COMERCIALIZAR MEU SISTEMA

EPISCOPAL 01/02/2016 12:59:45
#456839
Citação:

Mas tal ação seria movida por desconfiança do produtor do software (Microsoft) e não porque você registrou seu sistema.



Então o [Ô]BO[Ô] é contra eu usar o VB6, e não contra o meu registro do sistema. é Isso?
SINCLAIR 01/02/2016 14:13:40
#456844
Episcopal

Citação:

Então o [Ô]BO[Ô] é contra eu usar o VB6, e não contra o meu registro do sistema. é Isso?



Exatamente.

Lembrando que quem anuncia utilizar uma ferramenta (exemplo VB6) é passível de investigação (chama-se [Ô]inquerito[Ô] e acontece no âmbito policial) para averiguar se houve violação de direitos autorais e futura ação judicial (segunda fase do procedimento) para inculpar ou inocentar o denunciado.

Investigações deste tipo e ações judiciais, via de grande regra, sempre são iniciadas apenas por impulso da parte (fabricante / desenvolvedor / construtor / autor) que sentir-se lesado. No Brasil, quanto um perito é designado para ir averiguar se determinado computador possui software ilegal, o magistrado (não é juiz, porque juiz é o estado, a pessoa que julga representando o estado é o magistrado) defere uma liminar, para pegar a pessoa de surpresa e evitar que ela apague/delete do computador principal e, na saída do oficial de justiça (que se faz acompanhar por um perito) volte o programa pirateado de um backup qualquer.

Mas assim... é coisa dificílima de ocorrer, somente quando existe um grande volume pirateado, como gravações de DVD, de pen-drives, sites com oferta de download de software crackeado e afins.

Contudo, matem-se a orientação dada na resposta anterior: mantenha-se legalizado, nem que seja pelo uso de software gratuito/open source.

PS: Atenção sempre à licença GPL/GNU, BSD e demais. Exemplo: GNU define que o software é gratuito e open source (são coisas distintas), mas que todo aplicativo em que ao mesmo for anexado deverá ser gratuito também; isto remete à questão que software feito para Linux não poderia ser cobrado se anexado à ele (na prática funciona diferente e o entendimento dos magistrados é outro, acaba sendo uma Lei que não é aplicada).

Eu, por exemplo, uso PostGreSQL como banco de dados, dentre vários outros motivos, porque PostGreSQL tem licença BSD, ou seja, é open source, gratuito e o que fizer uso dele (PostGreSQL) pode ter valor comercial (mensalidade) desde que se cobre pelo aplicativo e não pelo PostGreSQL.

Tudo de bom.
NICKOSOFT 01/02/2016 14:30:16
#456847
pode ter certeza q se por um acaso do destino vierem a investigar a legalidade do seu vb, vão vasculhar tudo, desde o Windows e o q mais usar no pc....

qnd não tinha a versão express e comunity do VS eu digo q realmente era difícil desembolsar mais de 10K numa licença de VS pra ir aprender....
SINCLAIR 01/02/2016 15:14:10
#456850
Colega NickSoft,

As liminares sempre tem destino certo.

No caso de um deferimento pró Microsoft para avaliar se o VB6 é pirata ou não, apenas o VB6 pode ser avaliado pelo perito, acompanhado pelo oficial de justiça (e pela PM, caso a entrada no recinto seja obstada de alguma forma).

Não se poderia avaliar se o Windows é ou não é pirateado porque não é objeto da ação (a menos que o polo ativo, ou seja, o autor da ação, seja também fabricante do Windows e solicite na mesma ação a avaliação também deste item). Sem estes requisitos, avaliando outros objetos que não os da peça pórtica, restaria configurado abuso de autoridade por parte do oficial de justiça e invasão de privacidade por parte do perito.

Como VB6 e Windows são do mesmo fabricante, poderia a Microsoft fazer o duplo requerimento na mesma ação. Mas, geralmente, sempre tentam de várias formas extra-judiciais resolver com o querelado porque é bem mais barato que bancar uma ação judicial e, pior, correr o risco de indenização material e moral se não forem comprovadas as alegações anunciadas na peça pórtica.

Tudo de bom.
KURTGU 01/02/2016 15:55:42
#456851
Citação:

:
Episcopal

Então o [Ô]BO[Ô] é contra eu usar o VB6, e não contra o meu registro do sistema. é Isso?

Exatamente.

Lembrando que quem anuncia utilizar uma ferramenta (exemplo VB6) é passível de investigação (chama-se [Ô]inquerito[Ô] e acontece no âmbito policial) para averiguar se houve violação de direitos autorais e futura ação judicial (segunda fase do procedimento) para inculpar ou inocentar o denunciado.

Investigações deste tipo e ações judiciais, via de grande regra, sempre são iniciadas apenas por impulso da parte (fabricante / desenvolvedor / construtor / autor) que sentir-se lesado. No Brasil, quanto um perito é designado para ir averiguar se determinado computador possui software ilegal, o magistrado (não é juiz, porque juiz é o estado, a pessoa que julga representando o estado é o magistrado) defere uma liminar, para pegar a pessoa de surpresa e evitar que ela apague/delete do computador principal e, na saída do oficial de justiça (que se faz acompanhar por um perito) volte o programa pirateado de um backup qualquer.

Mas assim... é coisa dificílima de ocorrer, somente quando existe um grande volume pirateado, como gravações de DVD, de pen-drives, sites com oferta de download de software crackeado e afins.

Contudo, matem-se a orientação dada na resposta anterior: mantenha-se legalizado, nem que seja pelo uso de software gratuito/open source.

PS: Atenção sempre à licença GPL/GNU, BSD e demais. Exemplo: GNU define que o software é gratuito e open source (são coisas distintas), mas que todo aplicativo em que ao mesmo for anexado deverá ser gratuito também; isto remete à questão que software feito para Linux não poderia ser cobrado se anexado à ele (na prática funciona diferente e o entendimento dos magistrados é outro, acaba sendo uma Lei que não é aplicada).

Eu, por exemplo, uso PostGreSQL como banco de dados, dentre vários outros motivos, porque PostGreSQL tem licença BSD, ou seja, é open source, gratuito e o que fizer uso dele (PostGreSQL) pode ter valor comercial (mensalidade) desde que se cobre pelo aplicativo e não pelo PostGreSQL.

Tudo de bom.



Resumindo Pega nada, se fosse assim 99,99 % da populacao estaria na cadeia..Por uso de sistema piratas, trabalho na prefeitura nao irei falar aonde mais ate la usam windows pirata kkkkkkk
KURTGU 01/02/2016 15:57:19
#456852
Ms ta tao preocupada com isso que distribui licenca a torto e a direito exemplo eu na minha faculdade tenho SEGUNDO ELES DIREITO A SOFTWARES DA MS ja baixei o visual studio umas 20 vezes e sempre com serial diferente...Resumindo tão nem ai...
SINCLAIR 01/02/2016 16:53:42
#456857
Olá, Kurtgu

De fato a Microsoft está despreocupada.

Mas a vida tem curvas. Um colega aqui da cidade foi notificado pela Adobe e pela Microsoft por uso indevido de software para desenho de caçambas (adobe) e por windows (Microsoft).

Os procuradores das autoras são um escritório de Porto Alegre (tal escritório representa a Adobe e a Microsoft no território brasileiro).

Multa pesadíssima. Constrangimento. Fizeram um acordo no decorrer da ação e o polo passivo (antigo réu) comprometeu-se a pagar pelos softwares em 12 prestações de igual valor, depositados em conta do Banco do Brasil, dentro do fórum. Foi a melhor alternativa.

Para o ambiente acadêmico, que é o seu caso, as empresas têm interesse em disseminar suas versões Community (incluindo a Oracle, com o MySQL).

Como eu disse, é difícil ter que enfrentar uma situação destas, mas... tem curvas na vida. Sempre bom, quando com fins comerciais, estar sempre amparado e respaldado pela legislação.

Tudo de bom.
NICKOSOFT 01/02/2016 17:57:16
#456862
Citação:

:
Olá, Kurtgu

De fato a Microsoft está despreocupada.

Mas a vida tem curvas. Um colega aqui da cidade foi notificado pela Adobe e pela Microsoft por uso indevido de software para desenho de caçambas (adobe) e por windows (Microsoft).

Os procuradores das autoras são um escritório de Porto Alegre (tal escritório representa a Adobe e a Microsoft no território brasileiro).

Multa pesadíssima. Constrangimento. Fizeram um acordo no decorrer da ação e o polo passivo (antigo réu) comprometeu-se a pagar pelos softwares em 12 prestações de igual valor, depositados em conta do Banco do Brasil, dentro do fórum. Foi a melhor alternativa.

Para o ambiente acadêmico, que é o seu caso, as empresas têm interesse em disseminar suas versões Community (incluindo a Oracle, com o MySQL).

Como eu disse, é difícil ter que enfrentar uma situação destas, mas... tem curvas na vida. Sempre bom, quando com fins comerciais, estar sempre amparado e respaldado pela legislação.

Tudo de bom.


por isso ai q disse q se der na telha vao tentar caçar tudo.....
pra usar o VB ou VS o Windows seria um pre requisito, se analisando o software notam qq ligação com office, ele vai entrar na dança tmb....vao procurar tudo, vai q um é pirata.....
tempo de faculdade tenho um win7 pro e um vs2010 ultimate, e até acho o 2010 a ide mais leve do VS.....
SINCLAIR 02/02/2016 08:28:16
#456907
Bem, colegas...

Bom dia a todos.

Creio que as informações sobre a legislação de meu conhecimento, através de vivência, experiência e formação, foi já repassada nas minhas respostas. Neste tópico, acredito eu, nada mais tenho para oferecer.

No mais, resta o conselho: nenhuma pirataria, isto é crime e, sobretudo para quem vive de software, é uma prática autofagista.

Boa sorte a todos.
SINCLAIR 05/02/2016 13:51:51
#457149
E então, Tiago007...

Faz 13 dias que você abriu o tópico, muitos usuários (inclusive eu) deram em detalhes respostas para sua pergunta, mas você ainda não se manifestou.

Podes encerrar o tópico?
Página 2 de 3 [28 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas