[OFF]PIRATARIA, TA DIFICIL...

LEAO10 10/06/2010 19:03:18
#344523
Faço um programa para empresas, e existem empresas com 2 computadores e outras com 10.

Cobro por computador.

Ia usar o active lock, mas soube que é possível burlar...

Estou careca de saber os seriais do hardware, porém, tem os problemas:

1) Se todos micros da empresa forem iguais, principalmente on board (a maioria são, pelo preço melhor), os números seriais da placa mãe, placa de video e o tal [Ô]serial do hd[Ô] são iguais...

2) Tem o serial único e imutáve do HD... Fiquei feliz ao pegá-lo, pois seria a solução, mas tem alguns micros que ele simplesmente não aparece

3) Apelei para aquele número de série do volume do HD, mas uma pesquisadinha rápida eu achei um programa que muda este número de série... PUTS!

4) Colocar dados em arquivos eu não quero, porque se está em arquivo, poderá ser mudado, queria que o PC desse uma informação única...

Ja enfrentaram este problema? Alguem tem uma dica?

Agradeço desde já.
JOAOBENEVIDES 10/06/2010 19:08:36
#344524
Cara Uma ideia vc pode criar uma dll com oactive lock ou um funcao de crytpgrafia so sua eu faco uso estou usando e ja fiquei sabendo que tentaram fazer uma sugestao é fazer seu programa pegar atualizacao todos os meses eu faco isto tambem
tenho um servidor onde meus clientes quando loga no sistema e vem no meu sql e verifica qual status do cliente se ele tiver broqueado ele nao entra , uma ideia ~e esta
JIMMY 10/06/2010 19:20:19
#344526
Com engenharia reversa é possível remover essa conexão com o banco.
LEAO10 10/06/2010 19:37:53
#344527
Obrigado pelas respostas...

Vou verificar a possibilidade de criptografia, não sei onde começar, mas pelo menos sei o primeiro passo.

Outra dificuldade que esqueci de falar, é que como em algumas cidades a internet brasileira nao presta ou simplesmente nao tem disponibilidade, nao posso fazer conexão com servidor, senao o cliente paga, e internet dele pára, e quando nao tiver acesso, falta me matar...
ADRIANOM 10/06/2010 20:15:29
#344530
Bastante interessante estas questões...
Sou programador amador, iniciante... e um conhecido me pediu para desenvolver um pequeno programa de registro de audiências públicas civis (pqno programa, se tornou grande)...
No fórum que ele trabalha, mais 8 oficiais precisariam desse programa...Eu queria vender um programa para acada... mas com o esquema da pirataria.. fica foda.. vou pegar o conhecido [Ô]para cristo[Ô]... e tentar lucrar.. sendo que ele mesmo poderá fazer a pirataria....
NLSOLUCOES 10/06/2010 21:03:50
#344532
Resposta escolhida
>
Utilize o MAC Adress e o S/N físico do HD.
<
AJSO 10/06/2010 21:58:17
#344534
Se vc tem as licença de Banco de Dados, Siistema Operacional Ferramenta de desenvolvimento (VB6, Visual Studio, Delphi, etc...) . Como combater a pirataria se não temos o conceito dela, vai sempre existir uma forma de burlar programas não existe uma forma de proteger tem que se mudar é a cultura partindo de nós mesmo quem cria ou desenvolve é que dá o exemplo.
SAMUKA 10/06/2010 22:07:02
#344537
MAC Adress [2]

Até onde sei é unico
LLAIA 10/06/2010 22:34:39
#344541
Acredito que exista nada 100% seguro. Qualquer alternativa pode ser driblada alterando o código do executável. Já li artigos que dizem que compilação P-Code em VB6 é prato cheio pra crackers. Se o cliente pilantra estiver resolvido a piratear, pode crer que ele vai conseguir por ele mesmo ou contratando alguém pra isso. Hoje sou contra essas licenças restritivas onde o cliente fica preso a o desenvolvedor (manutenção mensal, licença por micro). Eu vendo por um bom preço, e se for desenvolver do zero, faço dou o setup e tudo. Pilantragem não tem como evitar, uma hora ou outra nós cruzamos com ela.
LIZANDER 10/06/2010 22:37:44
#344543
Deixa eu dar o meu pitaco...

Não cobro por computador sobre meus programas, pois não acho legal, o trabalho que tive foi pelo sistema e não por quantas pessoas o irão acessar...

O que eu faço é simples, não vendo sistemas, apenas a licença de uso do programa, logo o meu cliente usa enquanto pagar. Todo mês meu sistema solicita uma licença para aquele mês. Essa licença é única e criptografada que leva, entre outros dados irrelevantes, constantes e etc e tal, o CNPJ e a RAZÃO SOCIAL de meu cliente. Ou seja o código do cliente A não serve para o cliente B e assim sucessivamente. São códigos criptografados por mim mesmo (através do próprio programa) tal qual serial key do windows, etc.

Então funciona da seguinte forma: Se o meu cliente me pagou o mês de maio, ele tem direito à senha do mês de junho, se pagou de junho, tem a senha do mês de julho, e assim sucessivamente. Se o cara não me pagar o mês, no mês seguinte o sistema simplesmente pára. E não adianta retroceder data do windows, pois o sistema reconhece que foi retrocedida e bloqueia assim mesmo (esse segredinho eu descobri durante um final de semana inteiro matutando o assunto...)..

Além de pedir também um serial key de instalação, o que me permite colocar o sistema na mão de representantes comerciais. Ou seja, o sistema roda por 50 execuções antes de solicitar em definitivo a chave de registro (o serial key). Isso permite ao representante demonstrar o produto. Após fechado o contrato, o mesmo recebe o serial key para registro e mensalmente, conforme pagamentos, o cliente recebe o serial key do mês.

Desde que eu adotei essa rotina, acabou minha dor de cabeça com cobranças, pois o cliente sabe que se não pagar, o sistema pára.

Não precisei e nem pensei em números de seriais de HD, MAC, etc, pois o cliente tem o direito de trocar de equipamento quantas vezes achar conveniente, contanto que tenha o backup dos dados e o cd de reinstalação, tudo ok....

LUIS.HERRERA 10/06/2010 23:27:16
#344549
Faço da mesma forma que o lizander, só que também permito que o cliente compre a licença permanente, ou seja, prazo indeterminado e prazo determinado (licença renovada mensalmente).

Esse negócio de cobrar por micro, é coisa de varejo e não tem muito a ver com empresas hoje em dia. Cobre um valor justo e deixa instalar onde quiser, o importante é ter uma manutenção com direito a suporte técnico de qualidade, e atualizações permananete. Isso é que te dará retorno, quem quer ganhar muito não ganha nada.

Página 1 de 3 [29 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas