HELP COM CRIA?ÃO DE API / WEB SERVICE COM BD MYSQL

KURTGU 16/02/2017 09:59:59
#471692
Pessoal preciso de uma ajuda, aqui aonde trabalho por ser do estado de são paulo pra eu abrir uma porta no proxy teria que mandar oficio até pro Michel temer, preciso muito de uma ajuda para criar uma API para conectar ao meu banco MySQL, e fazer um crud usando aplicação windows form, tentei usando varias formas mas não consegui chegar em um resultado bom. Não me deixam fazer o sistema em web como gostaria e comecei a fazer, pediram para fazer em windows form a conexão esta sendo bloqueada pelo proxy e vi uma ideia de um rapaz similar ao que estou tentando fazer, mais a realidade é que não estou conseguindo e preciso da ajuda de vocês.
KURTGU 16/02/2017 10:07:06
#471693
DS2T 16/02/2017 12:31:33
#471700
Você vai fazer usando WebService ou WebApi? Os dois usam Http e trabalham na porta 80, você não teria problema...
Vai fazer o WebService em PHP mesmo ou .NET? Tem alguma coisa pronta já?

Abraços!
KURTGU 16/02/2017 13:21:27
#471703
Citação:

:
Você vai fazer usando WebService ou WebApi? Os dois usam Http e trabalham na porta 80, você não teria problema...
Vai fazer o WebService em PHP mesmo ou .NET? Tem alguma coisa pronta já?

Abraços!



DS2T Cara tentei fazer fiz usando como base um tutorial de um cara no youtube usando php mais como não manjo de php, o login deu certo, mas para as outras coisas não consegui, ai joguei fora e partir pra pesquisar sobre outras formas de fazer isso.
GUIMORAES 16/02/2017 14:11:25
#471708
KURTGU,

Você precisa mesmo criar uma aplicação desktop, ou é porque ela tem que rodar em desktop?
Pergunto isto pois você pode criar uma SPA e compilar em desktop, assim você consegue ter uma aplicação web rodando em desktop, utilizando a web api que você terá que criar.

Agora, como vi acima, entendo que você já tem uma certa aproximação com .net, ou seja, criar uma api em PHP sem o mínimo de conhecimento na linguagem é dar tiro no escuro, principalmente para se fazer futuras manutenções.

Pois bem, se você não tem saída mesmo e precisa ficar com a aplicação desktop, o mais correto é criar a sua api em vb.net ou c#, e tentar a sorte.

Em uma breve pesquisa encontrei bastante conteúdo.

consumindo api
criando api e consumindo em c#
criando um web service
consumindo um web service
consumindo um web service 2

Ah, como o DS2T disse, ambas as tecnologias irão se comunicar pela porta 80, ou seja, realize um teste básico para verificar se você tem acesso a esta porta de comunicação, só assim você vai conseguir consumir um Web Service ou Web API externo.

Bem, depois de criar toda esta estrutura para comunicação via web, acho que é perder tempo desenvolver em desktop, visto que em uma SPA você consegue atender uma infinidade de coisas, como transformar sua aplicação web em desktop e mobile, mas cada caso é um caso.
KURTGU 16/02/2017 14:29:25
#471710
Citação:

:
KURTGU,

Você precisa mesmo criar uma aplicação desktop, ou é porque ela tem que rodar em desktop?
Pergunto isto pois você pode criar uma SPA e compilar em desktop, assim você consegue ter uma aplicação web rodando em desktop, utilizando a web api que você terá que criar.

Agora, como vi acima, entendo que você já tem uma certa aproximação com .net, ou seja, criar uma api em PHP sem o mínimo de conhecimento na linguagem é dar tiro no escuro, principalmente para se fazer futuras manutenções.

Pois bem, se você não tem saída mesmo e precisa ficar com a aplicação desktop, o mais correto é criar a sua api em vb.net ou c#, e tentar a sorte.

Em uma breve pesquisa encontrei bastante conteúdo.

consumindo api
criando api e consumindo em c#
criando um web service
consumindo um web service
consumindo um web service 2

Ah, como o DS2T disse, ambas as tecnologias irão se comunicar pela porta 80, ou seja, realize um teste básico para verificar se você tem acesso a esta porta de comunicação, só assim você vai conseguir consumir um Web Service ou Web API externo.

Bem, depois de criar toda esta estrutura para comunicação via web, acho que é perder tempo desenvolver em desktop, visto que em uma SPA você consegue atender uma infinidade de coisas, como transformar sua aplicação web em desktop e mobile, mas cada caso é um caso.



E ai velho blz, cara estou procurando uma alternativa para contorna isso, o meu banco esta hospedado na kinghost, em casa tenho total acesso tanto que aplicação estava quase totalmente terminada, mais ao ternar nas unidades vi que o proxy não me deixar conectar no banco da kinghost, o sistema é bem simples, Mais precisa do banco externo, sinceramente estou mais perdido que tudo nesta parte, sei trabalhar bem com Windows Form, comecei a desenvolver em ASP.NET mais O FDP escroto do meu chefe simplesmente disse que segundo ele o contrato e para desenvolvimento desktop, ai pra não perder a razão e mandar ele ir a merda, pedi mais tempo para pesquisar sobre uma solução, mais sabe aquele tipo de pessoa que não quer saber quer e pronto, estou aguentando mesmo pois preciso para o pagamento do termino da minha faculdade se não já tinha mandado tomar no meio do BRIOCO, desculpem o palavrão.
KURTGU 16/02/2017 14:31:01
#471711
Se eu conseguir um exemplo de crud, que contorne este bloqueio, o resto me viro meu problema maior tem sido isso...

GUIMORAES 16/02/2017 17:17:07
#471719
Citação:

E ai velho blz, cara estou procurando uma alternativa para contorna isso, o meu banco esta hospedado na kinghost, em casa tenho total acesso tanto que aplicação estava quase totalmente terminada, mais ao ternar nas unidades vi que o proxy não me deixar conectar no banco da kinghost, o sistema é bem simples, Mais precisa do banco externo, sinceramente estou mais perdido que tudo nesta parte, sei trabalhar bem com Windows Form, comecei a desenvolver em ASP.NET mais O FDP escroto do meu chefe simplesmente disse que segundo ele o contrato e para desenvolvimento desktop, ai pra não perder a razão e mandar ele ir a merda, pedi mais tempo para pesquisar sobre uma solução, mais sabe aquele tipo de pessoa que não quer saber quer e pronto, estou aguentando mesmo pois preciso para o pagamento do termino da minha faculdade se não já tinha mandado tomar no meio do BRIOCO, desculpem o palavrão.



Imagino sua insatisfação por isto, mas o importante é manter a calma e tentar solucionar o problema, da melhor forma possível.
Qual é a sua dificuldade hoje? Para que possamos entender melhor e te ajudar.

Só para você ter uma noção, crie um novo projeto Web Service.

  

<WebMethod()> _
Public Sub cadastrar(ByVal nome as string, ByVal endereco as strin)
[ô]Inserção no banco
end sub



Feito isto, basta publicar a aplicação, que você pode fazer utilizando a sua própria máquina, mas para isto, você deve habilitar o IIS no painel de controle.
Não adianta executar seu web service ou web api pelo VS, você tem que publicar o mesmo.
KURTGU 16/02/2017 17:49:10
#471721
Citação:

:
você deve habilitar o IIS no painel de controle.
Não adianta executar seu web service ou web api pelo VS, você tem que publicar o mesmo.



Minha duvida esse WebService irá ficar na maquina local ou após o termino irei subir no servidor da kinghost?
KERPLUNK 16/02/2017 21:10:37
#471723
Tente entender do que se trata uma WebAPI:
Olhe aqui esse site do VBMania mesmo. Você digita um endereço no browser e a página aparece. O que aconteceu? Houve uma requisição de seu computador para o host que hospeda o VBMania. Ele respondeu com um documento HTML, que foi recebido no seu computador e como seu browser reconhece o que está ali, ele exibe a página. Uma WebAPI é muito parecida no seu funcionamento, mas ao invés de um documento HTML, ela responde com dados em formato JSON ou XML. Esses dados são desserializados em classes e você trabalha com ela. Quando você envia dados(um formulário de cadastro, por exemplo), é a mesma coisa, você usa as classes locais, que tem a mesma estrutura das classes da WebAPI, envia os dados e o servidor reconhece esses dados e faz o que tiver que ser feito com eles, conforme o método que você usou, que nesse caso, são conhecidos como verbos HTTP. Ou seja, o verbo HTTP(método) que você usa, é o comando(INSERT, UPDATE, DELETE...), acompanhado dos dados. Em suma, uma WebAPI é um servidor Web que ao invés de enviar e receber HTML, envia e recebe XML ou JSON. Respondendo sua pergunta, ele é instalado no servidor.
SINCLAIR 16/02/2017 21:28:36
#471725
Prezados,

Sei que o tema é diferente do que vou postar, mas só farei isto aqui e não em um tópico próprio porque aqui mesmo aconteceu com o colega KURTGU algo que aconteceu comigo, em relação ao VBMania. Notem:

Citação:

link www.dreamincode.net/forums/topic/263768-setting-up-a-php-web-service-to-be-consumed-by-vbnet/



Quando nosso colega KURTGU inseriu um link, o editor do VBMania desfigurou o link.

Confesso para os senhores que, com 24 anos de profissão, não consegui criar um link no VBMania, tendo acontecido o mesmo que aconteceu com o nosso colega KURTGU.

Que coisa, não?

KURTGU, me desculpe por haver inserido assunto desconexo em seu tópico, mas é que vi uma oportunidade de externar a minha ignorância, ao menos em relação ao editor do VBMania.

Tudo de bom a todos.

Página 1 de 5 [49 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas