PARA COMPARTILHAR

PROFESSOR 15/07/2015 12:22:23
#448874
Esta semana presenciei uma conversa fascinante.

Uma amiga de anos é proprietária de uma pizzaria próxima á minha casa, e de vez em quando, dou uma passada por lá. Não conversamos sobre negócios, mas sou cliente dela, pois a pizza é boa, barata e rápida.

Passei por lá para bater papo e pedir uma Margherita, e ela estava discutindo com um rapaz. Assim que cheguei, ela pediu que eu participasse, pois ele era o novo fornecedor do software, e eu poderia ajudar de alguma forma.
Ela me explicou que antes usava um aplicativo em Clipper, e que não dava problemas, mas quem o fêz veio á falecer e não havia mais ninguém para a manutenção, e por causa disso, procurou outros fornecedores.
Vários então se apresentaram, e demonstraram seus sistemas, e ela optou pelo sistema em questão, pois foi convencida pelas telas realmente bonitas e semi-transparentes e por várias ferramentas para [Ô]conversar[Ô] com a internet (?!?!).
Mas com o uso, ela começou á reparar que o sistema anterior [Ô]era melhor[Ô], na sua opinião, e perguntou ao desenvolvedor se não havia como alterar seu sistema com funcionalidades que antes possuía. Ele então concordou, e se dispôs a fazer atualizações á cada dois meses, baseadas no que ela anotasse.

Bom, até aí, nada de mais, eu realmente não sabia qual era o problema, e perguntei isso.
Ela disse: [Ô]O problema é que estou esperando as melhorias á dois anos, pagando um salário mínimo por mês, e nada do que ele manda é como eu peço.[Ô] Na hora eu então pensei: [Ô]é o mesmo velho problema de sempre, falta comunicação adequada entre ela e o desenvolvedor[Ô], e perguntei: [Ô]Como assim? Me dê um exemplo.[Ô]
Nisso, ela disparou uma lista: Segundo ela, o sistema:
- Permite cadastrar clientes, produtos, materiais e fornecedores em duplicidade. O anterior validava nomes, códigos e documentos e não permitia;
- Exige todos os dados para cadastrar os endereços, o anterior só pedia o CEP e então [Ô]descobria o endereço[Ô] (?!?!);
- [Ô]Trava[Ô] sempre que o [Ô]Bina[Ô] não identifica o número, o anterior não travava;
- Não dá para [Ô]exportar[Ô] o cardápio para Web (?!?!), o anterior permitia isso;
- Os relatórios financeiros e de estoque dos meses já encerrados, se impressos agora, dão resultados diferentes dos impressos nos fechamentos, o anterior batia tudo - e nesse ponto ela mostrou os impressos;
- Não consegue [Ô]enviar[Ô] a lista dos e-mails dos clientes para o Hormail, o anterior permitia. E vários outros [Ô]problemas[Ô] que ela [Ô]desfiou[Ô].

O rapaz ouvia, e [Ô]retrucava[Ô] cada item com explicações, mas ela, sem paciência, não dava atenção.
Por fim, o rapaz disse: [Ô]Olha, o negócio é o seguinte: Eu não dependo de vocês, tenho vários clientes bons, que pagam direitinho e não reclamam nem dão esse trabalho todo. Se você não está satisfeita, eu devolvo o preço do sistema e você procura outro.[Ô]
Ela então perguntou se ele ia devolver as mensais, no que ele respondeu que não, pois o valor era do serviço de manutenlção e ele prestou o serviço, além de customizar, coisa que não havia cobrado.
E foi assim que resolveram. Ele foi embora, marcou de trazer R$ 6.800.00 (que é o valor do sistema), um [Ô]cancelamento de contrato[Ô] para ela assinar e então desinstalar a aplicação.

Depois de ele sair, ela, ainda nervosa, disse: [Ô]E essa agora! Não gostei de nenhum outro sistema, e vou ficar sem essa porcaria também! Você não tem nada que eu possa usar?[Ô]
Eu respondi que não, me desculpei e expliquei que não lido com comércio mas sim com projetos bem maiores, ligados á logística. E voltamos ás trivialidades, isto é, a minha pizza, hehehe!

Mas alguns pontos me chamaram a atenção nessa conversa. E não falo dos valores, ainda que pessoalmente eu tenha minhas opiniões.
Primeiro, acredito que o problema maior é mesmo do cliente, pois ao comprar um sistema fechado, ela tem a obrigação de avaliar muito bem antes, para não precisar reclamar depois.
Mas também fiquei [Ô]encafifado[Ô] com o desenvolvedor, e até mesmo com a aplicação.
Na minha opinião, o desenvolvedor não soube se comunicar nem buscar as informações necessárias, ao se comprometer com a cliente, e uma vez que ele assumiu o compromisso, foi grosseiro o modo como terminou a coisa toda. Não se comprometesse então, ou comunicasse que não dava para fazer, sei lá.
E a aplicação, o fato de não consistir duplicidades e o que é pior, de apresentar relatorios como aqueles, me pareceu um completo desleixo.
Obs.: As telas do aplicativo eram realmente muito bonitas. Para o usuário, era como se estivesse pilotando uma série de painéis de vidro. Nesse quesito, pessoalmente eu nunca havia visto uma aplicação tão chamativa. Mas é como diz o ditado, [Ô]Por fora, bela viola...[Ô]

Em resumo, o que eu consegui abstrair disso dá para botar numa frase:
[Ô]Quando o cliente não sabe o que quer, gambiarra é o que vai conseguir[Ô].
Estou comentando esse assunto só como um lembrete.
As aplicações que criamos não servem só para ganhar dinheiro, elas têm vida própria, e interagem diretamente com a vida das empresas e de todas as pessoas do círculo dessas empresas, sejam cliente, funcionários, fornecedores etc.

Eu sei que a tentação é grande. Muitos pensam que é só [Ô]criar um meia-boca[Ô] para [Ô]tapar um buraco[Ô] e ganhar uns tostões.
Imagine-se precisando de um médico, atendido por alguém que pensa exatamente isso.

Criar uma aplicação é algo que requer responsabilidade. Um game pode parecer fugir a essa regra, mas imagine que, em uma operação qualquer de I/O, esse game pode entrar em loop por falha do programador e gerar um dump que acaba com todo o espaço do HD, por exemplo.
TUNUSAT 15/07/2015 12:43:33
#448876
PROFESSOR,

=======================================================
VB .NET - Controle para Pizzaria (completo com os fontes abertos)
http://www.macoratti.net/Pizzaria/Pizzaria.htm
=======================================================

[][ô]s,
Tunusat.
PROFESSOR 15/07/2015 12:50:43
#448879
Hehehe!

Valeu Tunusat, vou enviar esse link á minha amiga!
TUNUSAT 15/07/2015 12:54:04
#448881
PROFESSOR,

Beleza, pede para alguém aqui no site fazer se você não quiser fazer.

[][ô]s,
Tunusat.
ASHKATCHUP 15/07/2015 12:54:35
#448882
Professor,

Li o seu relato e concordo com as tuas palavras.

Nenhum [Ô]programinha de computador[Ô] é só um programinha. Existe todo um [Ô]bioma[Ô] que interage e depende do software que desenvolvemos.

Um código mal feito pode travar o software e gerar prejuízos ao nosso cliente, que pode ser uma pizzaria de esquina bem como uma multinacional com faturamento astronômico.

Temos que lembrar que a nossa responsabilidade como desenvolvedores, tanto jurídica quanto ética, é de fim, ou seja, somos contratados para entregar um software funcional.

Outros profissionais, como médicos e advogados, possuem a responsabilidade de meio, já que seu trabalho está sujeito à variáveis não mapeadas (cada corpo reage de uma forma a um tratamento; cada juiz entende da sua forma, etc).

E, como tu disse, uma das principais dificuldades do desenvolvimento é mapear o que o cliente quer e avisá-lo que o pacote incluiu somente aquilo.
TUNUSAT 15/07/2015 12:58:53
#448883
PROFESSOR,

Se for de Santos acho que um amigo meu até assume.
Se quiser entro em contato. Basta passar os dados em particular.

[][ô]s,
Tunusat.
NILSONTRES 15/07/2015 13:26:31
#448885
Professor,
Peguei um cliente que tinha um sistema, e esse sistema não trabalhava com transações, olha só, deu um pal monstro, descobri porque após uma venda com erro ele lançava a venda mas não lançava a comissão.
Já tenho dito issso aqui, e uma certa vez um usuario aqui do forum perguntou : Oque é isso, Transações ?
Então olha só o risco, uma bomba relógio.
MESTRE 15/07/2015 14:19:18
#448888
Muito bom o seu relato.. Acho que a culpa é do Desenvolvedor mesmo, sei que os clientes as vezes exageram também..

Más são coisas muito básicas.. Pra mim falha do desenvolvedor..

Tem gente que confunde manutenção com implementação, e acha que vai pagar um salário mínimo e que vai mudar tudo no sistema
gerar customizações e etc.. e ainda vem com rotinas mirabolantes Powered By NASA pra você fazer..

Porém o Desenvolvedor as vezes não pode ser o único culpado, o Cliente as vezes não sabe o que quer, pede uma coisa, manda desfazer, manda trocar várias vezes
gerando retrabalho..

KERPLUNK 15/07/2015 18:14:27
#448894
Resposta escolhida
Vamos a alguns pontos que enxerguei nessa discussão interessantíssima:
- Assim como esse fornecedor da pizzaria da sua amiga, estão vários por aí. Se preocupam muito com telas lindas, que [Ô]vendem[Ô] o sistema porque impressionam pelo visual. Daí aparecem aqui no VBMania, com dificuldades em queries simples, código de baixíssimo nível técnico. Em minha opinião, confundem desenvolver com desenhar telas. Colocar os componentes na tela é a parte mais fácil, o código por trás deles é que o bicho pega. Venho batendo nessa tecla já tem tempo: Use OOP, programe para Web, use o .NET corretamente, faça com que qualidade técnica não seja só [Ô]pra bonito[Ô], mas sim por ser realmente eficiente.
- Outro ponto interessante, mais do aspecto humano: o que eu chamo de [Ô]a síndrome da culpa[Ô]. Muita gente lendo esse relato, vai ficar analisando e procurando o culpado. Quem é o culpado é o que interessa. Dessa maneira é que funciona a cabeça da maioria das pessoas nas empresas em que trabalhei. Ocorre um problema? Logo em seguida uma [Ô]caça as bruxas[Ô] procurando o culpado, alguém em que se possa descontar tudo e o coitado pagar o pato. Resolver o problema mesmo, nada, mas achar o culpado é que é o importante. Isso ocorre não só com TI. Veja esses escândalos de corrupção que inundam nossos periódicos. As pessoas querem que alguém vá para a cadeia, como se isso fosse a solução para o problema. Mas eu acho que a coisa não funciona por aí. Se existe um problema, a primeira coisa é solucionar, depois se averiguar responsabilidades e efetuar as devidas punições. Infelizmente as pessoas invertem essa última parte.
- Assim como o fornecedor da sua amiga, tem MUITOS por aí. Um programinha bonitinho que parece ser o top em qualquer aspecto, mas é como você disse [Ô]por fora bela viola...[Ô]. Estamos na era da internet. Se você não programa pensando nisso você está um passo atrás de muitos outros. Não necessariamente fazer todas as suas aplicações web, mas pelo menos módulos como o que ela precisava, mandar e-mails em série, criar alguma saída que fique online, receber pedidos online, enfim, as funcionalidades que a web oferece são tantas que nem se pode listar. Querem um exemplo simples? Um amigo possui um sistema de controle de estoque que ele mesmo fez para os seus produtos. Ele vende muitos desses produtos no mercado livre. O que fiz, foi um pequeno módulo que com um simples marcar de checkbox, expõe o produto no mercado livre, acompanha perguntas e respostas, recebe os pedidos e monitora pagamentos. Tudo que ele tem que fazer é olhar a tela, responder as perguntas e enviar os produtos. Essa é UMA das muitas coisas que se podem fazer com a internet. Só de curiosidade, em anexo está um HTML, sim um HTML contendo também CSS e JavaScript(JQuery), que faz procura no mercado livre. Em 59 linhas de código bem simples, uma mini aplicação, sem nem mesmo usar programação nenhuma, nada de .NET, java, PHP ou coisa assim, apenas um HTML puro, que utiliza uma WebAPI, assim, vocês podem ter uma noção do poder que é a combinação de WebAPI e HTML puro.
NICKOSOFT 16/07/2015 07:19:00
#448911
Nao ha um culpado definio, o principal problema fia na comunicacao, se a cliente oassou corretamente a necessidade ai houve falha do desenvolvedor nao chegar no resultado....
Sofro um pouco disso pq desenvolvo apenas sob medida, qnd no tem o q atenda no mercado eu tento atender da melhor forma, tento programa q tenam algumas funcionalidades pelo menos pra ter ponto de partida, mas ja fiz do zero, so c ideia do q precisavam, e toda criatividade minha
MESTRE 16/07/2015 07:48:05
#448912
Continuo achando culpa do desenvolvedor, não querendo botar a culpa só nele ou querer achar um culpado..

Más tem um problema na nossa área e que ja vi muitas vezes com os meus próprios olhos, o cliente falando, até mesmo pra empresas de desenvolvimento:

Cliente: Então, queria que meu sistema fizesse isso, aquilo e aquilo outro, você conseguem fazer?

Daí você olha pro cara e ve que por dentro ele está tremendo na base, olhando com aquela cara de AGORA LASCOU , que provavelmente nunca fez aquilo antes, que não sabe como fazer, ou talvez seja muito difícil más prontamente ele diz [Ô]sim dá pra fazer, claro[Ô] eai ao invés dele pesquisar, perguntar no VBMania kkk ele simplesmente da um Enrolation no Cliente.

Acho que falta um pouco de humildade para alguns colegas de trabalho, porque apesar de NÃO SABEREM fazer, eles acham humilhante falar: Eu não sei, tenho que dar uma olhada, ou [Ô]vou estudar pra ver como podemos fazer isso da melhor forma[Ô]..

E isso causa o problemas que vimos nessa situação acima.
Página 1 de 2 [15 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas