WINDOWS 10 VS VISUAL BASIC 6

WCOSTA 22/01/2015 14:59:48
#443954
Olá Pessoal,
Ando muito sumido do VBmania, mas a vida de professor e empresário me tem tomado muito tempo.

Resolvi abrir este fórum com destaque, para iniciar a as discussões sobre a compatibilidade da boa e velha ferramenta de desenvolvimento Visual Basic 6, no novo SO. Acredito que podemos tentar contribuir com o futuro desta ferramente, que apesar de [Ô]obsoleta[Ô] ainda é usada em larga escala nas empresa e inclusive pela Receita Federal do Brasil (Sicalc).
Aproveito para compartilhar a uma discussão interessante (em inglês) http://www.vbforums.com/showthread.php?777511-vb6-and-Windows-10
KERPLUNK 22/01/2015 20:34:56
#443960
Já recebi muitas [Ô]caras viradas[Ô] quando expresso minha opinião sobre isso. Nunca me importei com isso, então aqui vai:
TI é evolução. Tanto a tecnologia quanto o profissional devem evoluir, sempre. Ficar parado no tempo, utilizando de tecnologia obsoleta e com cada vez mais problemas de compatibilidade, justamente devido à evolução, é estar obsoleto também. Ainda estar sendo usada em larga escala em empresas, não corrobora para que seu uso deva ser perpetuado. Ao contrário. Evidenciar aos usuários resistentes à evolução, ajuda não somente você, mas todo o setor. Veja o caso dos carros com injeção eletrônica comparado aos carros carburados por exemplo. Evolução é necessária, ficar parado no tempo é engatilhar uma arma na sua cabeça para seu suicídio profissional.

Não só para [Ô]ficar atualizado[Ô], mas pelas inúmeras vantagens tanto técnicas quanto práticas de tecnologias mais novas(como o .NET ou Java). Estar tecnicamente atualizado não é somente uma questão de ser lógica, mas também prudente. O mercado tende a se atualizar com a tecnologia, ainda que em um ritmo mais lento. O caso é que mais dia, menos dia, o usuário(o seu cliente), percebe que ter um site para vender seus produtos ou uma aplicação online para monitorar seus processos ou qualquer coisa do gênero, não só o faz ganhar em comodidade, mas também é mais lucrativo à médio e longo prazo.
NILSONTRES 22/01/2015 22:59:17
#443969
KERPLUNK,
Assino.
MFLAVIO 23/01/2015 08:36:52
#443972
Citação:

:
Já recebi muitas [Ô]caras viradas[Ô] quando expresso minha opinião sobre isso. Nunca me importei com isso, então aqui vai:
TI é evolução. Tanto a tecnologia quanto o profissional devem evoluir, sempre. Ficar parado no tempo, utilizando de tecnologia obsoleta e com cada vez mais problemas de compatibilidade, justamente devido à evolução, é estar obsoleto também. Ainda estar sendo usada em larga escala em empresas, não corrobora para que seu uso deva ser perpetuado. Ao contrário. Evidenciar aos usuários resistentes à evolução, ajuda não somente você, mas todo o setor. Veja o caso dos carros com injeção eletrônica comparado aos carros carburados por exemplo. Evolução é necessária, ficar parado no tempo é engatilhar uma arma na sua cabeça para seu suicídio profissional.

Não só para [Ô]ficar atualizado[Ô], mas pelas inúmeras vantagens tanto técnicas quanto práticas de tecnologias mais novas(como o .NET ou Java). Estar tecnicamente atualizado não é somente uma questão de ser lógica, mas também prudente. O mercado tende a se atualizar com a tecnologia, ainda que em um ritmo mais lento. O caso é que mais dia, menos dia, o usuário(o seu cliente), percebe que ter um site para vender seus produtos ou uma aplicação online para monitorar seus processos ou qualquer coisa do gênero, não só o faz ganhar em comodidade, mas também é mais lucrativo à médio e longo prazo.


concordo 100%
inclusive estou migrando do VS2010 para o VS2013
e apesar de estar tendo algumas dificuldades em localizar ferramentas, estou gostando do VS2013
CASPEREARK 24/01/2015 13:02:43
#443991
O VB6 foi lançado em 1998, já está a quase 17 anos no mercado e para mim ainda é surpreendente que a Microsoft ainda mantenha alguma compatibilidade do framework do VB 6 no Windows 10.

O VB6 sobrevive como uma plataforma legada, apenas para manter o que já foi feito no mesmo, pois ela é sim obsoleta para os paradigmas atuais em desenvolvimento de software. E isto é indiscutível!

Quando foi lançada a mesma estava antenada com seu tempo, a década de 1990, hoje a mesma não dá suporte há muitas coisas essenciais da atualidade.

Em 1998 não existia touch screens, interface metro, internet das coisas, portabilidade, mobiles (smartphones e tablets), redes sociais, nuvem e etc ... com muita habilidade e trabalho, você consegue fazer algumas coisas em VB6 para estas inovações citadas acima.

O esforço para manter a compatibilidade no Windows 10 é louvável, e de certa forma será feito, pois enquanto o Windows contar com uma versão em 32 bits - x86, é possível através de gambiarras manter as bagaças funcionando, mas isto não vai durar para sempre, a arquitetura IA32-x86 já está caindo em desuso, em mais ou menos uma década será coisa do passado!

E ai então, será a hora de dizer adeus definitivamente ao VB6 e seguir em frente, igual aqueles que na década de 1990 e começo de 2000 tiveram que dizer adeus aos 16 bits e a Basic original
MARIOANDRADE 26/01/2015 10:55:23
#444023
Eu não tenho dúvidas de que um dia teremos que dizer adeus de uma vez por todas ao bom e velho VB 6.0, costumo dizer que ele já está morto há muito tempo
mas nós não queremos enterra-lo.

Todavia acredito que o dia desse adeus não vai ser por agora, uma notícia divulgada pelo site Baixaki revelou que um número (não lembro exatamente quanto)
bastante elevado de usuários (muitos deles empresas) ainda utilizam o Windows XP e que o Windows 7 ficaria no lugar dele muito em breve.

O que estou querendo dizer é que só porque a Microsoft lança um sistema mais moderno não significa que todas as empresas e
usuários irão formatar seus pc's no outro dia, muito pelo contrário, uma vez li em um fórum sobre Linux que [Ô]Se seu sistema operacional está lhe
satisfazendo então não troque[Ô].


As empresas pensam exatamente assim, imagine uma empresa com 10,20,50 computadores todos eles com Win 7 funcionando perfeitamente,
que necessidade haveria de formata-los e mudar para o Win 8 ou superior?

Em resumo acredito que poucos de nós viverá o suficiente para presenciar o enterro do bom e velho Visual Basic 6.0.

GEOVANEPT 26/01/2015 20:42:09
#444047
E como fica o Office neste caso? Se o Windows 10 não dá suporte ao VB, certamente os aplicativos do Office também não vão funcionar já que tem por base o VBA.
EPISCOPAL 30/01/2015 01:01:00
#444130
Citação:

Já recebi muitas [Ô]caras viradas[Ô] quando expresso minha opinião sobre isso. Nunca me importei com isso, então aqui vai:



é, vira a cara, e mete vara ........ kkkkkkkkk



Citação:

As empresas pensam exatamente assim, imagine uma empresa com 10,20,50 computadores todos eles com Win 7 funcionando perfeitamente,
que necessidade haveria de formata-los e mudar para o Win 8 ou superior?



é esses dias eu fui em uma loja fazer um orçamento, e adivinhe o que eu ví??? não vão acreditar, tinha uma máquina rodando win98. O pior é que a loja é de nivel nacional .... nem vou nem citar o nome ..... bom, vai ver tinha alguma aplicação que necessite win98, só pode uaiiiiii
NILSONTRES 30/01/2015 10:21:17
#444139
é Claro que não vai parar por agora, mas quem decide somos nós mesmos, quer continuar sofrendo com uma linguagem arcaica ?, quer ter mais trabalho e dificuldade de manutenção ?, quer perder oportunidade no merc de trabalho ou novos projetos ? ; então continue com o Bom e Velho VB6.
FOXMAN 31/01/2015 19:39:48
#444172
A evolução faz parte de tudo e de todos.
Está presente no ser humano.
Está presente na medicina.
Está presente no setor automobilistico.
Está presente PRINCIPALMENTE no nosso setor. Tecnologia.
Para se ter uma idéia, TochScreen na minha época era coisa de cinema, só Hollywood tinha.
Nuvem ???? Era somente as que estavam no Céu.
TV ? Era de tubo E sua profundidde era quase 1 metro.
Diante de tudo isso, não consigo entender o motivo, razão ou circunstância que leva um programador a estgnar em uma linguagem já obsoleta.
Garanto que se não houvesse tido nenhuma atualização da linguagem(vb.net) teria amigos dizendo que ficamos para trás, que a MS não está nem ai para nós.
Que a linguagem Y, X , Z recebe constantemente atualizações......
Que nossa linguagem não recebe a atenção adequada e um monte de mimimi.....

Gente !!! tudo evolui e nós mais do que ninguém NECESSITAMOS ESTAR EM CONSTANTE EVOLUÇÃO.......
NICKOSOFT 05/02/2015 04:53:31
#444316
Pensei q so eu tava pegando museu, pq nas ferias fui atualizar, na verdade criar do zero um sistema cobol q se mantem num xp, mas ver falarem de 98 ainda, to no paraiso....
Mostro o novo sistema a pessoa q vai usar nao quer se libertar, mas a tela é colorida? Nao tem aqueles F qualquer numero pra funçao?, tive q herdar um mone de F qualquer coisa seguindo orientação do q cada F fazia em cada tela, tirar imagem de botoes e tal.....
Usuario ta acomodado ao q funciona nao fazer nada, tem programador q ta parado, sei tal linguagem ja basta, junta esses 2 ta feito......
Por sorte o sistema antigo tinha alguns fontes q precisei voltar no tempo do cobol, interpretar pra trazer a funcao ao dias de hj, tem uma seria de digitos verificadores q ti e q descobrir pelo fonte original como era feito.....foi outra coisa q enfrentei resistencia do usuario, pq no velho tinha q consultar ir ate o ultimo registro e ai entrar pra incluir e informar o ultimo registro +1, so assim gerava o dv.....eu facilita do todo esse trabalho e tirando a chance de erro, a pessoa se mostra resistente a evolucao, nao ve o passo a frente q esta dando.....
Qnd gerou o lote c quase 7k boletos em coisa de 10~20 segudos a pessoa se surpreende, mas ja? Poxa sai do seu lugar de armazenar esses cadastros em forma de texto pra um banco enxuto e relacional, isso pq uso sqlce local na maquina, apanhei muito pra resgatar informacoes desse arquivo texto, cada cadastro eram 300 caracteres, data c ano em 2 digitos, qnd tinha data, nao sei como, mas fatavam datas de cadastro, peguei aniversario dia 30/02 coisa q c uma linha de codigo hj vc ja tem retorno se vale como data ou nao....
Nao pense q fui chamado pra evoluir a coisa, e sim pq a gerente juridica (bancaria) deles vendeu o peixe dela q so ia fazer o banco lucrar, e o cara q fez esse sistema nao quer mais fazer qq mudanca, no fim tive q fazer a gerente voltar no contrato anterior, pq vendeu uma carteira q nao era negocio em nada pro cliente tanto dela como meu (carteira essa q nao suporta o boleto da forma q o cliente precisa, e iam pagar em dobro pelo boleto emitido e boleto pago), realmente so acredito q vao usar o sistema novo pq o chefe dela (cliente) quer um controle que o sistema antigo nao faz, mas seria sonho de consumo dela se fosse desenvolvido em console, pra nao perder akela carinha preta cheia de textos
Foi so o exemplo do q passei, e mostrando q seja de qual lado for a resistencia, ja ta dado o passo quase completo pra coisa nao andar

Nao vao falar q sou veio pq me vi nos tempos citados logo no inicio, da tv q vc ligava e ficava sentado aguardando a valvula aquecer e a imagem aparecer, viram q evolucao ja foi necessaria pra chegar na imagem q acham tao boa de tv digital, de mega power ultra blaster hd, sim a mesma evoucao dessa tv tornou os computadores um tanto menores q hj vc pode habitar a mesma casa q o computador habita tmb....... Com certeza tinha gente resistente a isso......e do mesmo jeito tem gente q nao ve a hora da chegada da tv de 4k estar acessivel aos pobres mortais.......nao eu nao programo em cobol, me viro ate, e minha sorte era ter os fontes onde me virei no q tive q obter de la
Página 1 de 20 [191 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas