EDITOR DE CIFRAS VB6

PALMIRA 14/07/2011 14:45:34
#379156
se nao for pedir muito quando tiver um tempinho voce pode me dar um exemplo de como usar um listbox neste caso especifico que voce falou. desculpe meu pouco conhecimento. e obrigado por ajudar.

MARCELO.TREZE 14/07/2011 14:56:17
#379158
to com seu projeto aqui e estou analizando, bom porém não tenho experiencia nenhuma em cifras.

gostaria de saber alguma coisas, tipo:

a cifra tem lugar especifico emcima da letra da musica, digo posicionamento da cifra em cima da letra?

vc mudaria com frequencia estas cifras?

estas letras e cifras vc pretende puxar de algum arquivo texto?
PALMIRA 14/07/2011 22:29:48
#379212
bom vamos por parte

1-as cifras sao colocadas em lugares já pre-determinados nao podendo sair do lugar pois a musica ficaria errada apenas musicos experientes tocam mesmo estando fora do lugar consertando na hora de tocar. Mas nao se pode mudar de lugar os acordes.

2-a frequencia de mudança depende se ficar dificil para se cantar ou toca-la neste caso sim mudaria os acorde que chamamos de transposição podendo ser acima ou abaixo.
exemplo: mudança acima onde for A (la maior) se eu mudar meio tom acima este acorde ficara A#(la sustenido maior)
se for abaixo A (la maior) se eu mudar meio tom abaixo ficara Ab (la bemol)

as mudanças de meio tom podem ocorrer 12 vezes passando por todas as notas desta forma: C,C#,D,D#,E,F,F#,G,G#,A,A#,B quando chegar na ultima inicia no C novamente. é importante saber que quando eu clicar para mudar meio tom acima modificara apenas uma vez e cada vez que eu clicar de novo no botao ira sempre para o proximo acorde.

entao se tiver uma musica assim

1ª linha-Cifras(acordes) C F C G
2 ª linha- letra da musica ___ Fico feliz em vir em tua casa eguer mnha voz e cantar

o trecho da musica acima mostra os acorde (C-do maior), (F- fa maior), (C-do maior), (G-sol maior)

quando eu clicar em um botao para mudar de tom todos estes acordes serao modificados meio tom acima ficando assim apos a mudança.

resultado esperado:

1ª linha-Cifras(acordes) C# F# C# G#
2 ª linha- letra da musica ___ Fico feliz em vir em tua casa eguer mnha voz e cantar

entao dizemos que a musica foi alterada meio tom acima e todos os acordes da musica sofrem a mesma alteração de meio-tom acima e se mantem no mesmo lugar.

3-em relação as letras eu costumo copiar do word de musicas que ja tenho cifrada ou da internet e colar em um textbox ou richtexbox ou eu mesmo digita-la colocando os acordes.

as cifras sao codigos e letras que representam os acordes

a uniao das notas musicais e das 7 primeiras letras do alfabeto nos da qual a nota estara associada a cada acorde

notas musicais: la si do re mi fa sol
letras do alfab.: A B C D E F G

por isso lemos [Ô]A[Ô] seu nome será la maior pois a letra maiuscula esta sem a letra [Ô]m[Ô]
se tivermos [Ô]Am seu nome será la menor pois a letra maiuscula esta acompanhada da letra [Ô]m[Ô]

e assim para todos os acordes sao lidos da mesma maneira

acorde com sinais(#)
significam sustenido [Ô]A#[Ô] seu nome será La sustenido por causa do simbolo
ou [Ô]A#m seu nome será la sustenido menor por causa do simbolo e da letra [Ô]m[Ô]

o que precisa alterar é somente as letras maiusculas e ou numeros e as outras letras apos nao podem ser alteradas tendo que contiunuar acompanhando os mesmos acorde.

exemplo; C9 mudando meio tom ficara C#9.



espero ter conseguido te explicar pois o assunto é muito amplo. agradeço se puder me ajudar.



MARCELO.TREZE 15/07/2011 12:34:57
#379266
Bom já posso começar a cantar amanhã rs, sim entendi o que deseja e tive um idéia legal pro seu projeto vou elaborar uma mudança no código que vc postou aqui e logo lhe retorno.
Página 2 de 2 [14 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas