PRA QUE SERVE A INTERFACE NA PRATICA???

MARCOS 20/07/2011 16:21:25
#379613
Bom dia!
Prezados colegas,Apezar da orientação a Objetos ser bem mais difícil de entender do que
a estruturada, eu estou conseguindo ir bem. No entanto, entender como funciona a OO na
teoria é uma coisa.Na prática,esta bem mais difícil. Toda matéria que encontro mostra exemplos
teóricos.

Minha dúvida neste momento é sobre [Ô]Interface[Ô] :

O que é uma interface,como criar,montar os métodos,etc... eu já entendi.

O que esta difícil, é compreender na [Ô]prática[Ô] qual a vantagem em se usar Interfaces ??????????

Ou seja, porque implementar uma Interface, com métodos abstratos, que somente terão utilidade se
implementados na classe que herda???? Eu não poderia criar estes métodos direto na classe concreta
sem ter que precisar herdar um método que não [Ô]faz nada[Ô] ?????? Rss

Se algum colega, puder me esclarecer, fico grato


LLAIA 20/07/2011 18:07:26
#379624
Interface funciona como um contrato que exige que a classe que a implementa, implemente o comportamento descrito pela interface, dessa forma podemos obter uma generalização de comportamento de nos objetos e garantir certa uniformidade em algumas partes do sistema. Implementar uma interface é diferente de herdar de uma classe, a relação entre as partes envolvidas na herança soa como é UM, na implementação de interface soa como TAMBéM FAÇO ISSO (de jeito diferente talvez).

Este texto é muito bom: http://www.guj.com.br/articles/123

MARCOSLING 20/07/2011 20:39:04
#379636
Citação:

:
Pois é galera, eu apesar de programar em .net, continuo 90% na procedural, não consigo achar necessidade de criar classes.
Inicio criando uma classe, e por fim decido ser mais pratico uma função, sou louco ?



Para uma aplicação simples, é difícil ver vantagens, mas se você pegar uma sistema complexo, aí sim! Você vai mudar de ideia rapidinho. E vai agradecer ao cara que inventou OO.

Depois que você pega prática, OO fica incorporado no dia-a-dia.


PEGUDO 21/07/2011 07:41:44
#379650
Resposta escolhida
A classe deixa o código mais organizado.

Por exemplo, eu tenho um programa aqui que, logo quando ele carrega, a classe vai no banco de dados e
pega todos os usuários da empresa e deixa em um campo, do tipo Collection, em memória.
Daí, quando eu quiser buscar um determinado usuário, não precisarei conectar novamente o BD,
todos os nomes estarão na classe, prontinhos e carregados para quando eu quiser consultar.

A classe também pode ser vista da seguinte maneira:
Imagine este incremento:
Contador = Contador + 1 (forma antiga)

Agora este:
Contador += 1 (forma atual)


Qual você usaria? Qual o mais rápido de se escrever? Qual é o que te dá mais agilidade?
Ou seja você pode usar Functions e até mesmo Subs retornando parâmetros, mas com classes seus projetos ficarão mais profissionais.

Abraços.
MARCOS 21/07/2011 19:03:39
#379699
Prezados colegas,
Fico muito grato pelas respostas !!!

No entanto,minha pergunta não foi sobre usar ou não classes.....


O que me intriga é:

Porque usar Interfaces??????

Pergunto isto, pois se a Interface somente tem métodos abstratos ( Sem corpo) . Métodos estes que somente serão
criados na classe que herdar os métodos. Será que não é mais fácil, criar [Ô]SOMENTE[Ô] a cclasse concreta logo, com os métodos
nexessários???????

Ou seja, qual a vantagem em se adicionar uma Interface em um projeto???
PROGRAMADORVB6 21/07/2011 19:11:00
#379700
Olá Marcos.
Fiquei um pouco baralhado com o seu tópico.
Pode-me descrever suncintamente o que vc depreende de um interface?
Eu chamo interface á parte gráfica de um programa.
Será que vc se quer referir á base estrotural interna de um programa ?
Em relação ao que escreveu fiquei com a ideia de que não depreendeu o que o Pegudo quis se referir.
Eu noto grandes progresso com este .Net 2010
O bom das classes é que vc prepara tudo nelas para que escreva menos linhas de código no seu formulário principal e se torne rápida limpa e sem possiveis erros.
Caso vc queira ir + além, instale o Microsoft Pex para obter as suas respostas. : Link http://research.microsoft.com/en-us/projects/pex/downloads.aspx
Grato desde já
Programadorvb6
MARCOSLING 21/07/2011 20:17:27
#379703
Citação:

:
Prezados colegas,
Fico muito grato pelas respostas !!!

No entanto,minha pergunta não foi sobre usar ou não classes.....


O que me intriga é:

Porque usar Interfaces??????

Pergunto isto, pois se a Interface somente tem métodos abstratos ( Sem corpo) . Métodos estes que somente serão
criados na classe que herdar os métodos. Será que não é mais fácil, criar [Ô]SOMENTE[Ô] a cclasse concreta logo, com os métodos
nexessários???????

Ou seja, qual a vantagem em se adicionar uma Interface em um projeto???



Veja bem, vc não é obrigado a usar interface e nem faz sentido usar interface se a sua aplicação for muito simples.
O intuito da interface é especificar um padrão/contrato que serve de base para construir outras classes, mas vc só verá vantagens numa implementação mais elaborada.
Página 1 de 3 [21 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas