VB 6 E OS PROXIMOS 10 ANOS.... [OFF]

VBSHAR 23/11/2009 17:09:08
#328411
Olá.


Pessoal, a 10 anos atrás, eu estava migrando do VB5 para 6... excelente como é até hoje... mas depois a MS abandonou o VB6 e criou a plataforma .net; não me adaptei até hoje...

De lá pra ca o LINUX fez muito barulho, mas só isso, pois pouco mais de 1% dos PC teem este S.O.

Hoje, vejo álgumas necessidades que o VB6 engasga, e começo a pensar em migrar para outra linguagem. Vi o RealBasic que compila para linux, win e Mac; mas me lembra o VB3 em termos de recursos...não gostei da cara dele.... .NET eu teria de fazer um curso com um professor entuaiasmado para me animar nisso...

queria a opinião dos colegas... a opinião de todos é importante.


O que voce faria?
RCMRO 23/11/2009 17:18:23
#328412
Eu tenho o mesmo sentimento porém, acredito que somente não me interessei em me apronfundar no .NET por não ter no momento nenhum projeto nele. Quando surgir, será inevitável aprender sobre ele com mais profundidade.
Lembrando que quando isso acontecer, sempre teremos os amigos do VBMANIA e um monte de literatura disponível.
Dependendo da sua idade, acredite, ainda vai aprender a usar o .NET, nem que seja pontuamente afinal, quando (se se) vc programou em CLIPPER, alguma vez pensou em estar em VB??? Na época pensei assim e aqui estou em VB6 [Ô]bizolhando[Ô] o .NET.
Pense que precisará sempre evoluir e essa é a evolução disponível no momento.
Em breve serão os carros elétricos (rs)...

Abraços. Parabéns pelo tópico.
TECLA 23/11/2009 17:38:56
#328414
Há 6 meses atrás, estava eu com este mesmo dilema ...
Optei por migrar para .NET!

JESUEL.OLIVEIRA 23/11/2009 18:33:26
#328416
Amigo, eu adoro o VB6, mas o .net é inevitavel.
eu comparo muito com o BD eu usava access até o dia que precisei colocar o sistema on line, MYSQL agora até os programas sem relevancia uso MYSQL.
LLAIA 23/11/2009 21:41:49
#328439
O que está me induzido mais a mudar, é o medo de ficar na pista quando os futuros Windows não suportarem mais os aplicaivos feitos em VB6. Eu não tenho nenhm projeto que seja meu produto principal, mas se tivesse já estaria estudando mais a fundo novas tecnologias e migrando a aplicação aos poucos, aproveitandos as novas técnicas, claro
TRTNCG 23/11/2009 22:00:32
#328442
Eu também tinha o mesmo pensamento dos amigos a uns 6 meses atrás, agora estou mudando para o .Net o Visual Studio 2005 é incrível muito bom
TECLA 23/11/2009 22:04:54
#328444
Aproveitando o tópico (que aliás, parabéns ao colega que teve a iniciativa), quero informar mais uma vez, que a MICROSOFT tem um programa gratuito de capacitação em .NET (Desenvolvedor Cinco Estrelas).

Para aqueles que desconhecem, é só CLICAR, BAIXAR os materiais e ESTUDAR!
Link: http://www.microsoft.com/brasil/msdn/cincoestrelas/downloads/default.mspx

INFOSISTEMAS 24/11/2009 00:18:51
#328449
Amigo realmente me vejo pensando em migrar para o .net, tenho receio que os proximos s.o. não consiga rodar mais as aplicaçãoes do vb, estou a procura de literatura ja vi varios livros e estou comprando por exemplo um que vi o pessoal comentado que era execelente quem tiver alguma opinião sobre o livro por comentar por mp um abraço a todos. segue o link para o site com nelhor preço que achei na net !!

http://www.americanas.com.br/AcomProd/1472/109601?par=buscape#features
FBUR 24/11/2009 09:06:42
#328452
Citação:

Amigo, eu adoro o VB6, mas o .net é inevitavel.
eu comparo muito com o BD eu usava access até o dia que precisei colocar o sistema on line, MYSQL agora até os programas sem relevancia uso MYSQL.



é verdade. Eu tinha receio de migrar para MySQL. Mas o meu sucesso estava (e está) em função da minha necessidade. Acho que isso é um sentimento geral.

A questão é que até hoje os programas em VB6 atendem muito bem, talvez esse seja um ponto negativo para o incentivo.

Hoje também o meu volume de desenvolvimento cresceu muito e [Ô]não consigo[Ô] parar para desenvolver um projeto para um cliente em .NET. Talvez por medo de dar um pau e não ter a mesma malícia para resolver... talvez por não conseguir cumprir o prazo em função de ter muita coisa que eu tenho que aprender ainda e não usar o cliente como carro-chefe dos meus primeiro programas .NET

VB6 é tão fácil... Hoje só [Ô]perco tempo[Ô] em problemas de lógica e alguns códigos que aqui e ali a gente consegue. Isso dá sensação de seguraça. Quando sento na frente do .NET a segurança quase que some.

Porém, é inevitável. Desenvolver .NET é questão de tempo. Hoje me dedico 20% para .NET e nada para clientes, só pra mim. Uma coisa que está ajudando muito é reescrever meus programas em VB6 para .NET, linha a linha.

é como eu sempre digo e faço: Coloque a mão na massa. Faça, pesquise, procure ajuda no fórum, leia. Depois de um tempo você acaba procurando livros mais específicos, se deparando com problemas cada vez mais específicos. Aí logo a segurança do VB6 é exportada para o .NET

Eu me lembro quando começei a aprender VB6. Era VB6 ou VB6. Não tinha alternativas. Hoje minha alternativa ao .NET é o VB6. Talvez se eu nunca tivesse programado, mas tivesse a mesma vontade de aprender que tive e tivesse começado com o .NET, aprender VB6 fosse até mais [Ô]complicado[Ô].

[ ] 's
MARCELO.TREZE 24/11/2009 09:30:44
#328455
Bom também vou deixar minha opinião, não sou programador profissional, ou não vivo disto, sou fã de carteirinha do VB6, porém já comecei a migrar para .NET, porém estou vendo com bons olhos o Java, não faço nem idéia como começar em java, mas acredito eu ser esta plataforma uma boa opção, o mercado de portateis está almentando muito, num futuro muito proximo os portateis de bolso estrão disponiveis a preços muito mais acessiveis, sendo estes compativeis com Java, e o java compativel com qualquer sistema operacional.


Bom respondendo a sua duvida principal aconselho que migre para o .NET, pois se você já possui uma boa experiencia em VB6 mudar para o .NET será dificil apenas no começo pois a lógica acaba sendo a mesma.

DANIELCPAETE 24/11/2009 09:35:34
#328456
Bem vou colocar minha experiência de migração.

Como muitos namorei o .NET durante um bom tempo, desde suas primeiras versões que era uma porcaria, na época não valia a pena migrar pois existia pouco material, mas em compensação muito incentivo por parte das Microsoft pois lembro que a PUC aqui de Porto Alegre tinha um programa onde você levava seu projeto em VB ou outra linguagem e eles lhe auxiliavam a migrar para a plataforma .NET.

Pois bem passado aquele susto inicial e com a chegada do framework 2.0 e a ferramenta 2005 resolvi migrar e não me arrependo nenhum pouco, bem pelo contrario sempre que tenho que abrir algum projeto antigo desenvolvido em VB, não tenho mais a mesma emoção que tinha a algum tempo atrás.

Hoje posso me dizer fã desta plataforma, embora fuja um pouco destas tecnologias que a Microsoft tenta enfiar goela abaixo (Hibernat, Linq, Datatable e outros) aprendi muito sobre POO e hoje tenho em minhas mão uma linguagem de programação muito poderosa e com um vasto guia de referencia na WEB.
Acredito que a migração é o melhor caminho sim claro que ter um projeto de incentivo ajuda ,mas, nada impede você de brincar com plataforma e aos poucos ir domesticando esse bicho de 6 olhos e dois narizes que é o .NET.
Página 1 de 5 [47 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas