DUVIDA FINANCEIRO/FLUXO DE CAIXA/BANCO

FBGSYSTEMS 18/09/2015 10:17:54
#451539
Bom dia galera.
Estou implementando parte de controle de saldo bancário no meu sistema.
Porém veio uma duvida, ele é um controle conjunto com o financeiro(despesa e receita), porém temos as taxas e dias de diferença entre pagamento e crédito na conta.
Tendo isso em vista tenho 2 dúvidas:

- As taxas de cartão de debito e crédito, como devem ser descontadas ? diretamente no valor do saldo bancário, ou cria-se um registro de despesa do % configurado?

- A questao da data do credito na conta, como funciona ? Pois por ex, o boleto pode ser pago no dia 10, porem o saldo entraria entre dia 12 ou 13.

Agradeço se alguém puder ajudar.
NILSONTRES 18/09/2015 11:23:49
#451544
Eu bati a cabeça muitos anos com fluxo de caixa, acabei acertando um, nesse, demorei quase dois anos para chegar ao final, e mesmo assim você não satisfaz a todos.
Você nunca vai conseguir datas exatas, Exemplo, Boleto de Banco, Alem do cliente não pagar em dia, é claro(rsrsrs), cada banco pode lançar o valor de maneira diferente.
Alguns lançam no dia seguinte, outros, dois dias depois, assim como cheques Etc.... Então todos as datas são consideradas datas previstas e se consolidam quando o pagamento for realmente efetuado, e ou recebimento for baixado.
O pior de tudo é ver que nem 10% Utilizam. Quando descobrem que é preciso alimentar o sistema para se ter o retorno, a preguiça e falta de organização que impera na maior parte da industria e comercio Brasileiro, acaba falando mais alto e deixam de lado.
BADJECO 18/09/2015 14:48:01
#451554
Amigo , estou passando o mesmo problema ,a principio , so posso te passar oque eu to tentando aqui

1°.: Crie uma treeview para seus centros financeiros ,Ex.: Dinheiro, Contas a pagar , Despesas ,Taxas de Cartao e por ai vai , com tempo te mostro o que eu fiz aqui
2°.: Crie um campo nas tabelas que vão entrar nesse fluxo para a CONTA FINANCEIRA QUE VAI PAGAR e a CONTA FINANCEIRA QUE ESTA SENDO PAGA ,[Ô]Entrada e Saida[Ô]
3 ° .: Crie uma tabela onde voce vai agrupar essas movimentações [Ô]Apesar de parecer ruim, eu tentei usar os registros das proprias tebelas do exmplo 2°, e deu merda.[Ô]
3.1°.: A minha eu criei assim , [Ô]DATA,VALOR,CONTAENTRADA,CONTASAIDA, E SEJA LA OQUE MAIS VOCE QUIZER[Ô]

Assim fica simples ,

Voce faz um primeiro lançamento e diz o Saldo daquelas contas [Ô]SE TIVER[Ô] no inicio do sistema,
Sempre que for fazer uma movimentaçaos preencho os campo com a conta de onde tirou o dinheiro e pra onde foi,

Se eu quero saber o saldo em um dia X eu mapeio quanto tinha do 1 lançamento até o dia em questao.

Fluxo nao é complicado de entender , só e dificil de explicar , é tipo quando voce esta apixonado e uma vizinha mais gostosa se muda pra casa da frente. #joke

Se quizer a gente bate um papo sobre isso. mas é mais ou menos isso
NILSONTRES 18/09/2015 15:10:54
#451555
Citação:

Fluxo nao é complicado de entender , só e dificil de explicar , é tipo quando voce esta apixonado e uma vizinha mais gostosa se muda pra casa da frente


KKKK, Já passei por algo bem parecido.

O pior ainda é que um dos casos, a mais gostosa/Linda etc... era a própria irmã.
FBGSYSTEMS 18/09/2015 15:27:45
#451556
NILSON, concordo com voce quanto ao percentual de clientes que utilizarão isso. Porém os 10% que utilizam, fazem questão do sistema ter.

Bom vou contar como pensei em fazer:

Ja tenho uma tabela de finacneiro, onde salva o cliente / fornecedor, data, vencimento, pagamento, valor, valor pago etc

Uma tabela com a conta bancaria e seu respectivo banco.

Ai criei uma tabela para salvar a conta que sera creditada em caso de venda em cada uma das formas de pagamento que meu sistema disponibiliza.

E criei uma tabela chamada Fluxo onde salvarei o codigo de origem do financeiro, codigo da conta bancaria, valor do registro, historico e saldo.

Ai pensei tambem em criar uma janela em caso de transferencia de valor de uma conta para outra da empresa.

Estou no caminho certo ? Acredito que não esteja longe do que o BADJECO falou.
BADJECO 18/09/2015 15:34:35
#451557
Ta na trilha certa cara! mandou muito bem!
Só fica atento com esse lance de data , Como voce disse no inicio , o boleto e pro dia X e o cliente paga no dia Y , problema dele, o valor vai ficar na conta que voce mandou ate ela ser quitada, no caso ai de passar a data , é so fazer algo pra mandar pra uma conta de devedores
e por ai mesmo , se formos levar como nosso amigo ai falou , daqui a 2 anos voce ta craque! #joke

E só voce levar pela logica de que o movimento sempre tenha ,uma conta de saida , de entrada , data e o valor .
o resto e so voce estipular que operaçoes estarao obrigadas a esses termos .

Aqui eu uso esta M@#!#!@3 do C@!#!#!& até pra nota fiscal. é um inferno.
FBGSYSTEMS 18/09/2015 15:42:51
#451558
O que pensei com relação a data é:

- Assim que o registro financeiro for baixado(data de pagamento e valor ok), eu crio um registro no fluxo da conta com x dias apos a data de pagamento para o valor cair como saldo disponivel.
Foi o jeito que pensei, pq é embaçado mesmo, se o fulano paga o boleto pelo mesmo banco o prazo é um.. se paga em outro banco, é outro.. se paga na lotérica ainda é outro.
Não sei dizer o qual é, mas reparei isso para meus boletos.
BADJECO 18/09/2015 16:00:36
#451561
Crie um para quando voce gera e um pra quando voce quita .
Se nao depois voce nao sabe de onde veio

A ideia toda começa nas contas
Da uma olhada em um relatorio que eu to fazendo aqui agora , isso aqui [Ô]Segundo meu chefe[Ô] é a alma de um fluxo finaceiro

Após esse eu vou fazer um de Extrato ,esse vai detalhar as movimentaçoes conta por conta / dia a dia


FBGSYSTEMS 18/09/2015 16:10:18
#451562
Negócio doido eim cara !!!

Creio que meu caso seja mais simples.

Entao terei que ter uma campo para [Ô]data baixa[Ô] e outro para [Ô]data credito/debito[Ô]?
Dessa forma eu teria que uma vez por dia, varrer esses registros com data do credito igual a data atual afim de gerar a coluna saldo do relatório.
BADJECO 18/09/2015 17:14:07
#451563
[Ô]Entao terei que ter uma campo para [Ô]data baixa[Ô] e outro para [Ô]data credito/debito[Ô]?[Ô]

Não , voce vai criar um lancamento quando gerar a divida , e OUTROS quando for quita-la

Seguinte , eu faço assim

Voce gera uma divida de 1000 pro cliente , gero um lançamento na conta [Ô]Divida[Ô]
Ele vem e te paga : 100 em dinheiro , 200 em cheque e 200 em cartao

No caso do dinheiro : Eu tiro 100 da conta Divida ,Se esse dinheiro foi entregue em mao , eu mando para conta Dinheiro , se Foi depositado no banco eu mando para conta Itau

no caso do cheque : Eu tiro 200 da conta Divida , e mando pra conta Cheque , quando esse cheque compençar , eu mando pro Itau , se nao ,mando pra Cheques Devolvidos

No caso do cartao : Eu tiro 200 da conta Divida , e mando pra conta Cartao Credito ou pro Cartao Debito, quando esse cartao for compensado pelo banco eu mando 190 pra conta Itau e 10 que seria a taxa dele pra conta Taxa Cartao

Entao , logo , eu tinha 1000
Tirei 100 , tirei 200 e 200 , sobraram 500 lembra ?
Esses 500 continuam na Divida , Viu ? Easy!
é claro , voce pode dizer que o cliente paga uma vez só mas ... Vai que! e garanto que vai....


SINCLAIR 19/09/2015 10:15:47
#451587
Colega,

Eu uso tres datas

X) Data de emissao da conta
Y) Data de vencimento
Z) Data de quitacao

O boleto sai com data de emissao X (data de emissao), com vencimento para data Y (data de vencimento). Qualquer que seja a data que o cliente pague, o banco vai lançar na conta data data Z (data de quitacao/efetivação do crédito ou débito).

Quando se faz relatório de contas a pagar/receber, deve-se sempre considerar a data de quitação para contas efetivadas (sejam a pagar ou a receber)

Quanto às taxas e tarifas bancárias, eu lanço em valor mesmo (R$) que vem no arquivo de retorno para um fornecedor (cada banco que opera nos meus clientes, é cadastrado como um fornecedor, porque afinal de contas é mesmo um fornecedor de serviços). E as taxas/custas tarifas foram pagas para este fornecedor de serviços, que é o banco e precisa estar cadastrado como fornecedor.

Ainda mantenho um relação [Ô]de <-> para[Ô] entre as contas porque se eu excluir um boleto (conta a receber) que cobraria do cliente, deve excluir a respectiva conta a pagar de taxas/tarifas/custas ao fornecedor de serviços que faria a operação (o banco, no caso).

Tudo de bom.




Página 1 de 2 [18 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas