PROPOSTA COMERCIAL VENDA CODIGO-FONTE

RICATOM 27/02/2012 08:36:08
#395740
Bom dia colegas

Preciso fazer uma proposta comercial de venda de código-fonte de um sistema, mas nunca fiz, se alguém tiver algum modelo fico grato.

Abraços
MARCELO.TREZE 27/02/2012 09:31:58
#395746
Resposta escolhida
Olha modelo pronto é meio dificil, o que posso dizer é vc deve fazer no seguinte molde.

* Apresentar-se como empresa

ex: A empresa XXXXX é uma empresa com XX anos no mercado de sofwares.....

* Apresentar o produto

Ex; O sofware XXXXXXX versão XX foi desenvolvido......


* apresentar a proposta de aquisição

Ex:Apresentamos abaixo um detalhamento dos itens que compõem esta proposta com a respectivas
condições de pagamento:....

e assim deve ser
RICATOM 27/02/2012 09:42:01
#395747
Obrigado Marcelo pela resposta

Já tenho propostas semelhantes ao que você escreveu, o que esta me deixando um pouco [ô]perdido[ô] é devido à venda do fonte.
INFOSISTEMAS 27/02/2012 10:31:32
#395755
amigo sobre a venda do codigo fonte vc meciona uma clausula definindo o anexo em arquivo digital (cd gravado com os fontes )

Exemplo :


clausula 1

1.1 segue em anexo o codigo fonte da aplicação no qual esa no acordo eleito neste contrato.
1.2 o codigo fonte pode ser alterado e modificado pelo contratante
1.3 e por ai vai

so isso mesmo mas tem que ser mencionado no contarrto be acompanhar o anexo !!

RICATOM 27/02/2012 11:23:16
#395767
Ok, NFOSISTEMAS, grato.
AJSO 27/02/2012 12:02:12
#395773
Caro RICARDOTOM

Utilize ponto de Função para saber o que seu sistema tem e quanto você pode negociar pelo valor dos fontes ou obra intelectual do sistema por analise de ponto de função:

O que são Pontos de Função?
Da mesma maneira que a medida em metros quadrados do tamanho de uma casa não permite deduzir a velocidade com a qual a casa pode ser construída ou o seu tempo de construção, o tamanho em Pontos de Função NÃO mede a produtividade ou o esforço de desenvolvimento. Pontos de função medem o tamanho do QUE o software faz, ao invés de COMO ele é desenvolvido e implementado. Isto significa que, dado um conjunto de requisitos de usuário, o tamanho funcional do software será o mesmo, seja ele desenvolvido com a utilização de (Liguagem de programação) ou banco de dados, usando desenvolvimento rápido de aplicações (RAD), ou métodos estruturados de desenvolvimento.

Basicamente isso:
Determinar o Fator de Ajuste de Valor (FAV) baseado na equação (FAV = 0,65 + (Soma das Características Gerais do Sistema x 0,01) e a avaliação, em uma escala de 1 a 5, das seguintes quatorze Características Gerais do Sistema. Instruções específicas para avaliação são fornecidas no CPM do IFPUG:

1. Comunicação de Dados
2. Processamento Distribuído de Dados
3. Desempenho
4. Configuração Intensamente Utilizada
5. Taxa de Transação
6. Entrada de Dados On-Line
7. Eficiência do Usuário Final
8. Atualização On-Line
9. Processamento Complexo
10. Reutilização
11. Facilidade de Instalação
12. Facilidade de Operação
13. Múltiplas Localidades
14. Facilidade de Alteração
Calcular a contagem ajustada final de PF (contagem final de PF = contagem não ajustada * FAV)

Tem outros materiais para entendimento deste conceito.

Boa Sorte
FOXMAN 27/02/2012 14:30:08
#395786
Para quem quiser saber mais informações sobre PONTO DE FUNÇÃO(origem das informações que o Alessandro postou) segue link http://www.bfpug.com.br/Artigos/Dekkers-PontosDeFuncaoEMedidas.htm

RICATOM 27/02/2012 15:15:01
#395792
Agradeço ao colega, mas a questão não é sobre quanto cobrar, isso já esta resolvido, rsrs mais sim como formular a proposta incluindo o fonte.

Mas de qualquer forma, interessante o método.
AJSO 27/02/2012 16:06:30
#395799
Caro RICARDOTOM

Isso é um pouco simples e complexo pois como vender uma idéia e o que é pior como fazer uma proposta com base legal sobre isso pois envolvem direitos autorais e tudo mais.
Acho que uma consulta básica ao colega advoado seria importante pois código fonte inclui a obra intelectual do sistema entre outros processos referente a abrir mão dos direitos autorais.
Tenho acessoria juridica para meus contratos pois ha uma abismo entre manutenção em código fonte e venda de código fonte pois ha principio você esta abrindo mão da obra intelectual e nunca poderá utilizar estes códigos desenvolvido por você para outros sistemas sob pena de pirataria.
E meus contratos sempres coloco co descrição de NFde pretaçã ode serviço como Manutenção em Sistemas pois assim não fico impedido de criar meus fontes ou comercializar minhas aplicações.

Pois utilizo o Ponto de Função para descrever todos os processos do sistema faço um valor/hora e transformo o siste a em um numero de horas assim fica caracterizado uma prestação de serviço.


Estas são caracteristicas de como descrever um Código Fonte
Recursos
1.Maternal, Pré-escolar, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Cursos Livres.
2. Emite o Diário de Classe;
3.Boletim;
4.Histórico;
5.Controla Notas e Freqüências;
6. Gera carnes e boletos;
7.Controla os pagamentos
8. Etc... Etc.....

E assim por diante para cada tela descre o processo executado
Por ultimo declare as ferramentas que usou para desenvolver a aplicação coisa do Tipo (Desenvolvido em linguagem C++, Banco de dados Oracle, Etc....)

Um boa conversa com um advogado para saber o que você pode colocar em contrato ou não seria bom para não ter dor de cabeça depois.


Boa sorte
RICATOM 27/02/2012 16:26:51
#395801
AJSO então vc sempre vende com o codigo fonte?
AJSO 27/02/2012 19:50:52
#395827
Caro RICARDOTOM

Citação:

:
AJSO então vc sempre vende com o codigo fonte?



Isso mesmo principalmente para desenvolvimento Webserver muitas empresas não querem ficar sem o dominio da aplicação udependencia de empresas para manutenção
Negocio sempre como Prestação de Serviço por isso utilizo o ponto de função para criar metricas no desenvolvimento para que não fique com valores fora da realidade.
é mais fácil negociar como horas trabalhadas para quem trabalha e a empresa que adquire o sistema sem ter que monopolisar a manutenção

Só um detalhe seu valor/hora é você quem dimenciona
Formação Acadêmica
Processos de Cerificação
Certificaçlões de Ferramenta
Partner Business

Tudo isso faz com que você tenha um diferencial ou não seu valor/hora.

Boa Sorte.


Página 1 de 2 [13 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas