REPOSICIONAMENTO DOS OBJETOS X RESOLUCAO
Gostaria de saber se os programadores profissionais do VBmania, e aqueles que sabem também a respeito, como é que faço para reposicionar - do mesmo jeito que desenvolvi no vb 6 - os controles, de acordo com a resolução usada....
Desejo que, independente da resolução, os controles sejam reposicionados da mesma forma na qual foram desenhados durante a produção... evitando assim o efeito de crescimento/encolhimento proveniente do evento resize....
Será que há um código simples e eficiente, que coloco a função no módulo, e a chamo no form_load dos forms que desejo que isso aconteça - Independente do tipo do controle...
tipo:
Private sub Form_load()
Call Reposicionar
End sub
.... e a mágica acontece!
OBSERVAÇÃO... Estou falando de reposicionamento... não estou falando de RESIZE não....Pois se a resolução for alta... por exemplo um botão fica maior (até desproporcionalmente) do que é proposto pela resolução!!!
Desejo que, independente da resolução, os controles sejam reposicionados da mesma forma na qual foram desenhados durante a produção... evitando assim o efeito de crescimento/encolhimento proveniente do evento resize....
Será que há um código simples e eficiente, que coloco a função no módulo, e a chamo no form_load dos forms que desejo que isso aconteça - Independente do tipo do controle...
tipo:
Private sub Form_load()
Call Reposicionar
End sub
.... e a mágica acontece!
OBSERVAÇÃO... Estou falando de reposicionamento... não estou falando de RESIZE não....Pois se a resolução for alta... por exemplo um botão fica maior (até desproporcionalmente) do que é proposto pela resolução!!!
eu faço da seguinte maneira crio meu software em uma resolução especifica, e mudo a resolução do monitor do cliente ao executar meu programa e retorno pra resolução anterior ao sair de meu programa.
porém existem algumas manhas para fazer isto sem alterar a resolução, uma delas seria trabalhar com forms MIDI.
outra maneria seria criar seu form em uma resolução minima, e colocar todos seus botões textbox, frames dentro de uma picture, e centralizar esta picture no resize do form, deixar o form como maximized = true
porém existem algumas manhas para fazer isto sem alterar a resolução, uma delas seria trabalhar com forms MIDI.
outra maneria seria criar seu form em uma resolução minima, e colocar todos seus botões textbox, frames dentro de uma picture, e centralizar esta picture no resize do form, deixar o form como maximized = true
Vê se te interessa trabalhar com a resolução no esquema do meu anexo neste tópico:
http://www.vbmania.com.br/pages/index.php?varModulo=Forum&varMethod=abrir&varID=348468&varWorld
http://www.vbmania.com.br/pages/index.php?varModulo=Forum&varMethod=abrir&varID=348468&varWorld
Só um expemplo: peguem o firefox e não a maximizem.... deixem em modo comum .. peguem a borda do form do firefox.. e arrastem de modo a diminuir e expandir o programa... vejam como a barra de endereços e de buscas, reage a este manuseio..
é isso que quero... ok?
é isso que quero... ok?
Alguém viu?
Citação:Só um expemplo: peguem o firefox e não a maximizem.... deixem em modo comum .. peguem a borda do form do firefox.. e arrastem de modo a diminuir e expandir o programa... vejam como a barra de endereços e de buscas, reage a este manuseio..
é isso que quero... ok?
no vb6 existe a propriedade [Ô]Anchor[Ô] ???
Pesquisa ai...
Pesquisa ai...
Citação::
Só um expemplo: peguem o firefox e não a maximizem.... deixem em modo comum .. peguem a borda do form do firefox.. e arrastem de modo a diminuir e expandir o programa... vejam como a barra de endereços e de buscas, reage a este manuseio..
é isso que quero... ok?
a ideia continua a mesma... vc tem que ter uma configuração minima.
nesse exemplo do firefox que vc citou, é um jeito de [Ô]cobrir os espaços[Ô]. Veja o outlook por exemplo... faz a mesma coisa. Como vc poderá perceber, o programa pega os controles que estão nas bordas (na direita e inferior) e [Ô]alarga[Ô] para cobrir os espaços. Mas as vezes, dependendo da disposição dos controles, isso não dá para fazer.
ADRIANOM, boa noite.
Vou lhe dar uma ideia, no meu sistema fica bem legal e nada desagradável.
Coloquei todos os forms dentro de uma picture box, e os posicionei para um resolução de 1024x768 e toda vez que abro o form ele checa qual a resolução do monitor, se menor ele mostra scroll bars para poder visualizar todos os campos, se maior, eu simplesmente aumento, em height e width para o tamanho do monitor. Fica bem legal e não muito amador.
Vou lhe dar uma ideia, no meu sistema fica bem legal e nada desagradável.
Coloquei todos os forms dentro de uma picture box, e os posicionei para um resolução de 1024x768 e toda vez que abro o form ele checa qual a resolução do monitor, se menor ele mostra scroll bars para poder visualizar todos os campos, se maior, eu simplesmente aumento, em height e width para o tamanho do monitor. Fica bem legal e não muito amador.
Danikull.. tem como postar para uma melhor apreciação?
?
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas