TIVE QUE COMPARTILHAR

JABA 03/02/2017 17:26:39
Citação:

Eu gosto da filosofia hinduísta. Nosso código penal diferencia quem roubou 1 caneta e quem roubou 1 milhão de reais.

Na filosofia hinduísta, o roubo aconteceu indiferente do quanto o ladrão conseguiu levar.

Exato, o roubo aconteceu e o praticante de tal delito precisa ser punido. Agora precisamos apurar quem causou mais estrago: o que roubou a caneta ou o que roubou um milhão? Façam suas apostas!
LLAIA 03/02/2017 17:36:09
Esses hoaxes são tristes. rola muito no WatsApp. As minhas tias vivem repassando. colocam textos e áudios de casos de outros estados, e colocam foto de uma pessoa que possivelmente é da região, dizendo que a pessoa é estupradora de crianças e tal. Às vezes tem gente querendo se vingar de alguma pessoa e fqz isso de sacanagem. Tem que ficar esperto e não divulgar.
SINCLAIR 03/02/2017 17:42:14
Colega JABA,

Citação:

Exato, o roubo aconteceu e o praticante de tal delito precisa ser punido. Agora precisamos apurar quem causou mais estrago: o que roubou a caneta ou o que roubou um milhão? Façam suas apostas!

Eu, na prática, não apostaria nunca. Mas aqui, em teoria, diria que é relativo.

Imagine se a caneta roubada for a única que um candidato de prova difícil e trienal tinha. Perderia a prova e, somente após 3 anos, poderia tentar novamente.

A pergunta que fizeste é amparada em nosso código penal.

Se alguém roubar apenas 1 caneta o processo criminal é extinto sem julgamento de mérito, por ser considerado de princípio insignificante. Está nas nossas leis. O magistrado precisa cumprir.

Agora imagine se 1000 pessoas roubarem apenas 1 caneta, portanto crime de princípio insignificante para todos eles e ninguém será sequer processado, visto que após a Inicial do Processo, o mesmo é baixado com extinção sem julgamento de mérito.

Agora vejamos que o dono da loja era um pequeníssimo comerciante, que tinha 1000 canetas para vender e todas foram roubadas e ninguém será punido. O que se dizer para este comerciante?

Colega LLAIA,

Citação:

Esses hoaxes são tristes. rola muito no WatsApp. As minhas tias vivem repassando. colocam textos e áudios de casos de outros estados, e colocam foto de uma pessoa que possivelmente é da região, dizendo que a pessoa é estupradora de crianças e tal. Às vezes tem gente querendo se vingar de alguma pessoa e fqz isso de sacanagem. Tem que ficar esperto e não divulgar.

Muito boa e oportuna a tua colocação.

Lembro de um caso, deve fazer uns 2 anos, de uma mulher que foi linchada pela multidão, se não me engano acusada de praticar sexo com crianças.

A mulher era inocente, conforme provou-se posteriormente.

E a multidão de linchadores, nenhum deles que se dizia [Ô]correto e justo[Ô] foi honrado de se apresentar e dizer [Ô]Eu matei. Eu sou culpado.[Ô]
JABA 03/02/2017 17:59:54
Citação:

Eu, na prática, não apostaria nunca. Mas aqui, em teoria, diria que é relativo.

Sim, concordo que é relativo. Porém, precisa ser investigado para apurar os estragos cometidos por ambos. A pena é proporcional ao dano cometido. Se um ladrão me rouba uma galinha e outro me rouba toda fortuna, então pra mim a sentença para o segundo deveria ser mais severa, já que proporcionou mais estragos: tanto físico e emocional quanto patrimonial.

Citação:

Agora vejamos que o dono da loja era um pequeníssimo comerciante, que tinha 1000 canetas para vender e todas foram roubadas e ninguém será punido. O que se dizer para este comerciante?

Claro que serão punidos! No mínimo terão que devolver ou pagar por elas.
SINCLAIR 03/02/2017 18:04:07
Colega JABA,

Citação:

Claro que serão punidos! No mínimo terão que devolver ou pagar por elas.

Ai é que está o [Ô]x[Ô] da questão. Não serão punidos. Nem terão que pagar. Basta ter advogado que, peticionando, insista que a lei seja cumprida.

Dai cabe perguntar: porque um homem que roubou um shampoo (passou em vários jornais) foi preso, então? Resposta simples: falta de advogado. São 15 anos acompanhando o judiciário. Sei o quanto a mera presença do advogado muda tudo.

Bem, vai-se encerrando a semana, ao menos de conexões à internet. Final de semana de estudos e trabalho interno se aproxima.

Bom final de semana para todos!

NILSONTRES 03/02/2017 18:23:42
São coisas que parecem iguais mas não são, julgar deve se diferenciar, cometer, não.
SINCLAIR,
Desculpe se tiver erros de português, Você ME DEIXA COM VERGONHA, RSRSRS.
FBGSYSTEMS 03/02/2017 18:30:34
O estrago pode ser totalmente subjetivo.

Em um local onde se tem 1milhao que foi roubado de quem possui 2 bilhoes, isso pode ser insignificante.

Roubo é roubo(vendo a coisa como principio moral e não legal)

Mas enfim, é um buraco bem mais fundo do que leis, educação e tudo o que mais podemos debater aqui.
Infelizmente, segue o baile.
JABA 03/02/2017 18:38:16
Citação:

Dai cabe perguntar: porque um homem que roubou um shampoo (passou em vários jornais) foi preso, então? Resposta simples: falta de advogado.

Aí que tá o ponto x da questão! Se não existe lei para a condenação de alguém que roubou um shampoo, por que ela foi presa? Isso não faz sentido! Se foi presa é porque está na lei. Tenho que concordar que a presença do advogado muda bastante a coisa de figura, mas somente pela lado do discurso e influência sobre juiz e jurados, não por causa da lei. A lei por si só é fria. Se houver provas concretas, como a gravação em video, só não haverá punição se os jurados forem cartas marcadas. Se a desculpa que foi dada no video abaixo fosse dada por um pobre qualquer, seria prisão na certa. Por isso que digo que não é pela lei, e sim pelos que estão atuando sobre ela.

www.youtube.com/watch?v=gKAXkjQrr7M
JABA 03/02/2017 18:46:23
Citação:

O estrago pode ser totalmente subjetivo.

Em um local onde se tem 1milhao que foi roubado de quem possui 2 bilhoes, isso pode ser insignificante.

Roubo é roubo(vendo a coisa como principio moral e não legal)

Roubo é roubo, concordo plenamente. Porém, não é só porque foi constatado como roubo que não houve consequências maiores para um dos lados. Por isso deve existir a investigação para apurar os fatos e trazer a punição mais adequada. Se você dissesse: [Ô]todo roubo é errado.[Ô] Nesse caso, levando para a questão moral, tenho que concordar. Agora, isso não significa que temos que dar a mesma punição só porque se trata de um roubo. Consequências são geradas no mundo real e elas também precisam ser apuradas.
NICKOSOFT 03/02/2017 19:59:23
Citação:

:Roubo é roubo, concordo plenamente. Porém, não é só porque foi constatado como roubo que não houve consequências maiores para um dos lados. Por isso deve existir a investigação para apurar os fatos e trazer a punição mais adequada. Se você dissesse: [Ô]todo roubo é errado.[Ô] Nesse caso, levando para a questão moral, tenho que concordar. Agora, isso não significa que temos que dar a mesma punição só porque se trata de um roubo. Consequências são geradas no mundo real e elas também precisam ser apuradas.

de qq forma volta ao texto inicial.....do autor desconhecido
vc tirar uma xerox de 50 centavos escondido não gera tanto prejuízo mesmo q na papelaria pequena onde trabalha....
pegar uma nota mais alta no almoço pra empresa q trabalha te reembolsar o prejuízo para empresa é pequeno....
subtrair 1000, 10000, 100000 R$ de uma repartição publica pode ser q nunca nem notem.....

se for pelas consequências todas tiveram pouco impacto, e ai, não vamos prender, não vamos fazer nada devido as baixas consequências?

e vou te falar, como funcionário publico, já fui perseguido por querer brigar pelo correto.....tem mais esse pequeno fator complicante.....isso q na ocasião não se tratava de roubo, era apenas eu reclamando com superiores q as praticas da pessoa não eram adequadas....
Página 2 de 4 [34 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas