DUVIDA FINANCEIRO/FLUXO DE CAIXA/BANCO

NLSOLUCOES 19/09/2015 11:29:35
#451589
kkk é osso mesmo

Faz uns 45 dias que por solicitação dum cliente precisei começar a repensar num novo CR/CP, mas ao fazer uma análise bem detalhada percebi que o buraco é mais em baixo.

Cheguei numa conclusão, precisa de módulos como :
-Centro de custo
-Plano de Contas
-Contas a Receber
-Contas a Pagar

Este PDF que o [txt-color=#0000f0]BADJECO [/txt-color] postou, é parte do plano de contas.

é aí que a empresa terá detalhes sobre o CR/CP, tudo em cima do plano de contas.
Terá o controle sobre todos os setores, funcionários, produtos e serviços da empresa, qual está dando lucro ou prejuízo.

Mas devido a outras solicitações do mesmo cliente, montei o diagrama e parei na modelagem.

Estou ferrado pois terei que aproveitar os dados do CR/CP já em produção há alguns anos.

[txt-color=#0000f0]FBGSYSTEMS[/txt-color], espero que o seu seja simples e se for, pegue a dica do [txt-color=#0000f0]ZEUZEBIO3[/txt-color], que é bem funcional.

Boa sorte !!!
SINCLAIR 19/09/2015 13:54:44
#451592
Complementando meu post anterior...

Em relação aos grupos, eu coloquei no sistema um [Ô]Treeview[Ô] e, assim, deixo o cliente criar a estrutura que bem desejar para o plano de contas dele, sem limite.

Nas contas e documentos que criam contas (como faturas da NFe, por exemplo) deixo o cliente escolher o lançamento (no plano de contas) onde cada conta vai ser aplicada.

Tudo de bom.
BADJECO 21/09/2015 09:26:33
#451615
Eu faço exatamente como o [ZEUZEBIO3] diz , essa tree que é a alma do negocio .
FBGSYSTEMS 21/09/2015 10:56:33
#451623
Galera. Agradeço a ajuda de todos amigos ai.

Acredito que minha dúvida se limite apenas a saldo em contas bancárias.
Para simplesmente gerar algo parecido com isso:

Data | Origem/Destino | Historico | Entrada | Saida | Saldo
10/10 | Fornecedor | teste | 100,00 | | 100,00
10/10 | Cliente | teste | | 210,00| 210,00


A parte de CR e CP já tenho toda pronta. Meu caixa alimenta o CR, tenho já entrada de mercadorias que lança no CP as contas, os usuarios podem lançar CP e CR avulsas e tudo ja vinculado ao plano de contas(funciona exatamente da mesma forma que o treeview do ZeuZebio) para mostrar em relatórios contas pendentes, recebidas e/ou separadas por contas exatamente para a empresa ver por área a movimentação de grana.
SINCLAIR 21/09/2015 13:07:26
#451629
Então colega...

Resumindo sua dúvida é assim:

Citação:


- As taxas de cartão de debito e crédito, como devem ser descontadas ? diretamente no valor do saldo bancário, ou cria-se um registro de despesa do % configurado?

- A questao da data do credito na conta, como funciona ? Pois por ex, o boleto pode ser pago no dia 10, porem o saldo entraria entre dia 12 ou 13.



No primeiro caso lance as taxas de cartão crédito/débito para o fornecedor [Ô]Visa[Ô] ou [Ô]Credicard[Ô], etc. é um fornecedor de serviços e o preço dele são as taxas.

No caso de crédito na conta, a data de quitação da conta tem que ser a data de efetivação do crédito. Exemplo: vencimento para 21/09, cliente pagou hoje, portanto em dia, mas efetivação na conta somente em 23/09, logo data de quiatação é 23/09 porque somente neste dia é o dinheiro poderá ser usado pela empresa (até 23/09 poderia haver extorno/cancalmento do pagamento - por parte do banco - em função de pagamento ter sido feito com cheque sem fundos, por exemplo).

Tudo de bom.
FBGSYSTEMS 22/09/2015 17:57:00
#451704
Com relação às taxas, voces fazem isso de forma automatica ou deixa a cargo do usuário cadastrar quanto ele gastou com essas taxas ?
FBGSYSTEMS 22/09/2015 19:01:52
#451709
é galera então vou fazer a criação do registro na tabela de fluxo no mesmo momento da baixa no meu CR/CP, fazer a atualização em X dias apos o pagto realmente não dá certo.
Então caso o cliente de baixa na data de pagamento e não na data de liberação do crédito ele terá um resultado errado em sua conta e não tem o que fazer, correto ?
SINCLAIR 23/09/2015 08:03:39
#451727
Colega FBGSYSTEMS,

Os valores de taxas/custas/tarifas eu pego diretamente dos arquivos de retorno do banco.

Quando é pago diretamente na empresa, vai depender da forma de pagamento e do tipo de canal que se recebe.

Exemplo: cartão visa é um canal de recebimento. Banco do brasil é um canal de recebimento.

Eu cadastro estes canais de recebimento, com a informação que boleto paga-se x reais mais y%, se for cartão de crédito é x reais com z% e asism por diante. Sempre que se paga uma conta usando um canal de recebimento eu calculo conforme os valores em reais e percentuais do canal de recebimento. Mas se for retorno bancário eu desconsidero o que está informado no cadastro do canal de recebimento e pego diretamente do arquivo de retorno (ou seja, o arquivo de retorno se sobrepõe aos calculos do canal de recebimento, se não for via arquivos de retorno, então faço os calculos)

Tudo de bom.
Página 2 de 2 [18 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas