VB 6 E OS PROXIMOS 10 ANOS.... [OFF]

GERMANO 28/11/2009 23:23:53
#328762
Conversando com um colega ele me disse:

Citação:


Cara trabalho com cobol até hoje, mais de 20 anos, então acho que vb6 vai durar pelo menos mais uns 10 anos.


E concordo com ele.
Outro motivo pelo qual não vou migar agora é: Não tem nada que precisei que não tenha conseguido fazer em VB6, e além disso trabalho diretamente com clientes e para eles a linguagem é indiferente.

Tenho um legado muito grande (mais de 11 anos de trabalho), que não posso perder.

Algumas pessoas colocam a orientação de objetos como solução para os problemas, mais isso não é verdade, a OO não resolverá os seus problemas, apenas voce vai escrever de forma diferente a solução de seus problemas.

Sei que uma hora vou migrar para .NET, java ou outro que tenham [Ô]inventado[Ô] no momento, mais agora não.
ROBSON 29/11/2009 00:58:09
#328772
Citação:

GERMANO escreveu:
Conversando com um colega ele me disse:


Cara trabalho com cobol até hoje, mais de 20 anos, então acho que vb6 vai durar pelo menos mais uns 10 anos.

E concordo com ele.
Outro motivo pelo qual não vou migar agora é: Não tem nada que precisei que não tenha conseguido fazer em VB6, e além disso trabalho diretamente com clientes e para eles a linguagem é indiferente.

Tenho um legado muito grande (mais de 11 anos de trabalho), que não posso perder.

Algumas pessoas colocam a orientação de objetos como solução para os problemas, mais isso não é verdade, a OO não resolverá os seus problemas, apenas voce vai escrever de forma diferente a solução de seus problemas.

Sei que uma hora vou migrar para .NET, java ou outro que tenham [Ô]inventado[Ô] no momento, mais agora não.



Acho que quem dá vida a uma linguagem é o programador.
Eu já vi alguns programas desenvolvidos no NET com muitos erros grosseiros.
As pessoas teêm a falsa idéia que usando uma linguagem mais avançada torna o código mais inteligente.
Volto a dizer. Não adianta nada usar uma linguagem avançada (C#, Java,, .Net etc, etc) e o programa cheiro de BUG.
Já vi programas desenvolvidos em DOS, Clipper super inteligentes. Ta certo que eles não tem interface, mas o que vale é a estrutura do programa.
Para o cliente não interessa que tipo de linguagem você usar. Apenas uma minoria pergunta isto, e apenas alguns consegue discernir a diferença de uma para outra.
Para os clientes o importante é o resultado. Não interessa a linguagem. Ele quer é executar as sua operações sem aqueles avisos irritantes de erros.
Com certeza em algum momento terei que migrar para o .NET. Mas a tranquilidade que o VB6 me dá me desencoraja ou pelo menos incentiva a adiar esta migração.

Apenas 1 exemplo. Levei meu carro hoje para trocar pneus e balancear, e notei que o sistema da loja foi mudado estava com a [ô]cara[ô] mais bonita, possivelmente. NET ou algum Skin.. O 1º erro que notei é que o meu cadastro tinha sumido. o Funcionario disse que o programdor só consegiu migrar 20% dos clientes. Mas como todo bom programador curioso fiz algumas perguntas indiscretas e descobri que o soft foi implantado há 4 meses e que não tem ate agora 1 semana que não apresente problemas. Para ter uma idéia ele usa TEF e no momento de passar o cartão já ocorreu uma mensagem de erro e pagamento teve que ser refeito. A atendente rapidamente fez um print screen para mandar para o responsável. Mas o que eu achei mais absurdo não foi o erro no momento do Pgto. Mas foi o fato da atendente dizer que seria obrigado a gerar uma nova ordem de serviço, pois que houve o erro no momento do pgto. Ou seja, se houvesse 10 erros no momento do pgto. O sistema teria que abrir 10 ordens de serviço. Não faz sentido. Que adianta uma interface adiantada se a lógica do programa deixa a desejar.
Bom mas também descobri que a loja paga R$ 200,00 por mês. Neste caso o programador é mais inteligente do que eu.
EPISCOPAL 29/11/2009 11:44:30
#328785
é .......... O MEU VIZINHO DISSE QUE O TIO DELE FOI PARA O CARNAVAL .... E COM ISSO A MULHER DELE FOI ATRAS ESCONDIDO ....

CHEGANDO LÁ ELA SE DISFARÇOU E DEU UM JEITO DE FALAR COM ELE ...... ELE, BEBADO, A LEVOU ELA AO MOTEL ... DEPOIS DO EVENTO ELE DISSE: [Ô]ISSO QUE é MULHER, NÃO é O TRAPO QUE TENHO EM CASA[Ô]

PASSADO DIAS ELA CHAMOU ELE E CONTOU A HISTORIA, QUE TINHA SE PASSADO .... E DPOIS SE SEPARARAM .....

[txt-size=2]QUE TEM ISSO A VER??[/txt-size]

TEM TUDO A VER

Citação:

ROBISON DISSE: As pessoas teêm a falsa idéia que usando uma linguagem mais avançada torna o código mais inteligente.
Volto a dizer. Não adianta nada usar uma linguagem avançada (C#, Java,, .Net etc, etc) e o programa cheiro de BUG.



A MULHER TAVA BEM PRODUZIDA ....... MAS ERA A MESMA ....... SUPERFICIALMENTE MUDOU ............. POR DENTRO A MESMA COISA ................ VB6 OU VB.NET????? RECURSOS DIFERENTES ....... O PROGRAMADOR O MESMO .......

O QUE UM FAZ OUTRO TAMBEM ..... CLARO QUE NO VB6 TEM Q USAR MUITA APIS, E OUTROS RECURSOS ........ MAS O EFEITO E UM SÓ ..... SE ALGUEM QEUR DAR UMA BOA APARENCIA E SO USAR SKINS .....
BARTO 29/11/2009 13:42:45
#328794
Vou deixar minha opniao tambem..
Sou desenvolvedor VB6, tenho alguns projetos em vb6, mais os novos projetos estao saindo em .net, isso porque o Vista e mesmo o Windows 7 da uma trabalheira pra instalar, e muitos dos meus clientes nao querem nem saber se pode ou nao, simplesmente querem evoluir com o Windows, hoje desenvolvo em .net, e vb6 esta ficando obsoleto aos meus olhos, nao tem como fujir da Evolucao, entao caros amigos vai chegar o momento que vc nao vai ter como fugir disso, sem bem que estou abandonando os projetos Desck top, e agora estou partindo para projetos WEB, é outro caminho sem volta, pq 70% dos meus clientes perguntam se os meus projetos rodam na WEB, se em qualquer lugar do planeta ele consegue ver o financeiro dele funcionando..., a migracao do VB6 pro .NET foi aos poucos, reescrevi as minhas funcoes e procedimentos maius usados em VB6, depois descobri que muitas das funcoes que tinha em VB6, no .NET ja vem pronta.. posso dizer que o melhor caminho é a evolucao sempre, por isso que ainda teme a mudanca, é melhor por a mao na masa e começar logo, antes que o tempo fique mais curto e seja preciso correr..

Parabens pelo Tópico, acho que sera muito util...
LLAIA 29/11/2009 13:54:00
#328795
caramba !! tem gente aí pensando que a diferença do VB6 pro .net é apenas visual ? interface ?

POO não presta?

é por isso que temos por aí sistemas com de 50 a 200 forms num executável só !!!

gente, o importante é absorver e compreender os paradigmas, que não foram inventados pra purpurinar a área mas pra trazer produtividade e qualidade.
MORDOR 29/11/2009 14:47:56
#328796
Citação:

LLAIA escreveu:
caramba !! tem gente aí pensando que a diferença do VB6 pro .net é apenas visual ? interface ?

POO não presta?

é por isso que temos por aí sistemas com de 50 a 200 forms num executável só !!!

gente, o importante é absorver e compreender os paradigmas, que não foram inventados pra purpurinar a área mas pra trazer produtividade e qualidade.




Depois que li gente falando assim aqui fiz questão de responder.

Só pelas versões mais atuais do Visual Studio já vale a mudança. Usar POO realmente não é garantia de escrever programas melhores, mas quem sabe tirar proveito dela consegue criar softwares 1000x melhores.

Quem acha que .NET ou Java implementam somente mudanças cosméticas na linguagem em relação as mais antigas como VB6 e que no fim o resultado é o mesmo não tem a mínima idéia do que fala. Essa é só uma maneira de tentar negar o óbvio e se manter no conforto de ir contra as mudanças.

Comparar VB6 com .NET nos dias atuais beira o absurdo.
ALMARTI 29/11/2009 17:04:58
#328807
Quando falei de programação orientada a concorrência, é porque, em meu trabalho, há esta necessidade. E digo mais, nem é uma linguagem visual, roda em betch mesmo. Ninguém vê.
pOO não resolve problema nenhum. Pode até criar alguns. O caso é que, hoje em dia, não se pode mais falar em anos, ou meses para entrega. é preciso conversar em semanas ou dias. Um OO bem implementada, fornece agilidade, ja ouviram falar em Scrum ou XP?

Uma coisa é certa: precisamos abandonar o prog (programação orientada a gambiarra). O que você quer ser quando crescer? Já é hora de agir, a hora de pensar já passou.

Pensem nisto: Fatorial
Citação:

Private Sub Command1_Click()
Dim i, c As Double

If (Text1.Text = [Ô][Ô]) Then
MsgBox ([Ô]Digite um valor no campo[Ô]), vbCritical + vbOKOnly, [Ô]Atenção[Ô]
Text1.SetFocus
Exit Sub
Else
i = 0
i = Text1.Text
For c = 1 To i - 1
i = i * c
Next
MsgBox ([Ô]Fatorial = [Ô] + Str), vbExclamation + vbOKOnly, [Ô]Leia[Ô]
Text1.Text = [Ô][Ô]
Text1.SetFocus
End If
End Sub



Agora em outro paradigma, a mesma coisa:

Citação:

-module(sample1).
-export([fac/1]).
fac(0) -> 1;
fac(N) -> N * fac(N-1).

EPISCOPAL 29/11/2009 18:02:28
#328809
Citação:

Citação:
-module(sample1).
-export([fac/1]).
fac(0) -> 1;
fac(N) -> N * fac(N-1).



que linguagem é essa ai ........ ALMARTI ... ???
WEBMASTER 29/11/2009 18:21:04
#328812
Resposta escolhida
Faz tempo que nao surge algo legal assim para pensarmos a respeito...

Bom, como o Almarti citou e realmente eh o melhor [Ô]rumo[Ô] a se seguir quando se chega neste tipo de discussao, pessoal e profissionalmente, nao se limitar as ferramentas que voce eh obrigado a usar por questoes de ambiente.

Se olharmos para o ambiente em que muitas vezes somos inseridos profissionalmente, os desafios realmente sao grandes, porem as tecnologias usadas sao pequenas, ou ainda limitadas. Nao vou entrar no quesito profissional no meu caso, mas vamos olhar o lado educativo...eu nao sou forcado a trabalhar com uma ferramenta especifica, uso aquilo que acho interessante, e principalmente aquilo que pode render bons frutos (seja hoje, seja amanha, seja profissional, seja pessoal). Muitos dos colegas aqui vem da epoca que o vbmania era em asp com access (faz tempo).

Migrar para novos bancos de dados, novas linguagens eh algo muito legal, e isso deve ser encarado com naturalidade (ainda mais nos dias de hoje, que temos maquinas melhores, mais nerds por metro quadrado amando linguagem de programacao e melhorando para lancar a sua propria - leia-se o php como exemplo).

O que sera do vb daqui a 10 anos realmente eh dificil dizer. Mas eh obvio, o .net estara mais consolidado no mercado, o Java mais presente no nosso dia-a-dia do que podemos imaginar, e linguagens que hoje sao nichos especificos (leia-se erlang, python e ruby) deverao estar cada vez mais e mais presentes no dia-a-dia das pessoas, pois sao ferramentas de linguagem fantasticas e com uma filosofia excelente (resolver o problema com scripts eh muito legal, voce nao precisa compilar o programa .exe e se precisar, muda em um minuto).

Eu particularmente gostaria de encerrar esse texto despertando nos leitores justamente este lado da teoria...nao se especialize em uma linguagem, especialize sim o seu raciocinio logico, ele vale mais do que voce pode imaginar, pois com a quantidade de comunidades que existem hojem em dia, voce so precisa pensar na logica de seu programa de maneira super detalhada, achar o maldito comando que vai fazer aquilo que voce quer eh...digamos... detalhe, eh uma questao de tempo ate voce achar algo que lhe atenda.

Depois que se tem bagagem e trabalhou com pelo menos umas 5 linguagens de programacao, ate o nivel mais avancado de cada uma delas, voce percebe que no fundo eh tudo igual, umas com mais desempenho, outras com menos seguranca, outras com muito POG, outras com muita POO, e assim vai...
KERPLUNK 02/12/2009 16:22:41
#328993
Lá vou eu dar pitaco também:
Sou o que o pessoal mais novo chama de dinossauro, trabalhei com cobol, clipper, Clip4Win, Clarion, VB 3, VB 4, VB 5, VB 6, ASP, PHP... enfim, experimentei um pouco de tudo. Era fã incondicional do VB, ainda sou, aprendi muito com ele. Mas infelizmente, o tempo dele passou. A evolução é inevitável, não tem como alguém se manter no mercado sem ser capaz de dominar ao menos uma linguagem que trabalhe em ambiente WEB. é assim mesmo. Quem não se aqualizar, vai ficar pra titio.
Página 4 de 5 [47 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas