RELACIONANDO ITENS DE VARIAS TABELAS
Bom Dia a todos! bom me deparei com um grande obstaculo e presciso de ajuda!
eu tenho um programa de Controle de estoque onde sao inserido produtos onde eu estipulo a quantidade de cada produto manualmente!
Logo em seguida tenho um formulario de movimentações onde procuro por tal produto e dou retirada no produto! a questão é:
Tenho um produto onde ele é composto de 5 ou mais itens!
o que eu quero eh que quando eu for dar baixa em algum produto automaticamente ele retire do estoque a quantidade que eu determinar para cada produto de que ele é composto automaticamente
Vouy citar um exemplo:
Tenho um produto que é uma Mesa ela é composta por 4 pés uma tabua principal 4 parafusos e 4 porcas
quando eu der menos uma mesa no estoque, quero que automaticamente ela subtraia do estoque os itens que compoem a mesa!
aguardo a Ajuda de Alguém, obrigado!
eu tenho um programa de Controle de estoque onde sao inserido produtos onde eu estipulo a quantidade de cada produto manualmente!
Logo em seguida tenho um formulario de movimentações onde procuro por tal produto e dou retirada no produto! a questão é:
Tenho um produto onde ele é composto de 5 ou mais itens!
o que eu quero eh que quando eu for dar baixa em algum produto automaticamente ele retire do estoque a quantidade que eu determinar para cada produto de que ele é composto automaticamente
Vouy citar um exemplo:
Tenho um produto que é uma Mesa ela é composta por 4 pés uma tabua principal 4 parafusos e 4 porcas
quando eu der menos uma mesa no estoque, quero que automaticamente ela subtraia do estoque os itens que compoem a mesa!
aguardo a Ajuda de Alguém, obrigado!
O que vc está querendo fazer se chama ROMANEIO. Você vai ter que criar duas tabelas:
RomaneioHeader:
Codigo INTEGER
Descricao Texto
RomaneioItem:
CodigoRomaneio INTEGER
CodigoProduto <tipo de dados de código de produto>
Quantidade DOUBLE
Com isso vc consegue montar uma estrutura assim:
Romaneio:
1 - Frango
<codigoromaneio>, <codigoproduto>, <quantidade>
1, 14(asa), 2
1, 17(coxa), 2
1, 28(peito), 1
1, 6(pescoço), 1
1, 98(coração), 19(meu frango é um mutante )
Então, ao adicionar a movimentação de estoque, quando selecionar um romaneio ao invés de um produto(seria bom que tivesse essa separação ao adicionar Ãtem de movimentação), vc deixa o usuário selecionar o romaneio que ele quer, e ao inserir, percorre os Ãtens do romaneio e adiciona-os à movimentação, multiplicando a quantidade de romaneios pela quantidade do produto no romaneio(se adicionar 20 frangos, por exemplo, vai adicionar 40 asas, 40 coxas, 20 peitos...)
O resto é a movimentação de estoqu normal...
RomaneioHeader:
Codigo INTEGER
Descricao Texto
RomaneioItem:
CodigoRomaneio INTEGER
CodigoProduto <tipo de dados de código de produto>
Quantidade DOUBLE
Com isso vc consegue montar uma estrutura assim:
Romaneio:
1 - Frango
<codigoromaneio>, <codigoproduto>, <quantidade>
1, 14(asa), 2
1, 17(coxa), 2
1, 28(peito), 1
1, 6(pescoço), 1
1, 98(coração), 19(meu frango é um mutante )
Então, ao adicionar a movimentação de estoque, quando selecionar um romaneio ao invés de um produto(seria bom que tivesse essa separação ao adicionar Ãtem de movimentação), vc deixa o usuário selecionar o romaneio que ele quer, e ao inserir, percorre os Ãtens do romaneio e adiciona-os à movimentação, multiplicando a quantidade de romaneios pela quantidade do produto no romaneio(se adicionar 20 frangos, por exemplo, vai adicionar 40 asas, 40 coxas, 20 peitos...)
O resto é a movimentação de estoqu normal...
hummm!!
tem como me desenhar isso?? haha!!
Eu entendi parcialmente mas nao totalmente!!
o que seria romaneio?
dexa eu ver se entendi!
vou criar as tabelas com os seguintes nomes
tb_kit [ô]--------------> aqui é a tabela onde são os produtos prontos com o cod padrao como integer chave primaria que nao vai aparecer no form o codigo como numero que eu escolho. o nome do kit e por ultimo a quantidade dele
depois crio outra tabela que chamei de tb_itens
com o cod chave prymaria, nome do iten e quantidade
certo?
faço uma relação entre as tabelas??
como eu faço isso que voce me explicou!
PS: meu cerebro ta dando voltas em torno da minha cabeça hauehaueh
tem como me desenhar isso?? haha!!
Eu entendi parcialmente mas nao totalmente!!
o que seria romaneio?
dexa eu ver se entendi!
vou criar as tabelas com os seguintes nomes
tb_kit [ô]--------------> aqui é a tabela onde são os produtos prontos com o cod padrao como integer chave primaria que nao vai aparecer no form o codigo como numero que eu escolho. o nome do kit e por ultimo a quantidade dele
depois crio outra tabela que chamei de tb_itens
com o cod chave prymaria, nome do iten e quantidade
certo?
faço uma relação entre as tabelas??
como eu faço isso que voce me explicou!
PS: meu cerebro ta dando voltas em torno da minha cabeça hauehaueh
Calma, pequeno gafanhoto!
Você pode criar as tabelas que vc disse, normalmente. A tabela [Ô]kit[Ô], que é o cabeçalho, não tem relações com nada, a não ser como [Ô]pai[Ô] da tabela Ãtens;
Na tabela de Ãtens, vc vai ter os campos [Ô]Codigo do Pai[Ô], que vai ser vinculado ao campo de [Ô]código[Ô] da tabela [Ô]kit[Ô] e o campo [Ô]codigo do produto[Ô] que vai ter o mesmo tipo de dados que vc já usa na sua tabela de produtos e, de preferência, com chave estranfeira para ela(a tabela de produtos).
Colquei um desenho(tosco) de como fica a estrutura anexo
Você pode criar as tabelas que vc disse, normalmente. A tabela [Ô]kit[Ô], que é o cabeçalho, não tem relações com nada, a não ser como [Ô]pai[Ô] da tabela Ãtens;
Na tabela de Ãtens, vc vai ter os campos [Ô]Codigo do Pai[Ô], que vai ser vinculado ao campo de [Ô]código[Ô] da tabela [Ô]kit[Ô] e o campo [Ô]codigo do produto[Ô] que vai ter o mesmo tipo de dados que vc já usa na sua tabela de produtos e, de preferência, com chave estranfeira para ela(a tabela de produtos).
Colquei um desenho(tosco) de como fica a estrutura anexo
ok! vou tentando daqui!
meu cerebro ta que nem carroa alcool , tem que esquentar um pouco pra poder andar hahaha!!!
Valeu!
meu cerebro ta que nem carroa alcool , tem que esquentar um pouco pra poder andar hahaha!!!
Valeu!
Se precisar, posta ae!
não sei se voce tem gtalk mas se tiver e quizer se comunicar por ele eh
tidysofts@gmail.com
eu vou prescisar :) obrigado
tidysofts@gmail.com
eu vou prescisar :) obrigado
isso é só um formulario de testes, não esta pronto heheheh
por isso esta essa bagunça
olha só!
ja criei as tabelas
por isso esta essa bagunça
olha só!
ja criei as tabelas
Bem, como funciona o seu sistema de estoque? Vc tem uma tabela de movimentação?
Citação::
Bem, como funciona o seu sistema de estoque? Vc tem uma tabela de movimentação?
sim,
tenho as seguintes tabelas
uma tabela de estoque onde sao cadastrados os produtos e uma de movimentação onde eu a partir dela gero um relatorio de movimentaçãoes do mes!
Então, por dedução, vc deve ter uma tela onde vc faz a movimentação de estoque(entrada/saÃda de produtos). Nessa tela, vc vai ter que habilitar também a busca pelos kits. Tipo, o usuário vai ter um optionbutton onde ele especifica que está procurando por um kit ou por um produto. Então, se ele estiver buscando por produto, vc faz o que já faz hoje, normal. Se ele buscar por um kit(a busca se dá pela tabela KIT e não pela tabela de Ãtens), vc busca os Ãtens do kit e insere a movimentação de cada um dos Ãtens. A movimentação por [Ô]kit[Ô] vai funcionar mais ou menos como uma inserção em massa de produtos, isso porque cada kit, é composto de vários produtos. Então, tome como exemplo o kit [Ô]frango[Ô] acima. Quando o cara procurar por esse [Ô]kit[Ô], vc vai inserir cada um dos produtos dele na movimentação, levando em conta que cada inserção de movimento obrigatoriamente tem uma quantidade, vc vai multiplicar a quantidade movimentada, pelo número que cada Ãtem é composto. Por exemplo, inserindo uma movimentação de 45 coxas e 10 frangos, fica assim:
+-------------------------------------------------------+
| Codigo | Descrição | Qtd |
+----------+------------------------------+------------+
| 99 | Coxa de frango | 65 | (65 é a soma das 45 coxas avulsas mais 10 frangos, cada um com duas coxas = 20 coxas, portanto 65 coxas
| xx | Asa | 20 | (10 frangos, 2 asas cada...)
| yy | Pescoço | 10 | (10 frantos, 10 pescoços)
(e por aà vai)
+-------------------------------------------------------+
| Codigo | Descrição | Qtd |
+----------+------------------------------+------------+
| 99 | Coxa de frango | 65 | (65 é a soma das 45 coxas avulsas mais 10 frangos, cada um com duas coxas = 20 coxas, portanto 65 coxas
| xx | Asa | 20 | (10 frangos, 2 asas cada...)
| yy | Pescoço | 10 | (10 frantos, 10 pescoços)
(e por aà vai)
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas