[OFF]DESISTIR DA ?REA DE TI

XLEGENDARY 04/11/2015 09:48:03
#453404
Largar odonto pra ser programador? manda matar esse cara rapaz... kkkkkkkkkk
Odontologia é massa e é bem menos estressante
Eu to me virando nos 30, ja tive 2 empregos também e um também era home office, ficava até 3 ou 4 da manha programando e depois ia trabalhar as 8hrs da matina. O trabalho home office e o mais prazeroso que existe, o conforto da sua casa não tem lugar no mundo que substitui. Os códigos saem até melhores
F001E 04/11/2015 10:17:19
#453406
Citação:

Largar odonto pra ser programador? manda matar esse cara rapaz... kkkkkkkkkk



Vou morrer, reincarnar novamente e continuar sem entender o ser humano....
GUIMORAES 04/11/2015 10:41:07
#453407
Puro estresse. Estou passando por esta fase também, já pensei em largar tudo e fazer outra coisa, mais quando chego em casa reflito sobre tudo, e chego a conclusão de que todo emprego tem seu problema.
O que mata nesta profissão é o fato de você ter que lidar com pessoas, isto dificulta muito para quem não tem esta habilidade, é como se fossemos psicólogos, tentando resolver um problema pessoal de outra pessoa, que não é capaz de resolver seu próprio problema.
Trabalho nesta área efetivamente a 8 anos, mas estes últimos anos se tornaram extremamente estressantes. O que faço é esquecer o computador após o horário de trabalho (quando possível) e aos finais de semana nem se quer quero me lembrar dele, isto ajuda bastante. Um passatempo ajuda bastante também.
SINCLAIR 04/11/2015 11:19:34
#453410
Colegas,

Nosso colega DS2T disse:

Citação:

Mas não é uma profissão valorizada. Isso é muito ruim.



Nosso colega XLEGENDARY falou

Citação:

pra ser bem sucedido aqui no Brasil com Programação ou o [Ô]cara[Ô] tem que ter pego o auge dos sistemas comerciais(conheço gente rica por causa dos anos 90 e o [Ô]boom[Ô] disso )



Ambos têm razão. Particularmente tenho lido muito as postagens de DS2T e considero um camarada muito esclarecido, com certeza sábio.

Como disse o colega XLEGENDARY, o [Ô]boom[Ô] aconteceu nos anos 90. Eu também conheço pessoas bem ricas por terem aproveitado aquela época. Era um tempo em que eu estava estudando, logo depois que sai do secundário e não consegui aproveitar muito, principalmente por falha minha. Um erro que me custou mais trabalho na maturidade.

Narra nosso colega F001E:

Citação:

....continuando o post de cima, essa empresa que trabalho a noite tem um programador que é formado pela USP aqui de Bauru em Odontologia. Largou tudo para ser programador. Sempre achei que eu era doido mas esse cara é fera na lokura....



Brasil é o segundo país do mundo com mais odontólogos. é um mercado saturadíssimo. Sinceramente, não me espanta ele ter largado odontologia. Aqui na cidade há planos odontológicos de R$ 18,00/mês. Há clínicas espalhando panfletos em todas as esquinas. é um pessoal que ganha muito mal e é explorado pelas clínicas de odontologia. Mas assim: não espere que um odontólogo destes saiba desenvolver um tratamento para câncer bucal. São muito desestimulados à estudar. Servem mais como [Ô]clareadores de dentes[Ô] do que como profissionais de saúde. E é aqui que os odontólogos e os programadores se encontram.

Havia um tempo em que ser programador tinha mesmo glamour (usando palavra do colega DS2T). éramos conhecidos e reconhecidos como pensadores, de mente afiada, quase gênios. O que aconteceu, para que passássemos a ser vistos apenas como [Ô]o cara que mexe no computador[Ô]? Penso que foi o [Ô]boom[Ô] comercial, que alavancou alguns e completou seu ciclo.

Da mesma forma que os machistas chamando as mulheres de dependentes e impróprias para o trabalho, agora precisam pagar pensões alimentícias graúdas para as ex-compenheiras e reclamam disto, anunciando que eles bancam até o atual delas. E se não paga é preso. Feministas idem: conseguiram um levante mundial, como indepedentes e aptas para o trabalho, dai quando chegou a hora de pagar as próprias contas, reclamam que tudo é difícil.

Só tentei traçar um paralelo com uma [Ô]guerrinha social[Ô] porque o que nos tirou o [Ô]glamour[Ô] (e a renda!) fomos nós mesmos, ao criarmos uma guerrinha comercial entre nós mesmos, com alguns colegas vendendo sistemas por R$ 45,00 à vista e sem mensalidade! Resultado que eles faliram, viraram sei lá o que e deixaram este legado ruim para nós. Porque não tomamos atitude no momento adequado.

Claro, eu e outros pagamos pelo machismo que afoga os machões. Minhas irmãs certamente pagam pelo feminismo sem lógica que as impõe jornada dupla (e não falo de trabalhar em casa também, falo é de dois empregos mesmo, igual qualquer homem). Mas eu e os outros pagamos por coisa que nunca incentivamos...

Como programadores, pagamos um preço por algo que não fomos nós que pedimos...

E serve para todas as profissões...

Vide [Ô]advogados audientistas[Ô] (chamam-se assim, entre eles, mas tal especialidade nem existe). Consiste em receber R$ 17,00 por audiencia realizada (sem conhecer a parte que defende e nem o processo, só para marcar presença e debater algo que não sabe o que é). São advogados em inicio e meio de carreira que aceitam isto, para no final do mês receber R$ 1.500,00 ao todo e ainda ter gasto de uns R$ 200,00 com gasolina (tem que usar o próprio carro).

Médicos, conheço um que largou a medicina para ser gerente de hotel em Los Angeles. Está feliz da vida, no e-mail que me enviou (é um amigo de longa data) se diz inconformado por não ter feito isto antes.

Mas uma coisa nos perguntam que não perguntam aos demais profissionais: [Ô]tu ainda trabalha com isto[Ô]? Eu, particularmente, nunca vi alguém perguntar para uma assistente social, um médico ou advogado se [Ô]tu ainda mexe com isto[Ô].

E a vida vai seguindo...
XLEGENDARY 04/11/2015 12:53:21
#453414
A prostituição na nossa área é pior do que nas outras( odontologista nenhum arranca um dente por 5 reais ) na nossa área tem sistemas por menos dos 45 reais que você citou ( fora a pirataria )
A cada dia que passa querem de nós de TI meros robôs em que se executa tarefas de equipes inteiras sozinho, como se trabalhar com o intelecto, sentado e no ar condicionado não cansasse, ninguém leva o serviço de odontologia, pedreiro etc pra casa. Já nós de TI se não pensarmos no problema ( que quase sempre é o desconhecido, e sim isso assusta) não resolvemos nada.
por isso que tenho pensado como nunca em largar TI, Não é somente o chefe chato ou o chefe que acha que sabe tudo, é a dura realidade de nós que trabalhamos em uma área que nem regulamentação tem em que se vc é desenvolvedor vc tem que limpar até ar condicionado. Uma área que se você não está em uma empresa boa que te dê treinamento e cursos vc tem que ter muito dinheiro pra se alavancar ou pesquisar muito e passar horas a fio estudando, pra no fim das contas continuar [Ô]consertando ar condicionado[Ô]
Mera ilusão, é gostoso programar, é bom vc ver seu produto ser usado e ficar bonito seguindo todos os termos de usabilidade, engenharia etc. Agora, se sustentar com isso é uma outra história, sorte a minha que ainda não tenho filhos. Porém quando os tiver vou mandar ele jogar futebol rs
SINCLAIR 04/11/2015 13:37:21
#453415
Colega XLEGENDARY...

Pior que tem dentista, de fato, que arranca dente por R$ 15,00 (não R$ 5,00 como você citou, mas R$ 15,00 sim).

Eu me sustento bem com TI. Sustento a mim, a meu filho, ao cachorro. Não tenho grande vida, não sou rico. Mas faço umas viagens aqui pelo Sul, tenho um apartamento bom e amplo, um carrinho popular mas completo.

Nunca pensei em desistir de TI. Mas sempre quis que fosse regulamentada. Problema que quando falou-se em regulamentação, os próprios profissionais de TI se rebelaram.

Dá para viver de TI. E viver razoavelmente bem. Quando eu tinha chefe, várias vezes fui cobrado com prazos absurdos. Fazia o que podia. Quando conclui que não se poderia mais prometer prazos absurdos para clientes e por óbvio não cumprir, pedi demissão. Fui trabalhar para mim. Muito penoso no início, na verdade, até um bom tempo depois é penososo, mas vale a pena.

Sempre que eu me ressentia com o que via durante a prática profissional, eui lembrava de meus românticos pensamentos sobre informática, lá nos tempos de criança, assistindo Jornada nas Estrelas. E também quando adolescente, com a fixa imagem de Steve Wozniak em minha mente, ele estava sentado e programando.

Meus sonhos e meu amor pela profissão me mantiveram aqui.

Há advogados que trabalham para outros advogados. Há médicos que trabalham para outros médicos. E assim acontece com todas as profissões. Encontrar um chefe bacana é raridade, em qualquer profissão.

Claro, deixar TI é uma decisão sua. Mas seu post indica que é mais um desabafo do que uma vontade.

Deixe passar uns dias, pensando mais no que você quer do que no seu chefe chato. Talvez até mude de idéia.

Tudo de bom.
NILSONTRES 04/11/2015 15:09:19
#453421
O Principal vc não citou, sua idade, isso conta muito, dependendo, vc tem uma energia.
Meu Conselho,
Se vira sozinho, bole sistemas em falta no mercado ou faça algum diferencial, divulgue, de atendimento diferenciado a eles(é o que nos difere de uma TOTVS por exemplo), não sei como é ai em sua cidade o comercio, mas tente que da sim, tem muito comercio sem sistema ainda.
Eu comecei assim em 1999 e hoje sou meu patrão, pequeno sim , mas me sustento o suficiente para ser feliz.
Boa sorte e força.
XLEGENDARY 04/11/2015 15:26:09
#453423
Obrigado a todos pelas palavras de apoio e incentivo, de fato apesar de existir muita guerra de ego em nosso meio, somos uma classe únida. Eu sempre quis abrir minha empresa, tinha clientes grandes pra isso até ocorrer a merda que ocorreu no setor naval com a debandada em massa de serviços na area offshore onde se encontrava a maioria dos clientes que tinha / tenho.
cheguei a ponto de ter tudo em mãos pra iniciar a empreitada, mas ai não deu e fui fazendo produtos diferentes e ainda tenho alguns em fase de criação. Quem sabe chegou a hora de parar pra analisar esses fatos e colocar a roda pra girar e ir além.

Abraços a todos e obrigado mais uma vez
SINCLAIR 04/11/2015 15:49:42
#453424
Colega XLEGENDARY,

Uma outra situação a ser analisada é o público que você vai atingir. Sobretudo se comércio ou indústria.

Comércio te dará retorno menor que indústria e precisará de uma quantidade maior de clientes para ter o mesmo rendimento que teria com indústria.

Indústria te dá rendimento maior com menos clientes e, portanto, com menos usuários fazendo bobagens e te ligando em horário inapropriado, mas ficaria com quase todos os ovos em uma única cesta (e se cair a cesta...)

Pode parecer brincadeira, mas não é: uma faturista de um cliente meu, área de comércio, queria de toda força fazer uma NFe sem especificar o destinatário, queria que o sistema desse a possibilidade de ela especificar isto depois. Eu aleguei que não tem como, que é regra da SEFAZ de qualquer estado ter a informação de quem é o destinatário em uma NFe.Tivemos uma reunião e o proprietário disse-me com expressão de quem [Ô]queria me dar um chance, mas minha incompetência não deixava[Ô], enfim disse-me: [Ô]lamento, mas desse jeito teu sistema não me serve[Ô]. Procurou diversos outros no mercado que (olha que má sorte do cidadão!) também não deixavam fazer NFe sem especificar o destinatário. Resultado após 30 dias e cheio de NFe por fazer: me ligou, pediu para colocar o sistema no ar novamente. Aceitei, com três condições:

a) Deveria pagar as mensalidades que estavam atrasadas (eram 6).
b) Haveria reajuste na mensalidade para acompanhar o IGP-M
c) O contrato seria, dali para frente, exercido de pleno direito, ou seja, atrasou 15 dias o pagamento, corto o sistema (quase o fiz lembrar de minha [Ô]incompetência[Ô] em manter um sistema funcionando, com atendimento e tudo, por 6 meses sem receber um único tostão, mas achei que seria crueldade demais, ele já havia tido a lição dele, em não explorar nem buscar humilhar ninguém, nenhum outro programador que o fosse atender).

Agora é mais um cliente pagante, que paga certinho.

Moral da história (real): há males que vêm para bem.

Quem sabe tua raiva seja uma mola propulsora a te fazer criar algo tão inovador que vai te encher de orgulho.

Tudo de bom.
KERPLUNK 04/11/2015 16:20:54
#453428
Bem, vamos lá:
Usuários. Existe uma definição formal para isso, mas não me refiro à ela. Me refiro ao cabecinha de melão que senta olhando para uma tela e não tem a menor idéia do que está acontecendo ali, simplesmente vê a tela e sai clicando em tudo que vê pela frente. Tecnologia hoje em dia é comparável à magia na era medieval. Mais de 90% das pessoas não tem a mínima noção sobre o que acontece, sobre como funciona um programa, um sistema. Para ele são só imagens que aparecem, magicamente. Um bom exemplo disso são os assíduos usuários de redes sociais(leia-se, Facebook). Não sei como é de verdade o Facebook [Ô]por dentro[Ô], mas só o fato de terem reescrito o PHP para se ajustar às suas necessidades, já me diz muita coisa. O caso é que nós, sabemos que a coisa com eles deve ser um absurdo de complicado e por isso relevamos alguma falha ou lentidão aqui ou ali. Mas os usuários em geral não têm a menor noção disso e criticam sem nem ter idéia do que está acontecendo. Esse é um dos meus pontos de vista mais polêmicos quando revelo: pessoas que não entendem absolutamente nada sobre como funciona um sistema e/ou internet, não deveria ter acesso ao uso destes.

Acho que todos nós aqui já passamos por situações ruins no trabalho, chefe imbecil que não tem a menor noção do que fala, pede coisas estapafúrdias e acha que tudo é questão de minutos para ser feito, usuários mal educados, grosseiros ou completos analfabetos funcionais, longas horas de trabalho para conseguir gerar uma lista de uns 10 ítens, o que na visão do usuário é uma bobagem, simplesmente por não entenderem que para gerar aquela pequena lista, são rodadas 2000 queries com milhares de parâmetros e stored procedures para filtrar o resultado, que no final é uma lista de 10 ítens, e por ser pequena, passa a impressão de ser coisa simples. O maior problema com TI é o baixíssimo nível técnico da maioria dos envolvidos. Vejo muito, inclusive aqui no fórum, uma alta valorização da formação, associando formação à competência. Como se alguém formado fosse necessariamente um profissional melhor. Apesar de também ser formado, tenho certeza, por experiência própria, que tem muita gente muito competente que não tem uma formação acadêmica e muitos formados que são uns completos imbecis. Estamos na internet, aqui existe informação disponível 24h por dia, em uma quantidade absurda, muito mais informação do que poderíamos consumir em 100 vidas. Aperfeiçoamento profissional, ainda mais em TI, é algo abundante na internet. Sei que a falta de tempo é um fator que conta muito, mas quanto melhor o aperfeiçoamento, menos trabalho a gente passa, pois otimização de métodos e processos passa a ser muito melhor, quanto maior o aperfeiçoamento.

Sendo muito sincero: DETESTO TI. Verdade, odeio mesmo! Parece loucura mas não é. Mas é o que sei fazer bem, por isso que é disso que tiro o meu ganha pão. O que gostaria mesmo de ser era viver de música, mas sou péssimo nisso então é nada mais que um hobby para mim. Por isso trocar de área, só se fosse para algo que eu gostasse de fazer. Já pensei em muitas coisas, já vi vários colegas trocarem de área e MELHORAREM MUITO e outros se darem MUITO MAL. Tive um colega que trabalhou comigo no projeto da AGCO(Massey Ferguson), comprou uma pequena propriedade e começou com sistemas hidropônicos de hortaliças. Hoje ele ganha em um mês, quase o dobro do que ganhava em um ano como programador, e olha que o cara era bom e ganhava razoavelmente bem. Também já tive o caso de um colega que comprou equipamento para uma oficina mecânica, não levou 2 anos e estava quebrado, tendo que voltar para TI. Neste quesito, tento sempre seguir o que meu sábio avô dizia: [Ô]Você tem duas opções, fazer o que gosta ou aquilo que faz de melhor. Se fizer o que gosta, talvez não ganhe tanto dinheiro, mas será muito feliz. Se fizer o que sabe bem, provavelmente vai ganhar muito bem, mas nem sempre será feliz. Então achar o equilíbrio entre o que gosta e o que faz bem é a chave para sucesso e felicidade profissional.[Ô]. Sábio era o velhinho. Ainda não consegui encontrar esse equilíbrio, talvez nunca consiga. O caso é, que quando o assunto é esse, não existem conselhos do tipo [Ô]faça isso ou aquilo[Ô], vai de cada um, até porque, cada um é diferente, o que serve para mim, pode não servir para você. O que faço em situações de stress é tentar me manter focado no resultado. Além disso, não tenho muito o que dizer.
Página 2 de 4 [38 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas