementação de um método de compressão que to desenvolvendo.

Se nenhum desses der certo... eu vou pegar minha mala e ir pra engenharia também. Porque é tenso, estudar tanto pra ouvir bobeira de gente que não sabe de nada. E pra ser sincero, achei que a área tinha mais glamour. Programador no Brasil não pensa, só executa... isso desanima bastante...

Abraços cara!
Tenha força. Se tiver família, pensa neles... Se tiver pensando em sair do trampo, arruma outro primeiro. Infelizmente a vida é assim... as coisas não são tão bonitas e fantasiosas como a gente esperava quando mais novos.
CLEVERTON 04/11/2015 02:58:10
#453383
Cara, eu sempre [Ô]acompanhei[Ô] programação, fiz alguns bicos, mas nunca foi minha profissão primária ou renda principal.

Enfim, desde 2001 estou estudando, comecei em VB6, hoje estou com c# (com um pouco de web)
eu acho que realmente as tecnologias sempre irão mudar, mas os produtos não precisam mudar tanto assim.

se hoje eu tivesse uma quantia bacana em dinheiro, eu terceirizava 60% do meu desenvolvimento com trabalhos [Ô]freelas[Ô], acho uma grande burrice algumas empresas de softhouse que ficam gastando tempo para contruir a roda. Existem muitas empresas vendendos esses produtos/códigos fiscais pronto.

Agora posso afirmar uma particularidade minha, se eu pegasse um chefe escroto que nem o seu, ele ia morrer na minha mão. e não o contrário; vc já se perguntou quem depende mais de quem ? Temos que sempre melhorar as habilidades interpessoais pra não ficar gastando a saúde com pouca coisa. esse tipo de gente escroto sempre vai existir.
VC pode até me dizer que se vc não pegar esse trabalho, outro vai querer, Mas enfim, hoje me vejo como um cara que tem uma profissão, e que posso tirar bastante frutos dela. e só depois de 15 anos estou encarando isso, com uma tonelada de concorrente.

Ainda existem muitos campos e muitas regiões a serem exploradas. MUITAS MESMO!
Te digo mais, um colega aqui do VBM muito talentoso em desenvolvimento chegou pra mim e disse o seguinte: [Ô]estou criando uma solução que irá tirar muita softhouse pequena/média do mercado[Ô]
Minha resposta foi imediata: Se nem a bematech, daruma ou totvs que compram todas as empresas que conseguem conseguiram o feito, vc provavelmente não conseguirá também. pois não existe solução mágica pra nada. Cada região e cada cliente precisa de um tratamento particular e diferenciado

Acho que devemos pensar assim, acho que todo mundo gosta de suporte e um programa estável. isso é uma coisa que não acontece muito.

Então meu amigo, um [Ô]conselho[Ô] que deixo pra vc é o seguinte:
Qualquer ramo que vc escolher, vai ter muitas e muitas dificuldades, estresses e desafios. Mas penso que, como vc já é um cara antigo nesse ramo, estude que produtos vc quer explorar, chame mais um ou dois parceiros para iniciar essa empreitada, faça uma pesquisa de qual publico, demanda e região vc pode vender esses projetos. Execute seu projeto como manda o figurino (conceitual e lógico), faça o mapeamento de camadas e fluxos. e depois faça a codificação. (não esqueça das webservice/webapi), pois elas vão te dar um suporte na questão de segurança e integração com dispositivos mobiles.
Veja o que dá pra terceirizar [Ô]comprar códigos prontos[Ô], com o produto pronto, coloca em três clientes de graça por um periodo. veja quais as demandas e adaptações que terão que ser feitas. Depois é só fazer suas vendas. Sugiro que procure Parceiros comerciais ( pode ser até no VBM mesmo ), pois aqui já conheci muita gente boa disposta a ajudar e ser ajudado. Enfim, como qualquer outro negócio pode dar errado sim, mas se o produto que vc vai fabricar tá em falta no mercado, isso seria uma possibilidade mais dificil de acontecer.

Enfim, junte suas economias pra dar um salto mais alto, pois desenvolvimento de sistemas ainda tem muito, mas muito campo a explorar.
MESTRE 04/11/2015 08:29:26
#453393
Citação:

:
Boa noite pessoal, aqui quero so fazer um desabafo sobre essa nossa área que hora é tão prazerosa e hora é tão [Ô]dificil.[Ô]
Estou pensando seriamente em fazer outra coisa da vida cada dia que passa parece que pioram as coisas.
Recentemente entrei em um emprego como Pleno em uma empresa em que o foco não é desenvolvimento, logo sou eu sozinho em desenvolvimento. tenho que me virar como Analista de Requisitos, DBA, Analista de Sistemas, Programador e Analista de Teste e ainda ouvir meu chefe dizer - que em 3 semanas ( tempo que estou na empresa ) ele faria o que eu fiz em menos de 1 semana ( fiz 80% de um sistema dentre varios que tenho que criar que atualmente são em vba com access ). Chego em casa e mal consigo pensar direito em outra coisa a não ser trabalho, larguei clientes meus e varios projetos pra ir nessa empreitada. Então ja estou pensando em pedir demissão e mudar de vida, ou continuar com meus clientes porque não tem nada pior do que vc fazer o papel de varios colaboradores e ser cobrado por uma coisa absurda, a produção em termos profissionais esvai-se. Ja passaram por isso ?
Mexo com TI desde o final dos anos 90 e ja começo a pensar se quero fazer realmente isso o resto da vida..

Abraços



Segue o meu relato kkkk

Cara isso é a coisa mais normal do mundo, digo isso porque sofro com isso dia a dia, trabalho numa empresa onde sou responsável pelo TI sou eu, mais um desenvolvedor, um prestador de serviço programador que possui um ERP e um de cara de infra pra tomar conta de uma empresa com mais de 160 funcionários, 80 máquinas, 3 sistemas e 2 servidores.. é meu amigo não é mole não, áh e a empresa ta abrindo uma filial e é cobrança aqui e lá sobre módulos do sistema..

Ja perdi a cabeça, passei estresse, pensei em dar o fora que nem você, mas na verdade gosto muito do que faço, o que acontece é que as vezes ficamos desapontados por estarmos dando um duro danado, estudando e não sermos reconhecidos etc...é sempre uma guerra diária, direto ouço falar [Ô]os caras de TI não fazem nada[Ô] de gente que no máximo faz planilha linkada em excell. Semana passada mesmo discuti com um funcionário da [Ô]rádio peão[Ô] da empresa porque o mesmo me chamou de [Ô]Preguiçoso[Ô] e que eu tenho [Ô]falta de vontade[Ô] por não ter alterado os dados de uma ordem de serviço no banco de dados pra ele.. sendo que não é minha função, o vendedor apenas edita a proposta comercial e automaticamente ja altera a ordem de serviço..

e no meu caso pior ainda porque o pessoal aqui ninguém entende de TI, acha que é como desenhar planilha de excell.. como ja conversei uma vez com o desenvolvedor PJ ele também escuta direto que não fazemos nada, nosso trabalho é um trabalho invisível, e você fala, como invisível é só mostrar o sistema funcionando pro cara? más e o desenvolvimento? e aquelas 20 classes, somando 10 mil linhas de implementação? e os testes? e o banco de dados que criamos na unha..

Após o ocorrido com o funcionário eu decidi nem me estressar mais..
XLEGENDARY 04/11/2015 09:01:15
#453397
é bem por ai mesmo, escrevo dezenas de códigos por dia, classes, separo responsabildiades, vou pro banco olho tabelas, ajusto PK,FK,Index vou nos usuarios, pego requisitos, codifico, testo, volto no usuario, faço teste com eles, volto no sistema ajusto layout como solicitado. Mestre la só tem eu de desenvolvedor em uma empresa com mais de 100 funcionarios e um chefe sem noção que acha que sabe programar só porque sabe criar [Ô]formzinhos[Ô] em access.
A cada dia que passa percebo que nós de TI somos os [Ô]seres de outro planeta[Ô], ninguem entende o que fazemos, todo mundo precisa do que fazemos mas ninguem tem certeza se nosso trabalho existe.
Cleverton - era justamente esse meu foco, estava criando produtos próprios web, forms e mobile e ja estava começando a por no mercado, nunca consegui parceria nesse tempo como programador.
Tenho consciência que ele precisa muito mais de mim do que eu da empresa, o salario não é nem tão atraente assim e a possibilidade de crescimento deve beirar a 0 ja que só tem eu de desenvolvedor.Não tem como uma pessoa sozinha fazer todos os processos que são feitos por uma equipe inteira, resultado? to estressado a ponto de sentir dores.. ( e ele ainda acha que sou lento heim !! ) mais de 30 classes ja escritas, models, views e mexendo com FIREBIRD(FIREBUG)
realmente eu sou louco..
DS2T - pra ser bem sucedido aqui no Brasil com Programação ou o [Ô]cara[Ô] tem que ter pego o auge dos sistemas comerciais(conheço gente rica por causa dos anos 90 e o [Ô]boom[Ô] disso )
ou o cara tem que ter feito um produto muito interessante a ponto de virar empresa. No Brasil a demanda pela segunda opção é bem mais dificil visto que o povo daqui gosta mais do que [Ô]vem de fora[Ô] vou tentar levar ao máximo pois sem emprego não fico. Agora que desanima, desanima muito
F001E 04/11/2015 09:05:59
#453398
Citação:

....ouvir meu chefe dizer - que em 3 semanas ( tempo que estou na empresa ) ele faria o que eu fiz em menos de 1 semana....



...ou seu chefe é um alienígena um ser de outra galáxia com uma inteligencia fora do normal ou é um burrão mesmo...Onde trabalho tem uns chefes que não sei como que passou no vestibular e como virou chefe.

XLEGENDARY, se vira nos 30 . Eu fico da 08:30h até 18:00h em uma empresa e das 20:30h até 01:00h em outra empresa mas esse último é home office. Estou me matando sozinho mas eu preciso e ainda mais que minha esposa esta gravida e de gêmeos ainda, vai vendo. Na primeira empresa eu avisei que estou trabalhando nessa outra a noite home office, expliquei toda a situação e aceitaram. Claro que se aumentassem o salário eu não precisaria trabalhar a noite mas né....

Na mais maluquice já pensei em prestar vestibular para medicina só que até eu me formar já estou com 41 anos....desisti....
F001E 04/11/2015 09:08:04
#453399
....continuando o post de cima, essa empresa que trabalho a noite tem um programador que é formado pela USP aqui de Bauru em Odontologia. Largou tudo para ser programador. Sempre achei que eu era doido mas esse cara é fera na lokura....
EPISCOPAL 04/11/2015 09:32:21
#453401
é na verdade eu não trabalho com programação. Sou agrimensor e estou lutando pra mudar de ramo ..... rsrsrs

Mas na verdade cada um tem que ser maduro o suficiente pra decidir o que vai se fazer na vida ...
Página 1 de 4 [38 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas