PADRAO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE NO MERCADO

MARCOSARANTESJ 24/02/2010 12:27:39
#335218
Estudamos na faculdade ou em cursos específicos que devemos seguir regras para o desenvolvimento de aplicações, mas quando tempo é dinheiro, nem podemos usar todos os padrões do mercado. Podemos pegar um pouco de cada e colocarmos o nosso próprio padrão para desenvolvimento, pois nem sempre vale a pena seguir tudo quando o custo do desenvolvimento é baixo. Aprendemos as classes,atributos,métodos,herança,polimorfismo e isso alguns são usados e na engenharia de software aprendemos os diagramas e só são usados no mercado apenas 3 que são obrigatórios.Tem que fazer uma documentação enorme de todos os passos do sitema que demora muito. Queria a opinião dos programadores sobre este padrão de desenvolvimento.Devemos seguir sempre ou só quando o custo x benefício for bom ?
TEMPESTADE 24/02/2010 12:47:28
#335223
Caro ja fui programador, analista junior e hj estou como analista senior, ja atuo a 12 anos e em todos estes anos numca consegui desenvolver software nos padrões que ja vi surgir e terminar, o que considero como padrão é um software limpo ou seja dentro de uma boa estruturação e sem bugs, pois dentre todos os padrões que vc vira nascer e se acabar um é sempre constante é o padrão que apela para o bom senso do desenvolvedor que durante sua vida de desenvolvimento vai ganhando bagagem para determinar seus proprios padrões, o que na maioria das vezes se tornar melhor que os padrões impostos pela ,microsoft ou qualquer outra empresa.
TECLA 24/02/2010 22:13:37
#335285
Quando se desenvolve em equipe, é imprescindível que haja um [Ô]padrão[Ô] para que o produto tenha [Ô]qualidade[Ô] e que seja de fácil [Ô]manutenção e melhoria[Ô].

Programando sozinho, algumas vezes, os padrões acabem [Ô]prolongando[Ô] a mais o tempo de desenvolvimento, colocando em risco os velhos prazos conhecidos como [Ô]pra ontem[Ô].
LEVII 02/03/2010 11:44:29
#335764
Geralmente padrão de projetos são ditados por nossos queridos chefes..
padrão de mercado mais aceito...[Ô]QUERO TUDO PRA ONTEM E FODA-SE O RESTO[Ô]...
mas falando serio...padrões são raras empresas que adotam...
hj como tempo e dinheiro, empresas buscam novas metodologias e formas de se desenvolver que economizem tempo...
um exemplo...camadas de dados com LINQToSQL....Camadas da apresentação com silverlight...
enfim..existem tecnologias qeu aceleram o tempo de desenvolvimento...
recomendo que voce pesquise sobre elas...metodologias são dificilmente usadas...
SAMUKA 02/03/2010 12:24:15
#335770
Sou formado em desenvolvimento de software a 2 anos, mas trabalho com desenvolvimento a mais de 10.
Qdo fui pra facul foi uma dor de cabeça só. Exatamente pelo excesso de teoria (Métodos, metodologia, padrões e uma enxurrada de sopa de letrinhas). Imaginem o o pé no saco que é, vc saber resolver problemas na pratica e o professor tentar enfiar goela abaixo uma série de informações das quais vc nunca viu necessidade de usar ...

Fica até bonitinho, qdo vc desenvolve usando toda a sopa de letrinhas ..... mas, vai tempo!!!

Ainda trabalho como autônomo e acredito que os padrões sejam importantes para se comunicar dentro de uma equipe de desenvolvimento (numa fabrica de software) porém .... como autônomo ainda continuo acreditando no software limpo e conciso ( como os outros escreveram acima).
ALEXMARCHI 02/03/2010 13:28:35
#335777
Sou analista de sistema, trabalho com desenvolvimento a mais de 15 anos, ja passei por diversas empresas,

Eu posso falar que manter um padrão é fundamental, a principio parece muito mais demorado, mas na hora de fazer uma manutenção vc ganha e muito

Até agora eu falei em padrão ( SEU PADRÃO ) o que eu quero dizer com isto, vc vai estipular um padrão só seu que vai se adequar a seu sistema, e você vai desenvolver TODO o seu sistema neste padrão

Utilizar padrões de terceiros não vira, imagina a seguinte situação

cadatro de clientes ( Banco de dados ) + (BLL - Bussiness Logic Layer) + (DAL - Data Access layer) + (Entidade do Framework mexendo com BLL e DAL) + ( Front End)
se você tiver que alterar um tamanho de campo vc vai ter que mexer em 5 rotinas.
Não posso dizer que quem criou este padrão é um loco, pois a nescessidade dele deve ter algo que justifique, mas para mim não serve

ALMARTI 02/03/2010 13:54:26
#335782
Scrum, XP, TDD, Baby staps, pear programming e por ai vai... Todos funcionam e não engessam ninguém!
MARCOSARANTESJ 02/03/2010 17:40:14
#335811
Pois é isso mesmo. Cada um tem que desenvolver seus próprios métodos para trabalhar. é claro que uma base na programação ajuda. Sou desenvolvedor e trabalho sozinho, a manutenção dos meus softwares é muito simples, pois já tenho todas as classes prontas,todos os métodos úteis já tenho e então o tempo de desenvolvimento é bem menor com relação a quando não temos nada pronto e vamos fazer do zero. Consegui desenvolver em 2 semanas um software para uma empresa. Um software personalizado. 2 semanas é pouco tempo. Como o cliente precisava logo, tive que executar logo sem reclamar. Mas, para a conclusão, devido alterações do cliente,passou para 3 meses, mas o software já estava funcionando dentro de 2 semanas. As alterações foram bem fáceis de fazer, pois todas as funções que tenho contribuem para uma rápida alteração. antes de entrar no mercado eu estudei muito. Passei por pascal, vba,vb6, vb.net e agora JAVA. Mas programo com VB.NET Visual Studio 2008 Professional. O post era apenas para comentarem sobre isso, pois tem amigos meus e até mesmo professores que infelizmente acham que devemos seguir uma padrão, mas se o cliente não pagar bem por isso, nem podemos seguir um padrão e então o cliente também não terá um bom software se não pagar bem por ele.
ALMARTI 03/03/2010 06:00:26
#335870
Se programar não for divertido, arranje outra profissão!
MARCOSARANTESJ 03/03/2010 22:16:11
#335977
Tem gente que se acha demais mas nem sempre faz um bom trabalho. Nem sempre os mais inteligentes são os mais sábios. Eu nem disse que não era divertido, eu faço várias coisas ao mesmo tempo, não sou somente programador. Tenho vários entretenimentos, pessoas que reconhecem meu trabaho, não importando o que os outros acham.
SAMUKA 04/03/2010 09:46:40
#336006
Qdo vcs dizem que usam padrões próprios ..... estão falando do que exatamente??

Nomes padronizados de forms, textbox, combos?
Classes de acesso a dados??

Página 1 de 3 [24 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas