RELACIONANDO ITENS DE VARIAS TABELAS

TIDY 06/01/2012 09:56:14
#392536
Bom Dia a todos! bom me deparei com um grande obstaculo e presciso de ajuda!

eu tenho um programa de Controle de estoque onde sao inserido produtos onde eu estipulo a quantidade de cada produto manualmente!

Logo em seguida tenho um formulario de movimentações onde procuro por tal produto e dou retirada no produto! a questão é:

Tenho um produto onde ele é composto de 5 ou mais itens!
o que eu quero eh que quando eu for dar baixa em algum produto automaticamente ele retire do estoque a quantidade que eu determinar para cada produto de que ele é composto automaticamente

Vouy citar um exemplo:

Tenho um produto que é uma Mesa ela é composta por 4 pés uma tabua principal 4 parafusos e 4 porcas
quando eu der menos uma mesa no estoque, quero que automaticamente ela subtraia do estoque os itens que compoem a mesa!

aguardo a Ajuda de Alguém, obrigado!




KERPLUNK 06/01/2012 10:05:56
#392537
Resposta escolhida
O que vc está querendo fazer se chama ROMANEIO. Você vai ter que criar duas tabelas:
RomaneioHeader:
Codigo INTEGER
Descricao Texto

RomaneioItem:
CodigoRomaneio INTEGER
CodigoProduto <tipo de dados de código de produto>
Quantidade DOUBLE

Com isso vc consegue montar uma estrutura assim:
Romaneio:
1 - Frango
<codigoromaneio>, <codigoproduto>, <quantidade>
1, 14(asa), 2
1, 17(coxa), 2
1, 28(peito), 1
1, 6(pescoço), 1
1, 98(coração), 19(meu frango é um mutante )

Então, ao adicionar a movimentação de estoque, quando selecionar um romaneio ao invés de um produto(seria bom que tivesse essa separação ao adicionar ítem de movimentação), vc deixa o usuário selecionar o romaneio que ele quer, e ao inserir, percorre os ítens do romaneio e adiciona-os à movimentação, multiplicando a quantidade de romaneios pela quantidade do produto no romaneio(se adicionar 20 frangos, por exemplo, vai adicionar 40 asas, 40 coxas, 20 peitos...)
O resto é a movimentação de estoqu normal...
TIDY 06/01/2012 10:20:44
#392538
hummm!!

tem como me desenhar isso?? haha!!

Eu entendi parcialmente mas nao totalmente!!

o que seria romaneio?

dexa eu ver se entendi!
vou criar as tabelas com os seguintes nomes
tb_kit [ô]--------------> aqui é a tabela onde são os produtos prontos com o cod padrao como integer chave primaria que nao vai aparecer no form o codigo como numero que eu escolho. o nome do kit e por ultimo a quantidade dele

depois crio outra tabela que chamei de tb_itens
com o cod chave prymaria, nome do iten e quantidade

certo?
faço uma relação entre as tabelas??

como eu faço isso que voce me explicou!

PS: meu cerebro ta dando voltas em torno da minha cabeça hauehaueh
KERPLUNK 06/01/2012 10:38:38
#392539
Calma, pequeno gafanhoto!

Você pode criar as tabelas que vc disse, normalmente. A tabela [Ô]kit[Ô], que é o cabeçalho, não tem relações com nada, a não ser como [Ô]pai[Ô] da tabela ítens;
Na tabela de ítens, vc vai ter os campos [Ô]Codigo do Pai[Ô], que vai ser vinculado ao campo de [Ô]código[Ô] da tabela [Ô]kit[Ô] e o campo [Ô]codigo do produto[Ô] que vai ter o mesmo tipo de dados que vc já usa na sua tabela de produtos e, de preferência, com chave estranfeira para ela(a tabela de produtos).
Colquei um desenho(tosco) de como fica a estrutura anexo
TIDY 06/01/2012 10:44:48
#392541
ok! vou tentando daqui!
meu cerebro ta que nem carroa alcool , tem que esquentar um pouco pra poder andar hahaha!!!


Valeu!
KERPLUNK 06/01/2012 10:50:28
#392542
Se precisar, posta ae!
TIDY 06/01/2012 10:59:18
#392543
não sei se voce tem gtalk mas se tiver e quizer se comunicar por ele eh

tidysofts@gmail.com

eu vou prescisar :) obrigado
TIDY 06/01/2012 11:18:14
#392546
isso é só um formulario de testes, não esta pronto heheheh
por isso esta essa bagunça


olha só!



ja criei as tabelas

KERPLUNK 06/01/2012 11:20:54
#392547
Bem, como funciona o seu sistema de estoque? Vc tem uma tabela de movimentação?
TIDY 06/01/2012 11:35:47
#392551
Citação:

:
Bem, como funciona o seu sistema de estoque? Vc tem uma tabela de movimentação?



sim,

tenho as seguintes tabelas

uma tabela de estoque onde sao cadastrados os produtos e uma de movimentação onde eu a partir dela gero um relatorio de movimentaçãoes do mes!
KERPLUNK 06/01/2012 11:49:34
#392552
Então, por dedução, vc deve ter uma tela onde vc faz a movimentação de estoque(entrada/saída de produtos). Nessa tela, vc vai ter que habilitar também a busca pelos kits. Tipo, o usuário vai ter um optionbutton onde ele especifica que está procurando por um kit ou por um produto. Então, se ele estiver buscando por produto, vc faz o que já faz hoje, normal. Se ele buscar por um kit(a busca se dá pela tabela KIT e não pela tabela de ítens), vc busca os ítens do kit e insere a movimentação de cada um dos ítens. A movimentação por [Ô]kit[Ô] vai funcionar mais ou menos como uma inserção em massa de produtos, isso porque cada kit, é composto de vários produtos. Então, tome como exemplo o kit [Ô]frango[Ô] acima. Quando o cara procurar por esse [Ô]kit[Ô], vc vai inserir cada um dos produtos dele na movimentação, levando em conta que cada inserção de movimento obrigatoriamente tem uma quantidade, vc vai multiplicar a quantidade movimentada, pelo número que cada ítem é composto. Por exemplo, inserindo uma movimentação de 45 coxas e 10 frangos, fica assim:
+-------------------------------------------------------+
| Codigo | Descrição | Qtd |
+----------+------------------------------+------------+
| 99 | Coxa de frango | 65 | (65 é a soma das 45 coxas avulsas mais 10 frangos, cada um com duas coxas = 20 coxas, portanto 65 coxas
| xx | Asa | 20 | (10 frangos, 2 asas cada...)
| yy | Pescoço | 10 | (10 frantos, 10 pescoços)
(e por aí vai)

Página 1 de 9 [89 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas