PROPOSTA COMERCIAL VENDA CODIGO-FONTE

LLAIA 28/02/2012 09:11:08
#395861
AJSO, vc poderia descrever ou indicar como vc faz avaliação com PF? Pergunto isso, pois na faculdade, estudei PF mas o professor utilizou COCOMO e um simples exemplo ficou com um valor gigantesco. Mas o professor expliicou que o COCOMO é utilizado em projetos muitos grandes.

Qualquer direcionamento será de grande ajuda.
AJSO 28/02/2012 14:24:23
#395923
Caro LLAIA

São dua formas destintas para a mesma finalidade estimar ou criar metricas para analise e desenvolvimento de qq sistema em TI.
Porque adotei APF (Análise por Pontos de Função).
Um dos problemas das empresas que desenvolvem e profissionais do ramo é identificar a sua capacidade produtiva e estimar a necessidade futura de produção de sistemas de forma a conseguir alinhar seus objetivos com os objetivos estratégicos da empresa.
A Análise por Pontos de Função (APF) mede o tamanho do software pela quantificação de suas funcionalidades, baseadas no projeto lógico ou a partir do modelo de dados segundo a visão e os requisitos do usuário final. Uma vez acordado com o cliente e assinado todos os pontos e documento de requisito fica estimado um numero de horas e cronograma(é a maior arma do desenvolvedor desde que siga os requisitos) assim que toda a documentação aprovada pelo cliente(mudanças só com alteração dos valores e cronograma por escrito!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!).

Como faço a minha APF (Receita de bolo quase todos os documentos estão assim)

Tenho um Documento de desenvolvimento onde ao longo de minha carreira profissional montei, chama-se MELHORES PRÁTICAS............

Nele tenho descrito e pontuado para realizar a APF

Tipo de Função Baixa Média Alta

Classe de Negócio total de eventos orientado e processos não orientados
Classe de Dados e complexidade de ação

Interface grafica e complexidade da interface

Procedure de Consultas Básicas com 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10 variáveis de consultas
Procedure de CRUD Complexidade de SELECT INSERT UPDADE e DELETE (Esse é muito docxumentado pois não se faz exclusão em SGBD)
TRIGGERS de validação, verificação e histórico
VIEW de Consultas e processos
Function com 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10 modelos matemáticos de processos

E ASSIM POR DIANTE TODOS RECEBEM UMA NOTA E A RESPECTIVA NOTA UM TEMPO ESTIMADO PARA APONTAR UM NUMERO DE HORAS PARA O DESENVOLVIMENTO E TESTES DO PROCESSO...

Vamos adotar como exemplo criaçãode uma tela de cadastro de clientes
Campos Código, Nome, Endereço( (Rua, Numero, CEP, Bairro, Cidade, UF)=> NÂO HÁ INTEGRAÇÃO COM DER OU QQ OUTRO SISTEMA DE CADASTRO UNIFICADO DE ENDEREÇO OU BUSCA DE ENDEREÇO),
Ação de Incluir, Alterar Consultar e Excluir
Consultas Por Código e Nome apenas

Como todos os campos da tabela serão usados pelo usuário , com exceção do Codigo que será atribuição do sistema a aplicação apresenta 8 tipos de dados.
Chegamos a conclusão pela tabela ( 1 <--> 7 ) que nossa aplicação possui a definição de complexidade Baixa.
Pela tabela a contribuição será de 7 PF.
O total de pontos por função para as funções do tipo dado para a aplicação é igual a 7 PF

Função Tipo Complexidade PF
CRUD EE Baixa 6 CRUD(Insert, update delete, *select)
Filtros SE Baixa 4
Consulta CE Baixa 3

Total dos Pontos de função : 13 PF
O total geral dos pontos de função não ajustados para a aplicação é de 20 PF ( 13 + 7 )

O valor do fator de ajuste (VFA) é baseado em 14 características gerais de sistema:
Cada uma destas características possui um nível de influência sobre a aplicação que pode variar em um intervalo de zero a cinco( 0 a 5)
Depois de determinar os níveis de influência das 14 características

VFA = ( [somatório dos níveis de influência para as 14 características] [NI é nível de influência] x 0,01) + 0,65

Calculando a influência de cada característica:

Característica Influência
01 2
02 0
03 0
04 1
05 0
06 0
07 0
08 0
09 1
10 0
11 2
12 1
13 0
14 2

Valor Total => 09

ΣNI = 09
VFA = (09 x 0,01 ) + 0,65 = 0,74 O valor do fator de ajuste é igual a 0,74.
NPF = 13* 0,74 = 09,62

NPF - número de pontos de função
PFNA - No de pontos de função Não ajustados
VFA - valor do fator de ajuste

Resultado:
Esforço Total (horas ) = PF * índice de produtividade
e os índices de produtividade podem ser expressos em Horas/PF ou PF/mês .
Para a aplicação em questão que possui 09,62 PF , se o índice de produtividade da empresa ou equipe for de 8 horas/PF
o esforço demando seria algo em torno de 76,96 horas. Qualquer valor

Se o seu valor/hora = R$ 20,00 todo o projeto incluindo os fontes seria de R$ 1.539,20

Tudo se baseia na influencia do que se trata nas 14 caracteristica do sistema no meu caso eu super dimencionei para dar um numero elevado de horas que equivalem a
09,62 dias para criar um cadastro básico de clientes.......................

Tem tbm COCOMO mas fica para uma outra ocasião.......................

Espero ter ajudado aos colegas......................................

Boa Sorte
RICATOM 29/02/2012 08:13:50
#395999
Bom dia a questão basica deste topico já foi resolvida, agradeço aos colegas mais uma vez.

Como o topico tomou [Ô]outro rumo[Ô] com a explicações do AJSO vou deixa-lo aberto um pouco mais.

Aliás AJSO esse APF é bem interessante, mas muito complexo (pelo menos para mim), mas é algo a ser analisado e entendido pois pode realmente ser bem útil.
Página 2 de 2 [13 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas