DI?RIO DE CLASSE

JASONVSFREED 30/04/2015 16:29:50
#446261
mais um exemplo
TUNUSAT 03/05/2015 14:46:18
#446312
JASONVSFREED and ALL,

Deixo aberto um convite para qualquer programador que quiser ajudar. Somente mil convites por programador... KKKKK!

Comecei a brincar de fazer um [Ô]DED[Ô] - Diário de Classe Digital (pode ser outro nome, isto é só uma sugestão). Fiquei com várias dúvidas...

Me fala se você acha que vale a pena fazer, se é viável, se é isto que você que e qualquer modificação ou qualquer assunto extra e talz, não quero fazer algo que você acha inútil, entende?
Por motivo de um gosto meu, prefiro primeiramente identificar todas as tabelas do banco de dados.
Anexo um arquivo Access 2007 ou superior.

Estou me baseando no seu arquivo Excel para fazer um esboço. Como estou fazendo? Estou olhando as abas, por exemplo:

ABA
- Capa do Diario de Classe -> Identifiquei uma tabela do Banco de Dados. Criei então a seguinte estrutura:

* Observação: Nome da Tabela e nomes dos campos NÃO usam acentuação.

[Ô]tblDiarioClasse[Ô] com os campos:
= CodigoDiarioClasse - Texto - (PK) - Número do Diário de Classe. Exemplo: [ô]2015MAT[ô];
= Escola - Texto - Nome Completo da Escola
= CodigoMunicipio - Texto (FK) - Código do Município
= Nivel - Texto - Componente Curricular
= CodigoMateria - Texto (FK) - Componente Curricular
= Ano Letivo - Data/Hora- Primeiro dia Letivo
= CodigoProfessor - Texto (FK) - Código do Professor

Outra tabela:
[Ô]tblProfessor[Ô]
= CodigoProfessor (PK)
= Nome
= Telefone

Outra tabela:
[Ô]tblMateria[Ô]
= CodigoMateria (PK)
= Nome

Outra tabela:
[Ô]tblMunicipio[Ô]
= CodigoMunicipio (PK)
= Nome

* Observação: Como ficou óbvio, as tabelas acima tem relacionamentos.
* Legenda:
- (PK) - Primary Key - Cahve Primária
- (FK) - Foreign Key - Chave Estrangeira

ABA
- Inst. uso e Preenchimento
* Esta aba é estática, não tem informações que se alteram com o [Ô]tempo[Ô] (somente caso aconteça uma mudança de diretrizes no ensino), é só informativa.

ABA
- A Av. Sub. do Ensino
* Esta aba é estática, não tem informações que se alteram com o [Ô]tempo[Ô] (somente caso aconteça uma mudança de diretrizes no ensino), é só informativa.

ABA
- Nome dos Alunos
[Ô]tblAlunos[Ô]
= CodigoAluno
= Nome
= Telefone
= Observação

ABA
- Componente Curricular

Esta aba tem informações diferentes:
- Anotações da Frequência às aulas dadas - [Ô]POR ALUNO[Ô] - Seria uma anotação de presença dos alunos? Aqui precisamos de um relacionamento entre a tabela ALUNOS e uma tabela Presença.

[Ô]tblPresenca[Ô]
= CódigoAluno (PK Composta e FK)
= Data (PK Composta)

* Observação: A Chave Primária desta tabela é composta por dois campos.

- CONTEÚDOS/ATIVIDADES CURRICULARES MINISTRADAS - Cada aula tem um uma [Ô]meta[Ô] a ser cumprida... um tema a ser passado. Isto qualifica a aula? Pode ser alterada? E se a meta não for cumprida? é relevante guardar esta informação aqui?!? Vamos supor que sim.

[Ô]tblAtividade[Ô]
= CodigoAtividade (PK)
= Nome

ABA
- ANOTAÇÕES COMPLEMENTARES (ASPECTOS RELEVANTES /DIFICULDADES ENCONTRADAS) - Uma tabela de anotações Gerais? Baseia-se no aluno, baseia-se no dia? é totalmente geral?!? Vou criar uma tabela e deixa-la sem relacionamento.

[Ô]tblAnotacao[Ô]
= CodigoAnotacao (PK)
= Anotação (MEMO)

- MEDIDAS ANTROPOMéTRICAS
+ DATA
+ DADOS
* PESO;
* ALTURA;
* ENVERGADURA;
* OBSERVAÇÃO;

Este dados são medidos regularmente (DATA)? Digamos que sim... No máximo uma vez por dia, né?

[Ô]tblMedidas[Ô]
- CodigoAluno - (PK e FK)
- Data (PK)
- Peso
- Altura
- Envergadura
- Observação

* Observação: Esta tabela também tem uma chave primária composta.

[][ô]s,
Tunusat.

JASONVSFREED 04/05/2015 09:41:39
#446327
TUNUSAT acho q o BD é isso msm se não falta alguns campos q com tempo nos podemos add mais acredito que é por ai msm que estamos no caminho certo

oBS.:
Citação:

Este dados são medidos regularmente (DATA)? Digamos que sim... No máximo uma vez por dia, né?

[Ô]tblMedidas[Ô]



nunca preenchi esses dados no diário físico rsrsrsr mais tem no diário só fiz passa do que tá no papel pra excel
TUNUSAT 04/05/2015 10:57:30
#446330
JASONVSFREED,

OKay.
Então vamos arredondar o Banco de Dados e depois eu posso começar a codificar. Estude as tabelas, veja o que é importante acrescentar ou retirar, tanto em campos como em tabelas mesmo. Os relacionamentos entre tabelas também precisam ser bem definidos para não precisamos modificar depois.
Farei isto em três camadas estilo Windows Forms. Você prefere VB.Net ou C#?

[][ô]s,
Tunusat.
JASONVSFREED 04/05/2015 15:16:52
#446344
o pouco conhecimento que tenho é vb.net
TUNUSAT 04/05/2015 15:44:36
#446346
JASONVSFREED,

OKay, VB.NET.
A partir de quarta, começo a montar uma estrutura e vou te passando e explicando aos poucos.
Mas não esqueça de analisar o Banco de Dados para trocarmos uma idéia. Por exemplo: Não relacionei de nenhuma forma a tabela Aluno o a tabela Professores ... Acho que precisamos de pelo menos algo como, por exemplo: O professor [Ô]José[Ô] dá Aula para turma [Ô]3A[Ô]. O Aluno [Ô]João[Ô] estuda na turma [Ô]3A[Ô].

[][ô]s,
Tunusat.
TUNUSAT 07/05/2015 21:47:56
#446470
JASONVSFREED,

Não recebi as telas. Me manda no meu e-mail, okay?

Já comecei a montar o sistema, quero fazer mais ou menos isso:

-------------------------------------------------------------------------------------
.NET - Definindo um infra-estrutura baseada em camadas
http://www.macoratti.net/09/01/net_arq1.htm
-------------------------------------------------------------------------------------
VB .NET - Criando uma aplicação em camadas (de novo)
http://www.macoratti.net/09/02/vbn_3cam.htm
-------------------------------------------------------------------------------------
VB.NET - Aplicação de acesso a dados em 3 camadas - parte 1
http://www.macoratti.net/vbn_a3c1.htm
-------------------------------------------------------------------------------------

Se você quiser já posso te mandar um esboço e explicar passo-a-passo o que estou fazendo.
Precisamos terminar de definir a estrutura do Banco de Dados! Isso é muito importante!

[][ô]s,
Tunusat.
JASONVSFREED 09/05/2015 20:57:40
#446524
tunusat acredito que o BD tá excelente melhor que isso estraga rsrsr
TUNUSAT 12/05/2015 21:49:26
#446575
JASONVSFREED,

Estou aqui revisando os relacionamentos errados no Banco de Dados:

- Um Diário de Classe pode ter uma ou várias Matérias, uma Matéria estar em um ou vários Diários de Classe (‘N’ para ‘N’);
- Uma Turma tem um ou vários Alunos, uma Aluno por estar em uma ou várias Turmas (‘N’ para ‘N’);

Acho que em ambos os casos não dá para fugir de uma tabela “quebra-galho” para relacionar ‘N’-‘N’ ...

Agora apareceu uma dúvida!

- Um professor ministra aula para uma ou várias turmas...
... mas é certeza que uma turma tem um e somente um professor?

E o professor substituto?!? Existiria esta condição?

[]’s,
Tunusat.
JASONVSFREED 13/05/2015 03:28:52
#446576
amigo

Citação:

Agora apareceu uma dúvida!

- Um professor ministra aula para uma ou várias turmas...
... mas é certeza que uma turma tem um e somente um professor?

E o professor substituto?!? Existiria esta condição?



no meu caso só ministro matemática, ministro aulas somente para 5 tumas mais varia muito de disciplica pois tem um professor na minha escola que ministra pra 14 turmas pois ele da aula de Filosofia e só tem uma aula por semana em cada turma e na rede Estadual professor substituto a condição é a msm
Página 2 de 3 [30 registro(s)]
Faça seu login para responder