TIVE QUE COMPARTILHAR
Citação:Eu gosto da filosofia hinduÃsta. Nosso código penal diferencia quem roubou 1 caneta e quem roubou 1 milhão de reais.
Na filosofia hinduÃsta, o roubo aconteceu indiferente do quanto o ladrão conseguiu levar.
Exato, o roubo aconteceu e o praticante de tal delito precisa ser punido. Agora precisamos apurar quem causou mais estrago: o que roubou a caneta ou o que roubou um milhão? Façam suas apostas!
Citação:Exato, o roubo aconteceu e o praticante de tal delito precisa ser punido. Agora precisamos apurar quem causou mais estrago: o que roubou a caneta ou o que roubou um milhão? Façam suas apostas!
Eu, na prática, não apostaria nunca. Mas aqui, em teoria, diria que é relativo.
Imagine se a caneta roubada for a única que um candidato de prova difÃcil e trienal tinha. Perderia a prova e, somente após 3 anos, poderia tentar novamente.
A pergunta que fizeste é amparada em nosso código penal.
Se alguém roubar apenas 1 caneta o processo criminal é extinto sem julgamento de mérito, por ser considerado de princÃpio insignificante. Está nas nossas leis. O magistrado precisa cumprir.
Agora imagine se 1000 pessoas roubarem apenas 1 caneta, portanto crime de princÃpio insignificante para todos eles e ninguém será sequer processado, visto que após a Inicial do Processo, o mesmo é baixado com extinção sem julgamento de mérito.
Agora vejamos que o dono da loja era um pequenÃssimo comerciante, que tinha 1000 canetas para vender e todas foram roubadas e ninguém será punido. O que se dizer para este comerciante?
Colega LLAIA,
Citação:Esses hoaxes são tristes. rola muito no WatsApp. As minhas tias vivem repassando. colocam textos e áudios de casos de outros estados, e colocam foto de uma pessoa que possivelmente é da região, dizendo que a pessoa é estupradora de crianças e tal. Às vezes tem gente querendo se vingar de alguma pessoa e fqz isso de sacanagem. Tem que ficar esperto e não divulgar.
Muito boa e oportuna a tua colocação.
Lembro de um caso, deve fazer uns 2 anos, de uma mulher que foi linchada pela multidão, se não me engano acusada de praticar sexo com crianças.
A mulher era inocente, conforme provou-se posteriormente.
E a multidão de linchadores, nenhum deles que se dizia [Ô]correto e justo[Ô] foi honrado de se apresentar e dizer [Ô]Eu matei. Eu sou culpado.[Ô]
Citação:Eu, na prática, não apostaria nunca. Mas aqui, em teoria, diria que é relativo.
Sim, concordo que é relativo. Porém, precisa ser investigado para apurar os estragos cometidos por ambos. A pena é proporcional ao dano cometido. Se um ladrão me rouba uma galinha e outro me rouba toda fortuna, então pra mim a sentença para o segundo deveria ser mais severa, já que proporcionou mais estragos: tanto fÃsico e emocional quanto patrimonial.
Citação:Agora vejamos que o dono da loja era um pequenÃssimo comerciante, que tinha 1000 canetas para vender e todas foram roubadas e ninguém será punido. O que se dizer para este comerciante?
Claro que serão punidos! No mÃnimo terão que devolver ou pagar por elas.
Citação:Claro que serão punidos! No mÃnimo terão que devolver ou pagar por elas.
Ai é que está o [Ô]x[Ô] da questão. Não serão punidos. Nem terão que pagar. Basta ter advogado que, peticionando, insista que a lei seja cumprida.
Dai cabe perguntar: porque um homem que roubou um shampoo (passou em vários jornais) foi preso, então? Resposta simples: falta de advogado. São 15 anos acompanhando o judiciário. Sei o quanto a mera presença do advogado muda tudo.
Bem, vai-se encerrando a semana, ao menos de conexões à internet. Final de semana de estudos e trabalho interno se aproxima.
Bom final de semana para todos!
SINCLAIR,
Desculpe se tiver erros de português, Você ME DEIXA COM VERGONHA, RSRSRS.
Em um local onde se tem 1milhao que foi roubado de quem possui 2 bilhoes, isso pode ser insignificante.
Roubo é roubo(vendo a coisa como principio moral e não legal)
Mas enfim, é um buraco bem mais fundo do que leis, educação e tudo o que mais podemos debater aqui.
Infelizmente, segue o baile.
Citação:Dai cabe perguntar: porque um homem que roubou um shampoo (passou em vários jornais) foi preso, então? Resposta simples: falta de advogado.
Aà que tá o ponto x da questão! Se não existe lei para a condenação de alguém que roubou um shampoo, por que ela foi presa? Isso não faz sentido! Se foi presa é porque está na lei. Tenho que concordar que a presença do advogado muda bastante a coisa de figura, mas somente pela lado do discurso e influência sobre juiz e jurados, não por causa da lei. A lei por si só é fria. Se houver provas concretas, como a gravação em video, só não haverá punição se os jurados forem cartas marcadas. Se a desculpa que foi dada no video abaixo fosse dada por um pobre qualquer, seria prisão na certa. Por isso que digo que não é pela lei, e sim pelos que estão atuando sobre ela.
www.youtube.com/watch?v=gKAXkjQrr7M
Citação:O estrago pode ser totalmente subjetivo.
Em um local onde se tem 1milhao que foi roubado de quem possui 2 bilhoes, isso pode ser insignificante.
Roubo é roubo(vendo a coisa como principio moral e não legal)
Roubo é roubo, concordo plenamente. Porém, não é só porque foi constatado como roubo que não houve consequências maiores para um dos lados. Por isso deve existir a investigação para apurar os fatos e trazer a punição mais adequada. Se você dissesse: [Ô]todo roubo é errado.[Ô] Nesse caso, levando para a questão moral, tenho que concordar. Agora, isso não significa que temos que dar a mesma punição só porque se trata de um roubo. Consequências são geradas no mundo real e elas também precisam ser apuradas.
Citação::Roubo é roubo, concordo plenamente. Porém, não é só porque foi constatado como roubo que não houve consequências maiores para um dos lados. Por isso deve existir a investigação para apurar os fatos e trazer a punição mais adequada. Se você dissesse: [Ô]todo roubo é errado.[Ô] Nesse caso, levando para a questão moral, tenho que concordar. Agora, isso não significa que temos que dar a mesma punição só porque se trata de um roubo. Consequências são geradas no mundo real e elas também precisam ser apuradas.
de qq forma volta ao texto inicial.....do autor desconhecido
vc tirar uma xerox de 50 centavos escondido não gera tanto prejuÃzo mesmo q na papelaria pequena onde trabalha....
pegar uma nota mais alta no almoço pra empresa q trabalha te reembolsar o prejuÃzo para empresa é pequeno....
subtrair 1000, 10000, 100000 R$ de uma repartição publica pode ser q nunca nem notem.....
se for pelas consequências todas tiveram pouco impacto, e ai, não vamos prender, não vamos fazer nada devido as baixas consequências?
e vou te falar, como funcionário publico, já fui perseguido por querer brigar pelo correto.....tem mais esse pequeno fator complicante.....isso q na ocasião não se tratava de roubo, era apenas eu reclamando com superiores q as praticas da pessoa não eram adequadas....