PRECISO MIGRAR DE BANCO DE DADOS URGENTE

MARCOSLING 18/12/2010 01:06:24
#359820
E outra coisa... verifique o anti-virus.
Tem alguns anti-virus que verificam o mdb e fazem com que fique lento.

Deve existir algo que esteja causando a lentidão, tenho certeza que não é o DAO e nem o Access...

E mudar de banco de dados de uma hora para outra não é tão simples, demanda tempo e dinheiro.
FOXMAN 18/12/2010 09:46:41
#359830
Amigo, sempre foi lento ou de tempos para cá começou a ficar lento ????

Eu tinha bd access, migrei para mysql, no inicio era rápido, ao passar do tempo algumas ações começaram a ficar lentas.

Fui no código justamente nessas partes onde apresentava lentidão e descobri que :

No momento de fechar a venda eu dava um SELECT * FROM MOVPRODUTOS sem necessidade, sendo que deveria colocar um CRITéRIO( SELECT * FROM MOVPRODUTOS WHERE IDVENDA = XXXX)
DETALHE essa tabela tinha quase 800.000 registros.

Alguns ajustes no código podem corrigir diversas falhas e turbinar o sistema.


Você disse o seguinte :
Citação:

.. ai quando passa no leitor de codigo de barra no produto ele vai no banco de dados para ver se o produto existe, depois se tem no estoque e depois...



Sistemáticamente falando, essa consulta de estoque não é cabível, SALVO SE FOR APENAS PARA PREENCHER UMA TABELA PARA FUTURA CONSULTA NO RETAGUARDA.
Pois se o produto está sendo escaneado é porque ele existe, ou seja um processo a menos para você verificar.
Já tive cliente me pedindo isso, e eu neguei esse processo pois é contraditório à realidade do momento.

O produto está ali. Não vai me dizer que vai mandar uma MSGBOX dizendo ESTE PRODUTO NÃO POSSUE ESTOQUE, ou , ESTOQUE INSUFICIENTE....


Agora a melhor opção de BD na minha opnião é MYSQL.

WEBIER 18/12/2010 10:03:30
#359831
Citação:

:
Tentou plugar outro computador na rede? Poder ser a instalação do windows.
Qual o tamanho do banco de dados?
Os índices da tabela estão ok?
Já tentou usar o banco de dados no terminal para ver se mudava alguma coisa?
Já tentou deixar o objeto database aberto durante a venda?
Notou a velocidade na hora de abrir o banco de dados?



já pluguei outro terminal para ver e ficou igual
o banco de dados tem 10 mb
já coloquei o banco de dados no terminal... ele ficou rapido... a questão mesmo é acesso aos dados via rede
Os indice estão ok
FOXMAN 18/12/2010 10:23:10
#359832
Citação:

:
:
Tentou plugar outro computador na rede? Poder ser a instalação do windows.
Qual o tamanho do banco de dados?
Os índices da tabela estão ok?
Já tentou usar o banco de dados no terminal para ver se mudava alguma coisa?
Já tentou deixar o objeto database aberto durante a venda?
Notou a velocidade na hora de abrir o banco de dados?



já pluguei outro terminal para ver e ficou igual
o banco de dados tem 10 mb
já coloquei o banco de dados no terminal... ele ficou rapido... a questão mesmo é acesso aos dados via rede
Os indice estão ok



Execute o seguinte teste :

Vá em Iniciar/Executar

\\SERVIDOR e pressione ENTER.

Verifique se á uma resposta rápida, ou seja se você consegue ver as pastas compartilhadas de forma rápida, ou se demora algum tempo.

Caso haja demora verifique se os seguintes protocolos estão instalados nas configurações das placas de rede de suas maquinas.

NetBios e IPX/SPX/NETBIOS.


WEBIER 18/12/2010 10:31:32
#359833
há uma certa demora sim quando digito \\SERVIDOR

Olhei nas propriedades da placa e só tem o TCP/IP... nao tem nem o IPX e nem o NETBIOS
FOXMAN 18/12/2010 11:17:28
#359836
Citação:

:
há uma certa demora sim quando digito \SERVIDOR

Olhei nas propriedades da placa e só tem o TCP/IP... nao tem nem o IPX e nem o NETBIOS



Então você precisa instalar o IPX/SPX/NetBios e o NetBios.

Faça isso e teste tanto no INICIAR\EXECUTAR = \\SERVIDOR quanto no seu sistema.


WEBIER 18/12/2010 13:53:43
#359851
pq precisa desses protocolos?
MARCOSLING 18/12/2010 14:11:33
#359852
o servidor é um windows server?
como está configurado a rede no servidor?
WEBIER 18/12/2010 14:52:22
#359853
só coloquei um IP para cada um... o servidor é o 192.168.0.1 e o terminal 192.168.0.2

coloquei o mesmo grupo de trabalho e nomes de maquinas diferentes
LUIS.HERRERA 18/12/2010 15:56:15
#359855
Webier servidor não é um micro com um SO somente.
Se você quer performance, além de um hardware adequado e dimensionado corretamente, você precisa de um SO servidor, se coloca um Win 98 ou até XP e precisar de recursos, terá problema.

Além disso a configuração é fundamental, tem muita gente configurando servidor igual a word, quer dizer, instala next next next e pronto. Quando mais novo os OS mais recursos e configurações exige para ficar bom.

Feito isso, tem que ver toda infraestrutura como já mensionado, cabos, terminais, OS dos terminais, antivírus, firewall, etc...etc...

Depois disso vem finalmente seu programa, não pense que se o inicio tá ótimo o programa não tem problema. A codificação é fundamental também. Se houver rotinas com problemas, o que é muito comum em muitos softwares, tudo [Ô]vai pro brejo[Ô].

Sobre usar o servidor como terminal, isso é um ERRO absurdo. Terminal é terminal e servidor servidor. Se você trabalha num servidor, sua performance cairá muito, principalmente dependendo do que faz nele.

Em informática tudo é como uma engrenagem, se um [Ô]dente[Ô] está quebrado tudo vai mal e pode parar geral. Sendo assim não se pode esquecer de vários itens como:
- Logica inadequada (ex: comentado pelo Foxman)
- consumir recursos desnecessários
- etc..etc...

Nem falei de memória RAM, placa de vídeo etc..pois isso é mais básico que o próprio BA-Bá.

Para finalizar o access (MDB) não é o problema de sua rede, pode ter certeza disso. Meu sistema roda em grandes empresas, uma com diversas filiais remotamente em outras cidades. de 200 a 800 funcionários acessando o sistema. Não há lentidão, nem tão pouco problemas. Tudo questão de otimização máxima de codigos e arquitetura adequada e bem configurada.



Página 2 de 8 [75 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas