HELP COM CRIA?ÃO DE API / WEB SERVICE COM BD MYSQL

KURTGU 16/02/2017 22:05:03
#471731
Citação:

:
Tente entender do que se trata uma WebAPI:
Olhe aqui esse site do VBMania mesmo. Você digita um endereço no browser e a página aparece. O que aconteceu? Houve uma requisição de seu computador para o host que hospeda o VBMania. Ele respondeu com um documento HTML, que foi recebido no seu computador e como seu browser reconhece o que está ali, ele exibe a página. Uma WebAPI é muito parecida no seu funcionamento, mas ao invés de um documento HTML, ela responde com dados em formato JSON ou XML. Esses dados são desserializados em classes e você trabalha com ela. Quando você envia dados(um formulário de cadastro, por exemplo), é a mesma coisa, você usa as classes locais, que tem a mesma estrutura das classes da WebAPI, envia os dados e o servidor reconhece esses dados e faz o que tiver que ser feito com eles, conforme o método que você usou, que nesse caso, são conhecidos como verbos HTTP. Ou seja, o verbo HTTP(método) que você usa, é o comando(INSERT, UPDATE, DELETE...), acompanhado dos dados. Em suma, uma WebAPI é um servidor Web que ao invés de enviar e receber HTML, envia e recebe XML ou JSON. Respondendo sua pergunta, ele é instalado no servidor.



Cara estou na luta sei que vou conseguir... Obrigado pela explicação nesse caso acho que vai resolver agora o dificil mais nao impossivel vai ser criar esse crud...E o pior que vi varios sites com a mesma duvida e nenhuma solução, mais vou conseguir como eu disse estou mesmo fazendo somente por mais 1 semestre pois assim que terminar a FACULDADE vou mandar esse chefe meu a PQP.
KERPLUNK 16/02/2017 22:32:35
#471732
Tenho um vídeo onde mostro exatamente isso, a criação de um CRUD usando Entity Framework e a WebAPI. O vídeo é esse. Tem a criação também das telas, mas essa parte pode ser ignorada e usar somente a WebAPI.
KERPLUNK 16/02/2017 22:37:31
#471735
Não, no canal mesmo tenho vídeos onde mostro isso também.
KERPLUNK 17/02/2017 00:02:56
#471738
Chegou a ver o vídeo que passei?
KURTGU 17/02/2017 00:10:01
#471739
Citação:

:
Chegou a ver o vídeo que passei?



Sim...Estou assistindo...
KURTGU 17/02/2017 01:26:28
#471740
Já tentei de todas as formas sempre recebo o erro que nao pode carregar o Assembly MYSQL.DATA, Fogo Frustado, mais bora tentar...
KURTGU 17/02/2017 08:20:28
#471744
nA Luta..
GUIMORAES 17/02/2017 09:16:53
#471751
KURTGU,

Você sabe criar uma conexão com o banco de dados, correto?
Você consegue fazer um insert, update e delete diretamente no seu aplicativo, correto?
KURTGU 17/02/2017 09:30:41
#471754
Citação:

:
KURTGU,

Você sabe criar uma conexão com o banco de dados, correto?
Você consegue fazer um insert, update e delete diretamente no seu aplicativo, correto?



Sim, utilizo módulos. Quer que te envie um exemplo de modulo que ultilizo?
GUIMORAES 17/02/2017 10:27:27
#471756
Resposta escolhida
Citação:

:
:
KURTGU,

Você sabe criar uma conexão com o banco de dados, correto?
Você consegue fazer um insert, update e delete diretamente no seu aplicativo, correto?

Sim, utilizo módulos.



Ok, para se criar uma Web Api ou um Web Service, não é obrigatório a utilização do Entity Framework ou outro ORM, como o nhibernate, mas é claro, o uso destes ORM[ô]s facilitam e muito a criação e manutenção da sua API, assim você tem uma produtividade melhor.

Você terá que mudar muito do conceito de programação que você faz hoje, que acredito ser derivado do VB6, onde o uso de módulos é muito presente. Basicamente, pelo que vi, você está fazendo uma mistura de programação estruturada com tentativa de orientação a objetos, ou seja, não vai dar muito certo.

Sei que no começo é difícil de entender tudo isto, então vamos por partes.

Primeiro - A API que será criada, deverá ser testada na sua máquina e posteriormente deverá ser publicada no seu servidor, pois se não fizer isto, não fará sentido criar uma API.

A API será o seu intermediário entre a comunicação com o banco de dados e a sua aplicação, ou seja, você poderá consumir esta API pela sua aplicação desktop, web, mobile, etc...

Um ORM força você a utilizar orientação a objetos, por isto é interessante tentar iniciar por ela, mas caso não consiga, tenha em mente que uma API nada mais é que uma [Ô]Classe[Ô] apresentada em forma de XML ou JSON, como o KERPLUNK já explicou acima.

Após falar tudo isso, vamos criar um novo projeto, para não ter que recriar a roda, em uma breve pesquisa encontrei alguns artigos ensinando a fazer isto.

Artigo 1

Neste primeiro link, é ensinado a fazer a publicação, para o momento inicial volte-se a entender o funcionamento de uma API, e depois você vai para a parte da publicação.
Neste artigo a população dos dados está sendo realizada feita de forma [Ô]Manual[Ô], ou seja, não há conexão com o banco de dados, basta usar o raciocínio lógico e aplicar a sua conexão de dados para fazer a inserção e resgatar os dados da sua base.

Artigo 2
A mesma coisa que o link acima, porém um pouco mais objetivo.

é importante assistir os vídeos do KERPLUNK, ele aborda muito bem o conceito, então, não deixe de assistir!
Eu poderia criar um post mais extenso ensinando a fazer isto, mas é como disse acima, não quero recriar a roda, sendo que já temos muito conteúdo na internet.
Página 2 de 5 [49 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas