DI?RIO DE CLASSE

JASONVSFREED 28/04/2015 18:04:20
#446208
Pessoal sou professor e estou cheio dessa droga de diário físico, estou querendo uma ajuda do pessoal do fórum, uma ideia de mais ou menos de onde partir pra criar um aplicativo com a finalidade de substituir diário de classe qse todo país não usa mais diário físico e infelizmente nosso estado (AM) ainda usa essa droga de diário físico...

fiz um no excel mais me deparei com alguns problemas e desisti resolvi fazer um aplicativo. mais não estou sabendo por onde começar. tenho pouco conhecimento de BD no ACCESS msm pois em outros não sei fazer estou estudando agora mysql mais vai demorar um pouco pra mim aprender. acredito q o segredo é o BD ou não


Planilha Atualizada
NICKOSOFT 29/04/2015 07:07:49
#446214
kkkk doce ilusão, estou em um município de sp e sim tem o diário físico....
depende o q vc realmente quer.....
se for pontuar presença ou falta, vc pode fazer sem muita dificuldade, pode montar até num grid a exibição.....

bem resumido vc precisaria da tabela com um campo aluno, dia, situacao
aluno vc terá o nome, no dia vc vai inserir o dia da aula, e em situação vc vai preencher presença ou falta....
se exibir num grid vai parecer seu diário físico....e no próprio grid vc pode ir preenchendo e atualizar o BD

acredito q seria a forma mais simples e primitiva de se elaborar algo assim...existem formas muito mais profissionais e complexas de elaborar isso....veja q da forma como disse cada dia vc vai repetir o registro fulano de tal, dia tal, situação, amanha se repete o registro fulano de tal, dia tal diferentes de ontem, situação...se colocar 200 dias letivos, vc terá 200x o fulano de tal, e numa sala de 30 alunos, no fim do ano bem capaz de ter até mais de 6000 registros.....ai entra uma modelagem mais apurada do banco de dados, relações e por ai vai.....
mas pense inicialmente da forma mais simples como disse no começo, e veja se sai o q precisa....essas outras etapas vem conforme vc levantar as necessidades e descobrir os pontos fracos do sistema....
NICKOSOFT 29/04/2015 07:10:41
#446215
vou dar uma olhada numa formula pra computar as faltas no Excel....quem sabe já resolve com algo q tem pronto....
JASONVSFREED 29/04/2015 08:42:19
#446219
vlw pela dica
TUNUSAT 29/04/2015 09:31:09
#446221
JASONVSFREED,

Se quiser podemos montar um software. Mas só topo montar em VB.Net ou C#.Net com algum dos bancos: Access, MySQL, SQL Server FREE ou Oracle FREE. Nada de VB6! Talvez VBA... ahhh ... acho que não.

Para fazer isto precisamos levantar todas as especificações que você vai querer que apareça. Exemplos: Nome do Aluno, Notas, Ano, Semestre, Bimestre, Nota de Trabalho, Observações, etc.
Tive até uma ideia aqui.
Podemos até melhorar o diário físico colocando pontos de observação que são mais personalizados. Por exemplo: O aluno número 1 sentiu dificuldade em um ponto específico de determinada matéria. Passar cinco exercícios de lição de casa SOMENTE para este aluno (ou estes alunos). Vamos bater onde está fraco... se ele não quiser permitir que o ajudemos ... bom ... eu não gosto de falar palavrão...

Okay... a ideia e convocar quem estiver afim de participar para criar uma força-tarefa (Nota Ruim: isto já foi tentado várias vezes aqui sem sucesso). Senão podemos fazer só nós... Se conseguir algumas pessoas existem até sites de gerenciamento de versionamento gratuitos na internet.

Me chama se estiver afim.

[][ô]s,
Tunusat.
NETMANIA 29/04/2015 10:08:49
#446222
No DF já usa o sistema de diário eletrônico usando uma planilha Excel e que os professores transportam os dados para um servidor da secretaria de ensino do Distrito Federal (base MySQL).

Você pode se inspirar neste aqui para fazer a sua versão -> http://www.cre.se.df.gov.br/
JASONVSFREED 29/04/2015 10:20:07
#446223
toda ajuda é bem vinda vlw pela ajuda pessoal vamos fazer e deixa aqui no site pois é pra quem quiser não só pra resolver meu problema mas os demais colegas com o mesmo problema

gostei da ideia

Citação:

Tive até uma ideia aqui.
Podemos até melhorar o diário físico colocando pontos de observação que são mais personalizados. Por exemplo: O aluno número 1 sentiu dificuldade em um ponto específico de determinada matéria. Passar cinco exercícios de lição de casa SOMENTE para este aluno (ou estes alunos). Vamos bater onde está fraco... se ele não quiser permitir que o ajudemos ... bom ... eu não gosto de falar palavrão...

Okay... a ideia e convocar quem estiver afim de participar para criar uma força-tarefa (Nota Ruim: isto já foi tentado várias vezes aqui sem sucesso). Senão podemos fazer só nós... Se conseguir algumas pessoas existem até sites de gerenciamento de versionamento gratuitos na internet.

Me chama se estiver afim.



Tunusat e netmania

vamos estudar uma maneira
JASONVSFREED 29/04/2015 10:38:12
#446225
Já trabalhei aqui http://academico.ifam.edu.br só que meu contrato acabou

é bem interesse poderíamos estuda algo similar
NICKOSOFT 30/04/2015 06:12:15
#446236
Vi formulas no excel pra cintagem de caracteres, mas nao consegui fazer funcionar, se procurar no google vai encontrar o site da propria microsoft demonstrando uso similar
JASONVSFREED 30/04/2015 14:14:28
#446254
vou da uma olhada por lá
JASONVSFREED 30/04/2015 16:17:48
#446259
Encontrei isso aqui gostaria da ajuda pra modificar acredito que a ideia é a mesma

Página 1 de 3 [30 registro(s)]
Faça seu login para responder