SISTEMA ANTIGO - ACESSAR BASE DE DADOS

FBUR 14/08/2014 16:05:05
#440447
Boa tarde!

Tem um cliente que possui um sistema antigo, acho que foi feito em Deplhi. Ele tem uma pasta onde armazena a base de dados. Só que nesta pasta tem vários arquivos. Os nomes se repetem, mas as extensões são diferentes:

Exemplo:
clientes.DB
clientes.MB
clientes.PX
clientes.XG0
clientes.XG1
clientes.XG2

Os arquivos clientes.DB e clientes.MB são os maiores (6MB e 21MB respectivamente)

Gostaria de saber como faço para rodar esse banco. Até onde eu pesquisei, parece ser uma base Paradox. Criei uma conexão ODBC (tanto no windows 7 quanto no XP) mas ele pede uma senha.

Pergunto: Dá para quebrar essa senha? Não consigo encontrar o camarada que fez esse sistema.

O computador do cliente está quase morrendo. Todos os dados dele estão neste sistema. E eu não consigo escrever um programinha em VB para extrarir os dado.

Eu até tentei copiar tudo e colar em outra máquina, mas o o sistema pede uma fonte de dados para conexão. Eu até consigo (eu acho que fiz certo) criar ela no painel de controle, apontando os arquivos de dados. Mas para concluir ele pede uma senha.

Dá para fazer alguma coisa neste caso?

Abs.
ANDPAG 14/08/2014 19:12:46
#440454
Tente abri-lo dentro do access normalmente. Abra o arquivo .DB.
FBUR 14/08/2014 20:38:22
#440455
Não abre. [Ô]A tabela externa não está no formato esperado[Ô].
FBUR 14/08/2014 21:39:07
#440458
Reslvido!

Fuçando por aí, as senhas padrão de bases paradox:

Para PARADOX 7.0 -> [Ô]jIGGAe[Ô] ou [Ô]cupcdvum[Ô]
Para PARADOX 5.0 -> [Ô]jIGGAe[Ô] ou [Ô]cupcdvum[Ô]
Para PARADOX 4.0 (DOS) -> [Ô]nx66ppx[Ô]

No meu caso, abri pelo access no formato paradox e usei a primeira senha.

Abs.
ROBSON 16/08/2014 20:00:48
#440497
Otima dica,

FBUR 17/08/2014 11:36:13
#440502
OBS: é necessário, caso não tenha, o instalador BDE (pesquisar por Instalador_BDE_5.2_Compacto) para o Paradox, senão não abre. No Access, selecionar o tipo de arquivo [Ô]Paradox[Ô], insira uma dessas senhas e pronto.

Abs.
FBUR 04/09/2014 16:55:00
#440952
Outro problema.

No meu caso, tem um arquivo Clientes.DB, que consegui abrir da forma que falei.

Mas tem um outro arquivo: Clientes.MB. Pelo que pesquisei, no Paradox, este arquivo é configurado como MEMO para guardar grandes textos. é exatamente o que eu preciso. Neste arquivo deve estar o histórico dos clientes.

Mas como abrir o arquivo .MB? No Access sem chance...
FBUR 04/09/2014 21:05:19
#440964
Novidades.

Segundo pesquisas, ao abrir o arquivo .DB, o arquivo .MB é automaticamente anexado a ele. Ou seja, as informações de .DB e .MB são exibidas como se fossem um arquivo só. Pelo menos na teoria deveriam, pois no Access isso não acontece.

Pesquisando, encontrei dois programas: [Ô]FileViewPro[Ô] e [Ô]Paradox Viewer[Ô]. O primeiro só abre num tal de modo nativo (endereços da memória), nada útil. Talvez se pagar eu consiga.

Já no [Ô]Paradox Viewer[Ô], abro o arquivo .DB e automaticamente os campos do .MB são mostrados junto com os campos do .DB Este também é pago, por isso na versão trial só mostra os primeiros 100 registros. O legal é que dá para exportar para vários formatos (xls, html, mdb, dbf, e muitos outros). O site do desenvolvedor também tem uma API, mas para mim não serviu.

é uma forma de resolver a importação para uma base MySQL ou SQL Server.
TIAGOFAC 05/09/2014 10:31:36
#440979
Tente importa-los para dentro do Access, ao invés de tentar abri-los diretamente.
Inicie um projeto em branco, e no grupo [Ô]Tabelas[Ô] clique com o botão direito e escolha [Ô]importar[Ô]. Não tive problemas para importar arquivos .DB desta maneira.
Também é possivel abri-los pelo Excel.
Uma outra opção é criar uma conexão ODBC com o drive apropriado. Normalmente o Windows já possui alguns drivers genéricos para conexão com estas bases. Utilize a ferramenta SQLite para administrar as bases com o ODBC.
FBUR 05/09/2014 11:30:45
#440982
Eu já criei um projeto em VB6 que abre o .DB, mas o .MB não é anexado a ele.

Pelo Access (2007) não encontrei uma opção para importar arquivos .DB.
MARCELOSN 05/09/2014 13:02:25
#440985
boa tarde

No caso pelo padrão o drive estava presente até o Access 2003

segue link da microsoft para verificação e e caso necessario outra alternativa

Como usar dados do Paradox com Access e o Jet
http://support.microsoft.com/kb/230126/pt-br



biblioteca DBE 5.2.
http://www.planetadelphi.com.br/download/3157
Página 1 de 2 [11 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas