[OFF]DESISTIR DA ?REA DE TI

NILSONTRES 04/11/2015 17:42:23
#453431
Citação:

não existem conselhos do tipo [Ô]faça isso ou aquilo[Ô], vai de cada um, até porque, cada um é diferente, o que serve para mim, pode não servir para você


Certinho, vou até corrigir aqui o que eu disse, vou trocar por: [Ô]Para min serviu[Ô].
Outra coisa, quando eu disse, se vira sozinho, quis dizer, por conta própria, autônomo.
NICKOSOFT 04/11/2015 19:10:58
#453433
o KERPLUNK definiu bem, uma mínima porcentagem da população global trabalha com o q gosta e é feliz....
adoro programar, não sei se pra trabalhar em empresa seria o caminho na área, desenvolvo meus servicinhos de programação, meio no estilo freela....sempre esta pingando...
atualmente trabalho com computador, hj dando aula de informática pra crianças de 3~4 anos até uns 11~13, estourando uns 15.....pois é não curto muito...mas até é algo tranquilo.....tenho como garantia mensal, ainda mais por qnd surge um sistema pra desenvolver levar meses, pq vem do 0 a coisa....

me encaixo no ramo q foi comentado de atender a falta de algo, qnd alguém me procura pra criar um sistema, vejo a necessidade primeiro, se conheço algo no caminho eu até falo e mostro, pq quero ter um ponto de partida, se o cliente diz q não serve, q me diga onde estão as falhas do q mostrei...ai eu tenho uma base, e sei onde não atende aquele cliente...
PEGUDO 05/11/2015 08:08:18
#453460
[txt-color=#080808]Concordo que o potencial profissional do programador é um diferencial nessa questão, mas, ao meu ver, o que [Ô]estraga[Ô] esta profissão mesmo são os profissionais que nele trabalham. Sim. Alguns programadores.

Veja bem: Você passa horas estudando para aprender a programar (Não falo só de faculdade. Também não sou formado e estudei muito); horas a fio para desenvolver uma solução que esteja alinhada com o que o cliente quer (muitas vezes nem o cliente sabe o que quer e, no meio do caminho, muda de ideia, dizendo que não era assim, não era assado, etc); enfim... Aí alguns programadores se vendem no mercado por R$ 400,00, R$ 800,00, colocando mais e mais na cabeça de chefes idiotas de que programadores são mortos de fome e que é fácil e que retornar 10 itens em uma pesquisa de banco de dados dá para fazer em minutos (às vezes dá, mas nem sempre).

Quanto ao amigo XLEGENDARY, quando seu chefe disser que ele faria em um minuto o que você está tentando fazer em uma semana:
1. Pegue a máquina que você trabalha;
2. Invada a sala de seu chefe (com ele dentro) e instale-a lá;
3. Abra o seu ambiente de desenvolvimento;
4. E, do zero, peça para ele criar, na sua frente, o que você não está conseguindo, no tempo que ele disse que faria.

Não tenha medo de ser mandado embora. Seu profissionalismo não é algo que as pessoas podem apontar e fazer chacota. Acredite no que você estudou; baseie-se nele para montar sua vida profissional e não permita que ninguém (ninguém mesmo!!!!) te diminua![/txt-color]
XLEGENDARY 05/11/2015 08:57:38
#453462
Pegudo, tenho pensado seriamente em fazer exatamente isso que vc falou
na proxima vez que ele falar isso. Talvez na cabeça dele POO é como falou aquele rapaz na televisão certa vez
- Você arrasta os componentes e pronto
TUNUSAT 05/11/2015 10:44:02
#453465
XLEGENDARY,

Bateu um [Ô]terror[Ô] quando vi isso ontem:

=============================================
São Paulo - SP - 04/11/15
Gerente de Projetos

Importante experiência na função de gerência de projetos, desenvolvimento tecnológicos,
melhorias e demandas de help desk. Será considerado um diferencial o conhecimento em
programação .NET, C#, SQL/Server e JavaScript.

O profissional terá o desafio de:
- Executar o gerenciamento, planejamento e programação das demandas de desenvolvimento tecnológico
- Garantir que as especificações das demandas sejam atendidas e o os prazos/cromogramas cumpridos
- Proativo para a identificação da causa da demanda, ter bom relacionamento com clientes(internos e
externos) e ser pragmático em preservar diretrizes e processos internos.

Contratação CLT R$ 3.500,00 Benefícios: Assist.Médica+Assist.Odonto+VT ou Estacionamento+Seg.de vida
+VA(R$200/mês)+ VR(R$23/dia)Horário de segunda a sexta-feira das 09h às 18h Brooklin Novo,Zona Sul
de São Paulo(próximo à Av.Berrini)

Empresa .....: ACESSO
Código .......: 31595
=============================================

KKKKK! Gerente de projetos ganhando menos que residente de medicina! KKKKK!

[][ô]s,
Tunusat.
XLEGENDARY 05/11/2015 11:11:17
#453468
Ganhando menos que residente e fazendo coisas de cirurgião kkkkkk
onde entrei não ta muito diferente disso não, só que não sou gerente de projetos mas a ralação e a mesma to fazendo tudo isso ai + desenvolver + BD + documentação e i+++++ rs
XAVIER 05/11/2015 12:00:18
#453479
Só uma observação para meditar:
é dureza quando vejo oferta de emprego, principalmente para estagiários de TI. Os caras pedem tanta área do conhecimento que.... Pô... pede logo um profissional na área PLENO e pronto. Vê lá se um estagiário que está iniciando a carreira vai dominar tantas tecnologias que nem mesmo pessoas que estão na área a muito tempo domina?
é... é dureza e desanimador mesmo...
DS2T 05/11/2015 16:18:42
#453490
O assunto que vocês estão abordando é justamente o motivo de eu não ter feito uma faculdade na área. Sempre fui ambicioso, sempre gostei muito de dinheiro... e vi que programação estava desvalorizada no mercado. E claro, tive a consciência de que milionários na programação são como milionários no futebol... é para pouquíssimos. (Apesar de eu achar que isso também se deve ao fato da maioria dos programadores não ter aquele espírito empreendedor, e sempre estar atolado demais nos projetos da empresa para começar um seu).

Mas posso dizer que não é algo só no T.I. Como falei, não fiz faculdade na área, optei por Engenharia. Mas digo também que está ruim lá. Engenheiro tem piso salarial, mas as empresas burlam isso contratando como Analista e não precisam mais pagar o teto. E começam a empurrar vaga de Analista por 2500 reais, com desejável [Ô]MBA e Pós Graduação[Ô] e experiência de 4 anos.
Eu estudei numa faculdade pública, mas fico pensando uma coisa: Uma faculdade de engenharia custa em média uns 1.200 mensais. O cara fica de 5 a 6 anos nessa.
Supondo que seja 5 anos: 1200*12*5 = 72.000 R$

Aí o cara termina a faculdade depois de todo esse investimento e quer um empresa de 3000 reais. Com esse salário, pra recuperar o investimento da faculdade, daria:
Tempo retorno = 72.000 / 3.000 = 24 meses = 2 anos. E isso, supondo que o cara não coma, não pague aluguel, não tenha filho e não compre roupa.

Mas o mais triste? São poucos os sortudos que ainda começam com um salário de 3000 como Analista. Ainda mais nesse tempo de crise, onde engenheiro tá virando técnico.
Eu mesmo, to vivendo de freelancer como programador ultimamente. E pro meu desespero, as empresas ao invés de contratar estão demitindo. Meus amigos de faculdade, estão indo pra área acadêmica fazendo mestrado (o que já está saturado também, e a concorrência em provas está cada vez maior).


O que eu quero dizer com isso?
Tá ruim pra todo mundo.

[Ô]Ahh, mas nós temos que mudar isso![Ô] Já vi muito programador e engenheiro falar isso. [Ô]Não vamos aceitar mais essas condições[Ô].

Pra mim, que tenho o apoio dos meus pais e para outros programadores mais jovens é fácil falar isso. Mas uma grande parte tem família, tem filho e é a principal fonte de renda deles. E aí? Vai se rebelar como? Ainda mais sabendo que existem outras centenas se acotovelando pra conseguir o trampo dele.

Vejo uma mudança de postura a curto prazo praticamente impossível.
A verdade é que hoje ninguém mais quer trabalhar em comércio, ser vendedor, ser operador de produção, etc. A facilidade de acesso ao Ensino Superior e também as informações, deu um nível maior de instrução do que a média das gerações passadas. Isso gera uma saturação no mercado de trabalho qualificado, nem todos vão ser absorvidos. E a tendência é o número de rejeitados aumentarem, uma vez que cada vez entra mais gente no mercado, a competição aumenta.
Por consequência, maior competitividade, faz com que as empresas paguem cada vez menos.

E pelo próprio perfil de um desenvolvedor, ele sempre tá correndo atrás de aprender alguma coisa. Isso gera um nível de pessoas muito qualificadas na área. Aí novamente vem aquela saturação mencionada acima. E com a saturação de gente qualificada, vem o poder da empresa de poder abaixar o salário.

é uma situação um pouco complicada... daquele tipo que é fácil de entrar, e difícil de sair.
Se não houver um orgão responsável por fiscalizar os direitos dos profissionais em T.I, isso dificilmente vai mudar. Se bem que o CREA é uma piada também...
KERPLUNK 05/11/2015 17:44:19
#453498
Vou compartilhar com vocês algo que me contaram uma vez. é algo muito mais filosófico/espiritual do que o tópico então desculpe se foge um pouco:
A vida é um intervalo de tempo entre seu nascimento e sua morte, onde você sofre procurando a felicidade. Portanto vida é tempo. Cada segundo desperdiçado naquilo que não seja a busca da felicidade é um pouco da sua vida que foi gasta e nunca mais vai voltar. Mas há que se pensar também na felicidade daqueles que dependem de você. Então se você gasta sua vida para manter a felicidade desses, não é um total desperdício. Os homens, utilizam a quantificação de tempo, ou de vida, em um denominador comum, chamado dinheiro. Você vende sua vida e suas habilidades para ser recompensado com um pouco dele. Logo, aquele dinheiro que você ganha por gastar sua vida é a representação material do tempo, ou da sua vida. Você não sabe quanto tempo lhe resta de vida, mas sabe que um dia ele irá acabar. Pode ser daqui a 30 ou 40 anos, mas é certo que sua vida terá um fim. Se você contar que não vai ser recompensado nos últimos 20 anos da sua vida(sendo otimista quanto à esse tempo, ou vida), lhe restam 10 ou 20 anos de recompensa em dinheiro, da vida gasta para recebê-lo. Então reduzimos ainda mais, uma simples soma. Quanto você é capaz de ganhar todo o mês multiplicado por esses 10 ou 20 anos. No final, você vai ter um valor e é isso que você valerá aos olhos dos homens. Então você terá esse dinheiro, ou pelo menos uma parte dele e vai poder viver o resto dos seus dias. Esses dias do final, serão para você como uma reflexão. Você vai olhar para trás e ver o que fez para buscar a felicidade. Todas as rugas no seu rosto, são resultado de sacrifício, auto-flagelo mesmo, você gastou sua vida para prover o melhor possível para aqueles que de ti dependem. E esse será a sua maior realização, ver que aqueles que de ti dependem, estarão fazendo o mesmo que você fez toda a sua vida, vendendo-a por um pouco de dinheiro, gastando suas vidas, trocando seu precioso tempo por algum dinheiro. E então verá que nem a sua felicidade e nem a dos que dependem de você foi alcançada, você proveu à essas pessoas, incluindo a você mesmo, o combustível para que gastem suas vidas somado à um certo conforto.
E então, você percebe que todo esse ciclo se repete, com seus filhos, netos, bisnetos e toda a sua descendência. Todos gastam suas vidas para serem recompensados com algum dinheiro, que será para prover descanso desse ciclo no tempo de velhice.
(nota pessoal: Essa parte é polêmica e pode ser ofensiva para alguns)
Você foi nada mais que um escravo. Exatamente, um escravo. Você trabalhou muito, gastou o tempo dos melhores anos da sua vida para ser recompensado com dinheiro, quando outros foram recompensados ainda mais, apoiando-se no seu esforço, no seu tempo, na sua vida e esses que te usaram, podem ser comparados com seus [Ô]donos[Ô], já que foste um escravo. E não me refiro aos seus chefes, estes também foram tão escravos quanto você e terão uma velhice igual a sua, talvez com um pouco mais de coisas materiais, concordo, mas a reflexão será a mesma. Me refiro aos que REALMENTE ganharam com o teu desperdício de vida. Um dia, conto à você sobre esses, por hora, vamos entender melhor a tua condição de escravo. é um ciclo bastante previsível. Você nasce, é educado para poder ser mais produtivo, durante os primeiros 20 anos da sua vida, isso se você não ingressar no tal [Ô]ensino superior[Ô], então esse tempo se estende em pelo menos mais 5 anos, ou seja, uns 25 anos de treinamento para ser mais produtivo. Durante esse tempo, você é bombardeado com [Ô]exemplos de sucesso[Ô], sempre associando [Ô]sucesso[Ô] à posses ou domínio ainda que parcial, sobre outros. Ensinam, que você deve trabalhar muito e trabalhar duro, pois, segundo estes que te ensinam, você deve ganhar o quanto puder de dinheiro, todo o dinheiro possível. Isso faz com que você crie um foco, uma meta de vida: ser um [Ô]homem de sucesso[Ô], que na sua cabeça, é equivalente à uma pessoa de muitas posses materiais. Então, depois desses 25 anos de treinamento você começa a realmente ganhar dinheiro, em uma proporção maior daquilo que você precisa gastar para ter o mínimo, como se alimentar e ter um teto sobre sua cabeça. Pela primeira vez, você consegue ver o resultado do seu esforço nesses últimos 25 anos, que representam mais ou menos um terço da sua vida, se contarmos a média como sendo 75 anos. Após esses 25 anos, incia-se a sua [Ô]vida profissional[Ô], os humanos acham que têm muitas vidas, profissional, pessoal, amorosa, eles tentam de todas as maneiras possíveis representar vários papéis ao mesmo tempo, mas isso não vem ao caso agora. Continuando, você inicia os melhores anos da sua visa, o seu período com a melhor saúde, disposição e vigor. E usa todos esses dons naturais para que? Para tentar ganhar mais dinheiro, para quantificar sua vida com a melhor proporção possível, visando não o espiritual, mas o material. Então você trabalhará muito, arduamente por algo em torno de 45 anos, pois é esse o tempo máximo que dura sua saúde, vigor e disposição. Talvez você tenha até o suficiente para comprar [Ô]bens materiais[Ô], uma casa, alguns carros, talvez uma casa de campo, já planejando seus dias finais, que enfim chegaram. Durante esses 45 anos, nasceram seus filhos. Eles por sua vez já iniciaram também o mesmo treinamento que você gastou os primeiro 25 anos da sua vida. E talvez até seus filhos tenham filhos, que também estarão na mesma situação que você se viu 30-40 anos atrás. Seus filhos já são hoje homens e mulheres adultos. Seu legado é o que você vai deixar para eles. E aqui é a maior confusão para os humanos. Eles entendem por [Ô]deixar[Ô] com bens materiais. é compreensível, afinal, sua vida inteira você foi ensinado a trocar sua vida por bens materiais, por coisas. E então, só então, você se dá conta da verdade: você foi usado, o destruíram, destruíram o tempo de sua vida, para deixar-lhe com material, com aquilo que a traça e a ferrugem consomem. Foste um escravo o tempo todo. Os teus grilhões não podiam ser vistos, pois te ensinaram que era isso que deveria ser sua vida. Tu eras um escravo e teus grilhões eram o dinheiro. Teu chicote era a frustração, por jamais conseguir o sentimento de realização, prometido nos teus primeiros anos. Por causa da tua frustração, trabalhava ainda mais e via ainda menos que tua vida estava sendo jogada fora.

Então, a pergunta é: O que você quer fazer à respeito? O que você vai fazer para quebrar esse ciclo, para que teus filhos e os filhos dos teus filhos não tenham o mesmo destino cruel que o teu?

Estou até hoje tentando responder essas perguntas. Tenho chegado cada vez mais perto da resposta. E a medida que me aproximo dela, mais medo eu tenho...
NILSONTRES 05/11/2015 18:42:42
#453505
é interessantíssimo o texto, serve para quando agente fica nervoso com o cliente que não paga, o salario que esta baixo e a conta que não da para pagar, então você para e pensa que não vale a pena.
Por outro lado, sou uma pessoa problemática nessas questões, inclusive estou tentou mudar minha forma de pensar as coisas, pois comecei a entrar em depressão quando cheguei aos 49/50 anos, por sentir a diferença física(Saúde), sempre fui de ficar pensando que envelheceria e ficava triste, quanto cheguei nessa idade então, imagine só !.
Agora estou aprendendo a não pensar tanto nessas coisas e esta dando resultado, é viver,curtir, trabalhar sem pensar no futuro, mas com responsabilidade.
Caso contrario você pira.
Página 3 de 4 [38 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas