QUAL O MELHOR GERADOR DE RELATORIO?

WSOFT 21/07/2005 17:41:22
Pessoal existe algum gerador de relatório (FREE) que nao seja o Crystal, Data Report ou fazer com o print?
USUARIO.EXCLUIDOS 21/07/2005 17:51:56
Eu uso o Visual ReportX ja faz um bom tempo, tudo que precisei fazer ele fez e de forma muito simples e rapida

Ele tem uma versão free, sendo que a versão registrada tem algumas vantagens a +, Eu uso a versão registrada, garanto que não vai se arrepender se registrar, o valor é bom e é somente por micro de desenvolvimento.

Da uma procurada no site sobre ReportX.
JEAN.JEDSON 21/07/2005 18:19:55
de uma olhada na classe que postei nos códigos fontes / relatórios... gera relatório em HTML, e é open source...
USUARIO.EXCLUIDOS 21/07/2005 20:13:14
Sim Wilson, veja a classe que o Jean Jedson postou. Eu estou a utilizá-la e acho-a excelente.
USUARIO.EXCLUIDOS 21/07/2005 20:54:44
Jean Jeadson achei a sua classe muito boa e facil de usar.

Mas o ReportX tambem gera HTML, o que eu acho bom é que o ReportX absorve todo o conteudo de um grid e gera um relatorio, e desse relatorio gera um HTML, envia um e-mail atraves do outlook com o relatorio HTML em anexo sem codigo algum, e melhor a versão free faz isso.

No meu sistema eu tenho um Grid para cada tela de pesquisa, onde o usuario redimenciona as colunas e clica em relaotrio, tenho somente um form com o ReportX para todos os Grid, muito facil, vale a pena testar esta ferramenta
JEAN.JEDSON 22/07/2005 07:40:21
sim, com certeze vale a pena testar a ferramenta... mas é um componente a mais no seu programa, não? eh eh eh
o amigo WEBBER está dando uma força para fazermos um activeX desta classe, fazendo com que vc passe o recordset e ela faça tudo sozinho...
WSOFT 22/07/2005 10:58:28
JEAN dei uma olhada e gostei, vou estudalo e se essa primeira impressao é verdadeira vou adota-lo,

Obrigado pela dica..
SHADOW.BOY 22/07/2005 11:12:58
Nos dias de hoje onde as mudanças ocorrem de um dia para o outro, falando de tecnologia, acredito que o melhor gerador de relatórios seja aquele que possa ser "Portável".

O Crystal Reports é um exemplo disso, você desenvolve o relatório sem ficar atrelado ou embutido dentro do programa executável, essa época já passou.

Sendo possível levá-lo e utilizá-lo em qualquer outro programa, cito:
(VB, VB.NET, C/C++, Internet, dentre outros...)

Sempre temos que pensar no futuro quando desenvolvemos um sistema.
USUARIO.EXCLUIDOS 22/07/2005 12:52:59
O idela mesmo seria desenvolver um software onde o usuario possa montar seu proprio relatorio, escolhendo os campos direto na tabela do banco de dados.

Sendo que esta configurações ficariam gravadas no banco, sendo assim possivel exportar layout de relatorio para outros clientes

Uns dos problema que encontrei com o Crystal Report é que não tem como colocar restrições para que o usuario não tenha acesso a determindadas tabelas e campos

Alguem sabe como recuperar no VB a estrutura de um banco Acess, as tabelas, os campos e as descrições dos mesmo, e o relacionamento entre as tabelas usando ADO?
USUARIO.EXCLUIDOS 22/07/2005 13:10:36
OLIMPIA, tb tive a mesma ideia q vc,

Fazer com q o usuario crie seus relatorios, so q ainda nao consegui tempo para desenvolver isso, quando tiver fazendo vou postar aqui e pedir ajuda dos outros vbmaniacos para me darem uma forca...

O relatorio q estou querendo criar seria mais ou menos com essa ideia:
Abriria um Listagem das tabelas o usuario selecionaria as tabelas q querem os relatorios, depois os fields. ai escolhe os campos q vai ser efetuada a busca... isso ira criar uma instrucao Sql - dai ele terá outra tela para ele desenhar como vai ser o relatorio dele, com os fields q ele escolheu aparecendo.

Isso vai ser salvo como um arquivo do proprio programa, e qd este arquivo for aberto, ja vai pedir o conteudo para ele fazer a busca e já aparecer o resultado..

Assim nao preciso ficar enchendo meu programa de relatorio, o usuario mesmo irá fazer uma pasta com os arquivos de relatorio dele...

Acho q ideia boa assim, se alguem já tiver algo assim, ou tb já pensou em fazer, qd comecar poste pq tb estou afim de fazer, vou conseguir um tempinho ai faco e coloca para todos...
JEAN.JEDSON 22/07/2005 13:14:23
OLIMPIA...
use o ADOX para ler estes dados que vc precisa... se precisar de ajuda, tenho algum material aqui, que utilizo no meu gerador de formulários.
Página 1 de 3 [23 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas